Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

Duda Mingardi 29/03/2024

O livro de filosofia mais acessível da história
"Se uma pergunta se repete, é preciso buscar respondê-la"

"Só conseguimos viver enquanto estamos embriagados pela vida. Mas quando ficamos sóbrios é impossível não ver que isso tudo é ilusão."

"Onde há vida, desde que a humanidade existe, a fé que oferece a possibilidade de viver e os traços principais da fé são os mesmos sempre e em toda parte. Quaisquer que sejam as respostas da fé, oferecidas a quem quer que seja, toda resposta da fé dá um sentido infinito à existência finita do homem. Um sentido que não é destruído pelos sofrimentos, pelas privações e pela morte. Isso significa que em uma fé é possível encontrar o sentido e a possibilidade da vida."

"A fé é o sentido da vida humana, graças ao qual o homem não se destrói e vive. A fé é a força da vida. Se o homem vive, ele acredita em alguma coisa. Se não acreditasse que é preciso viver para alguma coisa, ele não viveria [...] Sem fé é impossível viver."

O livro é uma viagem à mente de Tolstoi e principalmente aos seus questionamentos sobre o sentido da vida, Deus e a fé. Quanto mais o intelecto vai se desenvolvendo, mais difícil fica para acreditar em verdades pré concebidas e, nesse sentido, quando o enfoque é em um ramo em que a razão não impera, que é a fé, a compreensão do sentido de tudo passa a ser uma tarefa difícil de ser alcançada. O autor divaga sobre a vida e sua observações, remontando a sua "crise religiosa" que o fez questionar a existência de Deus e o motivo de estar vivo por diversas vezes. As perguntas que são trazidas e as análises levantadas são importantíssimas para a compressão do porquê realmente vale a pena se viver e o que a gente tira de tudo isso. A "conclusão" (não sei se pode ser exprimido assim os pensamentos que ele elucida, mas é como se fosse o fichamento e uma conversão à uma possibilidade de reposta a todas as questões que ele propôs) é de que há mentira e verdade também nas doutrinas religiosas e por isso é preciso tentar identificar essas verdades para que se consiga acreditar nelas em contraponto a mentira. O que eu entendi é que não vale a pena abrir mão da fé pelas "mentiras" e controvérsias que há na religiosidade, mas sim é preciso focar no que é certo e construir a sua fé a partir disso.

di angelo 29/03/2024

Amei que o escritor colocou em palavras muitas coisas que eu penso em relação a religião. Só achei algumas partes meio contraditórias e o final meio "??"

Layse 29/03/2024

Onde encontra-se o sentido da vida?
Essa obra foi escrita no ápice da vida de Tolstói, quando se encontrava com uma boa família, após longos anos de "progresso". Porém, Tolstói em algum momento daquele período encontra-se perguntando a si mesmo onde está o sentido da vida naquilo tudo, e é então que começa todo o enredo do livro.
Tolstói começa criticando a igreja ortodoxa e termina criticando-a, porém o livro deixa diversas lacunas abertas, cita por exemplo o sentido da vida nos conceitos de Schopenhauer e até mesmo Salomão e tudo o que encontra é que a vida nada tem de sentido. É então que começa a procura por algum sentido para a vida, onde no fim se segura no sentido da vida do povão, àqueles que realmente precisam de um sentido para viver.
Livro favoritado! É bem rápido de se ler, porém levei algumas semanas.

"Eu mesmo não sabia o que queria: tinha medo da vida, desejava me livrar dela e, no entanto, ainda esperava dela alguma coisa."

"E não só não encontravam como se davam conta, com clareza, de que aquilo mesmo que me levara ao desespero ? a ausência de sentido na vida ? é o único saber indubitável que o homem po de alcançar."

"assim, cheguei à fé porque, fora da fé, eu não encontrei nada, rigorosamente nada, senão destruição."

pwhset 26/03/2024

Então...
"Tudo se desenvolve e eu também me desenvolvo; mas com que finalidade me desenvolvo junto a todos, isso se vê depois."

O livro começa em um ritmo bem penetrante, me gerou muitos pensamentos, ideias e debates também com outras pessoas que se submeteram a me ouvir kkk mas confirme vamos chegando ao fim, o grupo de ideias acaba se tornando uma tentativa de evangelização nada sutil.

Não que seja um problema, mas pra mim a drástica mudança de tom me incomodou, mas não deixa de ser um bom livro com um bom conteúdo que pode fazer seu papel em uma boa discussão através da confissão de tolstoi.

Silvia124 24/03/2024

Além da crise existencial
O livro relata a perda de fé de Tolstói e seu caminho em direção ao suicídio. Embora seja uma leitura rápida, suscita importantes questionamentos.
Encontrei alguns gatilhos ao longo da leitura devido à sensibilidade do tema, porém Tolstói mais uma vez demonstra sua genialidade ao transmitir os pensamentos e questionamentos que permeavam sua mente naquela época.
Recomendo a leitura, pois me proporcionou profundas reflexões. No entanto, é necessário ter cuidado, especialmente para aqueles que já lidam com questões angustiantes.
Uma maravilhosa reflexão sobre a vida.

Fernanda 23/03/2024

Um livro impactante
Como o título diz é uma confissão de Tolstoi sobre seu encontro consigo e com a fé. Um livro forte, revelador...sem palavras!

Maria Amélia 23/03/2024

"Uma confissão registra a intensa crise de fé de Tolstói quando, em 1879 (com 51 anos), já tendo escrito duas das mais aclamadas obras da literatura universal, Guerra e Paz e Anna Kariênina, ele se questiona sobre o sentido da vida e é confrontado com sentimentos suicidas.
Fugindo da dogmática ortodoxa e da rigidez legalista, o aclamado autor percebe a grandeza da fé na vida de pessoas simples."

myhtuck 14/03/2024

Eu já me fiz essas perguntas e ainda não tive respostas
Escrito em 1879 em meio a uma crise de fé.
Era bem casado, acumulava riquezas, era reconhecido publicamente e tinha uma prole numerosa. Interiormente, nada disso fazia sentido.

?Eu mesmo não sabia o que queria: tinha medo da vida, desejava me livrar dela e, no entanto, ainda esperava dela alguma coisa.?

Nota: 4/5
Clube de Leitura Anormal 2024

Andressa 10/03/2024

Um livro pequeno em tamanho, mas de uma potência gigante.
As dúvidas e incertezas de Tolstói o humanizam e o aproximam de pessoas normais, como nós.

?Uma pergunta sem a qual a vida é impossível, como eu estava comprovando, na prática. A pergunta consiste nisto: ?o que vai ser daquilo que faço hoje, daquilo que vou fazer amanhã - o que vai ser de toda a minha vida??

Yara 10/03/2024

É o tipo de livro que o ideal mesmo é lê-lo com a cabeça no lugar. Lê-lo num estado mental caótico talvez signifique a última pá de terra.
Caco 12/04/2024minha estante
Esse livro de certa forma muito minha vida. Obs: eu li em estado menta caótico e por incrível que pareça deu certo rs.

aline.moraes.23 07/03/2024

Ótima porta de entrada pra conhecer mais da vida de Tolstoi
Falar sobre temas universais e atemporais como o sentido da vida sempre me instigam muito e nesse livro esse tema é tratado de forma magistral e envolvente. Ler ensaios autobiográficos nos aproxima do autor e nos faz sentir sua humanidade. Mesmo tendo sido escrito há tantos anos, continua muito atual nos fazendo questionar o porque estamos nesse mundo.

Tami 28/02/2024

Qual é o sentido da vida?
Uma confissão é uma obra não ficcional escrita por Liev Tolstói, na qual o autor reflete profundamente sobre questões existenciais e espirituais. Tolstói narra sua busca por respostas sobre o sentido da vida e a existência de Deus. Ele descreve sua jornada desde a juventude, marcada pela fama e pela busca hedonista da felicidade, até chegar a um ponto de desespero e desilusão. A narrativa aborda a crise de fé de Tolstói e seu conflito interior ao questionar as crenças religiosas tradicionais. Ele busca entender a verdadeira essência da fé e a razão por trás da existência humana. Ao longo do texto, Tolstói aborda questões como moralidade, mortalidade e o vazio existencial.
Uma Confissão é uma obra profundamente pessoal e filosófica que revela a luta interior do autor para encontrar um significado mais profundo na vida e na espiritualidade. O livro reflete a busca universal por propósito e verdade, oferecendo uma visão sincera e introspectiva do pensamento de Tolstói.

Gabi Otavio 21/02/2024

Me surpreendeu
Eu tinha muita vontade de ler algo do autor e escolhi este pelo tamanho mas não tinha lido nem a sinopse.
Eu normalmente não gosto muito de biografia, mas gostei demais deste livro.
A escrita é envolvente e me conectou com o autor, ele fala sobre vários pontos muito importantes e que as vezes até me fazia refletir e de uma forma simples e leve que foi super envolvente e fácil de ler.
Eu gostei muito do livro e sem dúvida isso me fez ter curiosidade de ler mais coisas deste autor.
Me surpreendeu de forma positiva e tanto lendo como ouvindo a narração foi ótima.
Feliz por ter saído da minha zona de conforto e encontrado um autor novo