Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

lucas 07/04/2023

A verdade dói
Esse livro me fez pensar muito sobre minha vida e percebi que como o autor várias vezes me encontrei em tal situação. Desespero, medo, dor, a verdade de levar uma vida apenas existindo e não vivendo.

Delma 29/04/2023

Livro curto mas muito intenso
Tolstoi registra a crise existencial que viveu em 1879, quando teve pensamentos suicidas. A narrativa de sua crise e a busca por respostas são apresentadas de maneira muito franca e direta.

jackpveras 06/05/2023

A Literatura da Angústia
Terminei agora a leitura de Uma Confissão e posso garantir que a sensação que melhor exprime o meu contato com a obra é como se houvesse dois ratos enormes, um preto e um branco, roendo furiosamente as paredes do meu estômago. Discurso sincero, apesar de as abordagens serem grotescas e muito, muito verdadeiras.

Este é mais um livro que altera as minhas formas de ver o mundo, as pessoas e as conflituosas relações entre o meu Eu mascarado e o meu Eu sem disfarces.

Oh, os ratos... eles não param.

Euriano 12/05/2023

Me prendeu do início ao fim
Estava bastante curioso sobre o processo que despertou a fé em Deus, em Tolstoi. Então comecei a ler esse livro no início de um voo de 4 horas e não consegui mais parar. Fui até pousar com ele concluído. Crer em Deus = ter vida.

lauralopesa 16/05/2023

Muito bom! apesar de ter achado a leitura um pouco arrastada, gostei muito, creio que lerei novamente um dia

Raimundo.Marques 21/05/2023

Tolstói conta sua famosa crise que o impeliu a buscar a resposta para a questão da vida e da morte. Razão e fé são contrapostas axaustivamente. O autor nota, por fim, que o caminho para encontrar o porquê da vida, através da razão, é uma rota impossível; a única saída possível ao desespero de Tolstói é a fé: "[...] a essência de qualquer fé consiste em que ela dá à vida um sentido que a morte não destrói."

Bianca Martins 04/06/2023

Li ressaquiads
Confesso que li um pouco ressaquiada, sem muita vontade, então perdi muito do que esse livro pode trazer.
Ainda assim gostei.
Por isso pretendo ler novamente daqui um tempo, com mais calma e podendo aproveitar melhor as reflexões.

Ticiana 18/06/2023

Interessante ler Tolstoi de uma forma mais pessoal e aberta falando sobre teologia com contraste nas suas obras de ficção.

Eliza139 27/08/2023

Parece que falava comigo.
Este livro parece uma conversa consigo mesmo. Parece que Tosltoi disse tudo o que queria dizer sem se preocupar com julgamentos. Em alguns momentos me identifiquei tanto que parecia que o livro falava comigo.

MJGalvão26 03/09/2023

Tolstói descreve neste livro sua relação com a fé. Como a conheceu na infância, como ainda um adolescente deixou de ter fé e como foi sua vida desde então, seu trabalho, sua época na guerra, como professor ( no qual ele se sentia uma farsa por não saber o que ensinar, mas que ensinava por status e dinheiro ), como escritor. Que por volta dos seus 50 anos, casado, com filhos e uma vida bem estruturada pensou em se matar e como esse sentimento chegou a ele. E a partir daí a sua luta por entender o "Por que dá sua vida" no qual depois de vários estudos chegou a conclusão que as pessoas vivem por conta da fé e assim se voltou novamente para a igreja e sua fé foi renovada. Mesmo tendo que renunciar a razão e mesmo não entendendo tudo o que a igreja fala ele permaneceu e continuou a estudar para tentar entender. Precisou se desligar da igreja por ver que o que a igreja prega " que todos devem se amar" ela não prática pois acredita que só ela salva e que outras formas de fé, de outras igrejas, não levam a salvação. E compreendeu que nem tudo que a igreja prega são verdades e que muitas mentiras são faladas.

William274 06/09/2023

Essencial
Conta a trajetória intelectual de Tolstoi em busca de sentido para a vida. A perda da fé e o retorno a ela. Seus dramas com as classes sociais de sua época e com a igreja ortodoxa. Um livro profundo e útil

Mareufq 07/09/2023

Quotes:

? ?Eu estava procurando respostas para as perguntas da vida, e não encontrava nenhuma, então me tornei um cético.?
? ?Aqueles que procuram a verdade encontrarão a paz interior.?
? ?A única coisa necessária à vida é a vontade de viver.?
? ?Minha busca por significado me levou a questionar todas as crenças convencionais.?
? ?A verdadeira fé é encontrada na simplicidade da vida e no amor ao próximo.?
? ?A busca pelo sentido da vida é a busca pelo sentido do amor e da compaixão.?
? ?Eu não podia viver, pois minha vida havia perdido todo significado.?
? ?A verdadeira revolução começa dentro de nós, quando questionamos nossa própria existência.?
? ?Eu busquei o conhecimento, mas encontrei a dúvida; busquei a liberdade, mas encontrei o desespero.?
? ?A vida é um mistério que só pode ser compreendido através da busca incessante pelo que é essencial.?
? ?A simplicidade é a chave para a verdadeira felicidade; é na renúncia ao supérfluo que encontramos a paz.?

Le Mazur 06/10/2023

Livro muito bom, de leitura muito fácil e fluídica. Acredito que os livros venham até nós nos momentos certos.

Roberta 11/10/2023

Reflexões
O livro é o desenvolvimento das reflexões de Tolstoi no fim de sua vida acerca do sentido da vida. Ele traz pontos muito interessantes, e eu pessoalmente achei satisfatório ver o seu raciocínio desenrolar-se.