O Senhor dos Anéis

O Senhor dos Anéis J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Senhor dos Anéis

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Senhor dos Anéis" é uma obra-prima da literatura fantástica escrita pelo renomado autor britânico J.R.R. Tolkien. Publicado originalmente em três volumes, este exemplar combina a trilogia completa em um único livro, proporcionando aos leitores uma experiência imersiva e inesquecível no mundo de Tolkien.

A história se passa na Terra-média, um mundo fictício povoado por uma rica diversidade de raças, como hobbits, elfos, anões, magos e humanos. O livro narra a jornada épica de um grupo de personagens, liderado pelo jovem hobbit Frodo Bolseiro, em sua missão de destruir um poderoso anel que tem o potencial de corromper e escravizar toda a Terra-média.

Tolkien cria um universo vasto e detalhado, repleto de mitologia, lendas e idiomas próprios. Sua escrita é rica em detalhes descritivos, o que torna o mundo imaginário do autor incrivelmente real e palpável. A narrativa é envolvente e cheia de reviravoltas, mantendo o leitor constantemente interessado e ávido por mais.

Os personagens são extremamente bem desenvolvidos e cativantes. Desde o corajoso Frodo, até o sábio mago Gandalf, passando pelos valentes guerreiros Aragorn e Legolas, todos têm suas próprias motivações, medos e ambições, o que torna suas jornadas pessoais e seus relacionamentos intrigantes e emocionantes.

Além disso, "O Senhor dos Anéis" aborda temas profundos e atemporais, como amizade, coragem, sacrifício, poder e redenção. Tolkien explora a luta entre o bem e o mal de forma magistral, apresentando personagens complexos e confrontando-os com escolhas difíceis que definirão o destino da Terra-média.

A construção do mundo de Tolkien é notável. Ele criou idiomas completos, sistemas políticos e sociais, além de uma vasta geografia que faz com que os leitores se sintam imersos nesse universo. A descrição das paisagens e dos cenários é tão detalhada que é possível visualizar cada local que os personagens exploram.

"O Senhor dos Anéis" é uma obra que transcende gêneros literários e conquista leitores de todas as idades. Sua influência na literatura fantástica é inegável, tendo inspirado gerações de escritores e estabelecido os padrões para o gênero. A obra de Tolkien é um testemunho do poder da imaginação e da capacidade de criar mundos inteiros através das palavras.

Em resumo, "O Senhor dos Anéis" é um livro obrigatório para qualquer amante da fantasia. Com sua riqueza de detalhes, personagens memoráveis ​​e narrativa envolvente, ele transporta os leitores para um mundo mágico cheio de perigos e aventuras. A trilogia de Tolkien é um clássico atemporal que continuará encantando e inspirando leitores por gerações.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
Dario.Albuquerque 14/07/2023minha estante
Estou lendo senhor dos anéis agora. Já conhecia os filmes, porém pense em um livro gostoso de se ler

Roberto.Vasconcelos 01/07/2023

A piedade de Bilbo governou o destino de todos!
A obra é fantástica e de uma complexidade absurda.
Tudo parece ter uma história por trás , cada floresta , caverna , armas ... Os personagens são cativantes e inspiradores e especialmente os Hobbits que foram meus personagens favoritos, em especial o Sam.
Sam foi o personagem que trouxe os melhores momentos e o que mais me apeguei. A parte da jornada dele e de Frodo foi mas a que mais me interessou.
Mas tudo aqui é grandioso e nunca senti tanta vontade de apreciar o conforto do meu lar e a paz que reina.
Uma leitura gostosa , inspiradora e gratificante.

Fabricio.Campelo 27/06/2023

Um volume essencial
A Trilogia do senhor dos anéis é maravilhosa, independente da forma que está impressa.

Esse volume é maravilhoso pra levar pra qualquer lugar. Eu levei pro trabalho e não precisei me preocupar em esquecer a continuação até terminar tudo hahaha

Chorei de novo, sorri, e fiquei encantado com as ilustrações.

É pesado, a maior parte foi lendo com algum apoio e tive que abrir em mais de 90 graus, coisa que nunca faço pra não estragar, rs.

Mas amei. Mas uma vez

Lice_Macedo 18/06/2023

Demorei 3 meses pra ler Senhor dos Anéis, não me arrependo, mas admito que não é um livro que pretendo reler, tem partes muito boas e outras muito cansativas, fazia um tempo que eu não lia algo que me saturasse tanto!
No mais o livro é muito bom e acredito que todo leitor deve ler Senhor dos Anéis pelo menos uma vez na vida

Bruno 17/06/2023

Uma obra de fantasia épica em todos os sentidos.
O que falar do Senhor Dos Aneis? Me lembro como hoje, que eu era um guri e acabei me apaixonando pelo os filmes, por aquele universo, depois de muitos anos, consegui comprar o volume único e o li, me encantando mais por esse mundo e relendo novamente me faz ver o porque de me apaixonar por o universo que Tolkien criou.

Lukethespidermen 14/06/2023

Não tenho outras palavras se não maravilhoso.
Os personagens são tão incríveis que tem como se apegar em cada um deles .
A escrita é simplesmente maravilhosa , Erica em detalhes e me prendeu de uma maneira inexplicável.

Pedro 12/06/2023minha estante
Excelente resenha!

Glaydson5 12/06/2023

Poucos escritores, conseguem fazer um fantasia, tão boa.
Podem me seguir?
Introdução:

O livro "O Senhor dos Anéis" é uma trilogia de fantasia épica escrita por J.R.R. Tolkien no século XX. A história conta a jornada de Frodo Bolseiro e seus amigos hobbits, que embarcam em uma missão para destruir o Anel do Poder antes que ele caia nas mãos do maléfico Senhor do Escuro, Sauron. A obra é considerada um clássico da literatura fantástica e um marco para a cultura pop, tendo sido adaptada para o cinema e inspirado inúmeras obras do gênero.

Desenvolvimento:

No primeiro livro da trilogia, "A Sociedade do Anel", há uma introdução aos personagens e ao mundo criado por Tolkien. É revelado que o Anel é a única coisa que pode destruir Sauron, mas também é capaz de corromper a mente de quem o possuir. Frodo, determinado a salvar seu povo e a Terra Média da destruição, aceita a tarefa de levar o Anel até a Montanha da Perdição, onde pode ser destruído. Ele é acompanhado por seu amigo Sam, o mago Gandalf, o duende Gimli, o elfo Legolas, o homem boromir e o cavaleiro Aragorn, formando a Sociedade do Anel.

Ao longo da jornada de Frodo, a narrativa ganha complexidade e profundidade. O bem e o mal são retratados de forma mais ambígua, e os personagens são levados a lidar com escolhas difíceis e sacrifícios pessoais. Em "As Duas Torres", o grupo se divide em duas: Frodo e Sam avançam sozinhos para Mordor, enquanto os demais tentam resistir às forças do inimigo em Rohan e Gondor.

Já no último livro, "O Retorno do Rei", a trajetória da Sociedade do Anel se encontra em um clímax emocionante. A batalha final pelo destino da Terra Média é travada nas portas de Mordor, enquanto Frodo e Sam lutam pela sobrevivência e buscam alcançar a Montanha da Perdição. A conclusão da trilogia é marcada por um misto de tristeza e esperança, e a sensação de que a história criada por Tolkien é uma verdadeira epopeia.

Conclusão:

"O Senhor dos Anéis" é uma obra que ultrapassa as barreiras da fantasia e se torna um reflexo da condição humana, com seus conflitos éticos, morais e emocionais. Com uma prosa elegante e uma capacidade incomparável de criar mundos inteiros, Tolkien criou um legado que ainda é estudado e apreciado hoje. A história de Frodo e seus amigos pode ser vista como uma jornada de autoconhecimento, de superação e de crença na força do bem. Mais do que uma simples aventura, é uma reflexão sobre a luta interior de cada pessoa, e sobre os desafios que todos enfrentam para se tornarem as melhores versões de si mesmos.

Carla.Floores 03/06/2023

Minúcia
Ler Tolkien é conhecer um mundo inteiro nos mínimos detalhes. Não é uma leitura pra se devorar, mas pra degustar.
Não é só abrir a janela; é contemplar a paisagem, sentir a brisa; desde a temperatura até o cheiro.
A Jornada de Frodo Bolseiro e seu fiel escudeiro Samwise Gamgi me acompanhou nas noites dos últimos 9 meses, me embalando o sono, me transportando pra Terra-média.
Não tem furo nem defeito. É tudo perfeito, até demais, que quando termino já quero mais.
Saudades!
Vania.Cristina 03/06/2023minha estante
Entendo você. Acho que foi a unica vez na vida que eu li um livro que eu não queria que acabasse, porque queria ficar lá.

Clay 03/06/2023minha estante
Adorei a sua resenha, sucinta e apurada. Me transportou para o tempo em que li esse livro maravilhoso.

Luiz 25/05/2023

Uma maratona
Um desafio e tanto que vale a pena aceitar. É um mundo espetacular, criado por Tolkien, com todos os detalhes de uma história real.
Livrônica 25/05/2023minha estante
Quero muito ler.

claire.marar 07/05/2023

Senhor dos Anéis
Simplesmente maravilhoso!! O mundo de Tolkien te puxa de um jeito que você não consegue parar de ler? Sério, recomendo para todos!!

Carla.Ligia 06/05/2023

Terminei, o que farei da minha vida?
Gente, quinta releitura e foi como se fosse a primeira vez. Acho que porque fazia mais de 10 anos que não relia, ou então porque minha bagagem litarária é muito melhor aos 39 anos do que aos 17, quando fiz minha primeira leitura.
Seja como for é uma obra épica e genial. Tem seus problemas (misogenia, um quê de racismo, colonialismo...), pois é também uma obra de sua época. Porém a mensagem de esperança, de amor, de companheirismo e de justiça continua forte.
Recomendo muito. Uma de minhas obras favoritas.

isa! 06/05/2023

Senhor do anéis
Confesso que no começo li por influência da minha mãe, que é uma grande fã do livro, mas no fim eu percebi que é realmente aquilo que todos dizem que é, um universo mágico que abriu porta para muitos outros livros de fantasia.

Marcelo1108 05/05/2023

O que dizer de Senhor dos anéis? Todo o enredo os detalhes, a trama é o desfecho, parecem realmente que a história é verídica, e talvez realmente o é. Com seus personagens vivos em nossas mentes, corações e memórias.

Henrique 05/05/2023

A Respeito dos Hobbits
Esse livro é o pai da fantasia moderna. A concepção que temos ao pensar em elfos, orcs e anões teve origem aqui. Não é simplesmente um épico de fantasia, tá mais para uma mitologia completa com a quantidade de informação que nos oferece: sejam mapas, árvores genealógicas e até mesmo novos idiomas, como o élfico quenya ou sindarin. Tudo isso é bem expandido nos Apêndices no final do livro, parte essencial para quem gostou da história.

A leitura pode ser cansativa para alguns por conta dessa riqueza de detalhes, mas vejo isso como um ponto positivo (mesmo se for para ler a descrição de uma pedra kkkkk). Além disso, há diversas canções e poemas espalhados ao longo da história, o que é um dos fatores que reforça a credibilidade nesse universo e o torna mais interessante, tendo sempre algo novo para descobrir.

A história como um todo é muito bem encaixada e traz esse senso de aventura que já foi estabelecido no livro O Hobbit, mas em uma escala épica: uma jornada que começa tranquila nos campos do Condado até a desolação de Mordor nas chamas da Montanha da Perdição. Já os personagens têm uma personalidade distinta uns dos outros, seja a liderança de Aragorn, a fidelidade de Samwise, ou o misticismo de Gandalf... tudo isso reforça a dinâmica da narrativa e serviu como base de alguns arquétipos do gênero.

Em relação a adaptações, há dois filmes de animação: um de 1978, que adapta metade da história (a continuação foi cancelada), e O Retorno do Rei (1980) que retrata o terceiro livro (de maneira meio cômica). Há também uma minisérie obscura da Finlândia, algo bem estranho mas engraçado de ver. E finalmente a trilogia de Peter Jackson dos anos 2000 que, apesar de não cobrir toda a riqueza do mundo de Tolkien, é muito aclamada pela crítica e pelos fãs, sendo que o terceiro filme levou todas as estatuetas possíveis do Oscar em 2003!

No fim nem preciso dizer se eu recomendo, apenas digo: "O mundo está dividido entre
aqueles que já leram O Hobbit e O Senhor dos
Anéis e aqueles que ainda não leram"