Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

Renato 15/10/2023

Que livro
Gostei muito do livro, me identifiquei com a situação do autor, o livro é ótimo.

Tolstói sempre perfeito e didático, sou fã, super recomendo.

Nathália 17/12/2023

Confissões
Achei a leitura bem interessante, fala sobre questões internas, dúvidas e questionamentos sobre a vida que nos fazem pensar.

Bruno.Polimeni 08/01/2024

Profundo e lúcido, em poucas paginas é capaz de encontrar a solução para a maior aflição da humanidade
Tolstói através de um raciocínio inigualável e claro:
Descontrói a religião
Busca o sentido da vida embasado na ciência e filosofia, sem sucesso

E através do mesmo raciocínio lógico, encontra o sentido da vida na própria religião "irracional".

O livro é escrito em tom de confidencia, com exemplos de sua vida e toda a sua aflição existencial.

A primeira metade do livro pode ser perigoso para pessoas com idealização suicida (mas a outra metade pode dar luz e esperança)

celiajmes0 12/01/2024

Tolstói era um homem magnífico. desde que li com 'a morte de Ivan Ilitch', aprecio profundamente sua habilidade de trazer o realismo em seus livros, tudo. com certeza, depois ler 'a confissão ', minha admiração por ele cresceu ainda mais.

Michele Camejo 15/01/2024

Um livro profundo e necessário
Este é um daqueles livros que nos leva a muitas reflexões durante sua leitura... Recomendo demais essa leitura para todos os que muitas vezes já se questionaram: qual o sentido da minha existência!

elizamaraverissimo 15/01/2024

Uma cofissão sobre a confissão de Liév Tolstói
Li esse livro com o intuito de mudar um pouco meu gênero e sair da ficção, acredito que não fiz uma escolha muito eficiente, se você é como eu que gosta de ficção, romance e caiu aqui de paraquedas, indico que leia, mas tendo ciência que talvez ache chato algumas partes, por ser um livro um pouco filosófico, porém, no geral é livro que dá para extrair algum aprendizado e conhecimento. Indico para quem busca entender melhor a fé.

Elizabeth 29/01/2024

Necessário
Para refletir sobre o seu sentimento sobre Deus. Se for uma pessoa que não tem convicção de sua fé, não leia.

GabrielaDAOliveira 17/02/2024

Para ler e refletir sobre o sentido da vida
"Existe, em minha vida, algum sentido que não seria aniquilado pela morte que me aguarda de modo inevitável?? (pág. 45)

O texto é um relato autobiográfico de uma grande crise existencial do autor, que busca respostas acerca do sentido da vida e narra sua tentativa de redescobrir a fé.

É um livro curto e fácil de ler, apesar da densidade do tema, e que suscita reflexões do mais alto nível.

É admirável como Tolstói consegue colocar em palavras tão claras tantos sentimentos conflituosos e provocar reflexões que transcendem o seu tempo/espaço históricos, sendo ainda muito atuais.

Recomendo cuidado aos que estejam passando por algum período de fragilidade emocional, porque alguns trechos são muito angustiantes e evidenciam com muita clareza os momentos de extrema desesperança vividos pelo autor.

? Alguns trechos:

? Olhe, lá está ele. Ele é aquilo sem o que é impossível viver. Conhecer Deus e viver é a mesma coisa. Deus é vida.? (pag. 99-100)

? A essência de qualquer fé consiste em que ela dá à vida um sentido que a morte não destrói.? (pág. 105)

Tami 28/02/2024

Qual é o sentido da vida?
Uma confissão é uma obra não ficcional escrita por Liev Tolstói, na qual o autor reflete profundamente sobre questões existenciais e espirituais. Tolstói narra sua busca por respostas sobre o sentido da vida e a existência de Deus. Ele descreve sua jornada desde a juventude, marcada pela fama e pela busca hedonista da felicidade, até chegar a um ponto de desespero e desilusão. A narrativa aborda a crise de fé de Tolstói e seu conflito interior ao questionar as crenças religiosas tradicionais. Ele busca entender a verdadeira essência da fé e a razão por trás da existência humana. Ao longo do texto, Tolstói aborda questões como moralidade, mortalidade e o vazio existencial.
Uma Confissão é uma obra profundamente pessoal e filosófica que revela a luta interior do autor para encontrar um significado mais profundo na vida e na espiritualidade. O livro reflete a busca universal por propósito e verdade, oferecendo uma visão sincera e introspectiva do pensamento de Tolstói.

aline.moraes.23 07/03/2024

Ótima porta de entrada pra conhecer mais da vida de Tolstoi
Falar sobre temas universais e atemporais como o sentido da vida sempre me instigam muito e nesse livro esse tema é tratado de forma magistral e envolvente. Ler ensaios autobiográficos nos aproxima do autor e nos faz sentir sua humanidade. Mesmo tendo sido escrito há tantos anos, continua muito atual nos fazendo questionar o porque estamos nesse mundo.

myhtuck 14/03/2024

Eu já me fiz essas perguntas e ainda não tive respostas
Escrito em 1879 em meio a uma crise de fé.
Era bem casado, acumulava riquezas, era reconhecido publicamente e tinha uma prole numerosa. Interiormente, nada disso fazia sentido.

?Eu mesmo não sabia o que queria: tinha medo da vida, desejava me livrar dela e, no entanto, ainda esperava dela alguma coisa.?

Nota: 4/5
Clube de Leitura Anormal 2024

Fernanda 23/03/2024

Um livro impactante
Como o título diz é uma confissão de Tolstoi sobre seu encontro consigo e com a fé. Um livro forte, revelador...sem palavras!

pwhset 26/03/2024

Então...
"Tudo se desenvolve e eu também me desenvolvo; mas com que finalidade me desenvolvo junto a todos, isso se vê depois."

O livro começa em um ritmo bem penetrante, me gerou muitos pensamentos, ideias e debates também com outras pessoas que se submeteram a me ouvir kkk mas confirme vamos chegando ao fim, o grupo de ideias acaba se tornando uma tentativa de evangelização nada sutil.

Não que seja um problema, mas pra mim a drástica mudança de tom me incomodou, mas não deixa de ser um bom livro com um bom conteúdo que pode fazer seu papel em uma boa discussão através da confissão de tolstoi.