Fraude Legítima

Fraude Legítima E. Lockhart

Resenhas - /////

alinetiemi 22/11/2022

Gente, até agora não sei se eu gostei ou não desse livro. Ele é bem escrito e flui, a história tem uma premissa legal, mas fica por isso (por mim).
Não me prendi a história, não gostei de nenhuma das personagens.
Mas para quem busca um livro diferente, já que ele é narrado de uma forma diferenciada, vale a pena tentar. (E se você já curte E. Lockhart)

Camila1856 22/11/2022

Meio bleh mas gostosinho de ler
Jule é uma garota sem grana que cruza o caminho da rica Imogen, mudando a vida das duas pra sempre.
Como esperado, não chega aos pés de Mentirosos, plot final fraco, mas a escrita é aquela delicinha, leitura rapidinha pra passar o tempo. E tem o plus da história ser contada de trás pra frente, que eu adoro.

Carlos Henrique 14/11/2022

E. Lockhart, você me prometeu
Uma narrativa maluca e fora da curva, isso que você encontrará em Fraude Legítima, da E. Lockhart.

Aqui conhecemos Jule West Williams, uma garota capaz de se adaptar a qualquer coisa, e Imogen Sokoloff, uma milionária fugindo de suas responsabilidades. Elas têm pouco em comum, mas suas histórias vão se cruzar e uma série de eventos irão acontecer.

Realmente não sei o quanto posso falar sobre esse livro sem dar spoiler, então vamos as considerações:

O livro possui uma narrativa diferente, ele é narrado de traz para frente, então na minha cabeça só começou a fazer sentido alguns capítulos a frente, quando eu já tinha me acostumado com isso e entendido um pouco da história. Minha dica é: não leia ele como eu li, com pausas muito espaçadas, se não vai perder alguns pontos importantes.

Uma coisa que eu gosto em livros é de me apegar a algum personagem, mas aqui isso não aconteceu, nem os secundários, sabe? kkkk A partir de um momento comecei a sentir uma certa empatia para com a Jule, mas nada muito forte.

Então o ponto alto do livro foi realmente o suspense, o plot me surpreendeu bastante, quando eu achei que tinha entendido tudo, o livro foi lá e meteu uma reviravolta que fiquei assim ?? aquele final me deixou algumas boas horas pensando e apesar de achar confuso no começo, a narrativa até me agradou muito depois que acostumei, achei criativo.

Rachel.so.livro 27/10/2022

Finalmente terminei!
Esse livro não foi o que eu esperava, pra mim o mais legal é ele ter sido escrito de trás pra frente, mas isso também faz você meio que prever o que acontece.

Eu já tinha lido um outro livro da autora, Os mentirosos, e gostei bastante, não esperava aquele final e tbm não esperava esse final de Fraude legítima, não porque foi surpreendente, mas pq foi decepcionante pra mim.

Achei fraco toda a história, a mensagem do livro você entende já no começo e depois começa a ficar chato e repetitivo.
Não gostei muito do fechamento desse livro.

Mas ainda darei chance pra autora, espero gostar de um próximo livro dela.

darkblueonfire 20/10/2022

Interessante
O livro tem uma história interessante, a escrita é boa, dá pra terminar em um dia, tem algumas partes meio confusas em alguns momentos, houve vezes em que precisei reler o capítulo para me encontrar novamente mas isso não é um ponto negativo no livro em si, os personagens são interessantes, não são superficiais, gosto da maioria deles, é um bom livro.

Sara 15/10/2022

é né..
sabia que era ruim só li pra conseguir falar mau com propriedade

acho q o único ponto positivo é o fato de ser narrado de trás pra frente e pra ser sincera foi o único motivo que me fez querer ler, já que ao contrário de muitos eu não gostei tanto de 'Mentirosos' da mesma autora.

Praticamente todos os personagens desse livro são insuportáveis (com exceção do Paolo, te amo) mas de resto...

Plot presivel, as vezes a narrativa ficava chata e repetitiva. Principalmente a reafirmação de como a Jule é, que ela não tem coração, que ela malha que ela não sei oq ... TA BOM GAROTA, VC É CHATA JA ENTENDEMOS ...

Não tinha chegado nem na metade e já desconfiava do "plot twist"

De qualquer forma é uma leiturinha legal pra passar o tempo

Lays.Ordani 28/09/2022

Fraquinho
Fraquinho, bem fraquinho. A única coisa divertida é a ordem dos capítulos que faz você ficar prestando atenção nas datas, porém, acaba sendo frustrante quando vc presta tanta atenção pra um "plot" (se é que tem um plot) tão bobo. Segundo livro que leio da autora. Recomendo muito Mentirosos, Fraude legítima nem tanto.

Dom 25/09/2022

????? Que????
No começo eu não tava entendo nada e no fim parecia que eu tava no começo.
Todo mundo nesse livro é egocêntrico e esconde isso numa fachada que "aí como eu me importo com todos"
O livro é narrado do capítulo 18 até o 1 e depois o 19 mas não atrapalha a leitura apenas vai juntando as peças.
No final eu já imaginava mais ou menos o plot porém ainda tô com dúvidas e meio sem entender.

Larissa3929 10/09/2022

Sem graça
No começo eu não tava entendendo nada e no final parecia que tava no começo.

O livro é bem confuso, principalmente por contar a história de trás pra frente. O plot twist, que na verdade nem deveria ser chamar assim, foi super fraco. Todo mistério do livro você já sabe na segunda página e o motivo é horrível e sem sentido.

Não é um livro que prende, e ainda do jeito que foi escrito deixou ele confuso.

Não gostei da leitura e nem recomendo.

Valena.Monteiro 06/09/2022

Esse livro foi panfletado demais pela minha irmã, então resolvi ler, mas me decepcionei pela segunda vez com os livros que ela me indicou.
Pra começar esse não foi um livro que me marcou. Passou uns três, dois dias e eu já tinha esquecido quase tudo. Como uma borracha apagando um rabisco de um lápis. (inclusive tive que ler minhas marcações pra fazer esse resenha).
O livro é muito forçado, as coisas que a pessoa faz é por um motivo tão besta, tão fraco, e é tudo tão previsível. E a personalidade que cada um NÃO tem, eles são como robô frios e sem sentimentos. E as ações das pessoas nesse livro é totalmente fora da realidade. Como a pessoa deixar qualquer um morar na sua própria casa?
Mas quem sou eu pra julgar.

Valeska19 07/10/2022minha estante
claro q não foi por motivo besta, o q ela queria era dinheiro e foi q ela foi atrás, e esse montivo é o bastante pra uma psicopata

Marina 05/09/2022

Perguntas e Datas
É definitivamente um livro bem marcante, seja pela sua construção invertida, seja pela confusão nos primeiros momentos de contato. As datas são imprescindíveis e, dado a sequência nada linear, é recomendável que seja um livro de se ler direto, sem muitas pausas na leitura. O motivo para essa recomendação surge da facilidade de se esquecer de detalhes interessantes para os próximos capítulos, e muitas vezes necessários.

A narração é bem feita e traz a fluidez que o livro precisa, mantendo o desencadeamento do raciocínio de ?pergunta-resposta? que o leitor pede, mesmo após alguns capítulos em que outras perguntas surgem no decorrer da trama e as dúvidas se acumulem.

O motivo para não ter dado 5 estrelas ou 4,5 é justamente o tema central do livro. A história é muito bem contada, principalmente pelo seu jeito único e criativo, mas os personagens não são capazes de criar nenhum laço considerável e, por mais que o plot seja chocante, não surtiu em mim o efeito do: ?NOSSA QUE MARAVILHOSO?.

nix 22/08/2022

tinha tudo pra ser bom e...
não foi.
podiam contar mais do passado da jule mas foi só imogen o tempo todo! sei que queriam mostrar que o mundo dela girava em torno da immie mas acabou ficando uma narrativa muito centralizada.

Peixe_ 21/08/2022

Não gostei muito
Eu não achei o mistério do livro um grande mistério, já tava esperando aqueles acontecimentos e achei a motivação meio boba, mas talvez seja justificável pela personalidade da pessoa. A Jule não me cativou em nada, é triste pq ela que narra o livro????? . O único ponto positivo pra mim, é os capítulos voltando no tempo, pq faz vc prestar a atenção nos detalhes