Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

Igor.Camilo 04/11/2021

Tolstói por Tolstói
É sempre muito interessante conhecermos de forma mais profunda, nossos autores prediletos e entender um pouco da mente pensante por trás de grandes obras.
Uma Confissão, é um texto extremamente íntimo e cheio de reflexões, sobre a vida, o universo e tudo mais. Através de uma escrita muito fluída e prazerosa, diversas conjecturas são levantadas sobre a vida do mesmo, e de como ele se aproximou do caminho da fé.
Em alguns momentos, achei que poderia ser uma leitura planfletária e que até poderia se chamar de "Uma Pregação", porém, acho que Tolstói consegue expôr suas ideias de forma muito tranquila, sem tentar convencer goela abaixo do leitor, que a verdade que ele encontrou é a "verdade definitiva", mas sim, apenas suas conclusões de uma vida toda de estudos e pensamentos filosóficos.
Sem mais delongas, o livro é muito bem escrito, e levanta questões muito interessantes, para "crentes" e "não crentes". Para mim, foi proveitoso ler um texto de alguém com um ponto de vista religioso e tão diferente do meu.

Alessandro 11/05/2022

Um vislumbre de quanto de si Tolstói põe em seus personagens
Foi interessante conhecer o caminho de Tolstói em sua busca por sentido para a vida. Impossível não pensar nos pontos em comum com os dilemas de Lievin em Anna Kariênina.

Achei um pouco repetitivo em algumas partes, mas foi uma boa leitura.

Fabio 14/01/2023

A busca de algo maior
Tolstoi põe um espelho em frente a si mesmo e se desnuda num ato de coragem para descobrir: qual o sentido da vida?

NAgilla 23/01/2023

O autor trabalhou muito bem o maior questionamento da humanidade.

Sem fé, é impossível viver

Liev Tolstói

Evandro.Parussolo 25/01/2023

Corajoso
O livro é bem interessante, me identifiquei muito com o escritor, achei muito corajoso para a época.

Ramon 04/02/2023

...
?Tudo se desenvolve e eu também me desenvolvo; mas com que finalidade me desenvolvo junto a todos, isso se vê depois?

Ingrid 24/02/2023

Era pra ser uma leiturinha rápida
Mas que texto difícil.
Cheio de divagações, teorias, filosofias? a leitura fica um pouco atrasada, é um livro pra ser relido com mais bagagem.

Renato 15/10/2023

Que livro
Gostei muito do livro, me identifiquei com a situação do autor, o livro é ótimo.

Tolstói sempre perfeito e didático, sou fã, super recomendo.

Nathália 17/12/2023

Confissões
Achei a leitura bem interessante, fala sobre questões internas, dúvidas e questionamentos sobre a vida que nos fazem pensar.

Bruno.Polimeni 08/01/2024

Profundo e lúcido, em poucas paginas é capaz de encontrar a solução para a maior aflição da humanidade
Tolstói através de um raciocínio inigualável e claro:
Descontrói a religião
Busca o sentido da vida embasado na ciência e filosofia, sem sucesso

E através do mesmo raciocínio lógico, encontra o sentido da vida na própria religião "irracional".

O livro é escrito em tom de confidencia, com exemplos de sua vida e toda a sua aflição existencial.

A primeira metade do livro pode ser perigoso para pessoas com idealização suicida (mas a outra metade pode dar luz e esperança)

celiajmes0 12/01/2024

Tolstói era um homem magnífico. desde que li com 'a morte de Ivan Ilitch', aprecio profundamente sua habilidade de trazer o realismo em seus livros, tudo. com certeza, depois ler 'a confissão ', minha admiração por ele cresceu ainda mais.

Michele Camejo 15/01/2024

Um livro profundo e necessário
Este é um daqueles livros que nos leva a muitas reflexões durante sua leitura... Recomendo demais essa leitura para todos os que muitas vezes já se questionaram: qual o sentido da minha existência!

VivianRayna 07/06/2024

Um sonho marcado em meu peito
Eu não dava nada por esse livro. Demorei um pouco para lê-lo e uau.

Essa obra é o retrato de um homem real que se perde nas dúvidas. Não entende sua existência, se afasta do seu Salvador e tenta buscar em inúmeros caminhos, pq ele vive.

Creio que é uma experiência em que milhões de pessoas se deparam e o Tolstói encontra e nos expõe a resposta.

Ele estava confuso e perdido, até que finalmente, ele encontra de verdade o Criador. Não me entenda mal, o autor não encontra diretamente todas as respostas, mas ele acha o que precisava achar. E passa a viver com sentido.

O sonho que foi a resposta de Deus para as dúvidas dele, me marcará para sempre.

Se vc busca sentido para a sua existência, recomendo profundamente essa obra!