Bom dia, Verônica Ilana Casoy
Raphael Montes
Andrea Killmore

Resenhas - Bom Dia, Verônica

Alana N. 06/01/2021

"A verdade e a justiça nunca andaram de braços dados. Principalmente no Brasil."
“Bom dia, Verônica” foi um livro intenso.
Esse foi meu primeiro contato com a escrita do Raphael Montes e posso dizer que estou bem ansiosa para pegar outros trabalhos dele.
Uma das características mais marcantes do livro é ser extremamente gráfico. O autor narra de forma que se assemelha muito ao fluxo de fala, o que ajuda MUITO no ritmo da leitura, mas faz com que os personagens contem de forma muito mais dura e crua as cenas de violência. Chega, algumas vezes, a ser um pouco agressiva a narrativa, mas, para mim, isso foi bom, porque a história pedia por essa agressividade.
Nenhum dos personagens é perfeito, nem mesmo as protagonistas, o que ajuda a dar verossimilhança a trama. Basicamente são pessoas que podemos facilmente encontrar no dia a dia. Entendo perfeitamente quem desgostou, e se incomodou, com a Verônica. Ela não é fácil e não faz tudo certo. Para alguns isso é ruim, mas para mim apenas agregou realidade ao total.
Do meio para o fim ficou ELETRIZANTE e eu, oficialmente, não conseguia largar o livro. Só aquietei quando virei a última página. (E nem aquietei muito, já que queria ter mais.)
É um livro que indico FORTEMENTE para quem gosta do gênero. É isso. Leiam.

SÉRIE VS LIVRO
Bem, na série melhoraram MUITO a Verônica. Ela quase se tornou a “protagonista ideal”. (Gosto das duas versões, mas acho que a do livro, mesmo pisando feio na bola o tempo todo, é muito mais “real” que a da série.)
Adicionaram alguns elementos, amaciaram algumas questões, mas, no geral, foi uma adaptação bastante fiel. E aquele elenco é IMPECAVEL!!!
Eu tinha ficado completamente alucinada pela série e o livro só completou esse sentimento. Ambos valem muito a pena.
Aline.Rodrigues 15/01/2021minha estante
Sim a impressão que dar é que melhoraram a Verônica pra série

Alana N. 22/02/2021minha estante
Melhoraram demais! kkkk!

Carla Sol 28/06/2020

Definição de LOUCURA você encontra aqui!
Esse é um livro nacional muito envolvente. É um suspense misturado com dramas familiares que não deixam a gente quieta. Virei as páginas uma atrás das outras loucamente.

Aqui, são contadas duas histórias de investigações paralelas feita pela detetive que dá o nome ao livro. Uma dessas investigações é desencadeada por um suicídio cometido por uma mulher que se iludiu por um cafajeste estelionatário que capta suas vitimas através da internet e a outra é desencadeada pelo telefonema de uma esposa que diz que seu marido rapta mulheres para realizar desejos sexuais depravados em um galpão no meio do nada. Ambos os criminosos se entrelaçam em um determinado momento através da protagonista que investiga os casos.

A trama é bem movimentada. A protagonista é completamente complexa e sem nenhum tipo de limites e moral. Até agora não cheguei a conclusão se gostei dela ou a detestei. É um personagem que pratica atos totalmente questionáveis e muitas vezes incompreensíveis.

No geral, a história é bem interessante, movimentada e nos sentimos como se nós mesmos estivéssemos investigando os casos. Me senti inserida no desenrolar dos fatos e adorei isso, pois me envolveu do início ao fim. Não dá pra parar de ler.

E o final? Que final louco, que protagonista louca, que autora louca e tudo o que acontece nos deixa loucas! Conclusão a que cheguei: todo mundo termina louco. Adorei o livro!!

evynmendes 20/03/2022

Bom dia, Verônica
Bom dia, Verônica foi de longe um dos melhores livros de suspense e investigação que já li. Mas precisa de muito "estômago" para ler pois apresenta vários gatilhos. Teve um final que eu não esperava e foi surpreendente e espero que tenha uma continuação com a nossa querida Verônica!

fleabookz 30/09/2020

Decepcionada
Vou bancar a justiceira também e caçar todo mundo que me indicou esse livro dizendo que era ótimo e tudo mais. Fiquei com as expectativas lá em cima e acabei ficando frustrada, isso sim.
 Acho que dei 1 estrela só porque sou muito curiosa e queria saber o que aconteceria a seguir. Mas isso não implica que a história me prendeu, porque eu já tava desacreditada que algo bom aconteceria.
 Penso que o livro poderia muito bem ser dividido em dois, focando em um caso só. Da maneira que do jeito que está me soou corrido e sem sentido nenhum.
 Mesmo sabendo que a protagonista é a Verônica, eu não vejo necessidade nenhuma de focar tanto na vida pessoal dela. Isso serviu apenas pra eu detestar mais ainda a personagem, além da visível burrice na solução dos casos, por puro egoísmo, a mesma consegue ser bem mesquinha na sua vidinha fora da delegacia. Não era uma mãe presente, traía o marido, se aproveitava dos colegas pra conseguir o que queria e ainda me vem se fazer de pobre coitada, francamente!
 Fora as várias falas ridículas, sobre pênis pequeno, a sexualização de homens pobres e até ela chamando a esposa do amigo de doida por ter ciúmes dela, sendo que com razão já que você transou com ele!! Não me bastasse isso, ela ainda me faz uma comparação RIDÍCULA do marido com um serial killer, só porque ele a traiu, como se ela não tivesse feito o mesmo!
 Agora sobre os casos em si, não dá pra por numa escala o quanto que eu fiquei decepcionada. A Janete teve várias oportunidades de se livrar do Brandão, mas daí me colocam muitas vezes ela contra a Verônica, difícil engolir isso. O do Gregório nem tem o que falar, porque não tem muita explicação né?
 O final é outra coisa que achei sem sentido, esse tempo todo aparenta que a Verônica quer reconhecimento, quer dar orgulho pro pai, subir na carreira de policial. E o que acontece? Ela faz "justiça" com as próprias mãos, mostrando mais uma vez o quão é irresponsável e egoísta. A mulher ainda me faz o descaso de assumir a identidade da Janete, achei de uma irresponsabilidade e desrespeito enorme, se a intenção era vingar ela e a Marta, qual o sentido de não descobrirem a verdade sobre o que elas passaram?
 Por último, mas não menos importante, que canseira dessa mulher toda hora falando que a polícia do Brasil isso e aquilo. "Puta crítica social foda" hein Verô? Ainda tive que lidar com falas do tipo "a poluição no ar que me lembrava do conforto de viver em uma cidade grande". Estão de parabéns pela "construção" de uma personagem ruim dessas.
Maria 30/09/2020minha estante
Parece que o resto do pessoal aqui tá com bosta na cabeça, sinceramente

fleabookz 30/09/2020minha estante
sim, que ódio

Juliane Mendoza 02/10/2020minha estante
Chama modinha. Um faz o outros trouxas todos vão atrás na obrigação de gostar pq precisa seguir um hype . Rídiculo

fleabookz 03/10/2020minha estante
verdade Juliane

Poliana99 08/10/2020minha estante
Concordo plenamente. Ôh

Willian.Santos 27/02/2022

Ótima trama!
Leitura bastante intrigante, alguns pontos previsíveis, mas com certeza uma leitura excelente para quem gosta de suspense policial. Escrita extremamente organizada e de fácil interpretação.

isaquecomque 16/01/2021

se não fosse a segunda metade eu teria amado
Eu realmente tinha tudo pra ter gostado da história, mas as escolhas durante a trama foi tudo tão previsível que me perdi no personagem e no que todo mundo queria com essa obra. A série é até de qualidade superior, mas sinceramente certas coisas não ficam tão boas se já começam problemáticas. Obrigado pelos autores por terem acreditado, eu também acreditei.

Bia 30/01/2021

"Como é frágil o coração humano - espelhado poço de pensamentos. Tão profundo e trêmulo instrumento de vidro, que canta ou chora"
No fim, tudo se encaixa

folhadesaturno 11/10/2020

Bom dia só se for para você.
📦👮🏻‍♀️ Bom Dia, Verônica tirou o meu fôlego. O de mamãe também (quando ela gosta de alguma série, é um ótimo sinal). É uma história para gente grande. Possui cenas de tortura e ao todo fala muito sobre violência doméstica. Isso significa que cada episódio termina com o site www.wannatalkaboutit.com, caso alguém conheça ou sofra violência/abuso. É um site com recursos de apoio.

👩👈 A história é sobre Verônica, uma escrivã da Delegacia de Homicídios de São Paulo que após presenciar uma cena de suicídio no trabalho, descobre uma teia de crimes bizarros. Como ela é uma "simples escrivã", o envolvimento nas investigações deveria ser quase nula, mas Verônica decide levar o caso para casa e investigar quase que por conta própria.

🦅 Então conhecemos Janete, esposa de Brandão, que decide ligar para a delegacia afirmando que seu marido já matou mulheres antes - e que acha que ele a matará também. Sempre que Janete tem um aborto espontâneo, Brandão a leva para a rodoviária de São Paulo e força a esposa a sequestrar uma jovem. Após isso, eles vão para um sítio, onde Janete fica com uma venda no rosto e depois uma caixa, enquanto o marido faz absurdos com a moça sequestrada. Verônica se envolve tanto no caso que seu trabalho passa a afastar tudo dela.

A melhor parte da adaptação da série da netflix, para mim, foi que a Verônica teve um espaço enorme para ser desenvolvida como personagem, principalmente em seu relacionamento com a família. Eu ouso dizer que a adaptação conta a história de uma maneira muito mais humana que no livro, principalmente porque algumas atitudes da Verô iam contra algumas coisas que ela dizia acreditar. E na série adicionaram a personagem Anita, a delegada e rival da Verô, que provavelmente vai servir de gancho para uma 2ª temporada.

Tanto o livro quanto a série foram produzidos com muita excelência - todo mundo sabe que o @raphaelmontes e a @ilanacasoy são meus nacionais queridos quando se trata de literatura policial e true crime, mas JURO que não é puxação de saco, a série é boa mesmo. Quero um Emmy para Bom Dia, Verônica na minha mesa agorinha mesmo.

site: https://www.instagram.com/p/CF-6o9Jjekb/
Jessie Calixto 11/10/2020minha estante
Mana, depois dessa resenha, ja vai entrar pra minha listinha de compra!

Rosi C. Caleffi 03/03/2020

Que livrão!
Numa mesma semana, Verônica Torres, uma secretária de polícia, presencia de forma chocante o suicídio de uma jovem e recebe uma ligação anônima de uma mulher desesperada.

Com sua habilidade e muita determinação, ela vê a oportunidade que sempre quis para mostrar sua competência investigativa e decide mergulhar sozinha nos dois casos. Não demora para que ela descubra a história de Marta, uma mulher solitária que após se encontrar com um homem que conheceu pela internet termina roubada e com uma infecção estranha na boca. A ligação telefônica veio de Janete, casada com um homem abusivo, que além de maltratar e alienar a esposa de todas as maneiras possíveis, a obriga a ser cúmplice da série de crimes macabros cometidos por ele.

O que poderia ser uma grande oportunidade para sua carreira, torna-se um redemoinho.

Nossa heroína, nada tradicional, tem um passado sombrio que envolve a morte de sua mãe, tem um chefe escroto (e corrompido pelo sistema), vive num casamento morno e não lida muito bem com a honestidade. Verônica denuncia machismo e vê isso em todos os cantos, nos olhares e nas relações do dia a dia. Ela é impaciente e cheia de rancor.

Esse romance policial se passa em São Paulo e tem como tema central a violência contra as mulheres, de uma maneira intensa, brutal, com cenas bizarras e explícitas. BOM DIA VERÔNICA proporciona uma leitura pesada, nos prende aos mistérios e nos choca de diversas maneiras. 5? FAVORITADISSIMO.

Luana | @pauta.literaria 02/10/2020

Eu descrevo os acontecimentos do livro Bom dia, Verônica como sinistros e brutais.

Antes de qualquer coisa, falo que esse livro aborda temas como violência doméstica, agressão física e psicológica, crimes macabros, cenários de tortura, agonia... Então, já é possível afirmar que esse thriller psicológico vai te tirar dos eixos.

Verônica é uma escrivã da Delegacia de Homicídios de São Paulo, cansada da rotina do seu trabalho, com raiva da omissão do chefe diante dos casos que chegam e com o rumo que sua vida tomou de forma geral.
Os dias de monotonia da escrivã acabam, e o cenário de suicídio e a suspeita de um serial killer despertam em Verônica um senso de justiça e vingança.

O livro segue em um ritmo bom e te prende de início ao fim. Tem personagem que você se apega e tem personagem que você odeia.
Em algum momento você vai julgar algum personagem ou a forma como as coisas aconteceram e eu senti que, para que o final fizesse jus ao combinado, algumas coisas deveriam ser mudadas no meio.

Isabelle Silva 15/10/2020

Sem dúvida, um dos melhores livros
Deus perdoa Raphael Montes, Ilana Casoy e Verônica Torres por esse final, mas eu não...a narrativa sempre bem fluída, os personagens, engaveta, pra quem leu Diário de uma escrava visceral, sabia muito bem o decorrer da carruagem, a realidade é dura e cruel.

Luiz Amaro 28/03/2020

ENGAVETADO PASSARINHA
Apesar de ser uma historia clichê, é muito bem contada, prende nossa atenção e instiga a leitura até o fim.

Porém, os personagens não ajudam, são um saco! Carvana, Nelson, Paulo, Janete, Brandão, Gregório, Verônica etc. Difícil manter identificação. A cada atitude tomada nossa empatia por eles vai se esgotando. Ao ponto de passar raiva e até garrar ranço

Mas a Verônica se supera, pelo amor! Ô personagem irritante. Ela até que começa bem, porém, conforme a narrativa desenrola, a personagem vai se desenvolvendo e quanto mais a gente passa a conhecê-la mais insuportável fica. Se esse foi o intuito da autora, meus parabéns. Conseguiu com êxito!

Para finalizar não comprei a ideia da escritora misteriosa da @darksidebooks Andrea Killmore. Na minha opinião, não passa de um marketing desnecessário. Pode não ter sido a intenção, mas, entendi como uma ação para alavancar vendas. Levei essa atitude como: ?querer fazer o leitor de bobo?. Não precisava disso.

¥ Luh @estantesuspensa 30/03/2021

Bom dia, Verônica
Eu estava arrastando a leitura até uns 40%, depois disso a história conseguiu me prender em um ritmo fluido até o final. Senti que os personagens são propositalmente odiosos, todos tem seus podres, de certa forma, como na vida real. Mas, mais que isso, imagino que os autores quisessem mostrar o que tem de pior na sociedade, e decidiram fazer isso através de um thriller.
A minha crítica é em relação ao inicio da história, parece que a Verônica ta investigando uma coisa totalmente aleatória, as informações que ela tinha, pelo menos do primeiro caso, me pareceram vagas para iniciar uma investigação mais a fundo, ficou meio forçado. Só la pelos 40% que as coisas começam a fazer sentido pra mim.
No geral foi uma boa história, eu esperava mais, mas foi uma boa história.

site: https://www.instagram.com/estantesuspensa/?hl=pt-br
Min 30/03/2021minha estante
Eu tive o mesmo sentimento. No geral foi um bom livro.

Beatrizfc 21/02/2024

? Verônica Torres está oficialmente morta.
É um livro muito bom e muito bem escrito comecei a ler por causa da série, sem dúvidas o livro e a série tem diferenças gritantes na série a relação da Verônica com os filhos e bem romantizada ela é uma boa mãe na medida do possível, já no livro ela é uma péssima mãe e esposa (a cabeça do Paulo ficou até pesada de tanto chifre) outra diferença e que a morte da Janete pra mim no livro é ainda mais triste e terrível do que na série.
A Verônica do livro é bem arrogante, mas no final ela é só um ser humano que busca justiça de uma forma meio capenga.
No livro a gente pode enfim conhecer a história da infância do Brandão o porquê da devoção a Nossa Senhora da Cabeça e o "motivo" pra ele ser um homem tão terrível com as mulheres ( de todos os vilões da série sem dúvidas e o que mais me dá medo).

Mari 16/01/2022

Puta merda
Então, foi inevitável comparar cada linha desse livro com a série. Tem muitas coisas diferente, ou que estão na série e não estão no livro (e vice e versa), ou que acontece de maneira diferente no livro. Confesso que fico bem dividida em decidir se gosto mais da série do que do livro, pq tiveram partes que no livro ficou melhor mas tiveram partes que preferi a maneira abordada pela série, mas no todo, ainda acho que prefiro o livro.