O olho mais azul

O olho mais azul Toni Morrison




Resenhas - O olho mais azul


875 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


lucianem 11/12/2023

O Olho Mais Azul
Uma menina negra sonha em ter olhos azuis, pois assim imagina que será mais feliz, que sua vida será melhor.
É uma narrativa de tudo que é mais feio no mundo e na humanidade: o racismo, a pobreza, o preconceito, a falta de educação... e principalmente como tudo isso atinge as mulheres.
E o que pra mim é o pior de tudo, é que as coisas não mudaram quase nada depois de tantos anos.
Primeiro livro da autora que li, e gostei muito!
comentários(0)comente



Robtavares 04/12/2023

Goste mas não amei
Temas importantíssimos abordados, narração na voz de crianças, muito belo, muito lindo, mas passei o livro esperabdo algo mais. Claro q minha atitude eh q esta errada, mas eh fato q fiquei com um sentido q faltava algo a mais. Mas gostei!
comentários(0)comente



Lílian 23/11/2023

Uma leitura brutal
Estou há alguns minutos olhando pra essa tela sem saber o que dizer. Estou chocada, impressionada, triste, com raiva. A narrativa é simples, mas como é cruel. Tô querendo pegar todas essas personagens mulheres no colo e tirá-las daí.
comentários(0)comente



@Estantedelivrosdamylla 17/11/2023

"Este solo é ruim para certos tipos de flores"
Segundo livro do meu projeto literário deste mês de novembro, e acho que foi uma leitura boa, mas que eu esperava um pouco mais.

Achei os pontos levantados pela autora bem relevantes, afinal racismo é sempre um tema que deve ser discutido. A forma como ele projeta "verdades" brancas que destroem a autoestima e o amor próprio das pessoas é absurda.

Porém, assim como a própria Toni Morisson escreve ao final do livro, achei a leitura me sensibilizou, mas não me instigou. Não sentia o ímpeto de ler a história. Creio que o corte de narrativa contribuiu para isso.

Mas por fim, é um clássico americano que não pode ser deixado de lado, todos devemos ler!.
comentários(0)comente



Neila Porto 16/11/2023

Muito Bom!
"O Olho Mais Azul" é um poderoso romance escrito por Toni Morrison que aborda questões de raça, beleza e identidade. A história se passa nos anos 1940 e segue a jornada de Pecola Breedlove, uma jovem negra que anseia por ter olhos azuis para sentir-se aceita e valorizada em uma sociedade marcada pelo racismo e pela opressão. Com uma prosa poética e uma narrativa intensa, Toni Morrison explora temas complexos como o impacto do racismo na autoestima e na construção da identidade. É uma obra profundamente comovente que nos convida a refletir sobre as consequências devastadoras da busca pela conformidade aos padrões impostos pela sociedade.
comentários(0)comente



Kleilson.Torquatto 15/11/2023

Profundo e doloroso
Eu gostei bastante da história, mas tive muita dificuldade com a leitura. Não é um livro que vai agradar a todos, justamente por conta da escrita da autora que é feita de uma forma muito poética e bem coloquial, para quem não está acostumado com esse tipo de escrita, acredito que terá dificuldade na compreensão da história, principalmente no começo dos capítulos.

Muitas vezes eu não entendia quem estava narrando e fiquei perdido no início dos capítulos por conta disso, mas aí a leitura foi se desenvolvendo e as coisas foram fazendo mais sentido.

Mas tenho que convir que é um livraço!!
Trata de temas muito fortes e de forma muito crua , como racismo, preconceito de gênero, a questão do colorismo, aceitação, violência doméstica, estupro? foram relatos bem fortes, quando eu comecei a me envolver na leitura.

O prefácio do final é como um estalo na cabeça, onde tudo que vc leu começa a se juntar. Me fez parar pra respirar fundo e refletir muito sobre tudo.

Pretendo ler outros livros dessa autora, com certeza foi um livro bem desafiador pra mim, acostumando a ler outro tipo de narrativa.

Não dei 5 estrela por conta da dificuldade que tive, mas parando para pensar esse livro merece o máximo de estrelas possíveis?

Eu indico demais essa leitura, mas com ressalvas para a dificuldade da leitura em todos os contextos.
comentários(0)comente



Ariane.Monteiro 10/11/2023

O livro conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra de 11 anos que sonha em ter olhos azuis, acreditando que isso fará com que ela seja amada e aceita. Um livro comovente, doloroso e cativante. Uma leitura arrebatadora! Difícil resenhar ou simplificar uma narrativa tão sensivelmente construída e desenhada... Deveria ser lido por todas as pessoas do mundo!
comentários(0)comente



Thais645 03/11/2023

Uma história que vire e revire pelos avessos suas convicções mais profundas ou suspeitas mais pungentes (ou até mesmo as mais rasas e pífias).

Porque nunca haverá o momento ideal para se evitar o desconforto que atinge um dos lados da face (ou ambos), estando ou não preparado para o momento derradeiro em que você se depara com o inevitável, que pode ser o que sempre esteve à sua volta, à sua frente e que desafie sua fé na humanidade, às suas costas. Ou em você mesmo. E que, por algum motivo, você acreditou, anestesiado, não divisar.

E então, a cada novo capítulo, um novo soco. Certeiro, seco, e você sabe: irreversível.
@eusara.lees 07/11/2023minha estante
Adorei a resenha, sou doida pra ler ele!!


Thais645 07/11/2023minha estante
É uma história triste, mas muito bonita.




Emi 01/11/2023

Leitura necessária
Esse livro é sensacional!
Em uma clara tentativa de justificar o porquê do abuso sofrido por Pecola, o livro mostra todo o contexto de violência que sua família sofreu e sofre nos EUA, na década de 1940.
É uma leitura pesada, com muitas dores e toca em feridas até desconhecidas. Mas, ao mesmo tempo, é fluída e contagiante.
comentários(0)comente



Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Como amo Toni!!! Livro perfeito, é necessário estômago (e muito). Por enquanto, o melhor livro que li na vida.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Maria 24/10/2023

Meus olhos azuis
Racismo, colorismo, violência doméstica, estupro. São múltiplas as pontas alcançadas pela constelação de personagens e situações criadas por Toni Morrison neste romance. Ou seja, ela desenha um retrato vívido da sociedade americana na década de 1940, época de segregação racial e ausência de direitos civis. Toni narra o presente de Pecola, Claudia e Frieda intercalado com o passado de outros personagens. Além disso, expõe as dolorosas raízes que avançam até o presente. É um ciclo que se repete: a infância de crianças negras marcadas por toda uma sorte. O olho mais azul é um livro triste, difícil, mas que pode ser também inspirador. Há verdades que não podem ficar para sempre debaixo do tapete e quanto mais tomamos ciência e consciência de atitudes racistas, de realidades racistas, de coisas que acontecem mesmos nos dias atuais, temos mais chances de conquistar uma sociedade realmente justa e igualitária.
comentários(0)comente



Bruna 22/10/2023

Muito mais que o olho azul...
É até difícil dizer "gostei" pra um livro desse, dizer que é "boa" uma história tão triste...e sendo uma pessoa branca, acho que consigo sentir apenas 1/10 dessa dor e tristeza, se tanto!

Já na infância tem a falta de afeto dos pais, a raiva pelas crianças ficarem doentes... Aí não entra na cabeça das meninas o porque pra essas crianças brancas com cara de panqueca tem os "ouuhns" e pra elas não? E aos poucos, detalhe a detalhe, parece que vai se quebrando o espírito desses membros ainda frágeis na sociedade e em formação: as crianças.

Os meninos entendem muito rápido a direcionar o ódio da discriminação que recebem pras garotas negras como eles, "Era o desprezo que sentiam pela própria negritude que fez irromper o primeiro insulto"

“Se ela era bonita (...) então nós não éramos. E o que é que isso significava? Éramos inferiores (...) Qual era o segredo? O que é que nos faltava? Por que era importante? E daí?"

Eu achava que o livro seria bem focado na questão dos olhos azuis, imaginava sim que era apenas um símbolo de todo o assunto, mas me surpreendi da forma que foi desenvolvido. É sobre crianças perdendo a inocência, e não digo apenas ter contato o âmbito sexual, mas sim descobrir quando adultos mentem, que o quão preto você é influencia em como te tratam, que ser considerada feia te dá mtos problemas, que o quanto a família tem de dinheiro muda o tratamento que te dão...

Pra uma criança que tá começando a se entender como sujeito no mundo, já vir com todos esses moldes e aparas...cara...é de partir o coração.

site: https://www.instagram.com/alendolivro/
comentários(0)comente



Mari Carneiro 19/10/2023

Fiquei alguns dias refletindo sobre essa leitura e eu ainda não sei o que dizer. Foram surgindo livros com a mesma temática pra mim recentemente e eu ainda não me sinto capaz de digerir nenhum por completo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



875 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR