O Diário da Princesa

O Diário da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Diário da Princesa

VitAria67 17/06/2023

Lendo para a felicidade da minha criança interior kkkkkkkkkkk.
Os filmes de Diário da Princesa me marcaram muito quando era criança, eu amava, e acho que por parte é porque a Mia era como qualquer pessoa, mas também se mostrou uma mulher forte e determinada. Então, quando eu descobri que tinha livros, principalmente pelos filmes não terem terminado a história, fiquei alucinada para ler.
Agora, quanto ao enredo em si, tiveram coisas que preferi no filme, mas também tiveram grandes pontos positivos no livro, como por exempo explicar e mostrar melhor a Mia descobrindo ser princesa e aceitando.
Os personagens, na minha total sinceridade, em geral eles eram legais, mas também me irritavam, tinha hora que eu só queria dar chicoalhão neles, porém acho que isso os torna mais humanos, não aquele estereótipo de perfeição e bondade pura.
Foi uma história bem infanto-juvenil, mas mesmo assim vou querer ler os próximos, preciso de respostas que os filmes não deram, tipo O QUE ACONTECE DEPOIS DO SEGUNDO FILME, MDS??????
Foi um livro leve, um pouco decepcionante com o que tinha imaginado, acho que pelo encanto da infância (fazia brilhar mais), contudo foi bom.
AnnaClaraHardt 22/06/2023minha estante
Concordo e te entendo, também fiquei com essa curiosidade anos e anos

Amanda.Borgert 04/09/2016

Primeiro
"O Diário da Princesa" foi o primeiro livro que li, e foi ele que abriu as portas para esse mundo maravilhoso que é a literatura, antes de ler o livro eu vi o filme, e me apaixonei pela história, então quando vi o livro não resisti e comprei, e quando comecei, achei que eu não ia ler até o final. Mais não, eu li, e quando tava terminado, quis parar, por que não queria que ele acabasse.
Gabs 21/04/2017minha estante
Amanda super me identifiquei,ele foi também o primeiro livro que li,e nossa como me apaixonei pela leitura desde então!

Fabrício Lôbo 07/04/2023minha estante
Concordo em quase tudo. E esse ?quase tudo? é sobre o que tu falou sobre ler com o olhar infantil. Talvez essa ideia funcione pré leitura. Mas olha, confesso que me surpreendi com algumas discussões abordadas e linguagem também. Achei bem jovem adulto. Não espera. Estava aguardando algo bem água com açúcar, bem infantil.

Mas olha, gostei demais da tua análise. Tirou as palavras da minha boca! Haha

Kelly 18/11/2023

Muito ruim
O filme é muito legal eu tava querendo ler o livro por causa do filme so que o livro é uma bosta a menina so tem 15 anos e ja que beijar ter um namorado muito ruim não leia e não é so isso tem outras coisas ruins que eu ate desisti de ler.
luagabriela 19/11/2023minha estante
mano eu abandonei pq não consegui!!!! também quis ler por causa do filme, mas mano? que BOMBA serio

Erika 19/04/2021

De volta a adolescência
Eu comecei a reler o livro pela saudade que estava de um drama adolescente kkk
Eu adoro os filmes e o livro não decepciona também, a Mia é muito engraçada e me tira muitas risadas.
É sempre uma boa opção de leitura ??
Por ser tão leve é ótimo para sair de uma ressaca literária também.
Jaque 19/04/2021minha estante
Amooooooo

Hixuxuzinha 07/01/2022

Lendo o diário da princesa com 22 anos
Eu adoro a escrita da Meg Cabot, porém acho que passei da idade de ler o diário da princesa. Eu queria ler pelo apego que eu sempre tive ao filme, o livro é bem diferente em algumas coisas e outras nem tanto. Mas eu gostei muito do livro, do senso de humor da Mia ?
Tarci 08/01/2022minha estante
Li o diário da princesa tarde também, acho que com 18 ou 19 anos, mas é mt gostosinho esse livro né, li até o segundo

Carol *_* 19/05/2022

O filme é melhor
O diário de uma princesa é um dos meus filmes preferidos, e apesar de nunca ter lido o livro, resolvi fazer essa leitura nesse mês.
Sei que não sou o público alvo e já passei da idade há muito tempo, e levo em consideração o ano que o livro foi escrito, e mesmo assim que livro ruim.
...Ruim, ruim, ruim...
Chega a ser tão ruim que e vários momentos eu queria arremessar meu Kindle na parede. Entendo a personagem ter 14 anos e ser totalmente irresponsável, agora a maneira como a autora aborda algumas questões através dela é irresponsável. O que foi a fala sobre " atiçar um atirador" e sofrer " assédio de um adulto"? O que é a amiga dela abordando o assunto sobre " racismo de asiático contra estadunidense" . A maneira como fala sobre o stalker/perseguidor de forma humorada. A fala sobre que o cabeleireiro deveria chamar " Paul" e não " Paulo" pois, estavam nos Estados Unidos.
Não gosto de problematizar os livro, porém achei várias coisas não condizente para o público alvo, que poderia ser tratado de uma maneira melhor.
E aqui todo mundo é chato, bobo, besta, dramático, burro, idiota, insuportável. Apenas o gatinho salva.
A mensagem que fica é assiste o filme e não leia o livro.
Ziza 01/09/2022minha estante
cara... eu tô na metade do livro e vc descreveu o que estou sentindo em relação ao livro. A Mia é muito Chata, irritante, muito irritante. Achei que só eu estava com essa sensação.

Louquinhaporleitura 03/04/2021

É muito diferente do filme, começando que o pai dela tá vivo, acho que eu acostumei com o filme é agora lendo não parece fazer sentido(?)
É um livro bom mas os personagens cansam, principalmente a avó dela que é meio insuportável e a Lilly, meu deus eu senti vontade de matar ela, no livro mais do que no filme
Bia Paini 04/04/2021minha estante
SIMM EXTAMENTE ISSO

Jessyka.Karen 19/03/2009

Indicado!
Uma leitura clássica e ao mesmo tempo super atual. Para quem assistiu ao filme, recomendo pelos detalhes que o livro traz; para que assistiu, recomendo pela viagem que a nossa imaginação ode fazer.

25/03/2009

Recomendo !
O nome do livro já traz uma ideia de futilidade, mas pelo contrario, ele mostra situações do cotidiano que todas nós vivemos, a leitura é leve e divertida, otima pra quem tá começando a se interessar por leitura e faz querer ler toda a série porque da pra se identificar com a personagem mesmo ela estando em posição de princesa, já que ela acaba de descobrir isso as suas duvidas e dificuldades são iguais as de qualquer outra menina.

Bee 30/07/2009

Relíquia da época em que Meg Cabot sabia escrever um livro (ou na qual ela ainda não tinha se vendido pra indústria literária?).

Eu lembro que eu gostei muito, muito do Diário da Princesa quando eu o peguei pra ler pela primeira vez.
Ainda gosto dele hoje quando o pego pra ler. Pena que o mesmo não pode ser dito dos outros livros da série - a autora trocou de protagonistas no meio da trama e se esqueceu de nos avisar.

Triste.

Amely 10/01/2010

Não sei o porque, mas não gosto do estilo de escrita da Cabot nesse livro...

Gisa 22/07/2009

Cinderela pop
Primeiro fui conquistada pelo filme, para depois não resistir à tentação de comprar o livro. Assim que comecei, fiquei intrigada com a avó - sua figura rude, autoritária e "fumante" ficou bem longe da elegância e realeza de Julie Andrews, que interpreta a rainha mãe nas telas de forma impecável e, porque não dizer, digna de uma rainha.

Também, no início, senti falta de uma narrativa fora do diário (claro que influenciada pelo filme), mas só foi a trama se desenvolver para eu deixar me envolver e ficar ansiosa pela próxima página. Ainda mais com o amadurecimento de Mia, ao se descobrir princesa de Genóvia, e de sua própria narrativa, depois de perder e ganhar amores, enfrentar provas de álgebra e renovar o visual.

Tenho que bater palmas ao livro por revelar todo o passado e convivência de Mia com seu pai. Sei que no filme o mote é "to cut a story short", mas esse gancho é imprescindível para entender a reação de Mia à carta deixada pelo seu pai no diário real.

Já que se trata de uma adolescente, o começo de sua relação com Michael e o próprio fato de escrever tudo nas páginas de um diário me fez voltar à essa época inesquecível. Me vi em Mia - nos seus grilos normais de adolescente - com os olhos de uma mulher madura.

Madytt 04/01/2011

Um dos melhores que li!!!
Adorei a forma como esse livro foi escrito!! Muito leve e gostoso de ler!! Me deliciei com esse livro, um maravilhoso entretenimento!! Nota 1000!!!!!!!! Quero todos os outros djá!!!!

RenataSara 14/07/2011

Não consegui ler mais do que 100 paginas desse livro, então abandonei, não sei porque, mas pra mim foi uma leitura super desagradável, e olha que sou fã de carteirinha da Meg e adorei o primeiro filme, mas fazer o que, talvez por ter me decepcionado tanto com ele, que não dei uma chance pra série...