Vamos comprar um poeta

Vamos comprar um poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

Marco Oliveira 29/08/2023

Por Mamon! ?
"E não abandonar os poetas nos Parques."

Em um mundo distópico, Tudo é extremamente quantificado (TUDO MESMO). Certo dia, uma garota pede um poeta para os pais. É extremamente caótico o que se passa nessa obra, os capítulos são curtos e a leitura bem fluida.
Lemos coletivamente na aula de história da Arte (Faculdade de Letras do IFSP - Campus Sertãozinho) e discutimos sobre a obra e sua importância.

Um belo autor para adentrar na literatura portuguesa, que aborda mensagens importantes sobre a valorização da arte e de seus artistas.

Thali 30/12/2021

Leitura curtinha e que me surpreendeu positivamente. Em um mundo onde tudo é exatamente mensurado, contado, medido, em um mundo de exatidões e que tudo tem por objetivo o lucro e a utilidade, o autor consegue nos mostrar o papel e importância da arte nas nossas vidas. Sou da área de exatas e sempre tive muita dificuldade em me prender e gostar de arte, principalmente poesia, e esse livro foi um grato presente de fim de ano. Ainda com um apêndice com muitas reflexões.

"Eu posso dizer que uma janela é uma janela, mas isso toda a gente já sabe. Com a poesia posso dizer que uma janela é um bocado de mar ou uma cotovia a voar [...]. Uma janela é uma janela, mas uma janela que é um pássaro a voar é uma realidade mais profunda, para lá do vidro, algo que está para além da definição do dicionário."

Ju 19/07/2023

Não é sutil, mas cumpre sua função
O livro é claramente uma crítica ao governo português, como podemos ver nas últimas páginas. Ele não é muito sutil em sua intenção e os personagens são insossos, mas é interessante ver a alteração na linguagem da protagonista conforme a convivência com o poeta cresce. Gosto de livros metalinguísticos.

Sumaya 06/08/2023

Gostei bastante dessa, uma leitura bem fácil e divertida e com bastante reflexão ao mesmo tempo. Um assunto que gosto muito.

Xavier.JoAo 08/09/2021

Numa constante precisão numérica, esta história realça a importância da ambiguidade da arte, da imaginação e da cultura. São essas as peças mais lucrativas para o desenvolvimento humano.

Caroline.Mestanza 13/11/2023

Lindo e forte!
Que leitura deliciosa, pura poesia? O autor consegue falar sobre um assunto complexo de forma poética e nos faz pensar demais, eu amei e recomendo demais, para qualquer pessoa!!

Francielle 22/09/2021

Que livro diferente. Gostei muito, mas gostaria que fosse maior, tinha história para um livro de 300 páginas. É um livros sobre como a criatividade, as palavras, a literatura podem transformar vidas, além de ensinar empatia e se por no lugar do outro. Recomendo a todos, principalmente aos amantes de bons livros. ?
DANILÃO1505 05/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

jdelisiario 25/09/2021

Delicadeza e graça
Um livro curtinho, engraçado, delicado, leve e que nos deixa ao final com questionamentos na nossa forma de ver a vida.

O autor consegue nos mostrar a importância da poesia, a importância do olhar além do que se vê, poetizar o nosso dia a dia para que a vida tenha mais valor.

Recomendo a leitura!

#leituraTerapia

Janaina.CrisAstomo 10/12/2023

Confuso.
Que confusão. Terminei de ler o livro achando que a menina tinha um amigo imaginário que era poeta (porque, afinal, alguém compraria uma pessoa?) e, lendo outras resenhas descobri que tentam esse livro como distopia.
O livro passa a visão de uma adolescente sobre como ela percebe as coisas. Nesse mundo, que não sei se é só dela, todos tem números, não nomes, e ela vê o pai passar por dificuldades financeiras. Além disso ela gosta de contar tudo: passos, quantidades de lágrimas, quantidade de comida ingerida.
Aí compram um poeta para ela, que é abandonado depois.
A história não pareceu fazer sentido.
André 10/12/2023minha estante
É uma história inutilista haha

Janaina.CrisAstomo 10/12/2023minha estante
Kkkkk

LauraFF 10/12/2023

Genial
O livro é engraçado na medida, construindo criticas e arrancando risinhos ao mesmo tempo de um jeito muito inteligente e interessante.
Encantada com metafora de adotar um poeta em uma sociedade que só pensa em questões contabeis (e pecuniárias)
O livro é excepcional

Carol 21/12/2022

Achei um livro inteligente, a proposta realmente é curiosa e achei a escrita muito boa. Foi engraçado como o poeta eh realmente tratado como um animal de estimação, e como ele, de pouco a pouco vai conquistando os seus ?donos?. Oferece umas reflexões interessantes apesar de o final ser bem previsível. Vale a leitura, ele é curtinho então da pra ler de uma vez só.

mayzabonjour 10/10/2021

"Não sei quantas pessoas ainda visitam os seus poetas abandonados, mas se procurarem bem, há muitos parques cheios deles, dentro e fora de nós."

"O poeta dizia que os versos libertam as coisas. Que quando percebemos a poesia de uma pedra, libertamos a pedra da sua 'pedridade'."

Sycamore 14/07/2023

Qual é o lucro da poesia?
Em um mundo ultra utilitarista e contábil, qual é a função da arte? Afonso Cruz não economiza palavras para responder a esta pergunta da forma mais poética possível.

'Vamos comprar um poeta' é uma obra metalinguística encantadora que buscar encontrar algum lucro para a arte que possa explicar sua existência em uma realidade pecuniária e numérica.

Daphini.Santos 29/10/2021

Leiam!
Um livro tão curtinho, mas que me fez refletir sobre muita muita coisa.

Em um mundo que tudo se resume a matemática e estatísticas, coisas como sentimentos são vistas como inutilidades, mas o poeta muda esse pensamento na cabeça da garotinha. O poeta muda a vida de todos!

De todo o livro o que eu mais gostei foi o apêndice, que falou como a imaginação é importante. Se não fosse pela imaginação de alguém, hoje não teríamos tudo o que temos. A cadeira? Alguém teve de imaginar ela para finalmente poder criar. Enfim, incrível. Amei muito!!! Recomendo

Liliane32 29/12/2023

Um pouco de poesia para adoçar a vida
Este livre levanta questionamentos interessantes, entre eles: para quê serve a cultura? Uma "Inutilidade"?
Para quê ler, ira a museus, frequentar teatros, cinemas, conversar sobre livros, poesia, ouvir música...
No final, "Inutilidades" são muito úteis para a "economia". E, como a personagem principal observa "não devemos nunca abandonar nosso poeta (sonhos, sensibilidade...)"