Vamos comprar um poeta

Vamos comprar um poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

Paloma.Ferreira 29/05/2021

Distopía realista
O livro tem um leitura muito fluída, por ser curto, torna-se rápido. Há palavras pouco conhecidas, mas nada difícil de se entender no contexto do livro.
De uma forma muito sutil, Alex Cruz, através da história de uma menina que muito queria comprar um poeta, nos mostra temas muito relevantes. Primeiro, o capitalismo desenfreado e o seu real significado. Nesta história, ser normal é ser totalmente racional. Nada de ambiguidades e metáforas. Todos falam de números, cuja a intenção é gerar mais números. Nesta história distópica, até os nomes são números / códigos. E, logicamente, os poetas, a cultura, os artistas de maneira geral, não passam de seres irrelevantes.
Que critica bem construída, que história bem contada!!

Sycamore 14/07/2023

Qual é o lucro da poesia?
Em um mundo ultra utilitarista e contábil, qual é a função da arte? Afonso Cruz não economiza palavras para responder a esta pergunta da forma mais poética possível.

'Vamos comprar um poeta' é uma obra metalinguística encantadora que buscar encontrar algum lucro para a arte que possa explicar sua existência em uma realidade pecuniária e numérica.

ElisaCazorla 04/06/2021

Interessante
Afonso Cruz é de longe um dos meus autores preferidos.
Esse livro é muito bonitinho e singelo.
Acho que ele tem outros livros mais robustos e mais potentes, mas esse nos dá algumas ideias para pensar sobre a relação que nossa sociedade tem com a arte e, ouso dizer, com as humanas de maneira geral.
Como seria a vida sem a arte, sem os artistas, sem o olhar que o artista derrama sobre as relações humanas no mundo?? Seria um lugar terrível!
Será que não estamos já nesse caminho?
Será que não seria o momento de parar e pensar sobre a necessidade pungente que temos da arte, da literatura, da poesia (até dela, claro hehe)?
Embora muito simples, o livro nos faz pensar em coisas que, talvez, dificilmente paramos para pensar e não nos damos conta do quanto elas são importantes.
Leia lá!

Daphini.Santos 29/10/2021

Leiam!
Um livro tão curtinho, mas que me fez refletir sobre muita muita coisa.

Em um mundo que tudo se resume a matemática e estatísticas, coisas como sentimentos são vistas como inutilidades, mas o poeta muda esse pensamento na cabeça da garotinha. O poeta muda a vida de todos!

De todo o livro o que eu mais gostei foi o apêndice, que falou como a imaginação é importante. Se não fosse pela imaginação de alguém, hoje não teríamos tudo o que temos. A cadeira? Alguém teve de imaginar ela para finalmente poder criar. Enfim, incrível. Amei muito!!! Recomendo

Sumaya 06/08/2023

Gostei bastante dessa, uma leitura bem fácil e divertida e com bastante reflexão ao mesmo tempo. Um assunto que gosto muito.

Joyce Kallyna 23/06/2021

Uma boa surpresa
Esse é daqueles livros que dão um quentinho no coração. Comprei sem saber muito sobre e me supreendi, me fez olhar sobre a beleza e importância da poesia de uma nova forma. E pra complementar o apêndice também traz uma reflexão maravilhosa sobre a importância da imaginação na sociedade capitalista, recomendo bastante!

Juju 25/10/2022

A compra de um poeta e o ganho da arte
Confesso que comecei a ler o livro por acaso, sem a pretensão de seguir com ele, especialmente porque tem alguns termos em portugueses que me deixaram um pouco confusa. Apenas queria uma leitura mais leve para ler ao longo do dia.
Mas fui pega de surpresa pelo conteúdo maravilhoso que o livro nos traz.

"Vamos comprar um poeta" apresenta uma sociedade materialista em que tudo, absolutamente TUDO, é voltado para o crescimento econômico (qualquer semelhança com a realidade, provavelmente, não é mera coincidência) e a arte é desvalorizada a um nível em que pintores e poetas são vistos como animais de estimação. E é nesse sentido que uma menina pede para ter um poeta em sua casa.
O que ela não esperava (e nem eu) é que a vida da família dela seria totalmente transformada pela arte que aquele poeta traria. Mesmo sendo escorraçado, morando em um pequeno quarto, seus versos foram capaz de causar emancipação física e mental para cada integrante da família.

Fiquei definitivamente surpresa e tocada com o conteúdo do livro. A arte nos salva sim, basta que acreditemos nela.
Ansiosa para ler os próximos livros do autor português.

"O que é que este poeta faz?"
"Poemas, respondi eu"
"Para que servem?"
"Para muitas coisas. Há poemas que servem para ver o mar" ❤️

Natalia.Franca 16/08/2022

Poesia...
Melhor do que falar sobre a utilidade que cada coisa tem para nós, é deixar claro o quanto coisas imateriais tem importância no nosso dia a dia.
Com uma premissa de que tudo deve ser pensado para ter lucro, num mundo super racional, comprar um poeta é como ter um ser exótico em casa, mas, o que parecia um capricho e status muda a vida da família dessa história.
O livro fala da importância da arte e da cultura em nossas vidas, que não devemos abandonar a poesia dentro de nós, de pensarmos além da janela e ver tudo que há dentro dela.
Inspirador, diferente e muito rápido de ler.

lautorres 07/05/2023

?e escrevi uma margarida no cabo do meu lápis,?
Pois estava com necessidade de que florisse.?
esse livro é simplesmente humano.
numa realidade em que o materialismo domina todo o funcionamento da sociedade, tudo é medido e contabilizado, tudo tem um patrocinador designado, e as famílias têm artistas como animais de estimação.
uma menina pede aos pais um poeta, que é inserido no contexto familiar e muda a vida de cada um.
o papel da arte simplesmente é a vida e Afonso Cruz demonstra isso de forma brilhante.
singelamente, as palavras poéticas vão mudando os significantes do mundo, e dando sentido a ele.
o apêndice mostra que o autor sabe muito do que fala, é intelectual de um jeito tocante; Hölderlin diz ?tudo o que permanece foi fundado pela poesia?.

Marcos Toledo 09/01/2022

Ótimo
Ótimo livro. Bem curtinho e a gente fica muito com gosto de ?quero mais?, mas, ao mesmo tempo, a história entrega tudo que devia.

Cada página você vai conhecendo mais aquele universo, aquela sociedade e as mudanças das personagens.

A arte é tudo!
Marcos Toledo 09/01/2022minha estante
Ah, e eu amei muito o apêndice do livro também

Mariana 26/04/2023

Eu nem sei como analisar esse livro kk adorei a construção, fiquei meio louca com a adolescente tão de exatas e feliz que o poeta trouxe tanta clareza pra essa família tradicionalmente e amorosamente falida. as falas sobre a importância da cultura são emocionantes. se vc leu e fez uma comparação com lares (e pessoas) bolsonaristas, bate aqui ?

Livia Barini 15/08/2022

Rapidinho
O autor conta a história de um mundo difererente do nosso, onde tudo é mensurável, o que importa é o dinheiro e todos fazem questão de usar marcas. Ou seja diferente mas nem tanto. Qualquer semelhança aqui não é mera coincidência.
Mas em dado momento a família decide comprar um poeta e apesar de nada acontecer a princípio, depois vemos lentamente mudanças.
Um livro singelo e rapidíssimo de ler .

Francielle 22/09/2021

Que livro diferente. Gostei muito, mas gostaria que fosse maior, tinha história para um livro de 300 páginas. É um livros sobre como a criatividade, as palavras, a literatura podem transformar vidas, além de ensinar empatia e se por no lugar do outro. Recomendo a todos, principalmente aos amantes de bons livros. ?
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

jdelisiario 25/09/2021

Delicadeza e graça
Um livro curtinho, engraçado, delicado, leve e que nos deixa ao final com questionamentos na nossa forma de ver a vida.

O autor consegue nos mostrar a importância da poesia, a importância do olhar além do que se vê, poetizar o nosso dia a dia para que a vida tenha mais valor.

Recomendo a leitura!

#leituraTerapia