Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói




Resenhas - Uma confissão


268 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Luca47 05/05/2024

Racional, perturbador e relevante
Comprei esse livro porque a sinopse me interessou bastante, pessoalmente por eu acreditar em Deus, mas ter minhas críticas às religiões em geral e à igreja, algumas vezes até aversão.

E esse livro retrata exatamente isso, mas de uma forma um tanto quanto ?sombria?, não sei se seria a melhor palavra. Basicamente: é o relato de uma depressão (pensamentos suicidas, etc) que o autor se viu submerso ao procurar responder qual o sentido da vida.

Não gosto muito de resumos, porque acho que tiram o brilhantismo das coisas, mas o livro seria uma dissertação desse momento na vida do autor, cujo dilema principal é a linha tênue entre a razão e a fé, o racional e o irracional, por assim dizer.

Apesar de curto (127 páginas), vale a pena ler com calma, até porque em diversos momentos eu parei e fiquei refletindo sobre as falas trazidas pela obra. Há razão em todas as coisas, mas ela em si não explica as perguntas mais fundamentais, dentre elas ?qual o sentido da vida??.

Vale muito a pena ler esse livro.
comentários(0)comente



Edy Marques 05/05/2024

Uma viagem em busca de sentido da vida
Fazia muito tempo que tinha lido algo do Tólstoi que tratasse sobre a questão do cristianismo. Li esse livro no formato audibook, mas cada frase, pensamentos, argumento elaborados pelo Tolstói, na sua busca pelo sentido da vida, é de impressionar a quem um dia já passou por essa clássica pergunta: Qual é o sentido da vida? Ou como diz o Tólstoi, qual o sentido da minha vida? Da Tua vida? E o final é marcante e fica martelando a mente de qualquer pessoa cristã.
Enfim,é livro filosófico, de fácil compreensão, mas ao mesmo tempo com respostas espirituais de cunho cristão.
Vou reler com toda certeza.
comentários(0)comente



Fofox 04/05/2024

Somos todos Tolstói
Gostei do formato e da escrita que ele usou no livro, é mais pessoal e mais direta. Me identifiquei mais com os pensamentos dele no início do livro do que no fim, mas acho que a forma que ele aceitou a religião sendo algo verdade e mentira também é bem válida (apesar de eu mesma não crer nisso). Saber da história dele no exército também foi um pouco chocante e dá pra entender porque alguém que já matou outras pessoas por guerras motivadas pela religião não entende como aquilo pode ser a verdade absoluta e conforto do outro.
comentários(0)comente



maxine. 27/04/2024

"Só conseguimos viver quando estamos embriagados pela vida; quando ficamos sóbrios, é impossível não ver que tudo isso é apenas ilusão, e uma ilusão tola! Na verdade, não há nada aqui de engraçado nem de espirituoso, é apenas cruel e absurdo."
comentários(0)comente



lubzwp 26/04/2024

?Só conseguimos viver enquanto estamos embriagados pela vida; mas, quando ficamos sóbrios, é impossível não ver que tudo isso é apenas ilusão, e uma ilusão tola! Na verdade, não há nada aqui de engraçado nem de espirituoso, é apenas cruel e absurdo.?
comentários(0)comente



igsuehtam 25/04/2024

Uma confissão
Acabei.

Isso aqui, na verdade é uma introdução de um estudo que ele fez entre as religiões para descobrir as verdades e as mentiras delas que enchem os fiéis de esperanças ou falsas esperanças.

É um livro com muitas discussões. Concordei com a maioria das coisas. Um livro pequeno que nos deixa muito atentos, me fez até me questionar se minha religião é realmente a certa, como sempre ouvi. No mundo há várias religiões. E qual delas está a certa para se acreditar?
comentários(0)comente



naotemlogin 21/04/2024

Como o próprio título sugere, este livro, trata-se de uma confissão a respeito da jornada de fé do autor.
comentários(0)comente



*Day* 17/04/2024

REFLEXÕES SOBRE FÉ...

Um livro com reflexões profundas sobre a fé e a crença em uma religião, em um modo de vida e de ver a vida.

Curto, porém intenso e que você pode até não concordar com as indagações e questionamentos de Tolstói, mas não tem como negar que são indagações que todos (ou pelo menos a maioria) se faz ou tem ao longo da vida e que são interessantes

Algumas passagens que gostei:
[...] Acreditava em Deus, ou melhor, não negava Deus, mas que Deus, eu não seria capaz de dizer, [...] p.15

"[...] a fé é o sentido da vida humana, graças ao qual o homem não se destrói, e vive. A fé é a força da vida. Se o homem vive, ele acredita em alguma coisa. p. 65
..... / .....
[...] Sem fé, é impossível viver. p. 66"

"Ouvi a conversa de um mujique analfabeto sobre Deus, sobre a fé, sobre a vida, sobre a salvação, e o sentido da fé se revelou para mim [...] p. 93"
comentários(0)comente



Luana 16/04/2024

Diz sobre questionamentos a cerca da busca de sentido da vida. questionamentos sobre a fé, a existência de Deus ou algo superior que explique o porque e para que estamos aqui.

livro curtinho, leitura relativamente rápida, mas com reflexões intensas.
comentários(0)comente



ahcorsuehtam 15/04/2024

Incrível
Amei muito a indagações de tolstoi, ainda mais pensando o contexto que ele estava inserido e como a busca pelo sentido da vida se estende por séculos.

todas as perspectivas do livro são incríveis e a forma que o autor coloca a fé na balança é incrível.

um dos pontos mais interessantes foi quando ele falou que somente pessoas que estavam foram da roda que tinham tempo para essas indagações, pois o trabalhador estava ocupado gerando um mundo melhor. o cara colocando os ricos e a burguesia como desocupados e desnecessários!!
comentários(0)comente



Reynaldo15 09/04/2024

Hard
É um livro incrível, muito bom pra você se questionar acerca de muitas coisas, mas ele é um livreto com peso de um missal romano ? meio difícil de ler.
comentários(0)comente



Thayane Oliveira 08/04/2024

Uma bela reflexão
O livro é bem intenso, apesar de curto. Mostra toda a trajetória do Tolstoi, de incrédulo a crédulo. Ele narra de forma sublime a Busca pelo sentido da vida, o que permite que suportarmos os sofrimentos cotidiano, qual é a certeza que nós mantém enquanto seres pensantes. Também narra como depois de sua conversão ainda teve de enfrentar a intolerância religiosa e o desengano de perceber que os seus irmãos cristão estavam presos no ódio de tudo o que era diferente do que cada um professava. Particularmente vale a leitura, o começo foi um pouco chato e bem enfadonho, ousaria até dizer deprimente. Porque ele gasta um tempo considerável explicando como o suicídio parecia-lhe uma possibilidade aceitável, uma vez que nada fazia sentido na sua existência. De qualquer forma, o livro é muito bom.
comentários(0)comente



Aline Oliveira 06/04/2024

Leitura do mês de março no clube de leitura (a)normal. Estou maravilhada com a experiência. Sensação de mente expandindo enquanto lia, no início pensei que mexeria comigo de forma negativa com relação a religião e fé, mas me identifiquei tanto com vários questionamentos do autor, que terminei com vontade de entender e conhecer mais. 


"Viva descobrindo Deus e, então, não haverá vida sem Deus."
Fabio 09/04/2024minha estante
Livraço!!!!




Aletheia (@almaletrada) 06/04/2024

Tolstoi nos convida a entrar na mente de um ateu em busca de descobrir sua fé. Com reflexões pertinentes e outras sem explicação, somos conduzidos nos meandros de algumas religiões cristãs, como a igreja católica, a igreja ortodoxa e a igreja luterana.
comentários(0)comente



Sol 62 31/03/2024

Busca por uma resposta para a vida!
Em sua obra Uma Confissão, Tolstói se depara com um vazio de sentido para a vida, que vem acompanhado por ideias suicidas.

Diante desse sentimento aniquilador, ele busca por uma resposta. Inicialmente observa seus iguais, pessoas da aristocracia russa e chega a conclusão que realmente não há uma razão para a vida.

Segue então, para a literatura especulativa e científica, partindo para as obras de Schopenhauer, Salomão e Sidarta (o Buda), porém não encontra explicação nesses saberes.

Passa então a observar as pessoas mais simples e descobre que nesse meio há um sentido para a vida permeada pela fé. O autor, à página 83 dessa edição, escreve: ? comecei a entender que nas respostas fornecidas pela fé, se abriga a profunda sabedoria da humanidade e que eu não tinha direito de negá-la com base na razão?
comentários(0)comente



268 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR