Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói




Resenhas - Uma confissão


270 encontrados | exibindo 196 a 211
1 | 2 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18


Bianca Martins 04/06/2023

Li ressaquiads
Confesso que li um pouco ressaquiada, sem muita vontade, então perdi muito do que esse livro pode trazer.
Ainda assim gostei.
Por isso pretendo ler novamente daqui um tempo, com mais calma e podendo aproveitar melhor as reflexões.
comentários(0)comente



mfanfa 16/01/2024

Uma análise sobre o ?sentido da vida?
Bem reflexivo e introspectivo. no geral achei interessante o livro e as ideias trabalhadas por tolstói. recomendo para leitores interessados sobre o tema da fé, sentido da vida, nilismo e religião.
comentários(0)comente



Ticiana 18/06/2023

Interessante ler Tolstoi de uma forma mais pessoal e aberta falando sobre teologia com contraste nas suas obras de ficção.
comentários(0)comente



Eliza139 27/08/2023

Parece que falava comigo.
Este livro parece uma conversa consigo mesmo. Parece que Tosltoi disse tudo o que queria dizer sem se preocupar com julgamentos. Em alguns momentos me identifiquei tanto que parecia que o livro falava comigo.
comentários(0)comente



MJGalvão26 03/09/2023

Tolstói descreve neste livro sua relação com a fé. Como a conheceu na infância, como ainda um adolescente deixou de ter fé e como foi sua vida desde então, seu trabalho, sua época na guerra, como professor ( no qual ele se sentia uma farsa por não saber o que ensinar, mas que ensinava por status e dinheiro ), como escritor. Que por volta dos seus 50 anos, casado, com filhos e uma vida bem estruturada pensou em se matar e como esse sentimento chegou a ele. E a partir daí a sua luta por entender o "Por que dá sua vida" no qual depois de vários estudos chegou a conclusão que as pessoas vivem por conta da fé e assim se voltou novamente para a igreja e sua fé foi renovada. Mesmo tendo que renunciar a razão e mesmo não entendendo tudo o que a igreja fala ele permaneceu e continuou a estudar para tentar entender. Precisou se desligar da igreja por ver que o que a igreja prega " que todos devem se amar" ela não prática pois acredita que só ela salva e que outras formas de fé, de outras igrejas, não levam a salvação. E compreendeu que nem tudo que a igreja prega são verdades e que muitas mentiras são faladas.
comentários(0)comente



William274 06/09/2023

Essencial
Conta a trajetória intelectual de Tolstoi em busca de sentido para a vida. A perda da fé e o retorno a ela. Seus dramas com as classes sociais de sua época e com a igreja ortodoxa. Um livro profundo e útil
.
comentários(0)comente



Mareufq 07/09/2023

Quotes:

? ?Eu estava procurando respostas para as perguntas da vida, e não encontrava nenhuma, então me tornei um cético.?
? ?Aqueles que procuram a verdade encontrarão a paz interior.?
? ?A única coisa necessária à vida é a vontade de viver.?
? ?Minha busca por significado me levou a questionar todas as crenças convencionais.?
? ?A verdadeira fé é encontrada na simplicidade da vida e no amor ao próximo.?
? ?A busca pelo sentido da vida é a busca pelo sentido do amor e da compaixão.?
? ?Eu não podia viver, pois minha vida havia perdido todo significado.?
? ?A verdadeira revolução começa dentro de nós, quando questionamos nossa própria existência.?
? ?Eu busquei o conhecimento, mas encontrei a dúvida; busquei a liberdade, mas encontrei o desespero.?
? ?A vida é um mistério que só pode ser compreendido através da busca incessante pelo que é essencial.?
? ?A simplicidade é a chave para a verdadeira felicidade; é na renúncia ao supérfluo que encontramos a paz.?
comentários(0)comente



Le Mazur 06/10/2023

Livro muito bom, de leitura muito fácil e fluídica. Acredito que os livros venham até nós nos momentos certos.
comentários(0)comente



Roberta 11/10/2023

Reflexões
O livro é o desenvolvimento das reflexões de Tolstoi no fim de sua vida acerca do sentido da vida. Ele traz pontos muito interessantes, e eu pessoalmente achei satisfatório ver o seu raciocínio desenrolar-se.
comentários(0)comente



Ginete Negro 2.0 23/11/2023

A redoma de vidro de Tolstói
Não é um livro convencional de Tolstói. Aqui ele nos mostra que, apesar de ter sido um sujeito que não passou por apuros financeiros, acabou passando por uma profunda crise existencial quando percebeu que tudo o que fazia ou era uma espécie de representação ou mesmo nada de edificante - assim ele via seus próprios atos. E vemos também que, à beira do suicídio, o que o salvou pode ser resumido como "encontrar a Deus todo o momento".

Livro altamente recomendável e cheio de reflexões que irão servir para as próprias vidas dos leitores.
comentários(0)comente



Bea Barbe 01/12/2023

Sem palavras
Eu não acho justo avaliar uma obra autobiográfica e filosófica, então, apesar de achar o conteúdo fantástico, avaliarei apenas a escrita e a capacidade de colocar no leitor os sentimentos exprimidos em palavras escritas, então digo: é uma escrita e narrativa fenomenal, recomendo a todos que se interessem por examinar o sentido da vida, é um livro curto, profundo e de uma sinceridade muito crua e corajosa. Fico feliz por esse ser meu primeiro contato com o autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



musa.de.homero 22/04/2021

Um Velho Amigo
Uma Confissão nasceu de uma das intensas crises de fé que Tolstói teve em 1789. A ideia inicial era que o livro fosse a introdução de um calhamaço intitulado Investigação da Teologia Dogmática (o mesmo só foi publicado após a morte do autor), entretanto os escritos se tornaram uma obra independente.

"Tudo se desenvolve, de transforma, marcha para a complexidade e para o aperfeiçoamento, e existe leis que dirigem essa marcha. Somos parte do todo. Quando conhecermos, na medida do possível, o todo, e conhecermos a lei do desenvolvimento, conheceremos também nosso lugar nesse todo e conheceremos a nós mesmos."

A obra trata de assuntos delicado como a crise de fé, o suicídio, a falta de esperança, a desigualdade social e outros.

"Acreditava em Deus, ou melhor, não negava a Deus, mas que Deus, eu não seria capaz de dizer; também não negava a Cristo e seus ensinamentos, mas em que consistia esses ensinamentos, também não seria capaz de dizer."

Entretanto esse livro vai além de apenas algumas palavras de um homem de 51 anos atordoado, ele se parece com uma conversa que você tem com um velho amigo, aquele amigo que entende todos os seus medos, sonhos, questionamentos, pensamentos.

"Todas as vezes que tentava exprimir em que consistia meus desejos mais sinceros, ou seja, ser moralmente bom, encontrava desprezo e zombaria; porém assim que me rendia a paixões sórdidas, me elogiavam e incentivavam"

Me senti acolhida com os pensamentos e críticas do autor, principalmente com os seus comentários ácido sobre as classes sociais mais altas e as instituições religiosas. O livro me impressionou muito, provavelmente é um dos meus favoritos agora.
comentários(0)comente



Lucas.Silva 22/08/2021

Tocante
Através desse livro, Tolstói mostra uma de suas maiores angústias, a de não saber qual o sentido de sua vida. Jovem deixou o teísmo e por assim viveu por muito tempo, vivendo sem saber pelo o quê. Quando começou a refletir sobre a sua condição e consequentemente a de sua vida, sentiu-se como uma pessoa que não tem mais expectativa alguma de vida, pensando muitas vezes no suicídio. Os saberes humanos em nada o ajudaram, assim como sua razão, descobrindo-se na religião Ortodoxa, com suas críticas e questionamentos a essa instituição, mas enxergando sentido na vida apenas através da fé.
comentários(0)comente



Michel 07/09/2021

Resenha uma confissao
O autor se ve perdido em que acreditar, buscando respostas sobre a fé, se decepcionando diversas vezes e tentando entender porque dele não acreditar em Deus
comentários(0)comente



270 encontrados | exibindo 196 a 211
1 | 2 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR