Vamos comprar um poeta

Vamos comprar um poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

KeylaPontes 02/08/2020

Que livro tocante e especial. Confesso que quando cheguei a essa obra eu nunca tinha ouvido falar antes. Quando li o título me interessei de cara e adquiri o ebook. O livro conta a história de uma sociedade dominada pelo materialismo onde as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. É nesse cenário, onde cada espaço tem um patrocinador, cada passo é medido com exatidão, e até a troca dos afetos é contabilizada, que uma menina pede ao pai um poeta. No decorrer do livro, através de capítulos curtos, acompanhamos a rotina dessa família e como o poeta afeta cada membro. Este foi um livro muito diferente de ler, por vezes eu me sentia inquieta e não sabia muito bem porque. No fim da leitura fiquei com vontade de ler tudo de novo e espero em breve adquirir a versão física para fazer a releitura. É um livro curto, mas cheio de sensibilidade. Gostei muito!

Carlos 25/01/2022

Qualquer semelhança com a realidade não será mera coincidência.
Aqui vemos um mundo distopico, aparentemente um tempo não muito distante e não se trata de ficção científica, logo sem alta tecnologia. O que temos aqui e é um livro que se passa em uma sociedade dominada pelo materialismo. Nessa sociedade cada espaço e objetivo tem um patrocinador / marca de uma empresa, os nomes das pessoas são números e tudo é medido com exatidão.⁣

" Estou apaixonado,disse.⁣
Quanto?, perguntei.⁣
Setenta por cento.⁣
Uau! Desta vez é sério. Setenta por cento?⁣
Talvez mais... Ainda não fiz um estudo.⁣
Com a X89234 também te afeiçoaste nessa percentagem."⁣
PG. 10⁣

O enredo vai girar em torno de uma família, sobretudo de uma menina, que queria comprar um poeta. Isso porque nesse cenário distopico as famílias tem artistas em vez de animais de estimação.⁣

"O pai apontou para o poeta que fungava e não tinha patrocínio nas roupas e perguntou se aquele exemplar era subversivo,que é a característica mais temida nos poetas, é o equivalente à agressividade dos cães."⁣
PG. 15⁣

A menina consegue convencer os pais a comprarem um poeta, mesmo isso, ou qualquer expressão artística, sendo considerado algo inútil. A partir desse ponto vamos acompanhar a mudança que o poeta e a arte vai trazer a essa família .⁣

"- Para que é que servem?⁣
- Os artistas?⁣
- Sim⁣
- Para nada. São inutilistas. "⁣
PG. 44⁣

A obra é bem curtinha e é possível ler em pouco mais de uma hora. Mas o enredo permanece com você e é impossível não refletir sobre o que o autor , através desse texto, quer nos transmitir.⁣
Superficialidade das relações, apego e supervalorização dos bens materiais, desvalorização da cultura, egocentrismo, vida de aparências. ⁣
Qualquer semelhança com a realidade não será mera coincidência.⁣

Um livro que amei e indico demais.

Candido Neto 19/08/2020

Será que tudo é bom?
O livro em do é uma novelinha que ocupa pouco mais da metade das páginas, tantas outras são um ensaio entusiasmado e preciso sobre a necessidade da arte.
Há uma canção que diz que de tudo se faz canção: esse livro empurra a poesia para dentro do peito, esse livro é bálsamo.

lilabards 29/03/2023

Vamos comprar um poeta.
Com poucas páginas o livro consegue transmitir a importância da arte e cultura para uma sociedade fadada ao ceticismo e capitalismo. mas, ainda acho que o livro não se aprofundou no assunto e foi bem raso em diversos aspectos.

natália rocha 07/01/2021

‘’Vamos comprar um poeta’’, do português Afonso Cruz, nos apresenta uma sociedade distópica extremamente materialista. Tudo é medido e contabilizado: porcentagem das paixões, quantidade de saliva em um beijo, fios de cabelo na cabeça, número de passos. Além disso, tudo precisa ter uma utilidade e é com base nisso que as artes em geral foram abandonadas nesse universo – por terem sido julgadas inúteis.⁣

No universo construído pelo autor, artistas como poetas, bailarinos e atores eram considerados inutilistas – não representavam nenhum tipo de lucro e produtividade – e eram vendidos em lojas como se fossem animais de estimação. Um dia, uma menina pede que o pai compre um poeta para ela. ⁣

Ao longo do livro vamos acompanhar os efeitos dessa aquisição: a sensibilização do olhar dessa menina diante do mundo e dos sentimentos internos, o impacto da arte em si em um meio onde “dinheiro é felicidade’’. ⁣

‘’Percebi que estava cada vez mais inutilista e que pensava em coisas só pela sua beleza e não queria saber do seu valor monetário ou instrumental.”⁣

É um livro de menos de cem páginas, composto por capítulos curtos, mas de uma sensibilidade imensa, além de ser muito poético. Nos faz refletir sobre o papel da arte no mundo e também sobre a nossa própria sociedade que, muitas vezes, caminha rumo a produtividade extrema e tende a priorizar o lucro acima de tudo.⁣

‘’Um poema se pode encontrar dentro de qualquer coisa ou mesmo espalhado no chão.’’⁣

Um detalhe que eu não sabia quando adquiri o livro é que ele faz parte da coleção Gira, da editora Dublinense, que se dedica a publicação de livros contemporâneos em língua portuguesa de outros lugares que não o Brasil.⁣

Luly @projetocabeceira 25/01/2021

Curto e marcante
Como diz no próprio livro: Se a arte e a cultura não fossem importantes, não queimavam bibliotecas. Aqui, Afonso Cruz fala da importância da arte acima do consumo, da poesia acima do dinheiro, numa história curta e marcante sobre uma garota que pede ao pai pra comprar-lhe um poeta, numa realidade distópica em que artistas são como animais de estimação. É muito bom!

Leo 13/07/2021

Leitura super rápida, super fluida, li em menos de 2h.. livro [*****]rtinho! No começo pode parecer meio confuso, mas o desenvolver da história é bem legal! Faz a gente ver muita coisa relacionada à alienação e ao menosprezo de vários e vários valores!! Faz enxergar como usar a criatividade e a poesia (em suas diversas formas) pode mudar simplesmente tudo!

Recomendo ;)

Caco 26/04/2021

Isso não é uma poesia.
Eu me peguei pensando em Black Mirror; uma sociedade que não utiliza a poesia; que entende a metáfora como mentira e o consumo como única força motriz da própria sociedade (será que é tão Black Mirror assim?).
Deste contexto, ressoou em mim a necessidade de retomar minha poesia perdida (e porque não, ferida); o meu olhar perante o mundo, o meu olhar simbólico do mundo.
Vamos comprar um poeta, mexeu com minhas raizes, simbólicas, filosóficas e existenciais porque me permitiu retomar meus olhos de criança e ler a janela do meu quarto formada por 26 caracteres.

oipedro 04/07/2022

Nunca se abandona a poesia
Essa frase me atingiu em cheio. Assim como o livro, que apesar de curto, causa ecos em que o lê. Afonso Cruz traduz o efeito da poesia em cada palavra que teve um crítica profunda a nossa sociedade e nos faz recordar que a inutilidade é algo para se viver.

Gabriela1641 30/03/2023

A história trata de uma sociedade em que tudo é mensurado por números: até os afetos são calculados.
Nada é feito por um gesto de carinho e sim medidos pela demanda numérica e por estatísticas.
Somos então apresentados a uma família em que a criança pede ao pai para comprar um poeta, como se esse fosse um bicho de estimação.
Nessa sociedade as artes não são de grande importância, então, para eles, a poesia é algo que não precisa ser apreciado.
Mas somos surpreendidos ao ver como a poesia e sua contemplação melhoram a relação dessa família em todos os âmbitos.

A narrativa traz temas significativos, algumas passagens são tão interessantes que rendem reflexões profundas.
É um livro curto, com boas provocações e críticas sociais. Vale muito a pena conhecer a literatura de Afonso Cruz e essa apaixonante história.

Dani Gazaniga 15/05/2023

Vamos comprar um poeta
Esse foi o meu primeiro contato com o autor e fiquei totalmente admirada por sua escrita que destaca-se fortemente pela inteligência, coerência e persuasão no jogo de palavras.

Esse romance português revela uma história completamente distópica, que ao mesmo tempo é reflexiva e bizarra, ditada em uma sociedade que vive basicamente do apego ao marerialismo.

A obra apresenta uma realidade inversa, onde as famílias costumam ter artistas ao invés de animais de estimação.

Cada canto das casas, roupas, móveis, possuem patrocínio de alguma marca. As pessoas vivem de negócios, e a cada cumprimento feito, a troca de palavras se resume a "crescimento e prosperidade".

Em uma realidade literária muito bem específica e estruturada, cada coisa, por menor e insignificante que seja, deve ser mensurada.

Cada passo dado e cada palavra jogada ao vento, é muito bem colocada com uma riqueza anormal de detalhes.

Certamente a obra mais completa e genial que eu já li em toda minha vida. O livro favorito de minha pessoa. O relato que eu precisava para seguir minha vida pelos longos e distantes caminhos do universo.

"A hipótese de haver benefício em depositar uns mililitros de saliva na maçã do rosto de outra pessoa, por mais estranho e grotesco que isso possa parecer".

Rafael.Gomes 01/06/2021

Lindo!
O livro é bem curto e é organizado em capítulos também curtos, mas a história é profunda e superou as minhas expectativas.

Não gosto de poesia, mas fiquei com vontade de ter um poeta. Rsrs

Já fazia um tempo que não lia um livro que eu conseguisse chamar de ?lindo?.

Vale a leitura.

Sarah 07/01/2022

Uma ode ao inutilismo
O livro soa um tanto estranho no começo, a maneira como os personagens se expressam em números, métricas e fazendo referência à economia e à produtividade, mas aos poucos vc vai percebendo os contornos da sociedade descrita e aí o livro vira pura poesia.
Que tenhamos tempo para (con)viver com o poeta, para observar as coisas bonitas, e pra desfrutar do inutilismo.
Achei lindíssimo. E é super curtinho.

Gabrielle.Viscki 04/06/2023

?As coisas mais importantes da vida não são utilitárias?.
Uma reflexão sobre o nosso mundo cada vez mais marcado pelo lucro e o capitalismo exacerbado, uma ficção de um futuro que não está muito distante da nossa realidade atual. Cada vez mais me questiono sobre a necessidade incansável de produção e o sentimento de esgotamento emocional e consequentemente de qualidade de vida, a falta de espaço para o lazer, a arte e a cultura são cada vez mais jogados de lado pelo neoliberalismo atual, visto que somente as coisas altamente produtivas são consideradas importantes.
Esse livro ilustrou perfeitamente todas as reflexões e questionamentos que eu venho tendo atualmente e por isso eu amei.
Também foi muito interessante perceber a personagem principal sendo afetada pela poesia e como a nossa vida precisa de um sentido poético com um fim em si mesmo e não no lucro. A literatura e a arte como um todo são essenciais pra vida humana e não podemos nunca nos esquecer disso.