As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Danilo 27/03/2023

A premissa é bem interessante, mas história em si não é. A escritora estabelece um perigo próximo, o mundo acabar cada vez mais rápido, mas não se aprofunda sobre essa questão em nenhum momento. Os personagens, com quase mil anos de existências, acabam tendo atitutes muito desnecessárias, o que nos faz questionar toda essa inteligência adquirida ao longo de todo esse tempo. O final é bem ruim.

Reina0 24/03/2023

Ciclo sem fim
Adorei a premisa mas acho que foi extendido demais e odiei o final.
A definição da máquina e sua equiparação com deus foi muito interessante.

Luuizafkr 13/03/2023

Que livro top
Faz tempo que eu não lia uma história tão boa, cheia de sub histórias que fazem todo o sentido. Eu amei muito esse livro, com certeza vai entrar pra lista de favoritos.

Jefferson Nóbrega 27/02/2023

E se a vida fosse um ciclo literalmente?
Muitos acreditam que a vida é feita de ciclos, outros que a vida é cíclica, mas em todo esse círculo inevitavelmente há a morte, o ponto de encerramento ou de um novo início, como creem os que defendem a reencarnação. Mas, e se a vida fosse isso tudo e ao mesmo tempo nada disso? Para Harry August e todos os ouroboranos é isso que acontece. A morte não encerra, ela reinicia, mas não uma vida nova, mas a mesma vida, no mesmo dia de nascimento, no mesmo local até o inevitável fim que não é bem um fim. Essa é a história de Harry.

Harry August morre, mas quando isso acontece ele renasce no mesmo local, nas mesmas exatas horas, dia e ano e, não apenas isso, ele conserva a memória da vida anterior. E se desenrola sua jornada de início tentando descobrir os motivos que o levam a ser assim, sejam espirituais ou científicos e por fim, já em uma aceitação de sua condição, na tentativa de pelos menos fazer essas vidas repetitivas terem sentidos.

É uma ótima obra de ficção, que contém em seu âmago reflexões sobre os nossos ?se?. Se tivéssemos mais uma chance nós mudaríamos a forma como vivemos? Se pudéssemos fazer tudo novamente conseguiríamos mesmo mudar tudo o que fizemos? Mas, nós que somos lineares como podemos mudar nosso mundo, nosso futuro e nos reconciliar com o nosso passado?

O livro contém ação, política, história e todo o tipo de coisa que se pode se acumular quando se vive para sempre.

Valeu muito a pena a leitura e recomendo.

Barbara 26/02/2023

História bem original e muito bem escrita.
Me surpreendi com esse livro; não era nada do que eu estava esperando. Achei a história super original e me encantei com a escrita da autora. Sem duvidas esse foi um dos livros mais bem escritos que já li.
O enredo começa a ficar mais interessante a partir da metade do livro, mas entendo o porquê de ser assim; não tem como ser diferente devido toda a trajetória do personagem. É do meio pra o final que ele vai entendendo muita coisa que está acontecendo e tomando atitudes para tentar resolver.
Por fim, só posso dizer que é um ótimo livro e que, sem dúvidas, vale a pena ser lido.

Thais.Garrido 22/02/2023

Cansativo e repetitivo
Histórias relacionadas ao tempo, seja viagens do tempo ou simplesmente um mergulho dentro da vasta história do mundo, sempre foram as minhas favoritas. Apesar de eu ter achado muito interessante a história do Henry e o estilo de ?viagem no tempo? trazidos por esse livro, eu não gostei da escrita da autora.
Em vários momentos me peguei relendo parágrafos, ou avançando centenas de páginas sem ter a sensação de avanço na história, e tenho certeza que o sentimento de escrita repetitiva também não foi intencional.
No final, gostei da trama e do desfecho do livro, mas não me cativou o suficiente para continuar acompanhando o trabalho da autora.

Armando 21/02/2023

Acabei.
Começo dizendo que este livro é uma obra prima.
A história é completamente avassaladora. A escrita é de uma profissionalidade cirúrgica. O protagonista extremamente cativante, e o antagonista mais cativante ainda.
Simplesmente incrível.
O livro traz um plano de fundo de ficção científica com "viagem no tempo" para discutir pontos cruciais da atualidade e da humanidade. Recomendo com todas minhas forças. Um dos melhores livros que já li na vida.
Renata 30/03/2023minha estante
Concordo com tudo o q disse! Eu amei... foi realmente um dos melhores livros q li na vida!!

Calebe 20/02/2023

Ideia boa, desenvolvimento nem tanto
O livro em si tem uma premissa muito bom. Uma ideia central genial, essa de levar a informação pra frente e pra trás no tempo através da condição dos personagens principais de reiniciarem suas próprias vidas com as memórias dos ciclos anteriores. Mas isso é toda a parte boa do livro mesmo.

O primeiro problema desse livro é que o plot principal, descrito até na sinopse, da menina que entrega a informação pra ele velho de que o fim do mundo está próximo, simplesmente não é desenvolvida em momento algum, não vai pra frente nunca. E você fica até o final esperando que vá se desenrolar, que vai funcionar, mas o livro acaba e não tem nada de fim do mundo.

O segundo grande problema é a forma como é contado os acontecimentos, os capítulos ficam se alternando em acontecimentos de várias vidas de Harry, porém tudo fora de ordem. Você por vezes vai se encontrar confuso sobre quando isso aconteceu e se é antes ou depois daquela outra coisa.

Em resumo, apesar de uma ideia boa, original (eu acho) não é bem desenvolvida neste volume. Que pena.

Lucas990 09/02/2023

Após me indicar várias vezes essa leitura, minha amiga Gabs se cansou de esperar que eu resolvesse iniciar por conta própria e então me deu esse livro de presente. Então, antes de mais nada, obrigado Gabs.
Eu não sou o maior entusiasta de ficção científica mas confesso que fiquei bem animado com esse livro. A premissa é muito boa e a história é muito bem amarrada, algumas partes são realmente de tirar o fôlego. É uma história bem completa, por assim dizer.
Contudo, também não posso deixar de comentar a encheção de linguiça presente em diversos capítulos e os diálogos cansativos que ocorrem em alguns momentos. Acredito que o livro teria tanto (ou mais) potencial sem esses fatores. Não sei.
Ainda assim indicaria essa leitura a qualquer pessoa. Não é nem de longe um livro ruim, e isso vindo de um leitor que, como já mencionei, não se interessa por ficção científica, é um ponto muito positivo a ser considerado.
Gabs.Fitz 09/02/2023minha estante
????

Monique 08/02/2023

Recomendo
O livro superou minhas expectativas e achei bem criativo, fluído, falou de todas as 15 vidas de uma forma não cansativa mesmo os acontecimentos sendo parecidos. Óbvio que se encontra pontos negativos mas nada tão grave que impeça essa história de ser considerada boa.

gi 30/01/2023

achei a história do livro muito interessante apesar de não ter nada a ver com o que eu esperava, mas boa igualmente. o clube cronus me cativou bastante.

Caroline 29/01/2023

Demorou pra engatar, mas valeu a pena
Comecei esse livro em janeiro de 2021 e só agora, um ano depois, fui terminar. Tinha ficado muito animada com o começo, mas lá pro meio a história passou a ficar meio entediante, então abandonei. Ainda bem que não foi um abandono definitivo.

A seção meio-final do livro é super envolvente, cheia de momentos tensos que me faziam não querer parar de ler. O final foi ótimo, bem escrito, e me deixou muito satisfeita. Uma boa experiência.

Mylena.Knox 29/01/2023

A criatividade além
Um tipo de "viagem no tempo" como nenhuma outra.
A gente acompanha Harry durante suas tantas vidas, seu amadurecimento diante da situação em que vive, questionamentos pessoais, como seria se tivéssemos a oportunidade de resetar, começar de novo (do zero) e etc.
Outro assunto interessante que é questionado é a relevância das coisas e pessoas quando não se tem um limite de tempo, afinal, as coisas são importantes porque podem acabar a qualquer momento.

"A complexidade leva à inércia" é outra coisa bem trabalhada dentro desse universo (se passa no século vinte, no mesmo mundo que o nosso e com os mesmos eventos).

O livro é denso, tem poucas falas, não é contado em ordem cronológica, não tem uma grande reviravolta e não tem cenas de ação ou cenas um pouco mais frenéticas.
História bem detalhada e realmente gera alguns questionamentos.

Renan.Menchik 25/01/2023

VIVER UMA VEZ É INCRÍVEL, DUAS É ASSUSTADOR, QUINZE É INSANO
As primeiras quinze vidas de Harry August é um livro de ficção científica que contará a estória de Harry August, um homem que viveu toda sua vida, adoeceu e morreu... Acontece que, após sua morte, retoma consciência e se vê com três anos de idade, em sua casa da infância, com seus familiares, contudo, sua consciência e memória da vida passada estão preservados, e sua vida poderá ser vivida novamente!

DO ENREDO E A PREMISSA

A premissa do livro é alucinante, o fato de você viver uma vida após a outra, sempre nascendo no mesmo lugar, com a mesmo contexto familiar, contudo com a memória das vidas passadas preservadas, UAU, a ideia do livro é ARREBATADORA.

Como o enredo vai se desenvolvendo é um combustível para premissa instigante, pois o livro todo é um depoimento de Harry August para você, leitor... As primeiras vidas dele vão sendo contadas, as descobertas, tentar entender o que estava acontecendo, que condição era essa a dele e que havia muito mais em torna da condição dele que ele próprio.

O enredo mantém o leitor àvido por respostas até os 85%, depois o leitor começa a ficar preocupado, pois são muitas coisas para responder e poucas páginas para te dar o que vc espera.

E é aí que começo a crítica.

DA CRÍTICA

O livro promete MUITO pela sua premissa e pelas primeiras páginas, o leitor é instigado e gera expectativas em relação ao mistério dos "kalachakras", do "Clube Cronos", contudo é muito INSATISFATÓRIO o desfecho, não chega a comprometer a obra, não não não... A obra em geral é BOA para MUITO BOA, contudo pela premissa do livro e o início do enredo, este poderia ser uma das obras mais CARISMÁTICAS da ficção científica, poderia galgar vôos altíssimos, ser um 5 estrelas Favoritado, mas não alcançou todo seu potencial.

O final concentra 90% da minha crítica, tudo se encaminhava para ser ANTOLÓGICO, para ser memorável, um livro que eu estava pronto para dar 5 estrelas e Favoritar, mas quando acabou fiquei procurando mais páginas, não encontrei.

Esse livro é o exemplo perfeito de um livro que tinha potencial para brigar pelos melhores prêmios da literatura em sua categoria, mas se contentou em ser um livro BOM.

DA CONCLUSÃO

As Primeiras Vidas de Harry August é um livro BOM, que poderia ser INCRÍVEL ou até mesmo virar um Clássico da Literatura em sua categoria, mas faltou ousadia para tal, em especial no final.

Nota: 4 ???? (Bom)