O Diário da Princesa

Resenhas - O Diário da Princesa

Becca 05/06/2020

? Decepcionante, mas bom
ATENÇÃO: Resenha do 1, não dá saga

Bom, pra quem não sabe, o diário da princesa é uma saga literária - embora a maioria só conheça os filmes (meus xodós até hoje) - de 12 livros (12!!) escritos por Meg Cabot.

Eu li o primeiro e estou no meio do segundo, e vou dizer: é bom. Não ótimo ou maravilhoso e nem ruim ou horrendo, mas bom no sentido vale a leitura, você não vai se arrepender - ao menos que seja mega fã dos filmes.

? Essa questão, inclusive, é ótima de ser discutida porque se Percy Jackson é eleito como a adaptação que mais mudou pro filme, arrisco dizer que o diário da princesa é um ótimo concorrente ao cargo!!

Porque simplesmente tudo é diferente! então se quiser ler, vá com a mente limpa pra uma nova história, com personagens diferentes e os iguais, prepare-se para uma personalidade completamente diferente (a exemplo da avó dela, amada nos filmes e uma verdadeira víbora detestavel nesse livro!).

O fato é que o livro te dá curiosidade para os próximos. Tendo uma trama diferente, porém valida e boa, focada não na mia, não no relacionamento e até digo que nem no fato dela se descobrir princesa, mas sim nos problemas adolescentes de alguém com muito dever de casa e com um crush que não sabe da sua existência.

? Personagens:
- A Amélia (Mia) é uma personagem que você passa o livro transitando toda hora em acha-la legal, ou pegar preguiça dela. Ela detesta o lance de ser princesa e da vó, e reclama bastante - o que é compreensível

- Avó, como ja disse, detestável! Extremamente machista e horrenda! Ela só crítica a mia por tudo e parece nunca estar feliz, sendo arrogante e mesquinha!

- Lilly, assim como no filme, continua engraçada! Não lembro se é citado no filme, mas ela tem um blog, e sua trama o envolve muito. Fazendo ela brigar com a mia muitas vezes por algo relacionado a ele; e a levando a fazer muita coisa devido a ele

- Acho que deixou a desejar mais no que se refere ao Michael. Tipo, ele é o crush dela (irmao mais velho da Lilly) mas mal aparece o livro inteiro. Descrito como muito fechado com a mia e a Lilly - nao me apeguei a ele, como sempre me apego aos mocinhos.

? Pontos positivos:
- Toca em assuntos como vegetarianismo (em 2002!), Machismo e demais assuntos sensíveis, porém necessários de serem ditos nos dias atuais
- Me parece que o romance será bem trabalhado nos próximos livros (ao menos minha prima, que leu todos e é apaixonada, diz)
- Inclusão de personagens como o pai dela e a tina, que são bem interessantes

? Pontos negativos:
- Não consegui me apegar a nenhum personagens nesse primeiro (e metade do segundo que tô lendo), o que é angustiante!
- Acho a trama fraca para o que poderia ser, mas talvez só não faça o meu estilo
- Acho meio cansativo em algumas partes

E vocês? Ja leram ou viram o filme? O que achou?
Gabs 06/06/2020minha estante
Amei o review bem sincerão, só me deu mais vontade de continuar lendo hahaha

Becca 06/06/2020minha estante
Hahahaha quando me recomendaram disseram que era perfeito e sem defeitos, acho que por eu ter ido com iam expectativa MT alta não consegui terminar de ler, por isso fui sincerona haha ?

Lore 12/12/2020

A princesa Mia
Sinceramente eu li no 6° ano então eu não lembro de absolutamente nada
Amanda 12/12/2020minha estante
Eu tô achando que li na mesma época e nem tenho aqui kkkkk realmente lembro de nada

Lore 21/12/2020minha estante
Lembro da Mia, Lily e Michael

Ca Agulhari @literario_universo 03/08/2017

Ahh que nostalgia!
Ler "O diário da Princesa" é tão nostálgico! E divertido! Recomendo.
Luiza Ferreira 03/08/2017minha estante
Preciso reler também. Essa série é tão maravilhosa ?

Ca Agulhari @literario_universo 04/08/2017minha estante
Sim

Carolina_ 14/02/2024

Diário da princesa
Confesso que achei meio decepcionante. Sei que os filmes geralmente nunca são iguais ao livro mas pelo que eu lembro do filme (faz muito tempo que vi) eu gostei muito e achei que mesmo o livro sendo diferente eu ia gostar muito também, mas isso não aconteceu. Não sei se é porque sou um pouco mais velha que os personagens mas achei ele bemm chatos. Acho a Mia bem enjoada. Ela reclamou quase o livro todo. A amiga dela Lilly pra mim é a mais insupórtavel.E a mia odiava tanto a Lana mas gostava do Josh que é tão babaca quanto a própria Lana. Mas enfim eu até que gostei mais das últimas 20 páginas pois tudo se acertou e a Mia ficou mais legalzinha. Espero que os próximos livros sejam mais legais que esse pelo menos.
bubuletta 14/02/2024minha estante
Um exemplo de que o filme pode ser melhor que o livro

bubuletta 14/02/2024minha estante
Eu fui ler por conta da Rainha Clarice e o boy dela e puts a Julia Andrews tirou leite de pedra

JAlia193 15/04/2022

a única coisa que me incomodou foi que alguns personagens tem 14 e agem como se tivessem 17/18, mas fora isso o livro é muito bom. é escrito em forma de diário, o que permite que a gente acompanhe tudo o que acontece.
Ceci 25/04/2022minha estante
nossa, eu senti que os personagens que tinham 13/14 pareciam ter 11 kkkkkk

Yasmim Macena 28/05/2022minha estante
aaaa minha grande manu

Louquinhaporleitura 03/04/2021

É muito diferente do filme, começando que o pai dela tá vivo, acho que eu acostumei com o filme é agora lendo não parece fazer sentido(?)
É um livro bom mas os personagens cansam, principalmente a avó dela que é meio insuportável e a Lilly, meu deus eu senti vontade de matar ela, no livro mais do que no filme
Bia Paini 04/04/2021minha estante
SIMM EXTAMENTE ISSO

rebeca995 29/12/2021

Gostei muito, muito mesmo deste livro,achei ele o maximo!
A coragem não é a ausência do medo, mas a certeza de que há algo mais importante do que o medo.
As pessoas são estúpidas por não verem que não importa a aparência, mas sim o que acontece dentro dela.”
alecsia 14/01/2022minha estante
??????

Hixuxuzinha 07/01/2022

Lendo o diário da princesa com 22 anos
Eu adoro a escrita da Meg Cabot, porém acho que passei da idade de ler o diário da princesa. Eu queria ler pelo apego que eu sempre tive ao filme, o livro é bem diferente em algumas coisas e outras nem tanto. Mas eu gostei muito do livro, do senso de humor da Mia ?
Tarci 08/01/2022minha estante
Li o diário da princesa tarde também, acho que com 18 ou 19 anos, mas é mt gostosinho esse livro né, li até o segundo

Erika 19/04/2021

De volta a adolescência
Eu comecei a reler o livro pela saudade que estava de um drama adolescente kkk
Eu adoro os filmes e o livro não decepciona também, a Mia é muito engraçada e me tira muitas risadas.
É sempre uma boa opção de leitura ??
Por ser tão leve é ótimo para sair de uma ressaca literária também.
Jaque 19/04/2021minha estante
Amooooooo

Santos231 21/03/2022

O Diário da Princesa
Achei que pelo filme ser inspirado no livro iria ser exatamente igual, mas foi bem diferente e pra mim algumas coisas não batiam e me desapontava as vezes. A forma de ser escrita como um diário as vezes me atrapalhou mas eu amei a relação dela com a avó e os seus amigos, achei um livro bem gostosinho de ler.
Bel Assunção 21/03/2022minha estante
Tava querendo ler. Mas falam que o livro é bem diferente do filme, fico com medo de não gostar.

Thaise 02/02/2022

Nostalgia
Fiquei de pegar essa série de livros de novo e finalmente ler os 10 livros, espero gostar.

11 anos atrás eu lia esse livro pela primeira vez, então rever isso, e todos os dramas adolescentes que ele trazia é simplesmente muito bom, tô pronta pra embarcar nessa aventura. Carimbando o primeiro livro de 2022 do jeito que eu gosto: romance infanto-juvenil.
Hugo.Giles 02/02/2022minha estante
Do seu jeitinho fi

Carol *_* 19/05/2022

O filme é melhor
O diário de uma princesa é um dos meus filmes preferidos, e apesar de nunca ter lido o livro, resolvi fazer essa leitura nesse mês.
Sei que não sou o público alvo e já passei da idade há muito tempo, e levo em consideração o ano que o livro foi escrito, e mesmo assim que livro ruim.
...Ruim, ruim, ruim...
Chega a ser tão ruim que e vários momentos eu queria arremessar meu Kindle na parede. Entendo a personagem ter 14 anos e ser totalmente irresponsável, agora a maneira como a autora aborda algumas questões através dela é irresponsável. O que foi a fala sobre " atiçar um atirador" e sofrer " assédio de um adulto"? O que é a amiga dela abordando o assunto sobre " racismo de asiático contra estadunidense" . A maneira como fala sobre o stalker/perseguidor de forma humorada. A fala sobre que o cabeleireiro deveria chamar " Paul" e não " Paulo" pois, estavam nos Estados Unidos.
Não gosto de problematizar os livro, porém achei várias coisas não condizente para o público alvo, que poderia ser tratado de uma maneira melhor.
E aqui todo mundo é chato, bobo, besta, dramático, burro, idiota, insuportável. Apenas o gatinho salva.
A mensagem que fica é assiste o filme e não leia o livro.
Ziza 01/09/2022minha estante
cara... eu tô na metade do livro e vc descreveu o que estou sentindo em relação ao livro. A Mia é muito Chata, irritante, muito irritante. Achei que só eu estava com essa sensação.

stefreitasc 14/04/2022

Essa leitura era exatamente o que eu estava precisando/buscando, perfeito pra sair de uma ressaca literária e quando você só quer ler algo leve. Te faz rir, dá um quentinho no coração e traz uma nostalgia dos anos 2000. Meu único "arrependimento" é não ter lido na época da adolescência.
Bandeira5 15/04/2022minha estante
Mandei DM

Laris 28/10/2021

Releitura
Entrei na vibe de fazer releitura dessa série que marcou minha adolescência. Claro que eu não esperava que ela fosse tão incrível quanto da primeira vez, mas fiquei surpresa com o tamanho da minha memória afetiva deturpada hahaha a história é bem gostosinha, fácil de ler, mas alguns pontos não envelheceram muito bem e o tom é bem mais infanto-juvenil do que eu me lembrava. E o filme definitivamente é melhor.
Myllene Felix 29/10/2021minha estante
Amo esse filmeeee.. o livro eu só li o volume 5 (?) kkkkk