Uma confissão

Uma confissão Leon Tolstói

Resenhas - Uma confissão

Bruna 04/05/2023

É impressionante como Tolstoi me impacta em lugares que nenhum outro autor chega. Tenho profunda admiração pela genialidade de cada escolha das palavras, mesmo quando a obra é uma ?confissão?, um diário, como se ele tivesse escrevendo naquele caderno de cabeceira. Esse é um livro extremamente pesado e com gatilhos muito complicados. Tolstoi faz uma análise filosófica muito pessoal sobre fé e sentido da vida, para quem admira o autor é um prato cheio.

Rayza.Figueiredo 25/12/2023

Puramente Filosófico
Ouvi o áudiobook deste livro ontem enquanto cozinhava a ceia de Natal; pode ser que por isso tenha me cansado, ainda assim, foi a melhor leitura que fiz do Tolstoi ate agora, PORÉM.. sigo achando ele bastante repetitivo.
Tolstoi, assim como todo homem/escritor/filósofo muito inteligente, após refletir bastante sobre o sentido da vida: nascer e, não importa como viva, o fim de todos é o mesmo: morrer; logo, pensou em suicídio. Mas ele era um cara religioso, e a fé dele em Deus era TANTA que me surpreendeu. Foi a fé que fez com que ele desistisse da morte prematura.
Albert Camus em O Mito de Sisifo, diz que a filosofia chegou ao senso comum que, todo homem ao se dar conta que o fim da vida é o mesmo para todos, tem apenas duas opções: ou decide viver a vida da melhor forma possível, ou resolve dar logo cabo de sua existência. E para Tolstoi, a fé em Deus e a Religião, foram a virada de chave.
o livro trás outros muitos assuntos sobre condutas e moral, sobre ser ou não ser, riqueza e pobreza, as coisas que valem ou não à pena.
gostei bastante.

Gabi Otavio 21/02/2024

Me surpreendeu
Eu tinha muita vontade de ler algo do autor e escolhi este pelo tamanho mas não tinha lido nem a sinopse.
Eu normalmente não gosto muito de biografia, mas gostei demais deste livro.
A escrita é envolvente e me conectou com o autor, ele fala sobre vários pontos muito importantes e que as vezes até me fazia refletir e de uma forma simples e leve que foi super envolvente e fácil de ler.
Eu gostei muito do livro e sem dúvida isso me fez ter curiosidade de ler mais coisas deste autor.
Me surpreendeu de forma positiva e tanto lendo como ouvindo a narração foi ótima.
Feliz por ter saído da minha zona de conforto e encontrado um autor novo

Silvia124 24/03/2024

Além da crise existencial
O livro relata a perda de fé de Tolstói e seu caminho em direção ao suicídio. Embora seja uma leitura rápida, suscita importantes questionamentos.
Encontrei alguns gatilhos ao longo da leitura devido à sensibilidade do tema, porém Tolstói mais uma vez demonstra sua genialidade ao transmitir os pensamentos e questionamentos que permeavam sua mente naquela época.
Recomendo a leitura, pois me proporcionou profundas reflexões. No entanto, é necessário ter cuidado, especialmente para aqueles que já lidam com questões angustiantes.
Uma maravilhosa reflexão sobre a vida.

Dilso 12/08/2020

Verdadeiro
Um livro que vale a pena ler e, talvez, se encontrar nele.
A confissão de Tolstói, me colocou na situação do próprio autor. Por vezes eu me via exatamente como ele, e entendo por muito do que ele passou.
Na nossa vida como cristãos, por vezes surgem muitas dúvidas, mas nem sempre temos coragem de correr atrás das respostas.
Em 'Uma Confissão' podemos encontrar o caminho para essas respostas.
Enfim, uma ótima leitura!

Me chamam de João 16/08/2020

Uma vida transparente.
Segundo livro que leio do Liev Tolstói(O primeiro foi "Padre Sérgio") e tenho a mesma sensação do primeiro livro, uma sensação de ter estado imerso no livro e naquilo que o autor queria passar. Simplesmente fantástico!

Embora seja um livro escrito no século XIX na Rússia, ou seja, um contexto distante aparentemente, mas devido a clareza com que Tolstói descreve os seus conflitos e questionamentos sobre sua existência e sobre a vida e o seu sentido, a o livro se torna muito gostoso.

Umas das coisas que mais me chamam a atenção nesta autobiografia, é a transparência que ele possui ao expor os seus sentimentos e os seus desejos suicidas.

Ao mesmo tempo, ele é muito transparente também ao abordar as suas dúvidas com relação a Deus e aqueles que dizem o seguir. Ele nos mostra a realidade de uma vida que mesmo depois de compreender a existência de um Deus pessoal, ele ainda continua enfrentando conflitos.

Excelente obra!

Roberta 11/10/2023

Reflexões
O livro é o desenvolvimento das reflexões de Tolstoi no fim de sua vida acerca do sentido da vida. Ele traz pontos muito interessantes, e eu pessoalmente achei satisfatório ver o seu raciocínio desenrolar-se.

Mareufq 07/09/2023

Quotes:

? ?Eu estava procurando respostas para as perguntas da vida, e não encontrava nenhuma, então me tornei um cético.?
? ?Aqueles que procuram a verdade encontrarão a paz interior.?
? ?A única coisa necessária à vida é a vontade de viver.?
? ?Minha busca por significado me levou a questionar todas as crenças convencionais.?
? ?A verdadeira fé é encontrada na simplicidade da vida e no amor ao próximo.?
? ?A busca pelo sentido da vida é a busca pelo sentido do amor e da compaixão.?
? ?Eu não podia viver, pois minha vida havia perdido todo significado.?
? ?A verdadeira revolução começa dentro de nós, quando questionamos nossa própria existência.?
? ?Eu busquei o conhecimento, mas encontrei a dúvida; busquei a liberdade, mas encontrei o desespero.?
? ?A vida é um mistério que só pode ser compreendido através da busca incessante pelo que é essencial.?
? ?A simplicidade é a chave para a verdadeira felicidade; é na renúncia ao supérfluo que encontramos a paz.?

William274 06/09/2023

Essencial
Conta a trajetória intelectual de Tolstoi em busca de sentido para a vida. A perda da fé e o retorno a ela. Seus dramas com as classes sociais de sua época e com a igreja ortodoxa. Um livro profundo e útil

theoð 20/12/2022

Finalmente terminei
supreendente, intrigável, emocionante e com uma escrita meio termo. O livro é bom e eu recomendo! Só é um pouco chatinho para ler

Le Mazur 06/10/2023

Livro muito bom, de leitura muito fácil e fluídica. Acredito que os livros venham até nós nos momentos certos.

Patrícia Brito 31/01/2023

Uma confissão
Um livro que trás uma abordagem niilista sobre a vida e levanta questionamentos sobre a fé e o sentido da vida.

"Eu mesmo não sabia o que queria. Eu temia a vida, desejava fugir dela, mas ainda esperava algo dela."

Maria.anamariaprof 23/02/2023

Cada vez que leio esse autor fico mais encantada
É um fluxo contínuo de memórias que levou o autor a sua conversão. É lindo. Tem uma mistura de Santo Agostinho, do livro o peregrino ué de Salomão.

Me trouxe um sentimento de sabedoria, e entendimento e calma.

É um livro tocante.

Eliza139 27/08/2023

Parece que falava comigo.
Este livro parece uma conversa consigo mesmo. Parece que Tosltoi disse tudo o que queria dizer sem se preocupar com julgamentos. Em alguns momentos me identifiquei tanto que parecia que o livro falava comigo.