Fraude Legítima

Fraude Legítima E. Lockhart

Resenhas - /////

Ruan Mattia 28/07/2023

Me deu ressaca
Depois de ler a obra-prima "Mentirosos" e "Família de Mentiroso", fui sedento ler "Fraude Legítima" e quebrei a cara. E ainda, para piorar, peguei algumas muitas semanas de ressaca literária. Eu estava lendo bem desde o começo do ano, mas esse livro cresceu como uma parede no caminho. Finalmente a quebrei (que alívio). Não sei bem o que houve, talvez muita expectativa da minha parte, talvez a própria narrativa confusa, ou as personagens chatas... Enfim, não funcionou comigo.

Sei bem que a ideia do livro não é ter uma heroína, mas sei lá, vilões podem ser irresistíveis, mas a dessa história não foi. A narrativa começa pelo final (porém depende), e isso torna tudo confuso, personagens aleatórios surgem do nada, depois somem, muitas questões em aberto, não teve profundidade, não consegui entender a personagem... a construção virou uma desconstrução.

Estou com um enorme ponto de interrogação pairando acima de mim. Achei chatinho, depois larguei o livro na metade por dias e quando voltei... Sou fã da autora e ainda lerei seus outros livros, mas devo confessar que "Fraude Legítima" se traduz em seu próprio título.

Mafê 17/07/2023

Esse livro é bem rapidinho, prende bastante mas não é o tipo que se pode ficar 3 ou mais dias sem ler, sabe? se nao esquece tudo. amei o fato de ser escrito "de tras pes frente", amei a inteligencia da personagem, muito bom. talvez eu ate leria de novo

Letícia Miranda 29/05/2023

Fraude legítima
Tenho pouco a dizer sobre esse livro. Não foi uma leitura que fiz gostando da história e enredo.
Foi escrito de uma forma curiosa, começando pelo final, mas nada muito inovador.

Achei a história lenta e chatinha, com uma escrita simples. Não me apeguei a nenhum personagem e não achei as motivações da personagem principal inovadoras.

Um livro básico, pra passar o tempo quando não tiver outras opções.

Nath 19/05/2023

Resenha Pobre Leitora
Terminei esse livro por pura força de vontade, ô história chata! Quando eu li Mentirosos da autora, achei ótimo, pensei que esse também pudesse ser, mas me enganei. Eu detestei esse livro. Desculpa. Ele é confuso, não só por ser escrito cronologicamente de trás para frente, quanto pelo excesso de locais, acontecimentos e mudanças na história da personagem principal. Acabei o livro sem saber realmente qual era a história de vida dela, e juro que não foi por burrice minha.
Todos os personagens são extremamente chatos, não salva ninguém. Nenhum tem uma motivação plausível, muito menos a Jule, personagem principal. Pra mim, tudo que ela faz só é explicado se for louca. Não é boa sendo vilã, não é boa sendo vítima, não é boa sendo nada. Conclusão: história chata, confusa demais e não recomendo.

Guilherme 16/03/2023

Quem é mais perturbada? Jules ou E. lockhart?
O livro começa com uma trama interessante que chamam bastante atenção:

1. A protagonista rouba a identidade das pessoas, não sabemos como, de quem ou quando começou, inclusive não sabemos se ela é quem diz ser logo de cara

2. A história é contada de trás para frente, começando com o capítulo 18 até o 1, o ?começo? da história da personagem

Contudo a história é confusa, mal planejada e os personagens são pouco cativantes.

O fato da história começar com capítulos decrescentes parece ser apenas um artifício da autora para tornar o livro interessante, mas na prática ?a ordem não faz sentido e deixa vários furos narrativos e ao longo do livro todo.

A protagonista é uma personagem rasa, sem motivação e sem personalidade, mesmo tendo como hobbie principal ou furto de identidade de outras pessoas.

O único ponto positivo da história é a escrita da autora, que apesar de mal executada e planejada consegue entreter com uma narrativa simples.

Um fato que me surpreendeu sobre história foi o comentário da autora no final da obra dizendo que se inspirou no livro o talentoso Ripley para escrever fraude legítima, sei que muitos outros leitores comparam as duas obras?? e Dizem que a segunda é uma cópia do clássico de Patricia Highsmith. Agora, quero lê-lo para comparar as duas narrativas, os protagonistas e a qualidade de ambos os livros.

Kety Samantha 16/02/2023

Apenas... tudo mt chato e mt esperado, só gostei da narrativa ser de trás pra frente, fora isso: q personagens chatos do crlh, q motivação bosta e q plot twist inexistente

Manu5550 01/02/2023

Quem era a menina de cabelo azul????????????????????????????????????????????????????????????????????

Sofia 24/01/2023

Legal mas falta algo
Eu vi muitas críticas negativas sobre o livro, mas, gostei dele. A história começa no futuro, e vai indo pro passado até voltar pro futuro novamente no final (O que é bem confuso no começo).

Não gostei muito dos personagens, nenhum presta KKKKK, as ?duas protagonistas? são surtadas; a única diferença é a conta bancária das duas.
No geral a história é bem legal, e eu me senti em um filme de ação sobre espiões e etc.
Na minha opinião faltou uma explicação mais detalhada sobre o passado da Jule (personagem principal), porém nada que atrapalhe o entendimento da história.

this is doia trying 29/12/2022

Pq ninguém ta falando que esse livro é uma cópia barata de O talentoso Mr. Ripley???
É igualzinho, sem tirar nem pôr. Não percam o tempo de vocês lendo esse livro.

Juliahelenrq 11/12/2022

Livro legal mas não uau
Depois de ler as avaliações fui ler o livro sem grandes expectativas e isso deu muito certo djdksksjsj o livro não é ruim ( mas tbm não é incrível tipo uauuuu) a leitura dele foi super rápida, a escrita é super simples, achei uma delícia de ler, ele é escrito de trás pra frente, nunca tinha lido um livro assim, achei bem legal.

Maria 06/12/2022

Legal
Esse tem tempo que li e esqueci de escrever sobre. Li pois amei outro livro da mesma autora, ?Mentirosos?. O livro foi bom mas foi tudo muito esperado, não achei o plot twist surpreendente. Mas é um bom livro.

Vanessa @LarLiterario 04/12/2022

Um livro confuso, senti todos os meus neurônios queimando dentro da minha cabeça, mas no final: Gostei muito! Totalmente fora de qualquer zona de conforto, a psicóloga que há em mim só queria levar a protagonista pra fazer um estudo no mínimo… minucioso. Vale a pena ler!