A Garota da Terra do Vento

A Garota da Terra do Vento Licia Troisi

Resenhas - A Garota Da Terra Do Vento

Mateus 31/05/2011

Quanto mais pensamos que novos livros não irão nos surpreender, mais aparecem livros capazes de tal feito. A Garota da Terra do Vento, primeiro volume da série Crônicas do Mundo Emerso, nos traz um livro totalmente original, com personagens únicos, capazes de nos entreter e emocionar de uma maneira não esperada. Este poderia ser um livro do gênero fantástico dentre vários outros perdido em uma estante, mas sua personagem principal é tão fascinante que tal coisa é impossível de ocorrer.

Uma personagem nunca foi tão detalhada, caracterizada e, por assim dizer, dissecada, como Nihal, a personagem principal deste livro, foi durante o desenrolar da história. Em toda a leitura podemos perceber que Nihal é uma grande guerreira, mas não uma guerreira qualquer: tem coragem, sabedoria e lealdade, mas acima de tudo tem defeitos, vários defeitos que às vezes até se sobrepõe às suas qualidades. Este é sem dúvida a chave da originalidade do livro.

Durante todo o tempo Nihal é jogado de um lado para o outro em suas emoções. Quando tem certeza de suas convicções na vida, algo novo ocorre e percebe que não tem mais certeza de nada. Quando se apega a alguém, essa pessoa é arrebatada de suas mãos para nunca mais voltar. E com isso a história vai fluindo, ao lado de Nihal e seus feitos, uma garota predestinada a grandes coisas mas que primeiro deverá entender porque existe a guerra e por quais motivos deve participar dela.

A Garota da Terra do Vento tem uma linguagem ao mesmo tempo diferente e simples, como se estivéssemos lendo um livro muito antigo. Os acontecimentos são cheios de ação e aventura, com um leve toque de romance e drama por trás de tudo que faz com que as coisas fiquem ainda melhor. Os personagens secundários, como Fen, Senar, Soana, Ido, dentre vários outros, são um pouco apagados pela personalidade forte de Nihal, mas mesmo assim são bem explorados. Talvez nos livros seguintes suas histórias sejam melhores caracterizadas. E é por isso, dentre outras coisas, que meu interesse pela série Crônicas do Mundo Emerso cresce cada vez mais.
Luan 22/04/2012minha estante
Eu quero MUITO ler essa série!!!

Lena 18/07/2012minha estante
Esses comentários totalmente favoráveis me dão cada vez mais vontade de começar a ler essa série. Acho q realmente vale a pena comprar..........=D

Kika 23/08/2013minha estante
É de longe a melhor série que já li, perdendo só pra Harry Potter. Consegue ganhar de Percy Jackson e Senhor dos Anéis, deste ultimo não pela qualidade, mas pela dinâmica do livro...

Quem ainda está em dúvida, eu garanto que dificilmente vai se arrepender de começar a ler a série, principalmente, pq o desfecho dela em Lendas do Mundo Emerso, 150 anos depois da vida de Nihal é simplesmente e somente é digno daqueles que apreciam a boa leitura, em especial a da fantasia, com personagens e raças que se cruzam na luta pelo Mundo Emerso...

Recomendo MUITO. Não só a série das Crônicas, como a série das Guerras e das Lendas do mundo emerso, que é a continuação de toda história...
Licia Troici é uma geniasinha... =D

Kely.Borges 21/01/2023

No início foi estranho, e no final parecia que eu estava no início
Aqui vemos a famosa jornada do heroi, mas não apenas isso, Nihal a nossa personagem principal mostra a sua evolução, saindo de uma adolescente mimada para uma garota, que por conta de vários fatores, acabou se tornando uma adulta rápido demais.
Devo lembrar que esse livro foi escrito nos anos 2000, mas especificamente 2006 e nessa época os livros de fantasia tendo uma personagem feminina como principal de toda a trama era bem incomum, porém não impossível. A história toda te prende, mesmo não entende nada no início, como todo bom livro de fantasia acaba por fazer, porém uma questão que me pegou muito foi o modo como os personagens interagem entre si. É muito tu pra cá, vós pra lá, parece até que eu tinha voltado para as aulas de português e estava aprendendo a usar os pronomes e os verbos kkkkk.
Por isso achei bem estranho, pois lembrava que já tinha lido outro livro da mesma autora e não tinha nada desse tipo de linguagem, talvez eu esteja ficando louca e esse caso seja mais um efeito Mandela que foi condicionado a minha memória de Dory, ou talvez não.
Contudo, a linguagem além de ser um dos pontos negativos para mim outro problema que acabei encontrado ao longo da leitura foram as birras que Nihal fazia, seja por algo bem simples ou algo grandioso e até mesmo culpar o seu passado por agir daquela forma.
Óbvio que toda a jornada do herói vai ter alguns problemas, mas nesse caso a Nihal é o problema em grande parte do livro. Porém, indo mais para o fim vemos como ela está se tornando mais madura e saindo dessas birrinhas e picuinhas que vimos ao longo de todo o livro. Sem dúvidas eu fiquei com mais vontade ainda de ler toda essa saga de Nihal e suas aventuras por todo mundo emerso. Por fim não posso esquecer daquele que já cativou o meu coração e será o próximo a ter um livro só seu, meu caro Senar.
D'ow 08/05/2023minha estante
Gostei da evolução da Nihal, achei necessário as birras dela. E a língua, que vc não gostou, achei uma das coisas mais legais, talvez foge um pouco do comum para esse tipo de livro, isso que me cativou também.

Tiago.Guedes 17/11/2023

Mimada guerreira
O que dizer de Nihal neste primeiro livro da série crônicas do mundo emerso? A nossa protagonista se vê em meio a uma guerra no qual sua raça foi completamente dizimada ( soube depois pois foi criada por humanos). Durante sua jornada ela conhece muitas pessoas que lhe auxiliam a lutar e aprimorar suas habilidades, mas a agourenta vê boa parte morrer.
Um fato que me deixou puto com relação a protagonista é o fato birrento dela, uma rebelde, sem controle emocional que culpa o mundo por tudo e justifica suas ações por ver os terrores do mundo, como se todos os outros não tivessem sofrido nada pior.
A leitura é muito fluida e gostosa, mas Nihal não me cativou em nenhum momento, está mais para a garotinha bruta que só dá justificativas para fazer merda.

Marlos 12/07/2021

Um clichê bem contado.
É o primeiro livro de uma saga, onde uma jovem de origem misteriosa é conduzida pelos acontecimentos a enfrentar um tirano que busca dominar seu mundo por meio do ódio.

O livro não é original, traz diversos elementos presentes em outras fantasias, como a heroína que tem um segredo que a torna diferente e acima da média; o povo élfico retratado como decadente; e um tirano, outrora membro de um alto conselho de magos que traiu a confiança dos seus iguais, enganando-os.

O modelo de enredo me lembrou muito a saga "O Ciclo da Herança", fato que me cativou.

Adorei o fato de ser uma jovem heroina, pois até então, nos que havia lido, o protagonista era um menino.

Senti falta de acompanhar mais a empreitada da jovem Nihal durante seu treinamento e aprendizado.

Mas no geral gostei bastante!

Claudia 30/06/2021

Uma sobrevivente...
Essa história é bem diferente. Uma menina que quer ser guerreira e tem muito talento para isso desde pequeninha. Ela descobre aos poucos sobre a amizade, amor, família e além de tudo, percebe que a guerra não é só lutar e pronto. Há muitas coisas por trás de tudo. Uma mistura de drama e fantasia incríveis... Do jeito que eu gosto. Vou pro próximo para descobrir o que mais essa menina vai fazer nesse mundo louco que ela vive.

aqueleguii 07/07/2010

Um novo mundo...
Criaram-se tantos mundos, que poucos acabaram conhecidos. Tolkien, Lewis, Rowlling entre tantos outros autores e autoras, trataram de inventar cada detalhe, cada ponto no meio daquelas terras inexploradas.

Licia Troisi pode não ser tão brilhante, mas cria uma história ótima, de fácil leitura e com uma personagem extremamente cativante. Nihal definitivamente é íncrivel.

A história vale a pena e a vontade de continuar a ler é enorme. Nesse primeiro livro das Crônicas do Mundo Emerso, não faltam ocorrências para que você queira continuar.

Ótima pedida.

Lu 21/11/2010

Adorei!
Acompanhar a jornada de Nihal para se tornar um guerreiro foi uma experiência fascinante! Assim como o mundo criado pela Licia Triosi. Rico, perigoso, cheio de criaturas estranhas. É como uma excursão de férias para um lugar fantástico e cheio de conflitos. Um mundo em guerra. E não menos envolvente.

A narrativa não é muito complexa e poderia até ser um pouco mais detalhada. Mas é envolvente o bastante para deixar o leitor entretido por horas a fio, sem se cansar. E ansioso para saber o que vai acontecer nos volumes seguintes.

Destaque também para os personagens, que conseguem comover tanto pela doçura (Phos, Senar, Jona), quando pela arrogância (Supremo General da Academia). Além, é claro, da protagonista, Nihal.

Apesar de passar boa parte do tempo querendo dar uns cascudos na protagonista cabeça dura, não pude deixar de simpatizar por ela. Nihal me lembra um pouco a Katniss (de Jogos Vorazes) no que se refere à coragem, à independência. Mas é infinitamente mais vulnerável. E nem por isso é uma dessas mocinhas molengas que se vê por aí. CoffEverBloomcoff!!

Uma avenura fantástica para nenhum fã do gênero botar defeito!

Livro recomendado!
Márcia 17/11/2010minha estante
adorei o CoffEverBloomcoff!! hauhsua'

Roseli Camargo 17/11/2010minha estante
Que legal Lu....comprei a série no Submarino por R$ 10,00 cada um e fiquei um pouco com medo de não ser bom, mas pelo jeito não me arrependerei rs. Bjs

Heidi Gisele Borges 04/05/2011minha estante
Aiii, mais um livro que vc me deixou com MAIS vontade de ler... Já li falando bem e mal... mas ainda assim quero ler... logo! rs

Tulliu Cardia 30/01/2009

Não gostei desse livro. Muito chato e sem graça. Aquela história sem sal nem açucar, que vc vai lendo só pq começou. Nihal é simplesmente horrível. Para ela nao tem lei, faz o que quiser, e só faz merda. Livro ruim.
Nao recomendo
Fabricio~Raito 10/09/2010minha estante
Respeito sua opinião, mas dizer que "Ela faz o que quer" mostra completamente que você não compreendeu que isto faz parte da personalidade da protagonista, e serve como motor para seu amadurecimento.

Panino Manino 20/09/2010minha estante
Mas ela faz o que quer e é justamente isso o atrativo do livro.
É um livro de fantasia, mas que não fica exibindo o mundo. É uma história com uma protagonista, não uma heroína.
E é justamente isso que ela aprende ao longo desse livro. Quer só cortar cabeças, tudo bem, mas que vá fazer isso bem longe dos exércitos. Se quiser ficar, tem que aprender a ser um soldado e lutar pelo grupo.

Kika 23/08/2013minha estante
Esse livro é pra poucos... Desculpa, mas acho que vc compreendeu mau mesmo o livro...
Pena, ele é ótimo... =)

Madelyne 06/09/2010

Me surprendeu...
Comprei a série do Mundo Emerso, por dois motivos, gosto do tema fantasia e o preço estava realmente convidativo, mas me surpreendi...

O autora pode-se dizer seguiu a linha do Senhor dos Anéis, mas colocou no papel principal uma mulher, uma heroína. Até por aí nada de muito estranho nos dias atuais, mas no decorrer da narrativa, haverá o conflito entre a o papel feminino esperado e guerreira, o que é interessante e inteiramente verdadeiro, para todas mulheres q se aventuram fora dos parametros habituais.

Outro ponto interessante no livro é a seriedade q a guerra é tratada, o livro mostra toda a dor que advem da guerra, e apesar de nem sempre termos a opção de escolher entre a paz e a guerra, esta sempre cobrará um alto preço.

Livro q é indicado para o publico juvenil, mas que tb pode servir de lição para adultos.

Recomendo a leitura.
Josy 21/09/2010minha estante
Já gostei da coleção sem ler, e com sua resenha vou ler com certeza.
Abraço.

Dani 21/11/2021

Heroína atormentada
-> Disponível no Kindle Unlimited :)

"Os guerreiros não choram, os guerreiros não têm medo"

O Mundo Emerso é assolado pela guerra contra o Tirano, que já dominou cinco das oitos terras livres, mas a Terra do Vento ainda vive distante dessa realidade. É lá que cresce Nihal, uma jovem de características peculiares que passa seus dias brincando de guerra, seu sonho é se tornar um guerreiro. Até que a realidade chega subitamente na vida de Nihal, forçando-a a deixar cedo demais a sua infância.

Apesar da linguagem da narrativa ser "formal", uma linguagem meio medieval de mundo de fantasia, a escrita é direta e fluída. A história irá abordar a infância e adolescência de Nihal, e os acontecimentos no mundo vão se agravando conforme esse tempo passa. Esse é o primeiro livro de uma trilogia, ele é introdutório, mas não deixa de ser interessante.

Um dos pontos que me conquistaram nessa história é a trajetória que Nihal percorre ao longo dos anos e sob o cenário de um mundo tão interessante quanto o Mundo Emerso. Nihal quer ser um guerreiro, é determinada e tem talento, mas está longe de ser perfeita, ela ainda é muito nova e ingênua, tem medo, é arrogante, e não sabe muito bem o por quê dela querer lutar. Tudo isso é natural pela pouca idade da garota, e se agrava pelas descobertas que ela irá fazer e pelas situações pelas quais irá passar.

Outro ponto legal do livro são os demais personagens que passam pela vida de Nihal: Senar (de inimigo para melhor amigo), Soana (a maga), e Ido (o mestre cavaleiro de dragão). De longe o Ido é um dos melhores personagens do livro, além de ser o único gnomo cavaleiro de dragão, ele dá uns tapas (metafóricos) bem dados na Nihal, e faz ela questionar seus impulsos e motivos.

Esse é uma das minhas histórias favoritas, e para quem gosta de alta fantasia com dragões e guerreiros é uma boa escolha de leitura. O único defeito desse livro é a capa, horrível, e a edição da Rocco que deixa a desejar (folhas brancas, etc.), mas no Kindle Unlimited dá para ler ele de boa.

Liddy 15/11/2010

Se eu disser que tive vontade de matar a protagonista dessa história alguém vai ficar com raiva de mim? O.o

A Nihal era promissora. Ela seria uma protagonista briguenta e independente, sem falar que seria um dos raros casos em que o personagem principal não é bom em tudo o que faz. O problema veio com o perfil psicológico da personagem e a forma com que a escritora colocou isso no papel.

Tudo bem a Nihal tem características mais humanas, ela é falível, isso eu entendi... mas a atitude dramática dela, de achar que apenas ela sofre no mundo inteiro foi egoísta demais.

E o Senar? Ah, no começo ele parecia tão interessante... mas então ele se dobrou e ficou parecendo um cachorrinho. Onde está a iniciativa desse homem!? Os dragões então?
>.<
Lu 15/11/2010minha estante
Liddy, seria legal avisar que a sua resenha contém spoilers.

Christian 08/12/2010minha estante
Pois é, querida, se você for ver, o mais incrível da série é justamente o amadurecimento dos personagens durante os 3 livros.

Achei muito legal esse protagonista com defeitos. Não é clichê.

Füchs 13/12/2010minha estante
Achei muito interessante sua resenha. Só comecei a ler o livro mas já achei que a personalidade de Nihal é muito fraca.
Não precisa ser clichê pra fazer um personagem interessante.
Nihal é extremamente unidimensional e nada carismática, espero que ela evolua como comentou Xtian

Fábio Senna 02/01/2011minha estante
Não acho que tem spoilers. Terminei de ler todos os 5 livros do Mundo Emerso. E no resultado final eu acabei gostando da história.

As Crônicas do Mundo Emerso é uma trilogia bem legal, e eu aconselho você ser guerreiro e aturar todo marasmo desse primeiro título, a recompensa virá.

SATISFAÇÃO GARANTIDA OU O SEU SACO DE VOLTA.

As Guerras do Mundo Emerso é uma "continuação" das Crônicas. Também é muito boa.

Mav 10/01/2011minha estante
Não venho spoilers nesta resenha.

Um outro ponto além dos destacados, é da autora, vez por outra, "esquecer" de colocar algo que irá acontecer e lembrar somente na hora que precisar, por exemplo, "Um personagem sai de casa, vai ao mercado, chegando lá a autora lembra que ele tem que pegar dinheiro em casa, ao invés de, ela reeditar e colocar que o personagem pegou umas moedas e saiu de casa para ir ao mercado, ela 'aproveita' a linha e diz coisas como 'ainda bem que ele pegou umas moedas antes de sair de casa'".
Tem vários pontos desse jeito.

Liddy 30/09/2011minha estante
kkk, não, de fato o comentário tinha spoiler, mas a Lu me avisou e então corrigi.

As emendas da escritora aqui e acolá até que podem acabar sendo disfarçadas quando você se concentra nos personagens... o que realmente me aborreceu foi, como o Füchs disse, o fato da personagem ser unidimensional (e de a escritora pouco ou nada ter feito para resolver essa encrenca).

Mas vou dar uma chance, peguei As Guerras do Mundo Emerso e vou ver se vai ser melhor (satisfação garantida ou meu saco de volta kkkkkk).

Abraço!! XD

Noturninha 04/12/2014

Decepcionante :(
Finalmente consegui terminar esse livro! Raramente faço resenhas, mas quando faço é para falar muito bem ou o contrário. Eu era doida para ler essa série, mas pelo visto, criei expectativas demais.
A história é muito boa. O Mundo Emerso é bonito, a história é interessante, mostra um povo bem diversificado com humanos, ninfas, semi-elfos, dragões. Mas, infelizmente, o livro não foca tanto na história. Mas nada que fizesse a gente se perder. Muito pelo contrário, a gente consegue viver bem o mundo que se passa.
Mas aí vem os pontos negativos: A começar que o livro é escrito em segunda pessoa. Pode ser irritante no começo, pois não estamos acostumados, mas depois se torna normal. Mas sei que muita gente pode desanimar com isso.
No entanto, Nihal é a personagem mais irritante que já conheci depois de Bella Swan. Eu não sei qual foi a intenção da autora em relação a protagonista, só sei que não me pareceu que ela conseguiu passar a personagem como gostaria. A gente vê Nihal desde o 13 at.é os 17, então acompanhamos o crescimento. Mas eu, sinceramente, não vi tanto crescimento assim.
Nihal é uma guerreira, mas não age como tal. Ela é prepotente, teimosa, egoísta, mimada, birrenta e imatura. Tudo o que um guerreiro não deveria ser. Ela desobedece milhões de ordens, não consegue manter a bunda no lugar, coloca a vida de muita gente em risco apenas para conseguir cumprir seus próprios caprichos.
A seguir, alguns SPOILERS de leve:
Primeiro, ela se apaixona a primeira vista por um homem e se torna insuportável. Em umas 5 páginas, ela já está apaixonadíssima e isso não me convenceu.
Segundo, ela decidiu que queria aprender magia. Encheu o saco, foi, aprendeu e durante o livro, isso foi deixado de lado. Parece até que ela só quis aprender por capricho, por falta do que fazer, pois você quase não a vê usando seus poderes.
Terceiro, o que ela teve que fazer para conseguir provar que ela era capaz de ser um Cavaleiro de Dragão foi RIDÍCULO. Acredito que algumas pessoas pensem que tudo o que ela fez é sinal de uma garota persistente. Pra mim, foi sinal de menina birrenta e mimada, que consegue tudo o que quer, na hora que quer. Imaturidade para alguém que quer tanto ser uma guerreira.
Quando ela, finalmente, consegue um mentor decente, ele coloca na sua cabeça nada mais que a verdade. Ele briga com ela, humilha, tudo para que ela aprenda. E vê-la humilhada me fez feliz, pois ele dizia tudo o que eu queria dizer para ela.
No entanto, ele dá ordens, ela não obedece, se ferra por isso e NÃO APRENDE COM OS ERROS. Isso se repete mais de 5 vezes enquanto estava com este mentor e mais de 10 vezes durante o livro. Caramba, será que ela não é capaz de pensar? Ela não tem respeito por ninguém e isso é irritante. Ela não tem consideração por ninguém. Até um dragão teve que sofrer com a persistência de menina mimada de Nihal.
Nihal acha que só ela sofreu, que só ela tem sede de vingança, que só ela viu o mundo horroroso, ela é o centro do universo. Ela jamais olha além do próprio umbigo.
A única parte boa do livro foi lá pras últimas 30 páginas, que foi quando a personagem foi se encontrando.
Não tenho vontade de continuar a série. Pois pegar um livro de 320 páginas e só gostar de míseras 30 páginas é desgastante.
Tiago.Guedes 17/11/2023minha estante
Compartilho de sua visão. Nunca vi protagonista tão chata e insuportável. Dos meio elfos sobrou a pior deles.

Lore 13/07/2021

Afinal a jornada do herói de difere da jornada da heroína
Eu não sei pq esse livro não teve hype. Na verdade eu tenho minhas suspeitas: Lícia Troisi não faz parte de nenhuma panelinha literária, não tem hot, não tem 10 plots por capítulo. Você precisa apreciar o livro, entender que ele é o começo de uma jornada linda pela busca da centralização das mulher com a guerreira.

É bonito e é gostoso ler a história da Nihal, que começa como uma criança de 13 anos e evolui para uma p*t@ duma mulher. Ela erra e não tem a perfeição da heroínas que eu vinha lendo até agora. Como é bom ver que a adolescência foi levada em consideração na construção dessa personagem, que ela não é uma heroína que do nada vira a pessoa mais sábia e estrategista do mundo.

AGORA A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: O QUE A ROCCO ARRUMOU NESSA TRADUÇÃO????

Fabricio~Raito 10/09/2010

Agradável surpresa.
Confesso que, antes de conhecer a história de Crônicas do Mundo Emerso, não colocava muita fé, tampouco a capa me chamou a atenção (diferentemente de várias outras pessoas). Porém, me vi envolto numa história agradável, instigante, e mesmo possuindo um caráter mais infanto-juvenil, já ganhou a minha admiração. Sem contar que Histórias Medievais não faziam tanto o meu tipo, mas agora já subiram mais um degrau no meu gosto.

Nihal, a protagonista desta primeira trilogia, é uma guerreira por excelência. Desde criança gosta de batalhar, de criar confusão e de manejar espadas. Na sua adolescência, este desejo se torna quase que incontrolável (reforçado por motivos pessoais que vocês saberão ao ler), e no decorrer de fatos tristes e um tanto quanto clichês, Nihal parte em busca de realizar seu sonho: se tornar um Guerreiro Dragão.

Não dá para ignorar eventos e passagens pra lá de "batidos", assim como as milhares de vezes que Nihal chora. É um pouco incoerente uma pessoa que quer se tornar um guerreiro, para se vingar, se mostrar tão frágil e chorar desenfreadamente ao ser chamada a atenção. Mas taí uma moeda, com suas duas faces: ao mesmo tempo que os leitores mais críticos desaprovam este fato, é através dele que podemos, de fato, ver o amadurecimento da personagem, que no meu ponto de vista, foi bem detalhado. Ao contrário de algumas histórias que o protagonista deseja se tornar um herói, nunca viu uma espada, e no próximo capítulo já destruiu o vilão mais forte de todos os tempos.

A trama é recheada de personagens cativantes, batalhas e momentos críticos, que vão, pouco a pouco, traçando o destino de Nihal. A leitura é agradável, apesar de termos e jargões não muito utilizados. O espirito da história é bem jovial, o que reflete na maneira como a autora expõe os pensamentos. A descrição dos reinos e paisagens é satisfatória, dando uma oportunidade de imaginar as várias cidades do Mundo Emerso, cada qual com suas características próprias.

Crônicas do Mundo Emerso é a primeira trilogia, de três. Seguida pela Trilogia da Guerras do Mundo Emerso e depois pela Trilogia Lendas do Mundo Emerso.
Nii. 12/09/2010minha estante
ótima resenha Fabricio, estou com o livro para ler.
Bom saber que é uma agradável surpresa!

GeL 12/09/2010minha estante
Discordo totalmente, o livro é no mínimo ruim, para crianças é uma boa pedida.

Fabricio~Raito 12/09/2010minha estante
Ah, que bom entao GeL! Garanto que as crianças vão adorar (já vou separar para meus filhos lerem -q)

Roseli Camargo 22/10/2010minha estante
Acredito que é preciso respeitar a bagagem e a percepção das pessoas no que diz respeito a leitura. Gostei da resenha pois não foi parcial e mostrou os prós e contras do livro. Comprei e mesmo que não goste da estória não quer dizer que todos terão que pensar o mesmo.