A estrada

A estrada Cormac McCarthy

Resenhas - A Estrada

Evandro199 07/01/2023

Frio e morte
O planeta sofre um esfriamento extremo, já não existem plantas, os animais estão praticamente extintos (possivelmente um inverno nuclear,) e as pessoas se alimentam com os restos enlatados que o passado deixou, o que é muito escasso, ou mais comumente recorrendo ao canibalismo. Homens caçando homens.

Um mundo onde ninguém confia em ninguém. Um mundo que só vai ficar pior.

Nesse cenário, acompanhamos um homem, que está muito doente, e um menino, uma criança, inocente, aprendendo a se virar no meio disso tudo, pai e filho, em sua jornada procurando um lugar melhor, mas ele existe?

"...comeu os pêssegos devagar com sua colher enquanto o menino dormia. O fogo cintilava sob o vento e as centelhas se perdiam numa corrida pela areia. Colocou as latas vazias entre os pés. Cada dia é uma mentira, falou. Mas você está morrendo. Isso não é uma mentira..."

Um livro devastador, uma estória pesadíssima, de violência nas suas formas mais cruas, mas que é contado de forma muito bela, por vezes muito poética, o que parece ser o estilo do autor, pois assim foi com Meridiano De Sangue também.

"Os cadáveres incinerados reduzidos ao tamanho de crianças e apoiados nas molas expostas dos assentos. Dez mil sonhos sepultados dentro de seus corações queimados. Seguiram em frente. Caminhando no mundo dos mortos como ratos numa esteira."

Não recomendaria para pessoas sensíveis, algumas das cenas descritas são realmente muito fortes, mas é um livro excelente.
Bruna 14/05/2023minha estante
Acho que esse será a próxima leitura.

Walisson 02/01/2023

Definiria esse livro em três palavras: angústia, solidão, e principalmente amor.

Conhecemos a vida de um pai e seu filho em mundo pós apocalíptico, com um leitura crua, seca, sem enrolação, na sua trajetória nesse mundo desolado, com suas angústias e medos, com o livro encerrando de forma emocionante.

Gabriel1994 02/01/2023

Uma Longa Estrada...
Que baita livro!

Meu primeiro livro do ano de 2023 e o primeiro que leio desse escritor. Final bem emocionante!

Cormac McCarthy nos entrega a história de pai e filho que em um mundo pós apocalíptico que virara uma espécie de purgatório, tentam chegar a um destino caminhando por uma estrada rumando o Sul.

Cormac trás para o leitor uma escrita árida, ríspida, direta e seca... Detalhes que podem afastar um leitor genérico, assim também como, podem atrair leitores verdadeiros que compreendem que toda essa "secura" da escrita do autor, casa perfeitamente com o cenário e com o universo pós apocalíptico criado. É como se Cormac McCarthy transmitisse as cinzas para a escrita.

Em compensação pela falta de criar um romance mais complexo e ser mais prolixo na narrativa, o autor joga no colo do leitor o relacionamento entre pai e filho. Essa relação se intensifica cada vez mais, página por página na perspectiva do leitor, pois nós entendemos que, tanto para o homem, quanto para o menino essa conexão deles, perante o mundo devastado é uma coisa única, exclusiva!!! Vemos isso na preocupação do homem com o menino que a todo tempo está atento ao garoto, inclusive a noite pousando a mão nas costas do menino para conferir se está realmente respirando...

Esse livro trás o Drama como prato cheio, trás o relacionamento de pai e filho como centro da história, mas não pense que se trata de um romance belo e florido, não! A Estrada é um livro cruel e que pode chegar a ser assombroso, horripilante e macabro... Não por que se trata de terror, mas sim de coisas aterrorizantes, explorando a escassez do homem e mostrando do que o homem é capaz quando colocado em uma condição de fome e sobrevivência.

Cormac cria cenas dignas de fazer o leitor dar uma pausa no meio da leitura para pensar "Cara. Foi isso mesmo?". Foi o que me ocorreu na cena do bebê... (Sem spoilers).

Todavia é uma leitura que recomendo muitíssimo! Um livro digno de 5 estrelas favoritado!

Cormac McCarthy entregou muito nessa obra, na minha opinião uma história a ser apreciada. Pretendo ler outros livros do autor! Com toda certeza!!!

Thais.Domingues 30/12/2022

O tema do livro é bem interessante porém a historia não foi bem desenvolvida na minha opinião . O que mais me incomodou foram os diálogos curtos e monossilábicos entre o pai e o filho durante todo o livro , sem excessão. Leiam EU SOU A LENDA.

Elizabeth 16/12/2022

Triste
Se estiver triste, não leia este livro, deixa o leitor angustiado com o fim do mundo, sem esperança.
AndrAa58 31/08/2023minha estante
Deveria ter visto a sua resenha antes. Acabei de começar ?

Vanessa.Perin 27/11/2022

Angustiante
Muito bom o livro, vc fica apreensivo em quase todo o livro.
Se importa muito com os personagens.
Mas é um recorte momentâneo, vc não tem informações sobre como chegou aquele mundo apocalíptico, apenas a dificuldade é o quanto as pessoas podem ser cruéis, e o quanto o amor pode fazer as pessoas sobreviverem.
O final é triste e bom ao mesmo tempo.
É o tipo de livro q vc gostaria de ler mais para saber mais sobre o que aconteceu e o que vai acontecer.

Ana 17/11/2022

A história de “A estrada” elucida a luta de pai e filho pela sobrevivência e uma vida melhor dentro de um mundo pós apocalíptico. A forma que McCarthy trabalha com o enredo é fantástica, a leitura prende e faz o leitor sofrer junto com as personagens em cada obstáculo que aparece na estrada. De todos os acertos do autor, destaca-se como ele trabalha as relações entre pai e filho, como deixa a idéia da morte na espreita e mesmo sem o uso de elementos fantásticos e sobrenaturais, atinge o leitor ao apresentar a pobreza, a escassez de alimentos e o canibalismo como opção de sobrevivência. Em suma, a obra é genial, rápida de ler e com personagens muito bem estruturados e realistas, vale a pena a leitura.

site: https://www.instagram.com/livros.pansera/?hl=pt-br

Vanderson.Gomes 04/11/2022

Excelente leitura, entrega demais!
Leitura instigante que me deixou preso e ansioso pelo desenrolar da história, escrita detalhista e densa, não consegui parar de ler. Infelizmente esperava por um final mais impactante, mas excelente leitura.

Marcelo.Castro 28/10/2022

Angustiante
Um livro pesado, e que já deixa isso bem claro logo nas primeiras páginas. Em um contexto pós apocalíptico, sem que se explique como chegamos a esse ponto, ou porque chegamos a esse ponto, a história narra a jornada de um pai e seu filho através da paisagem desolada, lutando pela difícil sobrevivência e fugindo dos perigos, sendo, o maior deles, o próprio ser humano. A narrativa é angustiante, o cenário descrito é inclemente e desalentador. A leitura é desafiadora, mas a qualidade da obra é inegável.

Bruno.Souza 13/10/2022

A opressão de um ambiente.
Essa é uma obra muito ambígua. Cenários com longas descrições e poucas passagens que revelem ou desenvolvam seus personagens.
Tenho a sensação que o autor poderia ter ido por um caminho filosófico ou mesmo bárbaro, mas ele optou pelo pior dos caminho. O do marasmo.

abibliotecamr 16/09/2022

A estrada
Esse livro me fez pensar bastante, portanto alcançou seu objetivo de marcar o leitor. Ele nos faz pensar sobre relações humanas, sobre coragem, medo, tristeza, luto, sonhos, sobre seguir adiante. Nos faz pensar até que ponto podemos chegar em situações extremas. O que será que faz pessoas tomarem estradas tão diversas? Qual é a estrada que escolheríamos numa situação dessa?
Escrito num tom sombrio, a Estrada é profundo. Especialmente se você for pai (ou mãe).

site: http://abibliotecamr.com/2022/09/16/a-estrada/

Thiago662 12/09/2022

Na realidade nem sei muito o que dizer, só sinto! Um dos melhores livros que já li. Mais do que um mundo distópico é sobre a relação entre um pai e um filho, sobre amor e confiança. Você sabe o final, mas torce para que ele não aconteça. Sensacional!

thiagocarrera 06/09/2022

Sombrio..
Segundo livro desse autor que eu leio. Estilo cru, na cara. Como em Meridiano de Sangue, me parece que há uma missão em mostrar a podridão humana em situações de escassez, desespero e caos. E poucos são os bons.
O oculto que guardamos e se liberta quando nossas correntes já não estão mais lá.
O livro me fez sentir solidão as vezes. Realmente te faz sentir o vazio que descreve, surpreendentemente sem muitos detalhes.
A jornada do pai e filho é única, forte, muito bela. Esse livro é uma obra de arte do autor. E que autor!

Fernando 29/08/2022

Sobre seguir em frente
Li esse livro há muitos anos atrás em um outro momento da minha vida, e reler em 2022 me deu diversas novas perspectivas. Da vontade absurda de seguir em frente à tentativa de fazer o bem e manter a pureza, ficarei com o subtexto muito mais gravado na memória.

Sobre o livro em si, extremamente bem escrito, tenso, corrido. Dos 35% pra frente o livro engata de vez e é impossível parar de ler.

iara 14/06/2022

Boring
Livro de facil leitura, pouca profundidade, sobre um pai e um filho sobrevivendo num mundo devastado