O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Josimar18 03/10/2023

As Aventuras de Frodo
A Sociedade do Anel é a pior parte, leitura com muitos detalhes chegando ficar chato. As Duas Torres melhorou bastante a leitura, fluiu mais. O Retorno do Rei sem dúvida é a melhor parte não somente por ser o desfecho. Tinha menos enrolação mais fantasia e um final muito bom.

Ir.Vivian.CMES 28/09/2023

Maravilhoso
Aquele livro que eu nunca queria que acabasse, eu ri, chorei, me emocionei demais, Tolkien para mim é um escritor mais que maravilhoso ele consegue criar um mundo fictício mais real que eu já pude ver.

Brunna90 23/09/2023

O Senhor dos Anéis
Bom... O primeiro livro, "A Sociedade do Anel" eu achei bem enfadonho de ler, muito descritivo, muitos nomes e terras pra compreender, nada de fato aconteceu até o final do livro, não me chamou muita atenção, mas me propus continuar lendo. O segundo livro, "As Duas Torres" foi um pouco menos enfadonho, pois começou a ter mais ação e as coisas começaram a fazer mais sentido. O terceiro livro, "O Retorno do Rei", foi o melhor de todos, com muita ação, as histórias finalmente sendo amarradas, mas tenho ressalvas. Primeiro senti muita falta de personagens femininas no livro como um todo. A gente só entende que Aragorn é apaixonado na Arwen no final do terceiro livro. Não gostei que a Éowyn deixou de ser uma aventureira que luta em batalhas pra se casar com o Faramir. Acho o Frodo superestimado, o verdadeiro protagonista aqui é o Sam Gamgi e não gosto da forma como o pai dele vive diminuindo ele. A lealdade do Sam beira o absurdo apesar de ser muito bonita de se ver!
Vejo que muitos autores de fantasia beberam um pouco de Tolkien, visto que foi um dos pioneiros, mas graças a Deus eles se saíram melhores em prender a atenção do leitor, pq em algumas partes d'O Senhor do Anéis, vc só quer largar o livro e socar o Frodo, pra ele largar de ser sonso!
Thiago 23/09/2023minha estante
Sam sempre foi e sempre será o herói dessa história.

Milla Cinemaniac 17/09/2023

Um livro incrível, digno de colecionador!

Apesar de ter sido publicado em três volumes ? "A Sociedade do Anel", "As Duas Torres" e "O Retorno do Rei" ? desde os anos 1950, o Senhor dos Anéis não é exatamente uma trilogia, mas um único grande romance que só pode ser compreendido em seu conjunto, segundo a concepção de seu autor, J.R.R. Tolkien. Em volume único, essa edição suntuosa da obra-prima de Tolkien, ilustrada em aquarela pelo aclamado e premiado artista Alan Lee e abrigada em uma caixa transparente, é uma das mais completas edições já publicadas.

Kamila.Rodrigues 11/09/2023

Uma grande obra
LOTR é fantástico, sem comentários para a obra da vida do Tolkien. A riqueza nos detalhes é a característica marcante do autor, na minha opinião. Isso é ótimo pra criar o imaginário e eu me sinto como se estivesse dentro da cena, é incrível. Confesso que, antes de conhecer o autor, eu achava muito massante e algumas partes "paradas" demais. Mas depois de conhecer a biografia, as chaves de leitura e tudo mais, a obra fez mais sentido pra mim, e agora eu sou apaixonada pelo legendário. Vejo que ler vai muito mais além da obra em si. Aprendi muito e recomendo.

Marquim 16/08/2023

O Senhor dos Anéis
Sinceramente, Tolkien me ganhou mais uma vez. Demorei bastante para concluir a leitura e, por muitas vezes, achei quase impossível concluir a leitura deste calhamaço, mas enfim: a aventura valeu a pena!

Recomendo demais da conta!

Vamos ler, galera!

Lithien 08/08/2023

Esse eu acho que vou escrever muito a respeito
Esse livro, assim como o Hobbit, faz parte da minha infância e alfabetização. Li o primeiro livro logo após ter lido o Hobbit, aos 10/11 anos (anos 80/90) quando encontrei na biblioteca pública do Paraná uma edição também em português de Portugal, com nomes traduzidos de maneira muito diferente do que as edições posteriores, quando os livros fizeram sucesso devido aos filmes. Eu nunca encontrava o livro dois disponível, apesar de constar no catálogo, acredito que tenha se perdido, e nunca li o terceiro livro pois faltava o meio da história. Só aos 16/17 anos um amigo me emprestou os livros que ele tinha e pude ler a história completa. Foi magnífico e não esqueço. Se você ainda não leu, ou quer uma experiência nova, leia esse livro ouvindo Enya (da época de Orinoco Flows), sentado num parque ou algum lugar com barulho de natureza. Vai ser uma experiência única. Esse livro já li 27 vezes (sim, eu contei). Adoro fantasia. Amo Tolkien.

David Premaor 24/07/2023

Bom demais: detalhes demais
Não há mais muito o que dizer, além do que já foi dito sobre esta magnífica obra de Tolkien. Só digo que gostei e recomendo a leitura para quem tiver tempo e coragem. Para o meu gosto há uma descrição exagerada de quase tudo, mas para outros é o que torna esse universo fascinante. Somente dedicando uma vida inteira para escrever algo assim...para mim Tolkien não era humano...

Sarah 20/07/2023

Salvou minha vida várias vezes.
Tolkien, com suas obras, salvou essa que escreve várias vezes. Uma infância e adolescência cheia de turbulências, mas que ganhava esperança e vida, página após página lida...um outro mundo, onde eu pude viver, quando não acreditava mais neste nosso mundo.

Carlos770 17/07/2023

A vaca pula pra lua e eu pulo todas as músicas
Um clássico e um de meus livros preferidos. É sempre bom revisitar o fantástico mundo criado por Tolkien, um dos OGs da 'alta fantasia'.

Peterrsm 15/07/2023

Uma história que não fica velha
Tomo uma frase que já ouvi antes para iniciar essa resenha: "é um livro que melhora muito após finalizar a leitura e lembrar do que acabou de ler, pois a leitura é penosa em muitos momentos".

Apesar de algumas inconsistências, que são respondidas em outros livros, segundo meus amigos, a história é muito legal.

ZolraK 14/07/2023

Detalhes
Não foi o primeiro livro q li dele, comecei pelo "O Hobbit" que eu gostei bastante, e fui direto para essa que é a mais famosa dele. Dividindo-o em 3 partes temos a "Sociedade do Anel" como sendo a primeira, e que foi mais fácil de ler, a segunda parte sendo "As Duas Torres" que foi onde achei o livro mais massivo e a ultima parte, "O Retorno do Rei", que concluiu muito bem a história.
A escrita do Tolkien é muito detalhista e em partes isso é muito bom pra você conseguir ver a Terra Média exatamente da forma que ele imaginou, mas em outras você se vê lendo varias páginas em que ele esta descrevendo florestas, montanhas e cavernas. Fora os capítulos onde os personagens estão só andando, o que me desanimou muito na segunda parte. Já li livros de tamanho semelhante mas graças a segunda parte, esse foi sem duvida o livro que mais demorei pra terminar. Outra critica é alguns personagens importantes em que senti que poderia ter sido melhor trabalhado como o próprio Sauron ou o Boromir.
Apesar das críticas o conjunto foi bem positivo, não tem como dar menos de 4 estrelas pra esse livro, o final foi ótimo e personagens como Pippin, Merry, Éowyn e Faramir (ao contrario do seu irmão) se tornaram meus favoritos e foram muito bem trabalhados.