O Homem mais inteligente da História

O Homem mais inteligente da História Augusto Cury

Resenhas - O Homem mais inteligente da História

Marciosljrx 30/05/2022

Meh
O livro foi simplesmente uma catástrofe, chato, deprimente e entediante. Não recomendo mas tem algumas críticas até que boas a Sociedade Atual

Leticia1557 12/08/2021

Maravilhoso
Um livro fascinante que me inspirou a estudar a carta de Lucas na bíblia.
Uma visão psicológica e filosófica da história de Jesus.

Alerson.Rodrigo 25/08/2021

ótimo livro para quem deseja saber mais sobre Cristo e suas façanhas psicológicas !! se alguém curtir o livro eu gosto de trocar idéias e gostaria de conhecer a opinião de vocês

Dani Eiko 19/05/2017

De volta a leitura
Depois de anos sem ler um livro, a capa me chamou a atenção.
Um debate sobre teólogos e ateus científicos sobre a mente Jesus, um tanto curioso.
Gostei muito e estou curiosa para o próximo.
O mais marcante no entanto foi que na metade do livro sonhei com Deus. Foi a primeira vez que sonhei e tive uma sensação presente tão forte.
Nosso cérebro é mesmo incrível.
Sou e sempre fui muito impressionada, sonho com o que vejo, penso..... mas esse sonho foi muito especial.
E de tão especial, retomei o hábito da leitura.

Micael 04/05/2023

Normalmente não gostaria do livro por ser um gênero que normalmente não me atrairia muito, mas me surpreendi por ter gostado dele, não é cansativo de se ler, uma leitura fluída, gostei por ter capítulos curtos, o que torna melhor a leitura, mas o que ela muito nele, é que os personagens principais, ateus e teólogos, são muito pouco aprofundados em suas crenças, o que quebra qualquer expectativa de quem esteja esperando uma treta. Muitas coisas que aparecem não podem ser confirmadas, pois não trazem referências que as confirmem, mas ainda sim, o livro me ajudou a descobrir muitas coisas que para mim estavam cobertas.
Concluindo, apesar de tudo, me senti bem aí ler o livro, gostei muito.

dona dri 01/07/2022

? : O HOMEM MAIS INTELIGENTE DA HISTÓRIA ?
Comprei e li esse livro em 2018, mas a releitura que fiz esse ano me fez admirar ainda mais a obra e o autor!

A criança que é exaltada e comemorada no Natal é também a menos conhecida!
Marco Polo é um cientista, psiquiatra e ateu que se dispõe a estudar a mente de Jesus Cristo através das lentes da psicologia. Seria esse líder religioso, o tão dito Filho de Deus, uma boa pessoa? Um líder sensato ou só um repetidor de ideias? Era realmente inteligente?
Essas e mais perguntas são respondidas no livro de Augusto Cury.

Amo MUUUUUUITO esse livro e acho uma leitura mais que obrigatória principalmente aos que se intitulam como cristãos; recomendo demais (tanto que três pessoas já leram este livro por indicação minha) e me encontro ansiosa pelos próximos volumes.
Nossos olhos estiveram fechados durante muito tempo, mas Jesus foi um homem extraordinário em todos os sentidos! Leiam e tirem suas próprias conclusões ?.

>> PRO PESSOAL QUE JÁ LEU E GOSTOU:
tem um grupo teatral que está encenando O Homem Mais Inteligente da História em diversos teatros pelo Brasil! Semana que vem vou estar assistindo à essa peça mas, de cara, já recomendo muito que pesquisem e assistam essa representação de Jesus nunca vista antes.

Daniel1194 25/06/2023

Bom, o fod@ é o cristianismo
Eu amei esse livro, não sei quando o augusto cury começou sua busca pela fé, não vi nada de ateiró no livro e é bem enviesado? mas eu amei a história e especialmente as imensas referências a filósofos antigos durante o livro?

Thamara 07/05/2022

Perfeito
Comecei a ler a sequência dessa série pelo terceiro livro kkk, mas tudo bem, esse é o segundo e achei tão incrível quanto o terceiro que li, tenho um objetivo de outros títulos do autor. Nesse livro conta um pouco mais sobre a história de Marco Polo e do Michael, e nos mostra a análise da inteligência de Jesus.
kel59 30/01/2023minha estante
qual é o terceiro livro?

Lis 18/01/2019

Historinha demais
A teoria sobre gestão da emoção do autor é bem interessante e foi o que rendeu minha nota 3 ao livro. Ela fala sobre sabermos lidar com emoções, ansiedades, frustrações sem que isto tudo nos corrompa ou nos leve à depressão, ao derrotismo ou a uma baixa autoestima. Legal, tirei bons ensinamentos.

As análises da mente de Jesus por uma mesa redonda composta por teólogos e ateus são um grande teatro, uma vez que as interpretações são bastante tendenciosas para o lado do cristianismo. Além disso, as personagens têm sonhos sobre a infância de Jesus, o que pode levar o leitor a ter dificuldade em separar o que é estudo e o que é invenção do autor.

Mas minha principal crítica é: a teoria do autor é interessante e técnica e sua aplicação à análise da Bíblia é uma boa sacada para alavancá-la e testá-la, mas escrever sobre o assunto em tom de romance com um enredo fraquíssimo fez com que o trabalho de pesquisa fosse completamente ofuscado. Se o livro tivesse sido escrito em tom de estudo e de pesquisa, talvez tivesse conquistado (ainda) mais leitores, por ser "não-ficção". E com certeza seria possível compilar esta trilogia em um único volume - o que eu agradeceria, pois perdi meu tempo lendo a historinha criada para servir de pano de fundo para a teoria. Por isso, nem pretendo ler o restante da trilogia...

Obviamente o livro não possui nenhuma riqueza em estilo literário, as personagens são rasas, o que produz diálogos fracos. Isto incomodou bastante.
Simone 25/03/2019minha estante
Concordo com vc . Tb tive a mesma impressão.

Max 12/04/2019minha estante
Sem qualquer profundidade,só informações vazias e sem qualquer fonte na Bíblia. Me convidaram para um debate profundo sobre Jesus e tudo que vi foram personagens sonhando. Fraco,não recomendo.

Lari 05/02/2022

Livro maravilhoso
TODO MUNDO PRECISA LER ESTE LIVRO!
Me surpreendi com a fluidez de Augusto Cury em escrever. Foi meu primeiro livro do autor.

A construção de cada personagem e a forma como a história se desenrrola é muito bom!

Karine 29/04/2020

Não gostei do livro, não pelo conteúdo/temática, mas a história não me prendeu. Arrisco dizer que o livro só é famoso pelo escritor. Fosse escrito por alguém não conhecido, não teria tamanho prestígio. Enfim, terminei de ler porque não gosto de deixar incompleta a leitura, mas não gostei mesmo ?
Renata1004 29/04/2020minha estante
Puxa, eu gostei tanto.
Chorei cm a história, me prendeu por completo.
Hahaha

Interessante , né , como um mesmo livro pode agradar tanto um leitor e não agradar outro?.

Karine 19/05/2020minha estante
Hahahah verdade, dificilmente um livro agrada a todos. E isso também é legal ??

Giovana 16/01/2021

Um bom livro, mas esperava mais...
O livro retrata a busca do psiquiatra Marco Polo em desvendar e conhecer a mente de Jesus, o homem mais inteligente da história. A discussão acontece em uma mesa redonda composta por brilhantes profissionais, ateus e cristãos.

Confesso que esperava mais do livro, no início até fiquei empolgada, mas depois a leitura foi se arrastando. Como se trata de uma coleção acredito que vários fatos que ficaram "no ar" serão tratados nos próximos livros.

Este 30/01/2021

Um livro emocionante, ajuda nos usar o pensamento, adorei e aconselho quem tiver a oportunidade leiam.

Ana Domingues 15/06/2023

Reflexão sobre a vida de Jesus.
"O homem mais inteligente da história" conta sobre um psiquiatra ateu que é desafiado a estudar a mente de Jesus pela perspectiva da ciência. A ideia do livro sobre a mesa redonda com 2 ateus e 2 religiosos (um católico e um protestante) é muito boa e as histórias de Jesus, Maria e Lucas que são relatadas no livro são muito interessantes, profundas e tocantes. Porém, não acho que o livro tenha sido muito bem estruturado, falta mais organização nas ideias , que pareciam estar um pouco perdidas.
O livro me fez refletir muito sobre a real vida de Jesus e todos que passaram por seu caminho, mas para 15 anos de estudo, as ideias poderiam estar mais bem expressadas. Com todo esse estudo, o autor poderia nos trazer fatos concretos que foram analisados, mas às vezes parece que ele se perde um pouco na história fictícia do livro e perdemos o foco do objetivo principal.
No geral o livro é bom e a escrita é bem fácil.

Ani 04/09/2020

"A personalidade humana é como uma onda do mar e o tempo é como a praia. Cada onda tem uma silhueta, assim como cada personalidade tem suas características, umas discretas, outras borbulhantes, mas todas encenam sua peça no teatro do tempo e, cedo ou tarde, voltam tímida e misteriosamente para o mar da existência deixando poucos vestígios."