Tudo que deixamos para trás

Tudo que deixamos para trás Maja Lunde

Resenhas - Tudo Que Deixamos Para Trás

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Glória Virgínia 16/07/2022

Melhor do que eu esperava
O livro tem 3 narradores e cada um deles esta em uma parte diferente do tempo. Cada um deles enfrenta um problema diferente envolvendo seus filhos e as abelhas...
Dizem que esse livro é uma distopia,porém senti falta de mais capítulos da personagem que está a no futuro, seu mundo era o mais interessante, mas Willian que vivia no passado era o personagem mais interessante na minha opinião. Os personagens são são convidativos, eles são difíceis, mas por conta disso eu conseguir enxergar os verdadeiros motivos deles

Geovana114 15/07/2022

Um livro lindo, não só sobre abelhas, mas sobre família, e os cursos da vida. Recomendo muito pra quem quer uma leitura emocionante recheada de fatos precisos.

Camila 05/07/2022

gosto muito de distopias que, ultimamente, se aproximam muito mais da realidade do que gostaria. li esse livro por indicação de um amigo sem pretensão nenhuma, sem expectativas e me mantive assim. a escrita é boa, mas, por questão pessoal não fui pega pela leitura (estou passando por uma ressaca pesada e demorei meses para ler).

outro ponto que me incomodou foi a temática, achei muito monótono e repetitivo.

John 05/07/2022

Importante leitura
Nessa história, ou melhor, nessas histórias incríveis, vamos vivenciar o dia a dia de três famílias em tempos distintos representando passado, presente e futuro e os impactos que suas decisões causam ao meio em que vivemos.

As personagens são incríveis, muito bem construídas e cada uma com uma "humanidade" sem igual, consegui viver os momentos de cada uma como se estivesse lá. E além dessa construção muito bem feita, tem a escrita direta e fluída da autora, priorizando o desenrolar dos acontecimentos ao mesmo tempo em que sem perceber estamos imersos no cenário criado pela autora.

Tem um boa dose de complexidade e sentimentalismo nesse livro. O lado filosófico sobre o que deixamos para trás é capaz de nos fazer refletir sobre as decisões da nossa vida atual em paralelo a alguns acontecimentos do livro.

Adorei isso, esta complexidade sutil entre os capítulos. Não esperem romance, ação ou mistério, aqui encontramos sentimento, existencialismo e filosofia em geral.

E claro, o tema em que todo livro está imerso que é sobre cuidarmos melhor do nosso mundo, a começar por este pequeno ser sem o qual não fazemos ideia das dificuldades que as futuras gerações podem enfrentar.

As abelhas.

Leitura que exige maturidade, porém obrigatória.

lusandra 30/06/2022

Bem extenso
É um livro bem complexo. Conta a história de três personagens diferentes em anos diferentes com situações que acabam se encaixando na história, que se completam. Não é um livro fácil de ler. Ele é bem complexo e a história não e daquelas que vai te prender nem nada. Tu vai ter que ter muita força de vontade e gostar mesmo de ler pra terminar ele. Não é um livro que eu recomendaria pra qualquer um ler; não porque tem alguma coisa errada com o conteúdo, só por ser bem extenso mesmo e não ter um fim muito legal. Em todo caso, gostei da leitura. Não é um livro ruim.

Alice Batista 11/05/2022

Tudo que deixamos para trás
Na obra acompanhamos 3 pontos de vista:
Do William, em 1852, do George em 2007 e da Tao em 2098.

Eu fui com grandes expectativas para o livro acreditando que ele focaria no desfecho do desaparecimento das abelhas e suas consequências. Mas não foi exatamente isso que recebi.

Quando iniciei a leitura, fiquei empolgada pela Tao mostrar o futuro distópico, como era feita a polinização manual etc., mas o que mostra disso é pouquíssimo.
Posso dizer que gostei demais da relação de paternidade do George, um pai frustrado que não consegue se aproximar do seu único filho.

Não consegui ter um pingo de simpatia pelo William, então as partes dele foram extremamente arrastadas e sem sentido para mim, um homem que, ao meu ver, se mostrou totalmente egoísta com a família, focado apenas em culpar a esposa.

Valeu as 2 estrelas porque o livro me despertou o interesse de entender como funciona todo o sistema das abelhas, como elas vivem, se reproduzem e claro, o impacto se elas sumissem.

Juliana 04/05/2022

Leitura leve para acompanhar o café da manhã
Romance que retrata o dia a dia de três famílias em anos muitooo distantes, mas que mostra como estamos interligados e como nossas ações enquanto seres humanos refletem no todo. Achei uma leitura leve, fluída, sem grandes emoções e revelações....enfim, a vida como ela é, no seu dia a dia, igual a de cada um de nós. Livro bem escrito, leitura tranquila.
Difícil não se sentir tocado pelas consequências da nossa interferência na natureza e como isso já está afetando o futuro da humanidade.

Jajay 30/04/2022

??
??? ???????? ???????????? ?? ???,??? ? ????,?????????? ? ????,????? ?????????? ??? ? ??? ????? ??? ? ??? ???? ?? ??????? ?????????,??? ?? ??? ? ? ???????????? ?? ??????? ?? ????????,??? ?? ????? ?????? ? ????? ?? ??? ?? ?????? ???????? ?? 3?

Allyne 30/11/2021

Esperança
Que livro incrível! Problemas familiares em três núcleos diferentes, separados por décadas. Um tema super interessante que passa no passado, presente e futuro. E se entrelaça no final em um grande desfecho.

Flavio.Vinicius 04/10/2021

Ficção científica norueguesa e universal
O livro é muito bem escrito. O texto tem como característica as frases curtas e a ordem direta. Por isso a leitura flui facilmente. Porém, não é uma obra pobre. Pelo contrário, o livro levanta várias discussões interessantes: as relações entre pais e filhos, o machismo, a(s) crise(s) ambiental(is).

A estrutura do livro apresenta o ponto de vista de três personagens, com histórias que se conectam por elos comuns. Parece um pouco com a estrutura do Memorial de Maria Moura, de Rachel de Queiroz.

A única crítica que tenho é sobre o personagem William, do século XIX. Nessa parte da história a autora tentou repassar mais fortemente a importante discussão sobre o machismo. Porém, ela optou fazer de modo caricatural, de maneira que não ficou convincente, não parece um personagem real. Também há algumas inconsistências e anacronismos nas partes do William, como na parte em que o personagem usa luvas descartáveis, as comidas também não parecem ser comidas que alguém do século XIX comeria, as preocupações e a voz do personagem não parecem com o interior de alguém do século XIX. Enfim, o personagem não é convincente.

No entanto, esse defeito é muito pequeno. Essa é um obra maravilhosa, que deve ser lida. Já quero ler os demais livros da autora.

Thaís Furlan 29/07/2021

Relações de paternidade. Me surpreendeu!
O livro narra passado, presente e futuro de uma realidade distópica (mas não impossível) em que as abelhas são extintas.
Os diferentes tempos são focados em diferentes pessoas: William, George e Tao e, aos poucos, vamos construindo suas relações.

É uma leitura profunda e muito sensível, com personagens complexos e bem desenvolvidos.
Contudo, o que mais me cativou foi o olhar sob a intensidade dos sentimentos masculinos e a sensibilidade que a autora trata a paternidade, mesmo com pais "durões". Esse é o primeiro livro que leio que expressa esse tipo de sentimento de forma tão realista e profunda.

Hamilton* 11/06/2021

Humanos
Esse é um livro com personagens muito complexos e aprofundados e difíceis, de lidar e entender, todos possuem uma humanidade bem construída, e que faz com que você os amém e odeiem em diferentes momentos, além de eu só conseguir elogiar a escrita da autora por ser extremamente fluida e boa e simples.
Rkive 08/01/2023minha estante
O melhor livro que já li

Gabriel153 02/01/2024minha estante
Eu simplesmente concordo contigo. Os 3 pontos de vista são ótimos, mas a Tao foi a que eu mais torci no livro inteiro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6