O Diário da Princesa

O Diário da Princesa Meg Cabot

Resenhas - O Diário da Princesa

iamlucaz 12/01/2023

?Epifania? de uma garota quase comum?
Sim, foi por dívida de jogo que me propus a ler essa série. E é apenas por esse intuito que continuarei. Esse livro é um perceptível exemplo de algo que é fruto de sua época. Mais em específico, essa distorcida realidade ?americana? que ditou tendências na vida de quem consumia muito da cultura do início dos anos 2000.

Esse clima sessão da tarde, movido muito pelo filme famoso, que não trabalha diretamente com questões profundas, sendo voltado pra um público jovem, em que quase tudo aqui é discutido de forma simples e quase banal é o que dá o tom ao livro.

Envelheceu como leite no sol? Talvez. Mais ainda devido a essas generalizações bobas a respeito de tudo, sistemas de governo, aparência feminina, e vida de classe-média alta norte-americana que nada mais são que tons opacos nessa história de realeza que só serve pra revelar o quão vantajoso seria possuir as vantagens e dilemas frívolos de pertencer a nobresa europeia. E quem não gostaria? Eu gostaria muito de sofrer sendo um príncipe!!!

Mari152 23/01/2023

Ahh sla, clichê pra te tirar da ressaca literária!!!
Eu gostei do jeito leve que os acontecimentos são contados, mesmo me incomodando o fato de Mia e Lily, eu entendo que na época do livro era quase de lei a protagonista ser "a garota diferente das outras", me irritou o pensamento em que ela preferia morrer do que se tornar princesa, tipo eu sei que tem desvantagem; mas mano!!!
E o fato de ela ficar com um veterano, sendo que a menina está no 9° ( quase certeza), esse aspecto me incomodou por ser romantizado na história; mas se eu pesasse que o Michael tinha a mesma idade de Mia, eu me pegava torcendo para que os dois se apaixonassem, o plot de amor da amiga e do irmão mais velho da melhor amiga, sempre funciona!

Sinto que o livro poderia ser melhor, por isso essa nota um tanto ruim.

Hemy Gomes 15/02/2016

O diário de uma princesa muito fútil
O livro conta a história de Mia (Amelia), que aparentemente é uma adolescente como qualquer uma. Ela mora com sua mãe (que parece trocar de namorado sempre), tem uma melhor amiga chamada Lily (que era legal no começo, mas ficou chata e mandona), é caloura, sofre de uma paixonite por um garoto popular e pelo irmão da Lily, vive reclamando que não tem peitos, é incomodada por uma líder de torcida do colégio e está levando bomba em álgebra. Parece a vida de uma pessoa normal. Mas uma pessoa MUITO chata. Ela descobre ser a filha de um rei e herdeira de Genovia, e sua vida acaba virando de cabeça para baixo e blá blá blá.

Me esforcei muito para ler esse livro, e detestei as passagens “hot” (não tem as cenas, mas as coisas que ela escreve são nesse estilo) e os palavrões em boa parte da história. A avó da Mia também é muito chata (bem diferente do filme).

Achei muito clichê a história, e tem outras sobre princesas muito melhores, como A Seleção. Provavelmente esse livro me traumatizou em relação à Meg Cabot, porque li outros dela e não consegui gostar de jeito nenhum.

Não recomendo. Assista o filme, que também é bobo, mas é melhor. Podia ter dado uma estrela, mas não sofri tanto para lê-lo.

Nota 2 de 5
Ca Agulhari @literario_universo 03/08/2017minha estante
Cara, na sinceridade, O diário da Princesa é anos luz melhor que A seleção.

Hemy Gomes 05/08/2017minha estante
Eu nem sou fã mais de A Seleção, mas acho o contrário do que você disse

Duarte 17/08/2021

Filme dos anos 2000 em formato de livro!
Ah.. como posso explicar? Esse livro me fez dar muitas gargalhadas, ter grandes impactos com a atitude de alguns personagens e querer estudar em uma escola americana kkkk.
Mia é uma adolescente que mesmo que enfrente desafios bem extremos (como, virar uma herdeira do trono da noite pro dia..) consegue manobrar as situações mirabolantes que aparecem na sua vida.

Agora em relação a autora, no caso Mag Cabot, a escrita dela é bem fluída e conseguimos nos identificar com os personagens rapidamente. Quando li parceria que uma amiga minha estava contando a história dela para mim, como o livro é escrito em forma de diário, muitas vezes Mia interagia com ele (de certa forma nos leitores) enfim favoritado?

Gisa 17/07/2016

Prefiro o filme :P
Coloquei esse livro na minha lista, pois Meg cabot é uma autora que todos elogiam e eu nunca havia lido. E como gostava bastante do filme quando mais nova, resolvi começar com esse livro. A verdade é que eu preferi o filme.

Acho que todo mundo conhece a história de O diário da Princesa. Basicamente, ele conta a história da Mia Termópolis, uma menina considerada estranha (muito alta, muito magra, muito desengonçada) e que um dia descobre que é herdeira do trono de Genóvia. Clichê? Sim, muito clichê.

O livro é escrito em forma de diário mesmo e então acompanhamos apenas os pensamentos de Mia. E que garotinha tão chata. Tudo bem que ela tem apenas 14 anos, mas ela é muito irritante. Tudo para ela se resume em "Eu não tenho peitos" , "Isso é muito vulgar" , "Ele enfiou a língua na boca dela, na boca dela" e "Tão sexual" . Chato! Problemático! Achei até algumas passagens um pouco "pesadas" para os adolescentes tão novinhos. Não, não há cenas, nem nada. Mas o jeito da Mia escrever... argh... No filme Mia tem quase 16 anos.

Mas um ponto que eu achei bem legal no livro é que Mia é vegetariana. Então ela luta bastante pelos direitos dos animais, quer fazer trabalhos voluntários e todo esse tipo de coisa que eu admiro bastante.

Não dá para negar que Meg realmente consegue prender seus leitores. Ela escreve de uma forma tão leve e fluída que a gente termina a leitura em pouquíssimo tempo.

Mesmo assim, não seguirei nesta série. Talvez eu leia outros livros da autora e tudo o mais, mas não quero mais acompanhar Mia e sua história. Mia é chata, não é revolucionária, é mimizenta. A história é clichê, boba, problemática.... enfim, enfim. Claro, posso estar mordendo a língua e pode ser que os próximos volumes as coisas melhorem. Pode ser. Mas não será eu que irei testar.

Como vocês podem ver, minha edição está bem feinha, pois troquei com uma pessoa que não cuidava muito bem de seus livros hahah, mas a edição em si, é muito bonita. A capa poderia ser melhor na minha opinião, mas a diagramação está muito legal com bom espaçamento, capítulos curtinhos e tudo o mais.

E é isso povo. A resenha ficou curtinha, pois realmente não há muito o que falar. O livro deve agradar leitores mais novinhos ou quem procure algo para relaxar. Infelizmente não foi bom para mim, mas pode ser para você.

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2016/07/o-diario-da-princesa-meg-cabot.html
Pry Weslley 17/07/2016minha estante
Eu concordo com você... eu detestei essa Mia. Eu achei ela muito mimada,chata e faz caso com qualquer besteira.

Naldinh o/ 18/07/2016minha estante
e ainda dizem por ai que o livro é SEMPRE melhor.
Viu como existem exceções.

Gisa 22/07/2016minha estante
Pois é. Ô menina chata hahahhah.
Existem várias exceções :)

Mari 17/08/2016minha estante
Você poderia ler o garoto da casa ao lado, tenho certeza que vai gostar desse livro de meg, n tem nada a ver com a mia ?

Gisa 19/08/2016minha estante
Oi Mari. Lerei sim, obrigada pela dica =D

daminiquin 23/12/2021

Me diverti demais
Gargalhei com esse livro, e apesar de ter alguns problemas, eu amei muito. Bem leve, bom para passar o tempo e tem um ritmo ótimo. ?

Kauanilarissa 03/01/2022

Muito bom!
Amo os filmes, mas o livro é sempre melhor, não é?
Amei me conectar mais com a personagem através do diário e acompanhar o início dessa vida como princesa.
Romance adolescente rápido de ler do jeito que a gente ama ??

ju.navalon 03/10/2021

Filme x Livro - Realmente bom?
Uma leitura realmente tranquila e bem fluida, com muitas referências pop dos anos 2000 e muitos outros detalhes que não foram incluídos no filme.
Meg Cabot nos faz imaginar realmente uma amiga conversando conosco e contando como sua vida vira de pernas para o ar de uma hora para outra. Contando sobre sua avó doida, sua mãe e o relacionamento dela com seu professor, sua amiga um tanto egoísta e um pai relativamente ausente. Senti falta de um aprofundamento real dos outros personagens, mas segue o pensamento de uma garota de 14 anos: não existem outros personagens, é o diário dela.
O filme ainda é um dos meus preferidos, não foi uma transcrição tão fiel, mas foi uma ótima representação do livro. Fazendo com que sejam experiências completamente diferentes ler o livro e assistir ao filme.
Contudo, senti curiosidade de ler o restante das obras de Meg Cabot, saber o que vai acontecer com Mia e Genovia, sentir que está crescendo junto com ela acho que seria uma experiência interessante. Gostaria de ter livro esse livro mais nova, mas antes tarde do que nunca!

Julia.Kamchen 06/01/2022

Nostalgia
Eu amo demais o filme e amei ainda mais o livro. Super leve e fofo, teria amado ler na adolescência.
O que me faz passar raiva foi o pai e a vó da Mia que não respeitava muito as escolhas dela, mas no final eles dão uma melhorada.

Karina.Maman 20/03/2018

Que livro legal!!!
Olha, comecei sem grandes perspectivas, mas confesso que adorei!!!
Dei muita gargalhada com essa personagem tão singular, Meg Cabot virei fã!!!
Quem quiser dar umas risadas com os dramas dessa adolescente esquisitona, puxe a cadeira, relaxa e curta muito esse livro... Tô louca pra ler os demais!

lele 23/04/2018

Ótimo livro para quem quer começar a ler em inglês!
Sempre ouvi falar muito bem desse livro, só que nunca me interessei muito por ele e por isso acabei demorando taaanto para ler.
Como estudo inglês e estou tentando melhorar minha leitura estava procurando livros com linguagem fácil para ler no idioma inglês e " O Diário da Princesa" me foi muito recomendado.
Li na versão em inglês e como prometido foi uma leitura sim muito fácil, posso dizer que não tive que consultar o dicionário muitas vezes.
Amei a história e com certeza vou ler a continuação. Super recomendo para quem quer começar a ler em inglês

Bárbara 30/09/2022

É aquele livro levinho, adolescente, que você não precisa pensar muito nem tem nenhuma surpresa. Bom pra quem só quer passar tempo e ler.

Cristiane 01/07/2018

O Diário da Princesa- Meg Cabot
Minha opinião sobre o livro é a seguinte: Eu simplesmente adorei! Acompanhar Mia Thermopolis nessa aventura é simplesmente incrível.

A história conta sobre a vida comum e totalmente azarada de Mia,cujo os pais são separados. Seu pai mora em Genovia,e ela acha que ele é apenas um político. Mas ela está prestes a descobrir um segredo que foi guardado todos esses anos: Ela é uma princesa.
Agora ela precisa passar por vários obstáculos como aulas de etiqueta com a sua avó,e sem contar para seus amigos o seu segredo,que seria desejado por qualquer garota,menos por ela.