O Homem mais inteligente da História

O Homem mais inteligente da História Augusto Cury

Resenhas - O Homem mais inteligente da História

Lari 05/02/2022

Livro maravilhoso
TODO MUNDO PRECISA LER ESTE LIVRO!
Me surpreendi com a fluidez de Augusto Cury em escrever. Foi meu primeiro livro do autor.

A construção de cada personagem e a forma como a história se desenrrola é muito bom!

Thomas.Igor 06/04/2022

Confesso que encontro-me sem ter muito o que falar do livro. Este é o primeiro livro do Augusto Cury que leio, portanto, minhas expectativas não eram altas.
Por ser o primeiro contato, a princípio procurei saber um pouco sobre o autor e tentar criar alguma expectativa.
Foi uma estranha experiência de leitura. A princípio não soube do que se tratava exatamente. O rumo da história oscila bastante e deixa o leitor confuso ou sem saber onde deveria voltar a sua atenção.
Entretanto, o livro me manteve preso. Cultivou minha curiosidade até certo ponto, porém não me surpreendeu.

Ricardo 04/11/2020

Sabedoria.
Muito inteligente esse livro, despertou um gatilho de aprendizagem. Controle de emoções, aprender, buscar incessantemente por novas descobertas. Somos livres para pensar e aprender.

Thamara 07/05/2022

Perfeito
Comecei a ler a sequência dessa série pelo terceiro livro kkk, mas tudo bem, esse é o segundo e achei tão incrível quanto o terceiro que li, tenho um objetivo de outros títulos do autor. Nesse livro conta um pouco mais sobre a história de Marco Polo e do Michael, e nos mostra a análise da inteligência de Jesus.
kel59 30/01/2023minha estante
qual é o terceiro livro?

dona dri 01/07/2022

? : O HOMEM MAIS INTELIGENTE DA HISTÓRIA ?
Comprei e li esse livro em 2018, mas a releitura que fiz esse ano me fez admirar ainda mais a obra e o autor!

A criança que é exaltada e comemorada no Natal é também a menos conhecida!
Marco Polo é um cientista, psiquiatra e ateu que se dispõe a estudar a mente de Jesus Cristo através das lentes da psicologia. Seria esse líder religioso, o tão dito Filho de Deus, uma boa pessoa? Um líder sensato ou só um repetidor de ideias? Era realmente inteligente?
Essas e mais perguntas são respondidas no livro de Augusto Cury.

Amo MUUUUUUITO esse livro e acho uma leitura mais que obrigatória principalmente aos que se intitulam como cristãos; recomendo demais (tanto que três pessoas já leram este livro por indicação minha) e me encontro ansiosa pelos próximos volumes.
Nossos olhos estiveram fechados durante muito tempo, mas Jesus foi um homem extraordinário em todos os sentidos! Leiam e tirem suas próprias conclusões ?.

>> PRO PESSOAL QUE JÁ LEU E GOSTOU:
tem um grupo teatral que está encenando O Homem Mais Inteligente da História em diversos teatros pelo Brasil! Semana que vem vou estar assistindo à essa peça mas, de cara, já recomendo muito que pesquisem e assistam essa representação de Jesus nunca vista antes.

Lis 18/01/2019

Historinha demais
A teoria sobre gestão da emoção do autor é bem interessante e foi o que rendeu minha nota 3 ao livro. Ela fala sobre sabermos lidar com emoções, ansiedades, frustrações sem que isto tudo nos corrompa ou nos leve à depressão, ao derrotismo ou a uma baixa autoestima. Legal, tirei bons ensinamentos.

As análises da mente de Jesus por uma mesa redonda composta por teólogos e ateus são um grande teatro, uma vez que as interpretações são bastante tendenciosas para o lado do cristianismo. Além disso, as personagens têm sonhos sobre a infância de Jesus, o que pode levar o leitor a ter dificuldade em separar o que é estudo e o que é invenção do autor.

Mas minha principal crítica é: a teoria do autor é interessante e técnica e sua aplicação à análise da Bíblia é uma boa sacada para alavancá-la e testá-la, mas escrever sobre o assunto em tom de romance com um enredo fraquíssimo fez com que o trabalho de pesquisa fosse completamente ofuscado. Se o livro tivesse sido escrito em tom de estudo e de pesquisa, talvez tivesse conquistado (ainda) mais leitores, por ser "não-ficção". E com certeza seria possível compilar esta trilogia em um único volume - o que eu agradeceria, pois perdi meu tempo lendo a historinha criada para servir de pano de fundo para a teoria. Por isso, nem pretendo ler o restante da trilogia...

Obviamente o livro não possui nenhuma riqueza em estilo literário, as personagens são rasas, o que produz diálogos fracos. Isto incomodou bastante.
Simone 25/03/2019minha estante
Concordo com vc . Tb tive a mesma impressão.

Max 12/04/2019minha estante
Sem qualquer profundidade,só informações vazias e sem qualquer fonte na Bíblia. Me convidaram para um debate profundo sobre Jesus e tudo que vi foram personagens sonhando. Fraco,não recomendo.

Robson.Borges 24/03/2017

Interessante, mas superficial
Talvez minha expectativa estava muito alta em relação a como o tema seria tratado no livro. O que eu achei que seria o plano de fundo da história acabou se tornando a história principal com algumas menções aos acontecimentos e textos bíblicos. O conteúdo relacionado a análise servia de base para falar dos conflitos dos personagens, mas os diálogos pareceram bem forçados em alguns momentos, com cortes inesperados.
Apesar desses defeitos, o livro trouxe um outro olhar sobre Jesus Cristo, mostrando quão maravilhoso e sábio Ele é. O Dr. Augusto Cury conseguiu trazer análises interessantes da história de Jesus e como elas estão contadas na Bíblia.
Esperava mais, mas valeu a pena a leitura.

Stefanny37 26/03/2021

Livro incrível
Augusto Cury sempre ensinando de um jeito leve e de fácil entendimento..
Livro perfeito, com muitos ensinamentos e lições de vida

Anny 16/06/2022

"O homem mais inteligente da história".
Neste livro, 2 ateus e 2 teólogos se juntam com o intuito de debater sobre a mente de jesus, sobre como ele costumava gerir suas emoções, através do ponto de vista científico. As mensagens que o livro traz proporciona muitos insights, no entanto, a narrativa em si ficou um pouco confusa devido a tantos flashbacks, dificultando o discernimento do que era sonho dos personagem, fato, ou só mais uma conversa no debate.

Italo.GonAalves 02/05/2021

Muito fraco. Terceiro livro do Augusto Cury que leio, porém o único que me decepcionei. Ele não deveria ter escrito em forma de romance, pois esse é o ponto fraco. Pelo lado bom, o autor soube explorar as características de jesus e de quem conviveu com ele.
Viih Macêdo 11/10/2021minha estante
Concordo bastante com seu ponto de vista. Estou lendo e esse formato de romance tem dificultado meu interesse pelo livro. Não que eu não goste de romances, mas, acredito que o intuito do livro não combina com a narrativa.

Denão 12/07/2022

Sem comparação
Querendo comparar Jesus com um ser humano um médico teve um grande espanto a ver que suas descobertas concluíram que não tem comparação

Carol 12/02/2021

Leitura construtiva
História enriquecedora, com muitas sacadas, frases de impacto, para levar pra vida, porém a história não me encantou, mas me obrigou o suficiente para ler a sequência

Jana 03/05/2021

Premissa boa, execução falha
É a primeira vez que leio um livro deste autor, confesso que sempre tive um pé atrás com livros de auto ajuda, mas esse título e o prefácio chamaram minha atenção até por não parecer focado em auto ajuda então resolvi abrir uma exceção.
A ideia do escritor é falar sobre como foi a vida de Jesus, como ele lidava desde a infância com as emoções. Então ele se junta com mais 3 pesquisadores formando uma mesa-redonda, é comporta por 2 neurocientistas ateus e dois teólogos sendo um cristão e outro protestante, e mais uma moderadora. O debate primeiramente seria apenas entre eles, mas depois foi aberto para a plateia presencialmente e virtualmente para que todos pudessem participar.
Eles começam pelo livro de Lucas, falando desde quando Maria recebeu o anúncio de que foi escolhida para ser a mãe do filho de Deus, depois durante a gravidez, infância, vida adulta, sempre falando de como Jesus lidava com as pessoas sem nenhum tipo de preconceito, amor ao próximo, sua reação diante de injustiça, julgamentos.
A ideia de estudar Jesus dessa forma muito interessante e cativante, mas nesse caso foi só a ideia mesmo.
O que foi fazendo com que eu perdesse o interesse é a escrita do autor, acho que ele deveria colocar as referências, passagens que estão nos livros da Bíblia ou de outros livros que eles estavam estudando para dar as explicações do debate, mas o que da a entender é que essas explicações são feitas a partir de sonhos que os pesquisadores tem, ou seja são baseados em imaginação o que não faz sentido já que todos os cinco são estudiosos, pesquisadores, cientistas brilhantes, os melhores do mundo como é enfatizado o tempo todo no livro, isso também se torna cansativo, principalmente quando se refere ao Marco Polo que é o personagem principal, tudo que ele fala mesmo que seja algo bem óbvio é ovacionado por todas as pessoas. Tem também a parte dos conflitos familiares, mas são tratados tão superficialmente que nem deveria estar lá.
Concluindo, o livro na minha opinião poderia ter se aprofundado muito mais como foi proposto inicialmente, mas ele se perdeu no meio. Tem continuação são mais dois livros , mas ainda não senti vontade de dar essa continuidade. Esse primeiro é uma leitura leve e rápida, só não vá esperando algo profundo.