Os 12 Signos de Valentina

Os 12 Signos de Valentina Ray Tavares

Resenhas - Os 12 Signos de Valentina

Maria.Fernanda 31/03/2021

Bom passatempo
Achei a proposta da história extremamente original e convidativa, porém o desenvolvimento do enredo acabou tornando-se previsível e redundante. Não suprindo minhas expectativas quanto ao aprofundamento dos personagens, e abordagem da temática.
Tenho algumas críticas quanto a simplificação sistemática da autora para concluir o que havia prometido na história, como a facilidade da protagonista de encontrar todos os signos para se envolver. Além disso, os signos apresentavam exatamente os estereótipos esperados, sendo uma experiência superficial, e desperdiçando a possibilidade de explorar a complexibilidade da astrologia.
Ademais, infelizmente não senti-me envolvida com o romance, e a química não me pareceu bem desenvolvida, e também esperava um aprofundamento melhor da personalidade dos personagens, baseada em alguma ciência fundamentada.
Porém, de forma alguma a leitura do livro foi vã, até porque a escrita da autora é muito divertida e fluida, sendo o esperado para um livro jovem. Além disso, nos trás um ensinamento que pode parecer supérfluo, mas é bem importante para vivermos melhor, que é nos separarmos da superstição como padrão certeiro de vida. Sem contar os dramas adolescentes e dores que os personagens precisaram superar.

Ju 09/04/2020

Penoso...
O que dizer de OS 12 SIGNOS DE VALENTINA?

Eu não gostei.

Eu tinha uma curiosidade imensa em relação a esse livro há quase 4 anos, afinal, fui uma usuária assídua do wattapad em 2016 e o conheci por lá, contudo, só agora resolvi de fato dar uma chance a essa leitura.

Confesso que minhas expectativas foram por água abaixo logo nos primeiros capítulos. A Isadora é extremamente chata, e nem mesmo sua prima Marina e nem o namorado dela, o Rodrigo, salvam. Nenhuma amizade dela da faculdade tem algum carisma. Simplesmente não tem nenhum personagem legal (exceto uma única pessoa que falarei melhor depois).

A Isadora é dramática, infantil e a todo momento precisa ressaltar a fossa em que está, ou a todo momento precisa ficar frisando seu papel de branca privilegiada etc., com vários discursos sobre machismo, empoderamento, desconstrucão etc. Ou que era fora dos padrões, alta, com barriga, celulite, estria, seios pequenos e um menor que o outro.

Não me levem a mal, nós PRECISAMOS de protagonistas diferentes e fora dos padrões e que passem alguma mensagem relevante! O que acontece é que a Isadora sentia necessidade de nos comunicar isso e nem sempre achei que parecia ser uma questão tão importante no rumo da história, sabe? Eu senti que a autora parecia ter necessidade de colocar tudo que ela acha que deveria ser trabalhado em um único livro, então saiu encaixando uma protagonista fora dos padrões, e mais discursos de machismo, política, privilégio do branco e por aí vai.

Novamente, precisamos de livros que abordem essas coisas, mas não necessariamente de uma protagonista que precisa a todo tempo frisar isso. Eu gostaria que ela me mostrasse isso com suas ações dentro do livro, com sua personalidade, com a forma como tratava as pessoas etc., e não toda hora falando que era "assim e assado", era como se ela quisesse me convencer por não conseguir demonstrar. Quando ela não falava de si mesma, falava até para o rolo dela, que ele era branco, privilegiado, heterossexual e blá blá. Nós sabemos disso, não é necessário colocar certas coisas em toda oportunidade no livro. Se for colocar, basta uma vez.

Eu achei o livro raso. E talvez por isso eu reclame tanto dos discursos "padrões" (padrões no sentido de serem disseminados como vemos em cartilhas ou no Twitter) que a personagem usava. A questão é que, são 12 signos trabalhados no livro, é muita coisa. Eu, particularmente, achei a ideia da autora muito legal, e muito original trabalhar isso como um experimento por meio da Isadora, e em blogs. Achei realmente que a estrutura ficou excelente. Só que eram homens demais para serem abordados e, por isso, fico muito raso. Honestamente, não sei como ela poderia ter solucionado isso sem aumentar o livro e torná-lo cansativo. Se o problema fosse só a superficialidade retratada dos caras dela, estaria ok. Porém, os capítulos que antecediam esses rolos da Isadora eram igualmente rasos, e penso que, por isso, eu não consegui me apegar a ela ou aos personagens de apoio, porque simplesmente não dava tempo de construir uma personalidade, sabe? Para mim eram apenas distratores que antecediam a passada de rodo da personagem principal no zodíaco. Só. Se os personagens não revelam muito de si, isso toma espaço da própria personagem central que "não se solta".

Uma coisa que me incomodou foi que a Isadora disse que mulher nenhuma deveria colocar a sua felicidade nas mãos de outras pessoas. Ela está corretíssima, a felicidade depende de nós, e isso foi bem transmitido no livro. Entretanto, acho que essa conclusão da personagem talvez tenha vindo precocemente, e só me fez pensar que enquanto ela dizia isso, estava colocando sim a felicidade dela na mão de 12 signos que usou para sair da fossa, não mão de um experimento que usava pessoas. Achei que essa conclusão poderia ter aguardado mais, pois a Isa cresceu, e percebeu que a felicidade realmente dependia só dela.

De forma geral, apesar de eu ter detestado a personagem principal e não ter curtido algumas coisas por não achar que o livro foi tão bem trabalhado para ganhar tanta informação que, aí sim, seriam muito bem-vindas; achei que trazem também algumas reflexões, uma ou outra mensagem interessante.

O livro é bastante previsível, então fiquei meio sem saber por que estava lendo. Dá para sacar o rumo ainda no começo. Não me surpreendi com nada. Livros previsíveis não são ruins, só que precisam ser prazerosos, esse não foi.

Qualquer crítica que eu tenha sobre OS 12 SIGNOS DE VALENTINA não alcança o Andrei, pois ele é um personagem extremamente maravilhoso, e muito provavelmente foi a única coisa que me fez continuar a ler. Ele foi o único personagem que conseguiu transmitir os sentimentos. Porque eu conseguia captar bem a diversão dele, o deboche ou qualquer coisa. A descrição dele ficou muito clara, as mudanças de humor eram realmente perceptíveis. Ele se mostrou melhor e com certeza roubou o coração das leitoras, todas.

Apesar de eu não ter gostado do livro, eu não me arrependo de tê-lo lido. Ele não deu certo comigo, mas deu certo com a maioria das pessoas que leram e acho que isso é um indício de qualidade. Não curti a história? Não, acontece, ele não foi bom para mim, mas pode ser para você que queira ler. Foi bom ter lido algo nacional e recente, a escritora escreve bem, é original, criativa. Espero que mais pessoas leiam e tirem as próprias conclusões.

Sarah 11/07/2022

Do Wattpad para a minha estante
Eu quase vendi minha alma para comprar esse livro, não porque era caro, mas para uma estudante que não tinha trabalho, talvez essa seria a única forma de eu consegui-lo kkk, mas consegui, cheio de perrengues, mas consegui kkkk e que prazer em ler esse livro físico.
Já havia lido no wattpad, foi o primeiro que coloquei na biblioteca do app, afinal tinha tudo que eu mais gostava, romance e signos do zodíaco, não tinha como dar errado...
Eu queria ter vivido a experiência toda com a Valentina, mas não apenas como leitora do seu blog, mas como ajudante kkk e imagina, de quebra encontrar alguém como Andrei.....
Enfim, passar o rodo no zodíaco com certeza é divertido, rende algumas risadas, perrengues e claro muitas histórias para contar.. e como uma boa fofoqueira que sou esse livro ganhou meu coração!

Aione 07/11/2017

Os 12 Signos de Valentina promete risadas, romance, astrologia e uma protagonista curando seu coração partido — e cumpre. Porém, o livro de Ray Tavares vai além, trazendo também uma história de autodescoberta aliada a uma percepção essencial da sociedade brasileira e do contexto de vida das personagens descritas.

Isadora não consegue superar o término de seu relacionamento. Também, após seis anos de namoro, ela descobre em meio à comemoração de seu aniversário que seu ex a traiu com uma de suas melhores amigas. Quando sua prima resolve forçá-la a sair para uma noitada em uma tentativa de animá-la, Isadora descobre a astrologia e que ela e o ex jamais dariam certo, considerando-se a incompatibilidade de seus signos. Obcecada pelo assunto, ela decide aliar sua mais nova obsessão a um projeto investigativo de seu curso de jornalismo e cria “Os 12 Signos de Valentina”, um blog onde ela contará suas experiências beijando cada um dos signos do zodíaco.

Ray Tavares nos faz mergulhar na leitura desde os primeiros parágrafos. A narrativa em primeira pessoa é extremamente ágil, além de divertida pelas inúmeras piadas muito bem inseridas pela autora. Suas observações, muitas vezes ácidas, combinam perfeitamente bem com o humor ariano de Isadora, além de nos remeter à própria autora — ou ao menos ao que ela apresenta sobre si. Basta acompanhá-la em suas redes sociais que se torna completamente possível enxergar Ray Tavares em cada uma das linhas de seu texto.

Não apenas pela escrita, a fluidez de Os 12 Signos de Valentina se dá pelo próprio enredo. Os episódios não demoram a acontecer e temos a todo momentos novas situações na trama, fazendo com o que livro seja extremamente rápido de ser lido. Ainda, ficamos ansiosos por cada novo encontro de Isadora, ansiando tanto pelas fichas astrológicas que ela cria de seus parceiros quanto pelas próprias descrições dos encontros. Os posts de seu blog são simplesmente deliciosos de serem lidos.

Gostei, também, de como as personagens foram desenvolvidas. Ainda que os encontros do projeto Valentina sejam estereótipos dos signos a que pertencem justamente para caberem na descrição da protagonista, as personagens principais recebem características próprias, que vão além da astrologia. O próprio processo de amadurecimento de Isadora é um dos pontos altos do livro, mostrando o quanto ela aprende a ser feliz por si, independentemente de estar ou não com outra pessoa — o que não impossibilita o romance, que continua sendo central no enredo. Junto de Isadora, nos apaixonamos pelo mocinho da história e torcemos pelo tão esperado final feliz e suspirante entre ambos. Vale ressaltar, também, a sensibilidade com que a autora aborda a dor da personagem, respeitando cada uma de suas fases e demonstrando a importância delas serem de fato sentidas, antes de poderem ser superadas.

Porém, o que torna Os 12 Signos de Valentina uma leitura completamente válida é a inserção que Ray Tavares faz da trama no contexto sócio-político brasileiro, permitindo aos leitores compreenderem parte da realidade em que vivemos. Isadora faz observações o tempo todo sobre os diversos privilégios de determinadas figuras sociais, sobretudo os de classe e gênero. Dessa maneira, o livro vai além de seu enredo e nos possibilita olhar e refletir sobre nossas próprias condições, cumprindo, assim, sua também função social.

Em linhas gerais, me encantei por Os 12 Signos de Valentina tanto pelo rápido envolvimento que me proporcionou, culminando em uma leitura deliciosamente divertida, quanto pelas temáticas abordadas pela autora. Ainda, foi impossível não me sentir “em casa” virando as páginas do livro, já que estudo na mesma universidade que Isadora e frequento tantos dos lugares mencionados na obra. Contudo, independentemente de se conhecer ou não o cenário da história, é quase impossível não se identificar ao menos em um aspecto durante a leitura. Afinal, praticamente todos nós já tivemos nosso coração partido, além de já termos mergulhado em alguma mania para sermos capazes de seguir em frente em determinadas situações. E que atire a primeira pedra quem nunca entrou em um site de astrologia buscando no zodíaco respostas ou conforto para algumas de nossas tantas questões existenciais — ou só mesmo para descobrir se o signo do crush combina com o nosso.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2017/11/07/resenha-os-12-signos-de-valentina-ray-tavares/

Natália | @tracandolivros 04/10/2022

O que os signos falam sobre a gente? • Os 12 Signos de Valentina
Fazia anos que eu queria ler esse livro, e finalmente eu tive a oportunidade porque a linda do @pausaparalivros me mandou de presente, e quando ela falou que eu ia amar, eu só podia confiar, e deu super certo!

Aqui a gente acompanha a história da Isadora, que foi traída pelo namorado com quem estava há seis anos, e justamente com a amiga dela. Perdendo toda a confiança nos homens e devastada, ela passa meses chorando, até que um dia a prima dela convence ela a ir numa balada e a moça da faxina diz pra ela qual foi o problema com o relacionamento dela, ela é de Áries e ele de Peixes, nunca iria funcionar.

Nesse ponto Isadora deixa de ser a louca dos gatos (sem gatos) e vira a louca dos signos!

Quando chega a hora de fazer um trabalho para faculdade a prima dela e ela bolam um plano, fazer um blog sobre signos, onde Isadora vai sair com todos os 12 signos e provar como funciona a compatibilidade.

Conhecendo tantos homens ela vai aprender mais sobre si, se apaixonar e se divertir muito, assim como nós leitores!

Eu amei esse livro do início ao fim, ele já começa leve e engraçado. Eu RI MUITO durante toda a leitura, principalmente nas referências dos memes que só livro nacional consegue fazer!

Adorei vários dos mocinhos, shippei a Isadora com quase todo mundo e me apaixonei pela escolha final.

Os 12 Signos de Valentina é um livro sobre autoconhecimento, crescimento e aprendizado, além de muito romance, é claro!

site: https://www.instagram.com/p/CghGnhqORTj/

Tatá 17/01/2022

Os 12 signos de Valentina
Eu ameiii real kkkkkk
Primeiro que gosto sobre o assunto de astrologia e a personagem ainda é do mesmo signo que eu kkkkkk ?
E a curiosidade de saber qual é o signo ideal falou alto demais kkkk e confesso que até fiquei com vontade de fazer esse experimento ??
Maiiiis melhor eu continuar só no mundo dos livros msm

E siiiim é uma leitura leve e que te leva a querer ler o dia todo viu kkkk
Então leiam

Notaaaa ????? pode colocar mais?! Kkkkkkkk
gabidecarle 24/01/2022minha estante
Kkkkkkkkk

Bah Peruchena 27/04/2020

Divertido
Apesar de ser um livro longo é bem tranquilo e gosto de ler.
Glaucia 27/04/2020minha estante
Gostei bastante tmb

bruna 21/03/2021

Tive o interesse para ler esse livro por conta da minha paixão (ou diria, obcessão?) pela astrologia e esperava me deparar com um romance bonitinho, estilo Carina Rissi --- ainda que eu enxergue diversos problemas, consigo aproveitar para passar o tempo e até me emocionar. Mas infelizmente, posso dizer que esse livro não me acrescentou nada a não ser críticas e espanto.
Primeiramente, a escrita da autora é informal de um jeito "não legal". É tudo extremamente raso, mastigado, mas não como se tivesse uma papinha que ajuda àqueles que não têm o conhecimento necessário para entenderem bem. Infelizmente, Ray não soube narrar uma história. Partindo para o segundo ponto com o gancho do primeiro, é notável que faltou um bloquinho de notas ao lado para anotar características dos personagens, pois a criadora se confundiu em diversos pontos e criou incoerências (até mesmo na aparência foi confundida a cor dos olhos de Lucas). A própria personagem principal não parece ter personalidade própria por possuir tantas hipocrisias entre seus atos e valores. Muitas vezes, o exagero da tentativa da Isadora de ser desconstruída, passou a ser militância. Entendo o seu ponto político e concordo com diversas de suas falas, mas não há por que ser grosseira com um homem que tentou ser cavaleiro ou gentil ao abrir a porta. Claro que ele sabe que você tem a capacidade de abrir uma porta (ou ao menos os que Isa encontrou)! Mas por que ele fez isso? Pra te agradar, e você poderia muito bem fazer esse mesmo gesto! Não há uma intenção errada sobre isso (há sim, a ideologia sexista sobre o homem abrir a porta, mas ela poderia surpreender e abri-la ela mesma!) Essa foi a última gota d'água até eu ler o resto na força do ódio, mas existem várias outras militâncias.
A abordagem sobre os personagens foi até boa, mas a própria história moderna teve preconceitos escondidos. Por que ela escolheu justo um descendente de coreano para ser o virginiano quieto e fechado? Isso foi uma escolha bem triste, principalmente para quem tem raízes asiáticas como eu, notar esse estereótipo ainda presente no subconsciente.
Aqui, você leitor, já deve estar com raiva da minha grosseria em forma de resenha. Minha intenção não é infamar a autora (o que acho que não acontecerá, se ela tem tantas resenhas positivas e cópias vendidas, ela fez algo certo e continuará seu caminho), mas como comprei o livro, não poderia deixar de despejar minha tristeza e decepção em pontos que EU achei absurdo sobre o livro. Talvez eu tenha lido um livro ruim mas os outros da Ray sejam bons, também pode ser. Eu poderia sim apenas deixar de gastar meu tempo resenhando algo e espalhando "negatividade" ou ter simplesmente parado de ler o livro, mas não vejo quase nenhuma resenha negativa e senti a necessidade de tornar o meu descontentamento em algo útil para mim mesma e talvez, outros (talvez do talvez, para a autora).
Amanda Cabral 25/04/2021minha estante
Melhor resenha não há! Você falou exatamente tudo o que eu senti. Pra mim, o fim, foi ela errar o paraíso astral de Leão em um livro onde o foco era astrologia. Ninguém se deu ao trabalho de dar um Google na revisão

july 14/04/2021

Quero um Andrei para mim!
Esse livro foi um dos livros nacionais que eu li durante muito tempo lendo apenas coisas britânicas e afins. Foi bem engraçado ver tantas referências em relação ao Brasil e coisas só nossas, que me identifiquei MUITO com ele, além de conhecer alguns lugares que foram retratados no livro, sem precisar ir no google ou imaginar como era. Por esse lado, me deu um certo tipo de conforto absurdo e acho que irei ler mais conteúdos nacionais pois somos incríveis também.
Por outro lado, teve algumas coisas que me incomodaram mas não foram tantas ao ponto de desistir do livro, apenas algo em relação a querer esganar a Isadora por ser tão burra de vez em quando e querer parar de ler por aquele momento, para recuperar a tranquilidade.
Depois que comecei a ler esse livro, comecei a analisar os signos de personagens de filmes e até de novelas, além de pessoas a minha volta e eu ficava tipo ?Hm, esse bem deve ser leonino.? ?Nossa, pra quê tudo isso? Bem deve ser de peixes.? É até engraçado falar sobre pois sempre gostei de signos mas nunca tinha lido nenhum livro ou até fanfic sobre, então isso despertou um lado bom em mim envolvendo astrologia, além de poder conhecer mais sobre os outros signos do zodíaco.

Outra coisa que me chamou atenção no livro foi o Andrei, não sei mas eu sinto que ele é simplesmente o tipo de cara que eu me apaixonaria, do jeito que Isadora fez. Simplesmente meu comfort guy e que eu furaria o olho dela sem nem pensar duas vezes. (Desculpa, Isa).

O livro é leve e com uma escrita absurdamente tranquila, onde parece que você está ouvindo a autora verbalizar tudo para ela com uma voz tipicamente brasileira e debochada. (Coisas de arianos).

Queria deixar claro que em certas partes me agoniei em relação a enrolação de algumas coisas, tanto que nem li a carta que a Isa fez pro Lucas, além de querer chutar a cara dela quando sentiu ciúmes do Andrei em relação a Janaína e ela estava curtindo os outros signos por aí. Ela fazia sem perceber e quase quebrei meu celular na cara dela e ainda achei pouco o que aconteceu para eles ficarem separados.

Mas eu leria outro no estilo sem problemas nenhum no estilo e achei até graça do destino por ele também ser Ariano que nem ela.

É isto. Andrei, se você existir me liga, por favor.
Aysllavanessa 19/05/2021minha estante
Andrei também entrou na minha lista de personagens masculinos que eu amooo e quero proteger ??

july 19/05/2021minha estante
sim ???

chhrisalmeida 03/09/2023

E nasce um amor por livros de comédia romântica
Recomendação de uma amiga pra retornar o hábito de leitura e não tinha como ser melhor. Amo signos, me identifiquei muito com a vida amorosa da Isadora e divertidíssimo! As referências brasileiras, os pensamentos da ariana? dei muita risada e fiquei tentada a testar o mesmo experimento. Um dos livros que gostaria de esquecer para poder ler de novo.

Isadora 19/06/2017

Minha história com as fanfics e histórias originais da Ray vem desde Noiei, a primeira fanfic dela que eu li. Depois disso, só consegui amar cada vez mais cada história criada por essa mulher maravilhosa, e com 12 Signos de Valentina não foi diferente. Me apaixonei logo de cara por 2 motivos:
1. A principal compartilhava do meu nome
2. Era sobre astrologia, um assunto que eu estava querendo aprender mais.
Esperava ansiosamente toda semana por um novo capítulo, que devorava em alguns minutos e me fazia ansiar pelo próximo. Ver o sonho da Ray se tornando realidade é incrível, assim como ter esse livro em mãos.
Assim que comprei, comecei a ler e não consegui parar até acabar, mesmo já sabendo como a história terminava. Percebi algumas mudanças em relação aos capítulos do Wattpad, mas sempre para melhor.
É um livro que tem senso de humor, drama, romance e que eu recomendo para qualquer pessoa, mesmo gostando ou não de astrologia, porque é indispensável para se apaixonar pela escrita da Ray.
5 estrelas e favoritadissímo.

Aline || @itsme__line 17/03/2021

Me rendi aos signos
Gostei muito da leitura, é um romance que aquece seu coraçãozinho e te deixa feliz.
E pra quem não dava nada para signos, depois de ler o livro me pego lendo sobre signos agora. Kkk

Valeria351 11/07/2017

Fofíssimo e genial
Eu sou uma leitora voraz, quem entra no meu Skoob percebe. Então, quando a Ray mandou o link dos livros dela no Wattpad, eu resolvi conferir.

Os 12 Signos de Valentina é um livro maravilhoso, com uma proposta inovadora e genial, posso me considerar perita já que meu gênero preferido é o romance.

Não é um livro (muito) clichê, os protagonistas passam a sensação de realidade, não são forçados como em muitos romances. Temos vontade de passear pelas ruas da Cidade Universitária, na expectativa de encontrar Isadora, Andrei, Marina e Rodrigo, a fim de construir uma amizade sincera com eles.

No decorrer da leitura é visível a transformação e amadurecimento pelo qual a Isadora passa, a vontade que ela tem de terminar o que se propôs a fazer, como uma forma de descobrir uma forma de se amar primeiro, antes de embarcar no relacionamento com Andrei, mesmo com sua melhor amiga lhe dizendo para fazer o contrário. Gostaria de ter sua determinação e vontade.

Andrei é o típico par perfeito, compreensivo e amoroso. Dei graças a Deus e a Ray por não tê-lo feito um protagonista clichê, porque podemos desejar e sonhar com um Andrei em nossas vidas.

Eu já li (e ainda leio) todos os livros da Ray que existem no Wattpad, assim como Nicholas Sparks, eu lerei até receita de bolo se ela escrever! Ela já é uma das minhas escritoras favoritas, torço para que todos os seus livros se tornem sucessos estrondosos.