Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

Déa 05/04/2022

Relato da crise de fé, vivida por Tolstói, na fase em que questiona o sentido da vida e se vê envolto em pensamentos suicidas.

Cynthia Coutinho 22/05/2022

Resenha da Editora
?Minha vida parou. Eu podia respirar, comer, beber, dormir, porque não podia ficar sem respirar, sem comer, sem beber, sem dormir; mas não existia vida, porque não existiam desejos cuja satisfação eu considerasse razoável. Se eu desejava algo, sabia de antemão que, satisfizesse ou não meu desejo, aquilo não daria em nada. Liev Tolstói Uma confissão registra a intensa crise de fé de Tolstói quando, em 1879, já tendo escrito duas das mais aclamadas obras da literatura universal, Guerra e Paz e Anna Kariênina, ele se questiona sobre o sentido da vida e é confrontado com sentimentos suicidas. A narrativa de sua crise e a busca por respostas estão apresentadas, de maneira autêntica e não menos comovente, em tradução exemplar de Rubens Figueiredo.?

Maria Sena 12/06/2022

Incrível e marcante.
Nesse livro Tolstói expõe com humildade e sinceridade um período conturbado de sua vida. Aos 51 anos, já sendo nessa época um escrito aclamado, com seus dois grandes sucessos da literatura mundias, Ana Karienina e Guerra e paz, bem casado, segundo ele mesmo, grande proprietário de terras e pertencente a uma classe social abastada, porém passando por uma forte crise existencial beirando ao suicídio.

"Minha vida parou. Eu podia respirar, comer, beber, dormir, porque não podia ficar sem respirar, sem comer, sem dormir; mas não existia vida..."
Nesta obra ele narra com detalhes sua busca incessante por respostas, recorrendo primeiramente à racionalidade e lógica. Estuda os grandes pensadores, como Schopenhauer, Salomão, Buda, Sócrates e outros, além de observar as pessoas de seu convívio social. Porém nada encontra a não ser mais perguntas e desespero. Então chegou a conclusão de que não deveria procurar uma saída entre os que, como ele, já tinham desistido.

"Será que essa situação de desespero não é inerente às pessoas? E procurava explicações para minhas perguntas, em todos os saberes que as pessoas adquirem... Procurava como um homem à beira da morte busca uma salvação - e nada achava"
Diante disso humildemente se voltou para os camponeses pobres, aqueles que tinham tão pouco, sofriam tanto e mesmo assim encontravam sentido para prosseguir dia-a-dia. Encontrou ali a FÉ em Deus e teve um reencontro com sua própria fé, a tanto tempo abandonada. Nela encontrou apóio e sentindo. O livro Uma confissão é considerado por muitos o relato de sua conversão ao cristianismo.

"Pela fé, concluí-se que, para entender o sentido da vida, eu devia renunciar à razão, exatamente ela, necessária para o sentido da vida."
"Eu já não estava na situação em que me encontrava na juventude, quando achava que tudo na vida estava claro; assim, cheguei à fé porque, fora da fé, eu não encontrei nada, rigorosamente nada, senão destruição."
"A essência de qualquer fé consiste em que ela dá à vida um sentido que a morte não destrói "
Tolstói tentou durante um tempo se engajar na igreja ortodoxa Russa, porém passou a fazer severas críticas à algumas de suas práticas, como por exemplo, perseguições políticas, intolerância, punições capitais e consentimento de guerras. Não à toa foi excomungado em 1901.

"E eu, que supunha que a verdade estava na unidade do amor, não pude deixar de ficar chocado ao ver que a própria doutrina destrói aquilo que ela deveria promover"
Que surpresa a minha ao descobrir que ele trocava correspondência com Gandhi.
É um livro pequeno em páginas, mas de uma profundidade e honestidade sem tamanho. Traz questionamentos sempre presentes ao longo da história da humanidade, narrados de forma tão sincera e simples.

"O que fazer, o que fazer?, Pergunto a mim mesmo, e olho para cima. Para cima, também é um abismo. Olho para o abismo do céu e tento esquecer o abismo de baixo e, de fato, esqueço. O infinito de baixo me repele e me apavora; o infinito do alto me atrai e me sustenta".

theoð 20/12/2022

Finalmente terminei
supreendente, intrigável, emocionante e com uma escrita meio termo. O livro é bom e eu recomendo! Só é um pouco chatinho para ler

Ginete Negro 2.0 23/11/2023

A redoma de vidro de Tolstói
Não é um livro convencional de Tolstói. Aqui ele nos mostra que, apesar de ter sido um sujeito que não passou por apuros financeiros, acabou passando por uma profunda crise existencial quando percebeu que tudo o que fazia ou era uma espécie de representação ou mesmo nada de edificante - assim ele via seus próprios atos. E vemos também que, à beira do suicídio, o que o salvou pode ser resumido como "encontrar a Deus todo o momento".

Livro altamente recomendável e cheio de reflexões que irão servir para as próprias vidas dos leitores.

Patrícia Brito 31/01/2023

Uma confissão
Um livro que trás uma abordagem niilista sobre a vida e levanta questionamentos sobre a fé e o sentido da vida.

"Eu mesmo não sabia o que queria. Eu temia a vida, desejava fugir dela, mas ainda esperava algo dela."

Maria.anamariaprof 23/02/2023

Cada vez que leio esse autor fico mais encantada
É um fluxo contínuo de memórias que levou o autor a sua conversão. É lindo. Tem uma mistura de Santo Agostinho, do livro o peregrino ué de Salomão.

Me trouxe um sentimento de sabedoria, e entendimento e calma.

É um livro tocante.

Juliana626 12/03/2023

Forte
Gostei muito, apesar do livro ter poucas páginas achei uma leitura difícil tanto pelo tema abordado como o raciocínio do autor em algumas questões.

Roberta 11/10/2023

Reflexões
O livro é o desenvolvimento das reflexões de Tolstoi no fim de sua vida acerca do sentido da vida. Ele traz pontos muito interessantes, e eu pessoalmente achei satisfatório ver o seu raciocínio desenrolar-se.

Le Mazur 06/10/2023

Livro muito bom, de leitura muito fácil e fluídica. Acredito que os livros venham até nós nos momentos certos.

jackpveras 06/05/2023

A Literatura da Angústia
Terminei agora a leitura de Uma Confissão e posso garantir que a sensação que melhor exprime o meu contato com a obra é como se houvesse dois ratos enormes, um preto e um branco, roendo furiosamente as paredes do meu estômago. Discurso sincero, apesar de as abordagens serem grotescas e muito, muito verdadeiras.

Este é mais um livro que altera as minhas formas de ver o mundo, as pessoas e as conflituosas relações entre o meu Eu mascarado e o meu Eu sem disfarces.

Oh, os ratos... eles não param.

lauralopesa 16/05/2023

Muito bom! apesar de ter achado a leitura um pouco arrastada, gostei muito, creio que lerei novamente um dia

Raimundo.Marques 21/05/2023

Tolstói conta sua famosa crise que o impeliu a buscar a resposta para a questão da vida e da morte. Razão e fé são contrapostas axaustivamente. O autor nota, por fim, que o caminho para encontrar o porquê da vida, através da razão, é uma rota impossível; a única saída possível ao desespero de Tolstói é a fé: "[...] a essência de qualquer fé consiste em que ela dá à vida um sentido que a morte não destrói."

Bianca Martins 04/06/2023

Li ressaquiads
Confesso que li um pouco ressaquiada, sem muita vontade, então perdi muito do que esse livro pode trazer.
Ainda assim gostei.
Por isso pretendo ler novamente daqui um tempo, com mais calma e podendo aproveitar melhor as reflexões.