O olho mais azul

O olho mais azul Toni Morrison

Resenhas - O olho mais azul

Edna 08/01/2024

Gritante
O livro é uma oração, um desabafo, um pedido de socorro, as vezes confuso, outras nos soa como um grito do passado que ainda ecoa no presente.

Um livro atemporal, sobre a devastação que o desprezo racial pode causar.

Jenny 06/01/2024

"Não há realmente mais nada a dizer - a não ser por quê. Mas, como é difícil lidar com o porquê, é preciso buscar refúgio no como."

marisa13 04/01/2024

A culpa foi do solo
É tão honesto que machuca. Uma poesia violenta, tal qual a realidade. É humano, é bonito e é feio. O que me parece é que Toni Morrison despejou seus mais profundos sentimentos aqui. Deu certo!

?Agora até penso que a terra do país inteiro era hostil a cravos-de-defunto naquele ano. Este solo é ruim para certos tipos de flores. Não nutre certas sementes, não dá certos frutos, e, quando a terra mata voluntariamente, aquiescemos e dizemos que a vítima não tinha o direito de viver.?

Como é pensar numa história de uma criança, uma criança negra, nos anos 40, nos Estados Unidos. São só meninas se descobrindo e crescendo, mas estas não escapam a nenhuma frieza que o mundo tenha a oferecer. Toni Morrison escreve magnificamente. Entretanto, não deixa a crueza de fora, afinal, como deixar?
Mulheres negras são violentadas, assassinadas, submetidas a padrões estéticos brancos? não se ignora isso. A dor de não ter esperança. A dor de uma menina negra que quer ter olhos azuis.

A narrativa, por não ser linear, me envolveu muito, ou seja, desde a primeira página não consegui me desvincular dessa história. Confesso que em algumas partes a leitura se tornou dificultosa por conta dos temas tratados, são extremamente sensíveis. No entanto, esse é um livro que realmente vale a pena. Uma leitura transformadora! Fiz essa resenha bem rapidinho, não expressa nem um terço da explosão de sentimentos que foi encontrar e me acabar nesse livro. Vou tentar fazer resenha de todos que lerei esse ano para me ajudar a lembrar.

AmandaGotardo 02/01/2024

Um livro necessário
Uma história muito pesada com uma escrita linda. Esse livro é muito bom, do tipo que todo mundo deveria ler, a única coisa que me incomodou foi a quantidade de personagens, que me deixou um pouco confusa, mas vale muito a pena.

Ana Barbalho 26/12/2023

Que história pesada!
Apesar das pouco mais de 200 páginas, precisei pausar e estender a leitura por vários dias. Se não lesse aos poucos, creio que não seria capaz de continuar. Algumas cenas foram gatilhos fortes para mim.
Ainda assim é uma obra valiosa e muito vem escrita. O que a torna triste é saber que foi e (pior) ainda é a realidade de muitos. Infelizmente sei bem como é.

Mari M. 26/12/2023

Tem que ter estômago
O livro me tocou em um ponto que chegou a ser visual, embora eu não tenha lugar de fala como uma mulher preta. Mas só pelo fato de ser mukher já basta para a empatia rolar. Meu estômago revirou muitas vezes e me peguei assustada com o final, sendo que lá no início ele foi bem direto ao ponto. Que importância damos às palavras e falas das crianças? Elas querem contar histórias e muitas vezes só precisam de silêncio para serem ouvidas. Não é uma historia sobre o que acontece, mas como acontece e quais as consequências no corpo e na mente das pessoas. Leitura obrigatória!

Day 26/12/2023

Ótima história com algumas questões na execução
Um livro recheado de diversas violências ? cotidianas ou drásticas ? contra uma criança por conta de sua cor. Foi muito duro ler as 206 páginas em que a história se passa, e demorei 1 ano pra conseguir concluir, entre muitas pausas na leitura.
Observando os aspectos da leitura, o livro começa num ritmo melhor do que termina. Entrei na história pensando que o ponto de vista de Pecola teria destaque, mas não foi o que ocorreu. Me adaptei à narrativa de um ponto de vista terceiro, mas isso também é quebrado do meio pro final do livro, só voltando no encerramento. Além disso, a falta de cronologia atrapalhou um pouco a experiência, por exemplo quando lemos a cena de Pecola e Cholly e, logo em seguida, um personagem completamente novo aparece e toda a história de sua vida é contada. Eu não queria saber os pormenores desse personagem, queria saber sobre Pecola.
É inegável a importância e a mignitude desse livro, com uma realidade infelizmente muito palpável, e os alagamentos que Pecola sofre perpassam as páginas e até mesmo a contação de sua própria história, em que nem aí ela é protagonista.
Todos que fazem mal a Pecola tem um momento para que o leitor os conheça e a autora diz no posfácio que foi uma tentativa de humanizar aquelas pessoas, e ela conseguiu, mas também fala sobre como isso pode ter contribuído pra Pecola aparecer menos, e concordo que isso ocorre.
Quanto à trama, não há pontos negativos, realmente uma história triste, profunda e tocante sobre as diversas violências sofridas por uma menina negra que, por conta do racismo, sonhava em ter os olhos mais azuis.

Cristiane 26/12/2023

Toni Morrison despertou em mim lembranças e, acima de tudo, o desejo de mudança.
Acho lindo como o livro nos coloca em frente a uma realidade tão palpável, tão dura e impossível de ignorar, sem nos fazer simplesmente odiar os "personagens maus", e sim entendê-los, entender a história de cada um, seus problemas e conflitos internos.
O livro é ainda mais tocante para todos que um dia já se sentiram como a Pecola, que se sentiram menos amados por não terem os olhos azuis, que sentiram que seriam menos ignorados se fossem brancos.
É com certeza um livro que todos deveriam ler.

Sarah Dora 23/12/2023

Doloroso do início ao fim...
Um livro duro, triste, que parte os nossos corações. Um livro pesado e que precisa ter um certo estômago para ler, mas muito necessário! Com certeza é meu livro favorito da vida.

Bianca Martins 20/12/2023

Um livro doído
É uma história doída, afinal estamos falando de racismo.
Por muitas vezes não é fácil de completar, as passagens que mais me doeram foram dela sendo atacada pelos racistas sem entender o motivo, afinal, ela é uma criança.

Recomendo a leitura.

Aline 17/12/2023

Necessário
A narrativa do livro me fez pensar em Clóvis Moura e os processos de marginalização e peneiramento da população negra, no caso desse livro em um contexto dos EUA, o que mais me marcou no livro foi a narrativa que conta a história da mãe de Pecola, o que ela esperava da vida dela e o que a vida dela se tornou, trabalhar de babá pra uma família branca, estar casada com um homem alcoólatra, ninguém desde a infância deseja tal tipo de coisa para a sua vida, mas os caminhos que a vida faz sem que a pessoa tenha escolhas as leva a tantas situações que elas nem imaginam que chegariam. Os abusos sofridos pela própria Pecola também são extremamente dolorosos de se ler, assim como no livro Eu sei porque o pássaro canta na gaiola que tbm contém relatos de abuso infantil, mas o mais triste é saber que tais coisas acontecem no mundo real a todo minuto.

Literathatha 15/12/2023

Muito interessante e igualmente importante
Este livro de Toni Morrison me lembrou muito ?Eu sei porque o pássaro canta na gaiola.? Fala sobre a dura realidade de uma pessoa cuja raça a distingue negativamente. Um peso que a própria pessoa tem dificuldade de carregar. Nos faz perceber ainda mais como o racismo é uma aberração cruel. Como é triste e ruim pro mundo que tenha sido tão declarado e absurdo e que ainda exista, às claras ou não.

Andrea.Karli 14/12/2023

Livro muito necessário!
Conheci esse livro e a Toni Morrison, por conta de uma pesquisa que fiz sobre escritores negros e o sobre o "colorismo". A história é protagonizada pela Pecola, uma menina negra que queria que seu seu olho fosse azul. Na narrativa, não parece que a PECOLA é a principal da história, pois sua história é contada por outras pessoas, por outros pontos de vista, no caso a história é contada por outra garota negra, chamada Claudia e junto com sua amiga Frieda, tudo isso acontecendo em pleno anos 1940, nos EUA, em uma sociedade muito racista. Tudo isso é apenas um pequeno resumo da história, visto que o livro é cheio de acontecimentos horríveis que ocorria com a sociedade negra, principalmente, com as crianças e mulheres, como abusos sexuais, violência psicológica, violência simbólica, violência física. A história da Pecola em querer ter olhos azuis me lembra do filme "Preciosa" em que a protagonista não se gosta, por ser negra, por ser gorda e ela queria ser uma menina branca, loira e magra. No filme e no livro as personagens querem ser algo ou ter algo, para serem aceitas na sociedade, um ótimo filme sobre o racismo escancarado no nosso meio. Um livro incrível e necessário para todas as pessoas enxergarem as pessoas negras, porque o racismo é algo terrível em nosso país e no mundo.

Matheus.Vanin 13/12/2023

Contundente
A força do livro está nas temáticas abordadas: discriminação, desigualdade, reprodução de violência e outros temas que, se são pesados hoje, exigiam muito mais coragem nos EUA dos anos 70. Sofri um pouco com uma misturas meio despropositada de estilos, mas a narrativa tem uma boa melhora da metade pra frente. A cena do feitiço do cachorro vale por si só!