O Diário da Princesa

O Diário da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Diário da Princesa

Kézia 26/02/2010

As viagens de Mia
"Mia Thermopolis é uma comum garota nova-iorquina. Ela, como todo adolescente passa por algumas mudanças, que tornam-se um problemão. Contudo, a diferença dela para os outros jovens está o pequeno país chamado Genovia, pois em um atribulado dia seu pai ligar dizendo que não pode ter mais filhos e por esse único motivo seu pai lhe conta que ela é princesa desse país.
A herdeira deste reino europeu descobre muitas coisas sobre a verdadeira identidade de seu pai e da avó megera (Grandmère). Mia, passa a conviver mais com o pai, para desta forma aprender a agir como uma verdadeira nobre, mas se afasta de seus amigos que adora muito Lilly e o irmão dela Michael.
Mia está acostumada a usar roupas juvenis, precisa usar vestidos de festa, sapatos altos e maquiagem, algo que jamais desejou usar um dia.
Grandmère, a avó de Mia, a velha princesa de Genovia, faz com que ela aprenda tudo nos mínimos detalhes, o que complica ainda mais a vida de Mia. Contudo, ela não se deixa abater e vai à lutar, ou melhor, às aulas de como ser princesa, e pelo menos tenta ser uma, já que a tarefa não é tão simples quanto parece.

Opinião: É engraçado o modo como Mia se descreve como uma "aberração" por ter um metro e oitenta de altura e nenhum seio. Vivendo conflitos cotidianos tipicapente americanos como a rivalidade com uma colega, a paixão pelo colega bonito, e questionando o fato de sua mãe namorar o seu professor de álgebra (e pior álgebra, por favor podia ser português, literatura ou qualquer outra pessoa que não fosse o professor dela). O enredo é tipicamente adolescente, escrito de forma informal e irreverente, não tem nada de extraodinário, mas é muito engraçado, eu me diverti a beça com as loucuras de Mia e seu desespero em algebra, e como tentou a todo custo que todos, inclusive seus amigos, soubessem que ela era princesa.
O livro não tem muitas lições de vida, é focado no publico adolescente, mas é muito bom para quem quer rir a beça, ou desestressar um pouquinho, pois traz uma história juvenil muito leve, tornando-se leitura. Viaje no reino de Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo
leia mais no: http://ofantasticomundodaarte.blogspot.com/

Norskan 27/01/2010

com certeza ÚNICO
como o filme é FANTASTICO tenho q ler o livro..

RenataSara 14/07/2011

Não consegui ler mais do que 100 paginas desse livro, então abandonei, não sei porque, mas pra mim foi uma leitura super desagradável, e olha que sou fã de carteirinha da Meg e adorei o primeiro filme, mas fazer o que, talvez por ter me decepcionado tanto com ele, que não dei uma chance pra série...

Pam 24/09/2010

Princesa Mia ♥
O livro conta a história de Mia, uma garota sem graça, que acaba de uma hora pra outra descobrindo que é a princesa de Genovia. Porém, o que para muitas meninas seria mais que maravilhoso, para Mia, não é nada legal ter aulas com sua avó de como ser princesa, ter milhares de roupas, e ter o garoto que sempre gostou querendo ir ao baile com ela. Nesse livro o leitor vai conhecer as tristezas e alegrias de uma adolescente e vai se apaixonar pelos personagens de "O diário da princesa".
Muita gente já viu o filme antes, eu nunca vi, talvez veja algum dia, mas só quando acabar de ler a coleção. O livro é lindo, mágico e a leitura é rápida e fácil! Quero muito ler o 2º. Recomendo COM CERTEZA! ♥

Felipe Saraiva 25/12/2009

O Que esse livro tem de Bom? TUDO!!!!!!!!!!
Esse livro foi o melhor livro que li na minaha vida.

Reuni todas as coisas que precisamos em um livro: Comédia, romance, suspense, um pouquinho de Drama.

Ainda, mais um quesito que nem sempre é presente: Mia é uma Princesa!

E isso pode atrapalhar sua vida. Principalmente, depois que ela descobre a sua paixão por Michael.

E sua avó lhe atentará muito, pois: Mia é a Vossa Alteza, mesmo ela não querendo!

Gisa 22/07/2009

Cinderela pop
Primeiro fui conquistada pelo filme, para depois não resistir à tentação de comprar o livro. Assim que comecei, fiquei intrigada com a avó - sua figura rude, autoritária e "fumante" ficou bem longe da elegância e realeza de Julie Andrews, que interpreta a rainha mãe nas telas de forma impecável e, porque não dizer, digna de uma rainha.

Também, no início, senti falta de uma narrativa fora do diário (claro que influenciada pelo filme), mas só foi a trama se desenvolver para eu deixar me envolver e ficar ansiosa pela próxima página. Ainda mais com o amadurecimento de Mia, ao se descobrir princesa de Genóvia, e de sua própria narrativa, depois de perder e ganhar amores, enfrentar provas de álgebra e renovar o visual.

Tenho que bater palmas ao livro por revelar todo o passado e convivência de Mia com seu pai. Sei que no filme o mote é "to cut a story short", mas esse gancho é imprescindível para entender a reação de Mia à carta deixada pelo seu pai no diário real.

Já que se trata de uma adolescente, o começo de sua relação com Michael e o próprio fato de escrever tudo nas páginas de um diário me fez voltar à essa época inesquecível. Me vi em Mia - nos seus grilos normais de adolescente - com os olhos de uma mulher madura.

Athenna 24/04/2024

Leitura agradável e rapidinha, ótima pra passar o tempo. Li ainda bem novinha e hoje ganhei livro então lembrei de coloca-lo aqui

Roberta. 20/01/2009

Para as meninas q querem começar a ler esse livro é ótimo!!! Foi um dos primeiros livros q eu li, gostei bastante.

Bee 30/07/2009

Relíquia da época em que Meg Cabot sabia escrever um livro (ou na qual ela ainda não tinha se vendido pra indústria literária?).

Eu lembro que eu gostei muito, muito do Diário da Princesa quando eu o peguei pra ler pela primeira vez.
Ainda gosto dele hoje quando o pego pra ler. Pena que o mesmo não pode ser dito dos outros livros da série - a autora trocou de protagonistas no meio da trama e se esqueceu de nos avisar.

Triste.

Cássia Cardoso 04/03/2009

Li ele bem nova e lembro que devorava o livro e ria muito. Leitura muito gostosa. :) Recomendo para quem tá começando a ler também.

Jessyka.Karen 19/03/2009

Indicado!
Uma leitura clássica e ao mesmo tempo super atual. Para quem assistiu ao filme, recomendo pelos detalhes que o livro traz; para que assistiu, recomendo pela viagem que a nossa imaginação ode fazer.

25/03/2009

Recomendo !
O nome do livro já traz uma ideia de futilidade, mas pelo contrario, ele mostra situações do cotidiano que todas nós vivemos, a leitura é leve e divertida, otima pra quem tá começando a se interessar por leitura e faz querer ler toda a série porque da pra se identificar com a personagem mesmo ela estando em posição de princesa, já que ela acaba de descobrir isso as suas duvidas e dificuldades são iguais as de qualquer outra menina.

Madytt 04/01/2011

Um dos melhores que li!!!
Adorei a forma como esse livro foi escrito!! Muito leve e gostoso de ler!! Me deliciei com esse livro, um maravilhoso entretenimento!! Nota 1000!!!!!!!! Quero todos os outros djá!!!!