O Diário da Princesa

O Diário da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Diário da Princesa

Lauraa Machado 15/04/2019

Bem divertido!
Uma das séries que mais me fizeram gostar de ler quando eu era adolescente foi O Diário da Princesa. Mesmo assim, depois de tantos anos e de já ter lido tantos livros diferentes, tive medo dessa minha releitura me fazer detestar tudo do livro e me arrepender de comprar a série inteira. Agora que terminei de reler o primeiro livro, posso dizer que ainda adoro a história e estou ainda mais louca para ler os próximos!

Quer dizer, não é uma série perfeita. Confesso que ler um livro todo em formato de diário e descrito como esse às vezes cansa - e olha que ele é bem curto. Além disso, Mia pode ser bem dramática e reclamona. Mas tudo isso faz sentido! Ela tem só quatorze anos, então não é como se desse para eu esperar que ela fosse madura e realista. Além disso, ela tem a personalidade bem definida, além de ser bem fácil acreditar que é uma pessoa de verdade. Então, seus defeitos são grande parte do que a faz tão interessante!

Honestamente, o verdadeiro defeito do livro é que tem comentários problemáticos aqui e ali por ele todo. Nada realmente ofensivo, só insensível. Gosto de acreditar que, se o livro tivesse sido escrito hoje em dia, teriam consertado todos esses comentários e que Meg Cabot seria mais consciente.

Tá, vai. Se fosse para reescrever esses livros, eu imploraria para a Meg Cabot não escrever em formato de diários também! Essa é uma história que seria de arrancar o coração de emoção se fosse narrada de um jeito mais tradicional. Tem tanta cena que é passada por cima que poderia ter sido tão emocionante e incrível! A essência ainda fica, e eu amo como esse universo parece real! Mas preferia que o livro tivesse sido escrito diferente!

Uma coisa que eu tinha esquecido e fiquei um pouco até desapontada quando reli foi perceber que toda a questão de ela ser princesa não é tão importante assim. Pelo menos, na minha opinião, não tem um peso muito grande ou muito diferente do que seria se descobrissem que ela é filha de alguém famoso, por exemplo. Talvez por ela não estar em seu país ou porque ele é pequeno e ninguém nem sabe que existe, talvez porque eu acho bem improvável ela ter passado quatorze anos indo para Genovia, para o chateau da avó e já ter feito uma pesquisa sobre o pais, mas ainda assim não ter percebido que seu pai era príncipe. Talvez tivesse sido mais lógico ela já saber e ser a única herdeira ser a grande questão, não sei. Só queria que fosse algo mais chocante e crível.

De qualquer jeito, eu ri muito e me diverti com a leitura! Fico bem feliz agora de ter tido essa vontade de reler a série inteira e super recomendo. Apesar da escrita ser mais pré-adolescente, é um livro que foi publicado há bastante tempo, então será bem mais divertido para quem teve quatorze anos mais ou menos na mesma época que a Mia. Como eu!

Lilia 11/12/2022

Totalmente diferente do filme porém é muito bom
Nossa gostei muito desse livro e amei o jeito que o diário foi escrito e o fato que ela leva o diário para todos os lugares. Nunca vai entrar na minha cabeça que na verdade mia mora em Nova York

ncamilafreitas 28/05/2020

Como não amar Mia Thermopolis, a princesa de Genovia? O livro conta com informações a mais que o filme e é bem divertido ler de fato o DIÁRIO da princesa e como ela reage/pensa sobre os acontecimentos da vida e como encara o fato de ser uma PRINCESA!

Coullie 20/11/2022

Princesas
Eu só tinha visto o filme mais assim que li o livro eu amei cada palavra porque é igual ao filme e é muito bom. Gostei muito

Claudia 16/04/2020

Princesinha
É um linguagem bem adolescente? Sim. Mas é muito engraçado também. Não tem os tantos melodramas da adolescência presente na maioria das histórias. O que é bom, por que torna a história leve e fácil leitura.

The Serial Reader 27/10/2013

Durante toda sua vida, Mia sempre foi a garota alta, tímida, esquisita, desajeitada com cabelo em formato de triângulo, vegetariana... e além de tudo uma princesa. Detalhe: ela só descobriu isso à beira dos 15 anos. Seus pais tiveram um romance na faculdade, e ela foi fruto disso. Porém sua mãe não queria que ela tivesse aquela vida opressora e minuciosamente planejada, então decidiram que ela cresceria sem saber disso, e apenas saberia quando fosse mais velha e seu pai já tivesse outros herdeiros para subir ao trono. Infelizmente (ou felizmente) seu pai não pode mais ter filhos, e não lhes resta outra opção além de contar a verdade para Mia. Diferentemente do que a maioria das garotas podem pensar, não é nada fácil ser princesa, principalmente quando sua 'querida' avó está decidida à lhe tornar uma monarca exemplar à todo custo.

"Bem... acho que sei porque meu pai está tão preocupado por não ser mais capaz de ter filhos. PORQUE ELE É UM PRÍNCIPE!!! Meu Deus! Por quanto tempo eles pensavam que poderiam esconder isso de mim? Embora, pensando bem, tenham conseguido fazer isso por muito tempo."

Não tenho palavras para dizer o quanto amo esse livro e essa série! Comecei a ler "O Diário da Princesa" há tantos anos, e foram tantos anos acompanhando essa série, que ela ocupa um lugar super especial no meu coração e na minha estante. Mia é uma personagem bastante autêntica e muito cômica. O livro é seu diário, então conseguimos ter uma visão bastante íntima e particular de Mia e de sua vida. Ela escreve tudo em seu diário, sobre a escola, seu relacionamento com a mãe, o pai, a querida avó, seus problemas... tudo isso aproxima bastante o leitor da narradora e do livro. Ela é bastante sincera em seu diário e quase não tem filtros, o que traz bastante comicidade ao livro. Ela também é uma personagem bastante decidida em suas convicções, e ao mesmo tempo parece tão ingênua. Foi uma personagem que me cativou muito rapidamente, o que, aliado à escrita fluida e deliciosa de Meg Cabot que me segue no twitter, deram origem à um livro maravilhoso, um dos meus favoritos.

"Não posso dizer não à minha avó, porque ela tem uns 65 anos de idade e vai morrer logo, se é que há justiça no mundo."

Neste primeiro livro, acompanhamos os 'últimos dias' de mia como uma pessoa 'normal', e sua introdução à nova realidade de princesa. No início vemos que ela não encara isso de uma maneira muito boa, as imposições de sua posição, o modo como ela deveria agir à partir daquele momento. Seu relacionamento com a avó está longe de ser dos melhores, e ser obrigada a ter aulas de princesa com a avó não melhora nem um pouco a situação. Aos poucos também somos introduzidos às pessoas na vida de Mia: sua mãe, a artista boêmia; sua melhor amiga Lily com cara de pug amassada; o irmão de sua melhor amiga, Michael; Josh, o cara mais lindo e popular da escola, por quem Mia é 'apaixonadinha'; Lana, uma das garotas que ficam felizes em tornar a vida de Mia o mais desagradável possível; Fat Louie, o gato mais gordo do mundo.

"Depois ela passou a me descrever como 'a beldade escultural, produto do tempestuoso amor na faculdade entre Helen e Phillipe'. ALÔ???? CAROL FERNANDES, VOCÊ TÁ FUMANDO CRACK????"

Não quero entrar muito no enredo desse livro, porque a série é composta por 10 livros, e como o primeiro, ele é mais introdutório, e foca mais nas mudanças iniciais que descobrir ser princesa, provocam na vida de Mia. O livro é bastante bem humorado, bem gostoso de ler, e a leitura flui rapidamente. É engraçado que, também no diário, Mia coloca seus deveres, listas aleatórias, lembretes para ela mesma ("Parar de pensar em Josh Ritcher"), o que torna a leitura ainda mais rápida. É um livro delicioso! Recomendo para quem gosta de livros YA, com uma boa dose de humor, escrita leve e divertida.

"Quando a nossa própria mãe acha que é esquisito que o rapaz mais bonito e mais popular da escola convide a filha para uma dança, sabemos que há algum problema."

E uma coisa que eu adoro nessas séries, é que no começo de cada livro há uma citação de "A Princesinha" de Frances Hodgson Burnett.

5/5 ♥

site: http://www.theserialreader.com/2013/10/resenha-o-diario-da-princesa-o-diario.html

_camispm 20/07/2022

não tem final?????
meio ruim no começo mas não é ruim ruim so é lento demais e não dá vontade de ler. a partir dos 60% fica melhor. não tem final mas o baile é bonitinho. te amo michael. levei meses pra terminar esse. não sei se quero ler o resto.

lumybea 26/09/2020

O Diário da Princesa
Bem divertido. A personagem é bem engraçada. Só achei muito clichê. Tristemente clichê. Mas, fazer o quê? Desde o começo eu já sabia que seria assim.

sseunie 28/03/2023

Esses dias na trend de fofocas de autores no twitter comentaram sobre as mudanças drásticas no filme de o diário da princesa e eu fiquei completamente obcecada com isso, não perde tempo em baixar e enviar tudo pro Kindle.
O livro é bom, meio bobo, mas é bom, o único ponto negativo é que tem muitos capítulos você acaba meio que ficando com preguiça.

Mia: gostei da diva, dá pra ver que ela tem sim personalidade forte, o que faltava era autoestima pra ela e uma amiga que não criticasse ela 24/7. Gostei muito dela no final macetando o Josh e mandando ele ir catar coquinho.

Lilly: completamente insuportável!!! A melhor parte é quando ela fica sem aparecer quando fica brigada com a Mia. Com uma amiga dessas quem precisa de inimigas???? A melhor coisa dela foi defender a mia pra falar que ela é vegetariana no baile. E sem contar que a maluquice dela de boicotar a lanchonete chinesa falando de racismo contra estadudinense??? O racismo reverso da gata.

Michael: um querido!!!! O divo sendo o único a notar a mia e gostando dela sem ela nem perceber???

Fiquei com vontade de comprar os livros físicos agora, anyways vamo pro 2, pq pelo menos vale a pena cair nesse esquema de pirâmide de 15 livros.

Isabela 14/02/2023

Resenha O diario da princesa
Bom, eu não sei oque dizer, só tô fazendo resenha pra contar como livro lido no desafio, então vou dizer: estou ansiosa para o próximo livro

Leitora estranha 06/03/2021

Queen drama
Esse livro é muito divertido! Os dramas da protagonista e as situações que ela passa são muito engraçadas.

O livro é super rápido de ler.

Tem muita referência pop, a filmes daquela época e coisas do tipo, que eu não entendi nada e estragou um pouco da minha experiência.

A amiga da Mia, a Lilly, foi a única personagem que eu não gostei. Todos os outros personagens são interessantes e eu me vi sempre querendo saber mais sobre eles.

jacke.alencar 25/03/2021

a escrita da meg cabot é tudooo! pra quem espera algo parecido com o filme vai se surpreender porque os detalhes são mínimos. a lilly é insuportável (desde os filmes né) e peguei um ranço. a mia tem seus defeitos e é bem lerda, mas muito engraçada e deixa a narrativa muito leve. adoro ser em forma de diário sem perder a magia da história.

mona6 15/04/2021

Grandmere rainha icônica
O filme já era muito especial e um dos favoritos desde criança, então entrei com expectativas lá em cima e não me decepcionei...EU SIMPLESMENTE AMEI eu me identifico com a Mia num nível que se antes já me identificava agora que me identifico mesmo, o Michael toda hora eu ficava surtando porque ele é um cara que eu super me apaixonaria. Indo direto pro 2 livro, "Eclipse" vai ter que esperar

moonanoom_ 02/06/2023

Revisitar um amor esquecido
Esse livro me marcou profundamente por ter sido o meu primeiro livro não-ilustrado, e me interessei por ele justamente por ter me lembrado o filme de mesmo título que, até hoje, ocupava um lugar muito especial no meu coração.

Tive muitos contras na primeira leitura, tanto pelas diferenças gritantes entre a obra original e a adaptação quanto por conter assuntos ainda complexos pro eu que tinha por volta de 9 anos na época.

Reli o livro esse ano, com 22 anos, e foi uma experiência maravilhosa. Apesar de estar bem mais madura e achar o livro "adolescente demais", eu me conectei com ele como nunca. Amei cada momento.

Sempre achei que tinha semelhanças com a Mia Themopolis, mas não me lembrava de serem TANTAS!!! Vou confessar que me peguei pensando se, na verdade, não foi esse livro que inspirou tantas mudanças em mim quando o li pela primeira vez.

As diferenças entre o livro e o filme não são um problema pra mim, amo ambas as produções e acho que as duas tem coisas especiais das quais eu não abriria mão. Uma delas é o elenco. Já no livro, gosto de como a Grandmére é excêntrica e insensível pra praticamente tudo, vai totalmente contra a visão de vovó adorável. O pai dela é uma figura MUITO importante, sem contar o professor de álgebra que infelizmente não aparece na adaptação. A Lilly é igualmente chata, não tenho o que falar; já o Michael é maravilhoso em ambos os casos, mas no livro ele é indiscutivelmente charmoso e inteligente de uma forma não evidenciada no filme.

A Mia Thermopolis aqui tem muito mais camadas, e se descobrir princesa não é seu único problema. Apesar de certas coisas parecerem muito maiores do que realmente são, tenho que lembrar que ela é uma adolescente e que nessa fase nós somos muito mais suscetíveis ao drama. Apesar de querer dar uma sacudida nela às vezes, acho que essa parte dela é o que torna a Mia TÃO Mia.

Enfim, a essa altura li apenas os primeiros 3 livros da coleção, mas posso dizer que sou APAIXONADA por ela!!! ???