Matéria escura

Matéria escura Blake Crouch

Resenhas - Matéria escura

Raquel Lino 01/05/2024

AMEI
Esse livro é tudo! Tem muita ação, a leitura é bem fluída e todos os fatos e reviravoltas nos prendem de uma forma viciante, torci demais para que tudo desse certo!
Fazia tempo que não lia um de ficção científica e sem dúvidas foi muito bom voltar justamente com esse livro!

Luciano.Soares 01/05/2024

Crouch entrega uma narrativa bem intensa e envolvente onde paira os questionamentos: "Será que fizemos nossas melhores escolhas?" E "E como seria nossa vida se tivéssemos tomado outro caminho?".
Apesar de se tratar de um thriller de ficção científica, a escrita é leve e você devora as páginas para saber como o protagonista irá fazer para tomar sua vida de volta num mar sem fim de infinitas possibilidades.

Lexi 30/04/2024

Ler esse livro é como estar em uma montanha russa, só que estando a todo tempo no momento da descida, onde o frio na barriga está sempre mais intenso. É como viver tudo que o protagonista está vivendo, sentindo tudo que ele está sentindo. Existem muitos pontos a serem destacados, desde a evolução do personagem às reviravoltas inesperadas e a escrita que prende o leitor.

Arthicus 30/04/2024

Hoje, na Temperatura Máxima, "Matéria Escura"
?Matéria Escura? foi meu primeiro contato com o autor Blake Crouch. Seu nome já havia aparecido para mim em outros momentos, principalmente no booktube, sempre quando tem um novo lançamento seu saindo por aqui, mas nunca havia tido a oportunidade de ler de seus livros. Até agora.

Neste livro, acompanhamos Jason Dessen, um homem feliz, professor de faculdade, que vive com sua linda e amada esposa Daniela e seu filho Charlie. Porem tudo isso é tomado dele quando em uma noite ele é sequestrado por uma figura mascarada, levado para um fabrica abandonada, onde é desacordado com uma droga estranha e acorda no dia seguinte em um lugar completamente diferente com pessoas congratulando pelo seu retorno. Para piorar, neste lugar em que acordou, Daniela não é sua esposa e seu filho Charlie nunca existiu. Jason então terá de descobrir quem era a pessoa que o sequestrou, onde veio parar e, o mais importante, como voltar para sua esposa e filho.

Se este pequeno resumo parece um filme que passaria na Sessão da Tarde/Temperatura Máxima/Super Cine é porque foi exatamente esta sensação que tive lendo o livro.

Blake Crouch escreve em uma narrativa rápida.

Com parágrafos curtos.

Cheios de correria, tiro. Pula a grade, se arrasta pela grama. Fuga.

Momentos de tirar o fôlego e te deixar na beira do acento polvilham o livro.

E confesso que não esperava muito disso.

Seu nome sempre me pareceu ligado a ficção científica e, acreditem HÁ ficção científica aqui, mas não esperava tanta ação. Isso me fez quase devorar o livro, mesmo que algumas coisas me incomodassem durante a leitura.

Durante a primeira metade do livro, apesar de ter gostado da narrativa, não pude deixar de me sentir um pouco agoniado por já saber qual era as respostas para as questões do livro (Quem era o homem mascarado? Para onde Jason foi mandado? Porquê Daniela não é a esposa dele?) e seguir vendo o personagem demorar tanto tempo para concluir o que estava acontecendo. Sendo ele quem é na narrativa, um professor de física em uma faculdade renomada. Na verdade, em um outro momento, depois da metade do livro, quando as coisas começam a andar mais no quesito ficção científica, Jason e sua colega de aventura, Amanda Lucas* passam por uma situação em que ele age de maneira extremamente burra! (Para quem leu o livro, estou falando do capítulo 10). Pode ser que a pandemia que passamos nos anos de 2020 até 2023 tenham influência nisso, mas o que acontece parece algo irreal para um personagem com o a experiência dele.

*Não pude deixar de rir quando vi o nome Amanda Lucas. Porque parece muito algo que viria da ?Escola Cho Chang de nomes para personagens?. Com todo respeito as pessoas quais o sobrenome é Lucas, mas achei engraçado.

(Este paragrafo tem um leve spoiler) Falando da Amanda Lucas, sinto um pouco que ela foi uma personagem sem muito propósito para a história. Ela faz uma única coisa e dai dado momento ela some. Não só na narrativa, mas de qualquer pensamento do personagem.

Apesar de todas estas minhas criticas, ainda me foi uma leitura bastante prazerosa. Principalmente porque se da metade para frente o livro que já era bom, fica melhor, no seu ultimo terço ele brilha!

Eu não fazia ideia do que ia acontecer e lá estava eu de novo, sentado na beira da cadeira, segurando firme meu kindle, quase arrancando meus pelos de barba de agonia de o quão bom ele fica neste último terço!

Acabei achando o final em si um pouco previsível, mas isso não é um problema real.

A experiência de leitura em si foi muito boa e espero que as futuras leituras dos outros trabalhos de Blake Crouch sejam tão bons quanto este primeiro, se não mais.

Como um adendo; também mal posso esperar pelo seriado que está por vir e acredito que ele pode vir a corrigir os problemas que tive durante a leitura.

Téia 29/04/2024

Interessante
O livro te deixa intrigado do começo ao fim. É científico então tem partes que eu fiquei ?oi?? mas tem partes que meu Deus muito bom
Amei o plot twist no final

Rafaela1342 28/04/2024

Que livro incrível!
Uma história envolvente e surpreendente. Uma leitura que flui, só não posso dizer que é leve, pois tira o fôlego em alguns momentos.
Cheguei ao final do livro sem conseguir deduzir o que aconteceria. Nada previsível! Amei!

Ricardo 28/04/2024

Enredo inteligente!
Ficção inteligente! O enredo é muito bacana e te prende! Alguns acontecimentos imprevisíveis, mas outros bem previsíveis, no entanto, isso não torna o livro ruim! Apesar de ser basear em física a leitura é fácil! Quando trata de alguma teoria ou algo mais específico da física o autor faz parecer leve e fácil!

Dani 28/04/2024

Precisei de alguns dias para processar as informações desse livro. O começo e o fim são muito empolgantes, tornando a leitura rápida e fluida. Porém o meio ficou meio enrolado. Já estava um pouco cansada.
Fazia muito tempo que não lia uma ficção científica, mas conforme a leitura foi passando, para mim ficou mais a mensagem de ser feliz com as suas escolhas, do que a ficção científica em si, o que não tira o mérito de ser um bom livro, simplesmente eu esperava um pouco mais.
Tiveram alguns acontecimentos que não esperava, mas ficou faltando um plot bem legal. O final também deixou um pouco a desejar. Se tivesse mais 2 páginas de informações, já teria me deixado mais feliz.

Rafael 27/04/2024

É. Valeu por ser mais um Sci-Fi
Premissa boa, principalmente para quem gosta de sci-fi. Contudo não consegui me apegar a leitura, tendo em vista que o ritmo da narrativa não me alcançou. Por mais que o contexto me agrada, em muitas vezes senti que a leitura havia se tornado massante. Além disso o final não me agradou de todo. No entanto para quem é fã desta categoria, creio que seja uma leitura obrigatória! Até para que possam tirar as próprias conclusões! E apesar de tudo, é um livro de tiro curto! Boa leitura!

Beca 26/04/2024

Favoritei
Muito bom! Devorei esse livro em três dias de tão viciante que a história consegue ser. Em algumas partes, queria que o autor tivesse explorado mais os conceitos científicos, mas entendi que o foco do enredo era mostrar tudo que o Jason precisou passar e o debate em torno de nossas escolhas de vida.

Já vou ler o próximo livro do Blake Crouch

Luan 26/04/2024

Diário de Impressão: Matéria Escura
Três capítulos e tudo parece uma grande enrolação agitada. Correria, ação e um mistério na qual a resposta está na sinopse do livro. Sinceramente, o que me prende é apenas a escrita rápida, de parágrafos curtos, sem engasgos. De resto, tudo é hollywoodiano demais para o meu gosto. Espero que melhore.
06/04/2024 (20%)

Não sei ainda o que achar. O autor é competente, mas seus personagens são uns tantos rasos, com ambições fracas e motivações clichês. Não é ruim, mas não estou empolgado, mesmo depois de passar por um evento graficamente violento (a meu ver, artificialmente inserido para chocar). De qualquer maneira, vamos seguindo. Quero ver onde isso vai dar.
09/04/2024 (35%)

Por um fio quase desisti da leitura. A motivação e o modo de agir do vilão são simplesmente mal escritas. Chega a ser irritante. E o protagonista é chato, sem graça. Com frequência faz escolhas que fazem você questionar se ele é, realmente, o gênio que o autor diz ser. Mas eu não desisti. Por que? Porque a história ficou muito boa a partir do momento que começamos a viajar pelos universos. A cada cenário fico curioso para saber o que tem atrás das portas que o livro coloca.
13/04/2024 (60%)

Eu gosto de livro que me prende, me faça pensar nele enquanto faço outra coisa. Em geral, é o que mais me conquista, mesmo que eu não ache a obra perfeita. Foi o caso de Matéria Escura. Depois do começo fraco, não achei que iria sentir isso. Mas eu senti e acabei devorando o livro muito mais rápido que previa. É bom mesmo. Mantenho minhas críticas ao protagonista, que mostrou ser engenhosamente sem sal, mas a história se sustenta. A motivação é boa e o desfecho é razoável. Com relutância, admito que merece o hype, mas, sinceramente, é impossível pensar que Ricky and Morty (2013) não serviu de inspiração para esse livro. E isso, a meu ver, é bom e ruim. Bom porque amo Ricky and Morty e não acho ruim que o copiem. Ruim porque a série animada é bem mais profunda. Foi uma viagem divertida.
16/04/2024 (100%)

books_lice 25/04/2024

Quando eu li esse livro, eu tinha uns 12 anos (tenho 17 atualmente) e ele me marcou tanto, que até hoje eu lembro da história, se vc gosta de ler suspense e de quebrar a cabeça tentando entender oq tá rolando, esse livro é ótimo p vc