827 Era Galáctica

827 Era Galáctica Isaac Asimov




Resenhas - 827 Era Galáctica


125 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 7 | 8 | 9


Thata 10/10/2020

A terra?! É uma pedra no céu!
Comprei esse livro na Bienal de 2016, por indicação do Lucas (que trabalhava na editora e agora é dono do @combocafecultura), falei pra ele que tinha vontade de ler Asimov mas tinha medo, então o Lucas falou pra eu começar por Pedra no céu. Comprei, mas só fui ler 4 anos depois. Agora com a LC!

A história foca em Schwartz, um alfaiate aposentado do nosso mundo e que acidentalmente viagem para milhares de anos no futuro. No futuro, somos um planeta sem importância dentro de um governo galáctico que se chama "Império", nosso planeta devido a radiação suporta um numero limitado de habitantes, e não tem como viver alem dos 60 anos.

Se pensarmos no contexdo da epoca em que Asimov escreveu o livro, em 1949, encontramos varios elementos que nos fazem pensar na segunda grande guerra:  a ideia de um grande poder centralizado interplanetário, o poder e a valia da tecnologia, o uso dessa tecnologia, a centralização do poder em grupos hostis, mesmo ignorantes.... e assim vai.

Eu particulamente gistei muito desse livro, tem todos os elementos de um bom sci-fi! Mesmo sendo o primeiro romance de Asimov.
comentários(0)comente



Lary 28/09/2020

Para o fim da vida se fez o início...
Pedra no Céu é um dos melhores livros para iniciar a leitura nas obras de Asimov, sendo ele o primeiro romance escrito e publicado pelo autor em 1949 e 1950.

Agora, imagine a humanidade em um futuro distante, se expandir tanto pela galáxia ao ponto de se esquecer completamente de suas origens e ancestralidade, de olhar para um planeta que um dia foi seu berço e sentir todo tipo de aversão por ele e por seus habitantes, deixando os à margem do Império que se ergueu durante todos esses séculos de seu desenvolvimento e "evolução".

Esse é um dos temas da história, além de toda discussão de conflitos políticos e éticos, viagem no tempo, muitos diálogos com explicações científicas sobre química, biologia e física, experimentos, etc. Cada livro de Asimov é uma aula. Todo o enredo também tem influência sobre os acontecimentos da época que Asimov estava vivendo, como os ataques nucleares em Hiroshima e Nagasaki.
comentários(0)comente



Kamila250 19/09/2020

Esse é mais uma obra maravilhosa de Isaac Asimov, nele viajamos milhões de anos a frente, onde a humanidade é tão avançada e já se atrapalhou pela galáxia, que não sabemos mais onde nascemos como ser humano.
comentários(0)comente



Juu 14/09/2020

Primeiro do Asimov
mais uma ficção científica maravilhosa. A escrita do Asimov é muito boa, além de trazer vários assuntos e termos científicos. A história mistura viagem no tempo com vida nos múltiplos planetas do universos, além de levantar questões sobre preconceitos com diferentes classes sociais em planetas distintos. Além disso, pra quem planeja ler a trilogia da fundação esse livro é uma porta de entrada, pois já introduz a história do Império que estará mais presente em fundação.

Maravilhoso
comentários(0)comente



Leo Souto 19/08/2020

Literalmente.. Asimov!
Tinha que ser Asimov..
Não me lembro quantos livros já li do Asimov, mas todas as vezes que leio uma obra dele, é como se tivesse a sensação de ter lido pela primeira vez. Esse romance foi a primeira obra escrita por ele durante sua juventude, é considerado o início da história da Fundação, sendo um ótimo introdutório para quem deseja iniciar nas obras de Asimov. A história uni viagem no tempo, pós-apocalíptico, ciência, até mesmo preconceitos entre planetas. Esse livro é magnífico, aqueles que estão em dúvida, só digo uma coisa: leiam e tirem suas conclusões.
comentários(0)comente



Samira :) 17/07/2020

Desconsiderando as distopias, essa foi a minha primeira experiência literária de ficção científica. Estava meio receosa pq achava que não ia curtir muito mas fui positivamente surpreendida! Eu amei o enredo! Todo o contexto de Império Galático e a radioatividade terrestre, apesar de ficção, até fazem um certo sentido se pensarmos sobre os rumos do nosso planeta hoje. A ideia toda da narrativa me instigou muito!

Entretanto acho que o rumo da estória poderia ter sido melhor desenvolvido. Muitos personagens, muitos acontecimentos, um romance um pouco forçado... Um personagem em especial (o que viaja no tempo) tinha muito potencial pra gerar uma reviravolta maior nesse mundo futurístico mas, ao meu ver, ele não movimentou tanto o desenrolar da estória. Por muitos momentos ele foi secundário. Eu também achei que algumas informações ficaram um pouco perdidas e terminei o livro com dúvidas sobre os porquês de alguns acontecimentos.

Apesar desses poréns, ainda é um livro bem legal!!! Foi o primeiro romance de Isaac, o que me faz pensar que os outros devem ser ainda melhores e mais bem escritos (sobretudo a obra Fundação que teve seu primeiro insight a partir de Pedra no Céu).
Enfim, recomendo! Principalmente pra quem está começando a ler ficção científica como eu :)
Wagner_GRUNGE_1994 30/08/2020minha estante
Oi :)

Gostei da sua resenha e de fato você trouxe alguns apontamentos pertinentes. Porém eu queria falar sobre outra coisa, pois existe uma coceirinha dentro de mim que me obriga a dar recomendações às pessoas. É quase um tipo de toc, e no seu caso, como você não tem muita bagagem relacionada a livros de ficção científica, eu gostaria de te indicar dois livros muito bons que são superiores a esse.

O primeiro é outro livro do próprio Isaac chamado O Cair da Noite. Ele retrata um planeta distante que possui seis sois e a noite nunca chega, todavia, uma vez a cada 2042 anos um estranho fenômeno acontece, onde todos os sois desaparecem por 15 longas horas, o tal fenômeno de chama Eclipse e com ele vem a temida escuridão, uma ideia tão abstrata e assustadora quanto a de ser enterrado vivo. Ok, não soa assustador pensar na noite ou no escuro, mas você deve ter notado que o Isaac gosta de usar elementos que são naturais à nós e abordá-los com estranheza. O quão aterrorizante seria a presença de um fenômeno estranho que te provasse um sentimento de um sentimento de claustrofobia incontrolável, pondo a sua mente a beira da loucura, e que se assemelha-se ao fim do mundo? Como uma sociedade racional reagiria a isso?

O tal livro aborda questões como a da relação da sociedade com a ciência e com a religião, como pessoas comuns lidariam com previsões que fossem de encontro ao que elas querem acreditar entre outras questões. Um ponto que vale destaque nesse livro envolve a construção dos personagens que, apesar numerosos, são cativantes e bem construídos, te instigando progressivamente ao ponto do clímax.

O segundo livro que eu recomendo é Planeta dos Macacos. Sou fã dos filmes, sejam as versões clássicas, a de 2001 ou a mais recente, mas afirmo que o livro, em suas poucas páginas, supera as suas obras cinematográficas de longe.

O enredo é cativante porque consegue te colocar de forma convincente a uma realidade completamente absurda de um mundo dominado por primatas, onde humanos são seres pouco inteligentes e os Macacos parecem imitações de homens primitivos.

Além do belo enredo e de uma sólida construção de personagens, ambientação e alto nível narrativo, o subtexto justifica que esse seja um clássico.

O livro trás reflexões importantes sobre o caminho que a nossa sociedade vem tomando em um sistema que não privilegia a criatividade, nos acomoda e automatiza ao ponto de que com o passar das eras nós temos uma retração intelectual, uma espécie de evolução ao inverso. Nós, em nossa arrogância, perdemos a noção do quão insignificante somos em relação ao universo, e pela nossa ilusão de grandeza intelectual, findamos pondo termo ao processo histórico de construção de uma espécie humana de fato grandiosa.

Espero que goste das dicas. Ficção científica é mais do que uma reflexão do que pode ser, mas dos caminhos que tomamos hoje. Querendo conversar mais sobre o gênero estou disponível. :)


Samira :) 31/08/2020minha estante
Oi Wagner! Muito obrigada pelas dicas!!! Você me instigou muito a ler esses livros! O Cair da Noite eu não conhecia, já Planeta dos Macacos está na minha lista de próximas leituras. Eu amo os filmes e, se você diz que a leitura os supera, eu fico ainda mais animada! Obrigada mesmo! Comecei a ler ficção científica esse ano e já penso que será um dos meus gêneros favoritos! Bom saber que tem alguém pra falar sobre :)


Wagner_GRUNGE_1994 31/08/2020minha estante
:)


Rodrigo 13/12/2020minha estante
"Apesar de ficção " rsrs,se vc soubesse o quão perto a humanidade já chegou e ainda não está livre de um inverno nuclear,sabe de nada...




Aécio de Paula 16/07/2020

Pedra No Céu - Isaac Asimov
Primeiro livro do escritor. A terra não é mais um planeta bonito. Mas um lugar sombrio e radioativo e os terráqueos, seres desagradáveis para a galáxia, têm uma vida difícil. Os planetas na galaxias já estão habitados e existe um governo central galático. Alguns estudiosos presumem que a terra é o berço da humanidade. Um terráqueo nos dias atuais é transportado para esse futuro estranho e daí começa a história desse livro.
comentários(0)comente



Thiago 05/07/2020

A humanidade prosperou... mas e a Terra?
Imaginem que, a dezenas de milhares de anos, a humanidade prosperou e chega a um contigente de quatrilhões de pessoas espalhadas pelo universo. A Terra, suposto berço da civilização, é um recinto abandonado cujo solo radioativo fez a qualidade de vida minguar e agravar a reputação dos terráqueos perante os vizinhos espaciais.
Com experimentos científicos e um detalhismo técnico que impressiona, “Pedra no Céu” é a obra inaugural de Isaac Asimov que, aliando-se a uma aventura divertida e conspiratória, reflete sobre a humanidade os impactos da 2ª Guerra Mundial enquanto já preparava terreno para a sua incrível trilogia “Fundação”. Das ressalvas que passam batido, muitas e longas linhas de diálogos explicativos que acabam ficando cansativas, mas todo o senso de urgência na trama proporciona uma leitura rápida e envolvente.

site: https://www.instagram.com/p/CCRe-9Shqgr/?utm_source=ig_web_copy_link
comentários(0)comente



@solitude_e_books 28/06/2020

O melhor do Asimov !!!! Instagram @solitude_e_books
Pedra no céu foi um livro escrito em 1949 e publicado em 1950 sendo este o primeiro livro do genial Isaac Asimov, nessa história acompanharemos Joseph Schwartz um alfaiate aposentado que após um acidente em um laboratório perto de onde caminhava foi transportado a milhões de anos no futuro, sendo assim encontrando a terra só que agora totalmente desolada e esquecida onde os terráqueos são vistos como a escória da galáxia, carregando um estigma social ao qual acredita-se que são portadores de desgraça que possuem uma espécie de mau-olhado.

Não posso deixar de ressaltar que Pedra no céu é o primeiro livro de três, que compõe o período anterior a trilogia clássica da fundação, sendo assim Asimov retrata o império no auge de sua soberania e a Terra é vista pela galáxia como nada mais que uma pedra no céu.

Mesmo tendo sido escrito em 1949 essa ainda é uma história bem atual, pois o preconceito que os terráqueos sofrem pelo resto da galáxia se assemelham muito ao que ainda vivemos nesses dias atuais, em momentos da narrativa o autor nós mostra o quão absurdo é julgar uma pessoa pelo local de nascimento ou até mesmo por ser diferentes dos outros em alguns aspectos.

Pedra no céu é um livro que não escuto falar muito mas redes sociais, mas devo deixar registrado que dos 5 que li do autor esse foi o que mais gostei.
comentários(0)comente



Diego Rodrigues 07/04/2020

Um livro que levanta muitas questões
Publicado pela primeira vez em 1950, "Pedra no Céu" é o primeiro romance do renomado escritor de ficção-científica Isaac Asimov. A obra foi escrita em meio as sombras do bombardeio de Hiroshima e as incertezas da radioatividade, portanto esse será um assunto recorrente durante a leitura. O livro também faz prequela a trilogia da Fundação, obra-prima do Bom Doutor.

Joseph Schwartz era uma pessoa comum que levava uma vida estável morando em Chicago, até que um dia durante uma simples caminhada, por causa de um acidente em um laboratório nuclear nos arredores, ele se vê sumariamente transportado para milhares de anos para o futuro. Nesse futuro a Terra se tornou altamente radioativa devido a intensa atividade nuclear exercida pela humanidade ao longo dos anos. A raça humana se espalhou pelo espaço e colonizou diversos planetas, formando assim o Império Galáctico (sim, aquele mesmo da Fundação). E agora esse Império nega que o berço da humanidade possa ter sido o tão desolado e atual planeta Terra, o que vai gerar muita intriga. E esse é só o cenário em que a história vai se passar.
Como se tudo isso já não fosse intrigante o suficiente, ao se instalar nessa "nova" Terra, nosso viajante se vê logo nas mãos de um famoso físico que quer usá-lo como cobaia em um experimento científico. Schwartz acaba sendo envolvido em um complexo e perigoso conflito político entre o Império e a Terra.

Com uma escrita rápida e dinâmica, "Pedra no Céu" é um romance fácil de ser devorado. Apesar de ser o primeiro romance publicado do autor, sua escrita já estava bem desenvolvida na época, muito por conta dos inúmeros contos que já haviam sido escritos. Logo nas primeiras páginas o leitor é completamente envolvido na história e a rede de tramas tecida pelo Bom Doutor vai se mostrando cada vez mais intrigante a cada capítulo.
O cenário da Terra fervendo em radioatividade nos faz refletir e é um tema que infelizmente permanece atual. 36 anos após a publicação do livro, Chernobil nos dos deu um obscuro vislumbre do que pode acontecer. Será que não aprendemos nada?
Outro ponto retratado aqui é a perversidade humana e a ganância pelo poder. Mesmo tendo passado milhares de anos, os humanos que vivem na Terra ainda fazem experimentos científicos sem pensar muito nas consequências, ainda usam de jogos políticos para exercer seu poder e o preconceito está enraizado ainda mais forte na sociedade. A forma como as colônias imperiais enxergam e destratam a Terra é motivo para os terráqueos tratá-los da mesma forma? Devemos combater preconceito com preconceito? Fogo com fogo?

"Pedra no Céu" levanta muitas questões e apesar de não atingir o mesmo nível de complexibilidade e genialidade de "Fundação", é um livro muito mais real e humano. Quando Asimov escreveu esse romance certamente ele se perguntava e imaginava como seria o futuro. Hoje, 70 anos depois, podemos ser mais otimistas quando pensamos no nosso futuro? Tenho a sensação de que, se ainda estivesse vivo, Asimov escreveria livros mais obscuros.

site: https://discolivro.blogspot.com/
comentários(0)comente



João Lucas 20/03/2020

Achei a história incrível. Asimov construiu muito bem os personagens e o enredo. Além disso, toda obra de ficção científica tem suas alfinetadas na realidade. Em Pedra no Céu não é diferente. Críticas ao fechamento de fronteiras por causa de outros povos e a briga entre nações são perceptíveis nessa obra.
comentários(0)comente



Giuliane.Souza 19/03/2020

Quando vc acha que não pode mais ser surpreendido pelo gênio
Asimov é um Deus da ficção científica..e ele põe os romances mais doidos no meio do apocalipse.. Maravilhoso
comentários(0)comente



Lucas.Macedo 10/02/2020

Muito interessante
O livro é muito bom e a contrução do protagonista é excelente... O único problema é que o (na época) jovem Asimov ainda não sabia criar um romance entre personagens

Se olhar apenas para a ficção científica, eu daria um 5/5
comentários(0)comente



SueSouza 06/02/2020

Enrolei para ler esse livro, mas me surpreendi com a escrita do autor, e ainda mais com o enredo e o mundo criado, fiquei querendo mais.
comentários(0)comente



Lara 21/07/2019

Pra mim é isso
Sensacional, to super ansiosa pra ler os clássicos do Asimov agora.

O livro não é só uma ficção científica extremamente bem escrita, é uma ficção científica com uma trama política SUPER movimentada, além de tentar embasar cientificamente diversos dos ocorridos. Uma ficção científica completa em todos os sentidos, amei demais da conta.
Olguinha 22/07/2019minha estante
Um dos meus escritores favoritos!!


Lara 22/07/2019minha estante
Ele é sensacional demais da conta


Eduardo1994 28/07/2019minha estante
Lara, muito bom sua resenha! Depois dela fiquei muito curioso com este livro do Asimov que ainda não conhecia.


Agnaldo Alexandre 16/11/2019minha estante
Olá, tudo bem?

Precisa ler fundação, o primeiro e o segundo tem uma trama política mais intensa e elaborada. Bom demais.




125 encontrados | exibindo 91 a 106
1 | 2 | 3 | 4 | 7 | 8 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR