A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento Licia Troisi

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

jackfowl 15/10/2011

Ótimo início de saga
Histórias deste tipo são sempre muito boas, mas esta em especial está se superando. Um mundo enorme com um inimigo do qual não se sabe muito a respeito e uma personagem principal forte e teimosa.

Vívis 23/09/2011

Se vc ja leu Percy Jackson, já pode ter uma ideia do que esperar desse livro.

Eu pessoalmente gosto do tipo de estória, além do que, é bem dinâmica também.. nada de ficar se segurando em fatos que não trazem nada.

Dá pra rir, pra chorar e ficar ansiosa com Nihal. Aventura é o que não falta.

Já peguei carona com o próximo, que está muito bom logo de início! rs

Bruno Leandro 13/07/2011

Finalmente um livro de fantasia que foge do eixo UK - US
Conheçam Nihal, uma garota que sobrevive à destruição de sua terra em um mundo governado por um Tirano que pretende escravizar a todos e mantê-los sob seu jugo. Jurando vingar seu pai e amigos mortos, a garota jura que irá crescer e se tornar um Cavaleiro do Dragão, um dos poderosos guerreiros que protegem o mundo, tentando equilibrar a tão desajustada balança de forças nesse mundo.
Escrito por uma italiana, o que foge totalmente do padrão Estados Unidos – Reino Unido atual, este é o primeiro livro de uma trilogia chamada de Crônicas do Mundo Emerso, por Licia Troisi, que prova que você não precisa falar inglês para escrever uma bela história de fantasia.
A protagonista de Troisi, Nihal, é uma garota de personalidade forte, decidida, imprudente e levemente arrogante. Ela carrega tanta raiva dentro de si que bem é possível que morra antes de completar sua missão. A garota também é atormentada por fantasmas de um passado desconhecido, que prometem deixá-la louca de tanto que invadem seus sonhos e os transformam em pesadelos. É quase impossível não sentir pena do sofrimento da garota, que se vê obrigada a amadurecer depressa demais em um mundo que já estava em guerra antes mesmo de ela nascer.
Gostei muito de como Troisi conduziu a história do primeiro livro, de como Nihal supera as adversidades e de como cresce aos poucos, já que tem que se provar digna e capacitada a cada passo que dá, pois todos os olhares se encontram sobre ela e o mundo em que escolheu viver é extremamente machista e xenófobo. É um mundo que não reconhece pessoas diferentes como ela.

Lunardi 15/01/2012minha estante
Legal, mal posso esperar para ler esse livro!!!!!

sagonTHX 04/07/2011

DECEPCIONANTE

No primeiro volume de Crônicas do Mundo Emerso, a narrativa gira basicamente em torno de Nihal, uma adolescente de cabelos azuis, olhos violetas e orelhas pontudas. Uma semi-elfo arredia, peralta, arisca, encrenqueira, intimidadora, arrogante, entre outras coisas que fazem o seu pai, Livon arrancar uns bons chumaços de cabelo por sua causa. Ansiosa para trilhar um caminho de aventuras, Nihal almeja tornar-se uma guerreira (ou um guerreiro, no dizer do livro), mais exatamente um Cavaleiro de Dragões - a elite dos guerreiros nos reinos do Mundo Emerso. Inspirada em seu sonho, Nihal arma-se de uma espada de pau e, juntamente com seus amigos - todos meninos -, travam combates entre si pelas vielas e ruas de Salazar, na Terra do Vento. Livon, armeiro, confecciona armas especiais e de altíssima qualidade, o que, de certa forma, já é um estímulo para Nihal trilhar o caminho do seu sonho.

Depois que o pai a presenteia com uma adaga muito especial, e por conta desta e de sua fama de briguenta (ou de guerreiro), ela acaba conhecendo o aprendiz de mago, Senar. Através deste, desejosa por aprender alguns truques de magia, Nihal irá conhecer a irmã de Livon, Soana, professora de Senar. A partir daí a vida de Nihal mudará completamente, e com uma tragédia arvorando-se sobre Slazar, ela estará a meio caminho de realizar o seu sonho de tornar-se um Cavaleiro de Dragões.

Além de cavaleiros e guerreiros, obviamente, as Crônicas do Mundo Emerso conta, ainda, com algumas criaturas interessantes, como: gnomos, duendes, ninfas, dragões e os famigerados fâmins. Este último criado pelo perverso Tirano que está alastrando o seu exército de monstros por todos os reinos, levando a guerra e a destruição por toda parte.

Este, em termos bem resumidos, é a síntese de A Garota da Terra do Vento, o primeiro volume da saga. Inicialmente, tenho de elogiar a parte de editoração gráfica do livro. A capa é um primor. A guerreira ilustrada ali condiz perfeitamente com a personagem Nihal. Nesse quisito a Rocco está de parabéns.

Quanto ao livro em si, particularmente, Licia Troisi não conseguiu me encantar, ou me empolgar, ou me arrebatar. Já li histórias melhores, também algumas piores. Por isso, pretendo situar o livro num patamar mediano. Ou seja, nada assim que valha uma releitura. Achei a narrativa muito superficial. Amadoristicamente, Licia Troisi não se aprofunda em nada. Os personagens são muito mal explorados, Livon que o diga. A autora carece de emoção. Cenas dramáticas tratadas com superficialidade. A personagem principal, Nihal é exatamente o que é aos seus 16 anos, uma adolescente chata, birrenta, egoista, entre outras coisas. Além de pecar pela falta de carisma. De todos os personagens apresentados, gostei de Senar, o aprendiz de mago. Também gostei de Ido, um Cavaleiro de Dragões gnomo, o único.

O livro capenga sem muitas surpresas nas 150 páginas iniciais, o que dá metade do livro, aproximadamente. A partir daí, quando Nihal chega à Academia, a narrativa fica um pouco mais encorpada e interessante. Logo em seguida acontece uma batalha e a descrição de Licia Troisi convence um pouco. Mas é só. Seguindo adiante, a narrativa nivela e mais até o final sem muitas surpresas. Gostei dos dois últimos capítulos: Uma Nova Família, e Adeus.

Acredito que esse primeiros livro poderia ter sido bem melhor. Todos os elementos da narrativa de fantasia estão lá. O que faltou foi Licia Troisi ter-se doado mais; ter entrado de com paixão no mundo que criou. Têm-se a impressão de que o Mundo Emerso não emergiu, ficou parcialmente soterrado na mente d escritora.

Espero que a autora tenha aprichado um pouco mais no segundo e no terceiro volume desta primeira trilogia: A Missão de Senar, e o Talismã do Poder. Além da segunda trilogia, As Guerras do Mundo Emerso (já publicados pela Rocco): A Seita dos Assassinos, As Duas Guerreiras, e Um Novo Reino, Licia Troisi também publicou uma terceira trilogia, ainda inédita no Brasil, intitulada Lendas do Mundo Emerso: O Destino de Adhara, Filha do Sangue, e Os Últimos Heróis.

Licia Troisi é formada em física (2004), com espcialização em astrofísica, pela Universidade de Roma (Tor Vegata). É apaixonada por histórias de fantasia e mangá. Escreveu a saga do Mundo Emerso aos 21 anos.

Recomendo o livro aos que estão inciando na narrativa de fantasia medieval ou fantástica, ou para os leitores ocasionais que estão interessados em uma leitura rápida e sem muitas complicações, já que o texto é de fácil digestão. Para os veteranos, há obras mais (inclusives sagas) muito mais encorpadas; ou que aguardem algum outro lançamento de maior peso.

Prós: A capa do livro; Senar, o aprendiz de mago; o gnomo Ido, o Cavaleiro de Dragões; a batalha logo após a chegada de Nihal à Academia e os dois capítulos finais.

Contra: Nihal; falta de profundidade à narrativa; personagens sem carisma algum.
Renato 19/01/2012minha estante
Pelo que entendi, você achou o livro mediano. Então porque uma nota tão baixa?

Vagner Amorim 23/06/2012minha estante
Livro legal e ponto. As narrativas falham onde deveria ser mais abrangente. Poderia ter sido mais descritivo.
No começo do livro, há um uso exagerado de ênclises que deixam o texto cansativo.
Impossível não ler e se lembrar do ciclo da herança.

sagonTHX 15/12/2012minha estante
Renato, pela decepção que o livro causou. Esperei muito dessa saga e acabei esbarrando no amadorismo da autora. A ideia é boa, mas, ela, como escritora, não cola. Depois de ter lido tanta coisa boa do gênero, ler qualquer coisa, ainda mais depois de desembolsar uma $$$$, não dá pé.

Mateus 31/05/2011

Quanto mais pensamos que novos livros não irão nos surpreender, mais aparecem livros capazes de tal feito. A Garota da Terra do Vento, primeiro volume da série Crônicas do Mundo Emerso, nos traz um livro totalmente original, com personagens únicos, capazes de nos entreter e emocionar de uma maneira não esperada. Este poderia ser um livro do gênero fantástico dentre vários outros perdido em uma estante, mas sua personagem principal é tão fascinante que tal coisa é impossível de ocorrer.

Uma personagem nunca foi tão detalhada, caracterizada e, por assim dizer, dissecada, como Nihal, a personagem principal deste livro, foi durante o desenrolar da história. Em toda a leitura podemos perceber que Nihal é uma grande guerreira, mas não uma guerreira qualquer: tem coragem, sabedoria e lealdade, mas acima de tudo tem defeitos, vários defeitos que às vezes até se sobrepõe às suas qualidades. Este é sem dúvida a chave da originalidade do livro.

Durante todo o tempo Nihal é jogado de um lado para o outro em suas emoções. Quando tem certeza de suas convicções na vida, algo novo ocorre e percebe que não tem mais certeza de nada. Quando se apega a alguém, essa pessoa é arrebatada de suas mãos para nunca mais voltar. E com isso a história vai fluindo, ao lado de Nihal e seus feitos, uma garota predestinada a grandes coisas mas que primeiro deverá entender porque existe a guerra e por quais motivos deve participar dela.

A Garota da Terra do Vento tem uma linguagem ao mesmo tempo diferente e simples, como se estivéssemos lendo um livro muito antigo. Os acontecimentos são cheios de ação e aventura, com um leve toque de romance e drama por trás de tudo que faz com que as coisas fiquem ainda melhor. Os personagens secundários, como Fen, Senar, Soana, Ido, dentre vários outros, são um pouco apagados pela personalidade forte de Nihal, mas mesmo assim são bem explorados. Talvez nos livros seguintes suas histórias sejam melhores caracterizadas. E é por isso, dentre outras coisas, que meu interesse pela série Crônicas do Mundo Emerso cresce cada vez mais.
Luan 22/04/2012minha estante
Eu quero MUITO ler essa série!!!

Lena 18/07/2012minha estante
Esses comentários totalmente favoráveis me dão cada vez mais vontade de começar a ler essa série. Acho q realmente vale a pena comprar..........=D

Kika 23/08/2013minha estante
É de longe a melhor série que já li, perdendo só pra Harry Potter. Consegue ganhar de Percy Jackson e Senhor dos Anéis, deste ultimo não pela qualidade, mas pela dinâmica do livro...

Quem ainda está em dúvida, eu garanto que dificilmente vai se arrepender de começar a ler a série, principalmente, pq o desfecho dela em Lendas do Mundo Emerso, 150 anos depois da vida de Nihal é simplesmente e somente é digno daqueles que apreciam a boa leitura, em especial a da fantasia, com personagens e raças que se cruzam na luta pelo Mundo Emerso...

Recomendo MUITO. Não só a série das Crônicas, como a série das Guerras e das Lendas do mundo emerso, que é a continuação de toda história...
Licia Troici é uma geniasinha... =D

Yara 03/05/2011

Empolgante
Nihal cresceu na Terra do Vento, em uma cidade-torre chamada de Salazar, onde morava com seu pai Livon. Sempre brincando de guerra com seus amigos nos diversos andares de Salazar, Nihal não tinha consciência da verdadeira guerra travada pelas Terras Livres contra o Tirano. Após vários acontecimentos Nihal descobre que tem uma tia, membro do Conselho dos Magos, e vai morar com ela. É assim que Nihal começa sua grande jornada para se tornar a mais forte guerreira do Mundo Emerso.
Ler “A Garota da Terra do Vento” foi extraordinário, o livro prende o leitor a cada palavra e tem um ritmo muito envolvente. Como o livro é narrado em 3° pessoa, a autora permitiu com que todos os personagens fossem explorados, e não apenas a Nihal.
Uma coisa legal do livro foi que os personagens começaram de um jeito e terminaram de outro. Através das mais diversas experiências os personagens, principalmente a Nihal, mudaram a sua forma de ver o mundo, mudaram seu desejos e ambições e o motivo que os levava a lutar e a viver.
E as batalhas. Ah, as batalhas. Eu amei as narrativas das batalhas e lutas, eram de perder o fôlego. As armas também tiveram uma descrição perfeita, dês da espada de cristal negro ao chicote usado na prova da Nihal.

Luciane 21/04/2011

É uma história para adolescentes, mas eu gostei bastante. Conta a história de Nihal e seu desejo de ser guerreira. É uma história com guerras, dragões, duendes, mas também tem muito sentimento... e quem sabe nos próximos volumes uma história de amor. Vale a pena ler.
Este livro é do grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/grupo/1284-livro-viajante

Sara ml. 15/04/2011

Como se eu estivesse lendo meu próprio livro
Bom, eu escrevo um pouco, acho que foi por causa disso que eu me assustei tanto quando comecei a ler As crônicas do Mundo Emerso, era simplesmente muito parecido com o meu estilo de escrita, uma coisa meio imatura, e as vezes confusa, mas foi exatamente o que me atraiu... Acho que me fez crescer muito como "escritora", mesmo que não pretenda levar isso realmente a sério, um dia eu ainda quero lançar uma das minhas história...

Os personagens são muito legais e a história é ligeiramente forte, apesar da escrita não conseguir passar todo o poder dos sentimentos na história, não posso dizer que eu recomendo, mas para quem se intereça por escrita é um bom jeito de evoluir...

Márcia 02/04/2011

Mais um épico querendo um espaço
A Garota da Terra do Vento, carro chefe de “As Crônicas do mundo Emerso” chega de mansinho, mas promete. Razoavelmente pouco conhecido ainda, o livro só não caiu nas boas (ou não) graças da grande população de jovens leitores ainda por esse motivo. Em si, a história não é das melhores, mas há de tudo um pouco e o saldo é positivo.

Os personagens são bons, a história tem o seu “q” de originalidade (essencial, alías) e a protagonista não é daquelas bobinhas que cansam e fazem o leitor revirar os olhos de 5 em 5 páginas. Nihal é apenas uma garota sim, mas uma garota de fibra que vai descobrindo segredos e procurando o seu lugar ao decorrer da aventura.

O tom é de aventura épica medieval, mas a narrativa, longe de ser pretensiosa – fungindo dos clichês e estereótipos – é bem tranquila. Algumas palavras e formas de linguagens mais “pomposas” são incluídas, mas sem causar grandes impactos. A leitura é fluida e rápida.

Além da jovem guerreira Nihal, os personagens secundários são atrativos extras; todos bem arquitetados e bem fixos nos seus lugares. Um dos melhores é o carismático e despretensioso duente, Pho.

A saga de uma jovem buscando sua identidade e suas raízes enquanto tenta descobrir a si mesma e do que é capaz. A Garota da Terra do Vento, não deixa nada a desejar. Romance, aventura, emoção e boas doses de lutas são partes da composição. A trama é até bem simples, não chegando à simploriedade, e cativando os leitores justamente por isso. Pouco a pouco, esse livro vai conquistar sua horda de fãs.

Léo 26/03/2011

Comecei A Garota da Terra do Vento sem muitas expectativas. No começo pensei que seria daquelas narrativas cansativas, cheias de detalhes desnecessários e personagens excessivos. Primeiramente, agradeço ao grupo LIVRO VIAJANTE pela oportunidade da leitura. Foi por meio deles que consegui acompanhar a maravilhosa história de Lícia Troisi.
Bem, vamos então a resenha.
Em geral, gostei do livro, fiquei muito curioso para saber o que acontece com Senar em sua missão perigosa e até com Nihal, que recomeçou o treinamento. Os sentimentos dos personagens são muuuito bem demonstrados, mas um ponto negativo que me desagradou muito e fez-se perder metade da minha empolgação para continuar, foi as falas em segunda pessoa. Essa autora viveu em que ano, 1880??Uma garota de treze anos(Nem lembro mais quantos anos ela tinha no começo do livro) falando tu, vós, e um trilhão de verbos em segunda pessoa!!!Impossível! Mas graças a deus, esse problema foi se amenizando conforme o passar das páginas, mas não terminou!
Mas fora isso, a história é boa, os personagens são encaixados perfeitamente nas situações, só os diálogos que não são lá essas coisas, mas vale a pena ler. Recomendo.
As emoções variadas e ininterruptas de Nihal contribuiu para que a trajetória da semi-elfo ficasse cada vez mais real. Apesar de não gostar de descrições exageradas, creio que Lícia poderia ter evoluído um pouco mais sua narrativa, mas como esse é o primeiro livro da série, é natural que sua escrita evolua conforme o passar do tempo.
É possível que vocês de identifiquem com um dos personagens, afinal, cada um possui sua personalidade marcante. Por isso adorei cada um que participou do livro. Mas o meu personagem favorito foi o Senar, sem dúvida!
Ansioso para ler as continuações!
Nota 3, terminei dia 22 de Março!

Ioná 03/03/2011

Gostei
A obra eh interessante e li rapidamente.
O enredo me agradou muito.
Sem duvidas lerei a continuacao quando me for possivel.
A unica ressalva que faco eh sobre as historias dos personagens.
Nao sei como serah abordado nos proximos volumes mas, o fato eh que senti falta de outras historias de vida alem da de Nihal. Mas nao acho q isto comprometa muito.
Gostei e recomendo.

Jess 16/02/2011

Mundo Emerso X Eragon
Não sei se isso foi impressão minha ou outras pessoas passaram pela mesma sensação, mas depois de ler a trilogia completa do Mundo Emerso fiquei com o pensamento fixo de que parecia que muitas partes da história era parecida com a trilogia do Eragon.

E uma pergunta não quer calar, quem copiou quem nessa história? Porque dois livros de guerreiros de dragões, que não sabe ou desconhece os pais, que são a esperança da salvação do mundo não deve ser uma simples coincidência.

Existem muitos outros detalhes além desses que fazem com que não deixemos de comparar as duas trilogias e se alguém já leu as duas e teve a mesma impressão ou não sobre elas gostaria que falasse comigo, ou pode ser que alguém também saiba se existiu algum plágio no meio dessas histórias.

Apesar desse pequeno incomodo gostei muito da leitura e acabei indo logo em seguida para as Guerras do Mundo Emerso que espero ver menos semelhanças com outros livros que eu já tenha lido.

Um mundo cheio de fantasias e ao mesmo tempo triste com suas guerras, mas que tem toda a esperança em uma menina que faz de tudo para conquistar os seus desejos, passando por cima de qualquer um que barrar o seu caminho.

sagonTHX 05/07/2011minha estante
Apostaria que Licia Troisi se influenciou pela saga de Eragon, pois esse foi publicado originalmente em 2003, enquanto Licia publicou seu livro em 2004. Aliás, como disse lá atrás, ela deve ter se baseado em muitas obras para compor sua saga. Saga construída com clichês de outros livros de Fantasia. Nada que vale pagar 35,00 por livro. Por sorte comprei os 5 livros na Submarino, em dez/2010, por 9,90 cada. É o que vale cada livro, e vê lá!

Jess 19/07/2011minha estante
Olha, apesar de eu ter percebido no final das obras a semelhança com outros livros de fantasia, acabei gostando da obra completa e pretendo ler o último do Guerras que lançou a pouco tempo, mas pagar 35 reais não dá mesmo.