Kingdom of Ash

Kingdom of Ash Sarah J. Maas

Resenhas - Untitled

Roseane Suelen 25/04/2020

Muito extenso
A história me fez engolir os primeiros livros. Mas esse último além de ter um começo bem cansativo, é muito longo, quase não termino

A história é boa e melhorou bastante depois dos 60%.
E gostei do final também.

Angélica Carvalho 23/04/2020

Colocar um ponto final nessa série é muito triste, assim como dizer adeus, espero que Sarah escreva um spin off

Loanfi 04/04/2020

Um final incrível para a série. A forma como tudo foi arrematado e resolvido é excelente e o livro te prende até o final

Sarah | @only_a_snowflake 18/05/2019

"We fight as one. We die as one." (p.543) [Booktalk SEM spoilers]
Como é difícil dizer adeus. Passei tantos momentos maravilhosos e sofri junto com esse queridos personagens. Aprendi lições que levarei comigo pelo resto da minha vida. Encontrei esse universo de ToG em uma época complicada da minha vida, onde eu precisava de apoiar em algo em que eu me identificasse. Foi amor à primeira vista pela Celaena, Dorian e cia (sorry Chaol, não gostava mesmo de você em ToG). Tenho todos esse personagens incríveis em alta estima, como se realmente fossem meus amigos, afinal passamos muito tempo juntos durante essa saga. KoA foi um livro impecável do começo ao fim. Ainda não sei como, mas a Sarah conseguiu fechar toda essa história com chave de ouro, sem cagar em nada (o que costuma acontecer em finais de trilogia, sempre fica uma coisa meia cagada). Esse livro é tão incrível que merece ser aplaudido com o pé.

- Aelin: Não tenho palavras pra expressar a Aelin nesse livro. Ela simplesmente superou todas as expectativas. Relembrar a jornada dela, desde como ela começou como assassina até chegar onde ela chegou... que rolê, véi, que rolê. De todos os livros que li, certamente ela é a personagem mais corajosa de todas. "You do not yield" é meu lema de vida agora.

- Dorian: E na categoria personagem revelação do ano: PODE ENTRAR, DORIAN *aplausos* Meu cinnamon roll *---* Em KoA, Dorian está mais poderoso que nunca. E mais maduro também. Ele passou por uns bons perrengues e ganhou meu respeito (que aliás, ele sempre teve, desde ToG). Sempre acreditei em ti, menino Dorian, você finalmente brilhou.

- Yrene: Quem diria que aquele conto tão curtinho da Assassina e a Curandeira seria tão relevante, não é mesmo? Orgulho demais dessa guerreira linda *coraçãozinho*

- Elide: Ela foi responsáveis por uns mini-infartos meus durante a leitura, e protagonizou uma das cenas mais lindas e heartbreaking ever.

- Manon: ADORO como ela é plena. Também protagonista de duas cenas épicas do livro que me deixaram de queixo caído. Observação: não sei se sinto muita química entre ela e o Dorian.

- Aedion: Agonia define os capítulos do Aedion na guerra. Passou por muitos apertos, hein menino.

- Lorcan: Não me assuste desse jeito nunca mais, rapaz.

- Maeve: Recebeu o que mereceu e achei foi pouco. Doida de pedra.

- Erawan: Se a Sarah quisesse, poderia ter virado o jogo e terminado a história fazendo a Aelin e cia parecerem os vilões da história. Já vi isso acontecer antes, mas ele também recebeu o que merecia.

Esse é o maior livro da série, e isso acaba sendo meio torturante porque as coisas vão dando errado, vão dando ruim, e parece que as desgraças não param de acontecer. Toda vez que eu ia ler um capítulo do Aedion ou da Lysandra eu começava a ficar agoniada porque era tanta tragédia que não dava pra imaginar como eles iam sair dessa treta. Mas anyway, foi tudo muito sofrido, foi tudo muito triste, foi tudo muito feliz, foi tudo muito incrível. P.S: Leiam os agradecimentos finais do livro! Chorei horrores.

"There was still beauty in this world. Stars could still glow, still burn bright, even burried under the earth." (p.330)

BGM: "Live Like Legends" (Ruelle)
Zatrero 18/05/2019minha estante
E além de todas essas emoções e maravilhas ainda teve aquela Crossover de arrepiar embora so tenha sido umas duas páginas meu blow mind foi absurdo. Será que A Court of Terrasen vai vir??.

Leticia 09/03/2019

Inominável é a conclusão dessa saga fantástica. Triste e feliz por ter chegado ao fim. Obrigada Sarah, por me fazer chorar e rir a cada página.

Loulou Almeida 24/02/2019

Que final lindo!
Dona Sarah, a senhora é destruidora mesmo. Achei que não fosse chegar viva no final. Emocionante, cheio de ação e amor.. muito amor! Várias passagens me levaram às lágrimas. Foi um final com chave de ouro!! Épico!

Jayy.Cardoso 22/02/2019

FINAL SENSACIONAL!!
Não tenho palavras suficientes para descrever minhas emoções sobre esse livro. Foi uma das leituras mais marcantes que já li. Prevejo uma ressaca daquelas!
Que livro esplêndido. Só gostaria que tivesse continuação. Acho que alguns personagens precisam de um desfecho. Bem... Sonhar não faz mal. Rsrsrs
Super recomendo a série!

Bia 16/02/2019

Digite o título....
Sim!! Só leia... Tá com dúvidas??? LEIA!!!!
Ps.: Poderia ter tido mais Manon e Dorian ???
Ps.2: Sim, isso é a resenha!! Desculpas, mas não tenho palavras.
Ps.3: E Sim!! Não tem título porque eu REALMENTE NÃO TENHO PALAVRAS!!!
LEIA ;)
Jayy.Cardoso 22/02/2019minha estante
Essa é a minha sensação! Não tenho palavras!

Jayy.Cardoso 22/02/2019minha estante
São mortes que não vou superar. A das 13 e a do Gavriel. A dele então! Nossa... Ainda estou pasma.

Jayy.Cardoso 22/02/2019minha estante
Ahhh... Eu gosto do Chaol. Ele é o meu xodozinho. Rsrsrs estava torcendo por ele.

emy 08/02/2019

O final de tudo
Se esse livro fosse um livro comum e simples, daria quatro estrela por ter tido algumas coisas que me incomodaram mas sinceramente... QUEM SE IMPORTA?! Esse foi o ÚLTIMO livro de Trono de Vidro e por mais que estivesse lendo e reclamando do tamanho dele, que era gigante e que parecia que nunca ia acabar, ao mesmo tempo eu não queria que acabasse porque agora acabou e eu só sinto um vazio imenso de ter terminado essa série fantástica, essa fantasia maravilhosa que me acompanha já há alguns anos. Eu ainda me lembro de escolher o livro do Trono de Vidro aleatóriamente na Barnes & Noble de NYC em 2014. Eu tinha uma lista de livros que queria comprar la mas eu abri espaço pra ToG simplesmente porque tinha algo nele que estava me chamando. Como o chamado da sereia. E desde então, esses livros fizeram parte da minha adolescência.

(E foi a primeira serie que li INTEIRA em inglês).

Esses livros me ensinaram TANTO. Sobre coragem, honra, amizade, sonhos, amor, e lutar por tudo que você acredita. Eu aprendi muito com tudo isso. Esses personagens foram minha companhia quando me sentia solitária, me fizeram rir, me fizeram chorar, gritar, espernear. Esse mundo me acolheu quando me sentia sozinha na vida real. Quando estava cansada da minha realidade.

Eu estou terminando esse livro no final dos meus dezoito anos, a mesma idade da Aelin quando ela começa sua luta de volta pra casa. E não sei, parece um sinal. Algo.

Esse livro... essa serie é incrível. Vida longa, SJ Maas.

É uma serie pra aqueles que sonham em lutar por um mundo melhor. Uma serie pra sonhadores. Uma serie pra quem se atreve a bagunçar as estrelas.

E vai estar sempre no meu coração.

site: https://www.youtube.com/watch?v=m5V0o5yfRg0

Lucas 29/01/2019

Sarah eu te venero
Que série maravilhosa. Estava apreensivo ao ler esse livro pq seria a culminância de toda essa história, e Sarinha não desapontou. Finalizou com chave de ouro. Agora só fica a saudade..

Isabella 29/01/2019

A forma perfeita de terminar uma série perfeita
Poucas palavras podem descrever o quão maravilhoso é esse livro, acho que fascinante, interessante, maravilhoso, espetacular são algumas das que podem ser utilizadas. O último livro conseguiu fechar a história que eu tão desesperadamente precisei ler, já que é isso que os livros da Sarah fazem com você, te deixam desesperados para saber o que vai acontecer!
Com certeza, esse livro merece ser lido e relido por inúmeras vezes. Apesar do número de páginas ser enorme, pra mim essa história merecia muito mais páginas, as quais eu leria com absoluto prazer!

Luiza Helena (@balaiodebabados) 29/01/2019

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
"Era uma vez, em uma terra há muito queimada até virar cinzas, vivia uma jovem princesa que amava seu reino…"

Final de série sempre fica aquele misto de dever cumprido com vazio no peito. Bate aquela ansiedade para saber como será o final daqueles personagens que você acompanha a séculos, ao mesmo tempo fica vontade de não acabar nunca. Kingdom of Ash foi tudo isso pra mim e mais um pouco. Com certeza foi um dos melhores finais de série que já li.

Levanto as mãos aos céus por não ter desistido da história em Coroa da Meia-Noite. Depois do final arrebatador de Império de Tempestades, fiquei me questionando com a Sarah iria fechar todas as milhares de pontas de sua história. Só digo uma coisa: essa mulher é um gênio e não faz nada por acaso.

Não vou mentir que, ao longo da série, Aelin certos momentos me deu nos nervos, mas acompanhar sua jornada foi super gratificante. A bichinha comeu o pão que o diabo sambou em cima, mas nem por isso deixa de acreditar em um mundo melhor. Mesmo que ela própria não esteja aqui para testemunhar. Quando comecei a acompanhar a história da rainha prometida lá em Trono de Vidro, nunca iria imaginar o rumo que ela tomaria, quanto mais seu final. Foi muito gratificante acompanhar o crescimento de Aelin e vê-la se tornar uma das personagens mais bem construídas que já li.

"A morte foi sua maldição e seu dom e sua amiga por esses longos, longos anos."*

Outro personagem que caiu nas minhas graças foi Rowan. Não escondo de ninguém que achava suas atitudes um pouco exageradas demais para um feérico de não-sei-quantos- anos, mas nesse livro ele se redimiu comigo e com humildade. Por mais que ele saiba e apoie os planos malucos de Aelin, ele também está disposto a fazer com que sua parceira viva o mundo melhor que ela prometeu.

Dois personagens que tiveram um grande desenvolvimento na história foi Dorian e Elide. O príncipe-herdeiro de Adarlan começou um tanto apagado, mas aos poucos teve seu desenvolvimento. De um príncipe perdido no mundo, Dorian se tornou uma pessoa digna e preparada para assumir seu papel de rei. Assim como Aelin, ele também está disposto a fazer sacrifícios em nome de um futuro melhor.

Manon foi uma personagem que também teve um desenvolvimento maravilhoso, assim como as maiores perdas. Desde que descobriu sobre suas origens, ela se questiona se consegue viver ao papel que lhe foi dado. Em suas conversas com Dorian, vemos que os dois estão um pouco perdidos ao que fazer, mas vão se ajudando mutuamente. Com certeza, se rolasse um spin-off da série, eu iria querer mais sobre o futuro de Manon.

"Viva, Manon. Viva."*

Elide muito minha guerreirinha. Desde sua primeira aparição, a lady de Perranth já demonstrava garra e forças para ajudar Aelin e seu reino, mesmo que nunca tenha conhecido a ex-assassina. Em quase todas as cenas que apareceu, Elide foi a voz da consciência, verdade e calmaria. Seu relacionamento com Lorchan foi conturbado desde o início por uma série de motivos e aqui vemos os dois se acertarem ao seu tempo.

Mesmo com sua história contada em Torre do Alvorecer, Chaol e Yrene não deixaram de ter seu destaque. Em certos momentos, Yrene foi meu espírito animal contra os bolsominions. Dona de uma personalidade guerreira, mesmo em seu estado, a curandeira não deixou de ajudar Aelin a sua maneira. E, sempre contando com o apoio de sua mulher, Chaol finalmente se desligou das garras de seu passado.

"Uma chama contra a escuridão. Uma chama para acender a noite."*

O livro tem quase mil páginas, mas você não sente passar; a cada capítulo fica aquele sentimento de “o que vai acontecer agora?”. A sequência da libertação de Aelin foi uma das melhores cenas escritas pela autora. É de ficar com o coração na mão e aquela angústia e medo de dar algo errado. KoA é ação do começo ao fim e, com a escrita envolvente da Sarah, você se vê imerso na história de forma a sentir que está vivenciando tudo aquilo. As cenas de batalha e ação são bem escritas e de forte emoção. Como são narradas de vários pontos de vista, você consegue ver o que cada um está sentindo. Só a primeira cena de batalha foi tudo o que uma outra certa guerra da autora não foi. Dá vontade, né ACOWAR.

"A última batalha, as últimas horas, de sua desesperada aliança."*

Apesar de todos os elogios, eu possuo duas ressalvas quanto a esse livro. A primeira é falta de coragem da dona Sarah não matar personagens importantes. Ninguém quer que seu personagem favorito morra e isso é um fato, mas gente, estamos em uma guerra onde pessoas vão para o campo de batalha lutar uma com as outras. Em certos momentos, eu achei que uma ou duas vidas seriam ceifadas, mas só ficou no quase mesmo. As mortes que ocorreram, pra mim, foram um tanto irrelevantes. Só bateu aquele sentimento de “ok, morreu; vamos seguir o baile”.

Outra ressalva é sobre o personagem do Aedion. Eu sempre achei o cara meio aleatório no rolê, mas nesse livro ele me deu nos nervos. Constantemente o personagem humilha Lysandra e eu só queria arrancar os olhos dele com uma pinça. OK que ele estava bolado porque não compartilharam os planos com ele, mas nada justifica o modo como ele tratava a pessoa. Boatos que rolou um certo “arco de redenção”, mas até o do Tamlin foi melhor do que esse de Taubaté. E quando penso que a pessoa vai pisar com dignidade das bolas desse macho, ela me volta atrás. Só respirando muito fundo e seguindo em frente.

Há meio que um easter egg nesse livro, portanto fiquem atentos. Esse easter egg é praticamente um crossover e, se eu não estivesse tão bolada com algumas coisas, teria curtido mais. Pelo menos serviu para Sarah não escrever mais um conto desnecessário (sim, ACOFAS, estou falando com você) para dar essa informação.

Kingdom of Ash foi o final de uma série que foi maravilhosa de acompanhar. Com certeza a história de Aelin vai ainda perdurar por muitos e muitos anos - não somente nas terras de Erilea.

"A sua história não era uma história de escuridão"*

*Tradução feita por mim

site: https://balaiodebabados.blogspot.com/2019/01/resenha-353-kingdom-of-ash.html