Outros jeitos de usar a boca

Outros jeitos de usar a boca Rupi Kaur

Resenhas - /////

Giovanna 24/03/2021

simplesmente amei, recomendo muito, da pra ler ele em uma sentada apenas.
buttercup 24/03/2021minha estante
siim eu amo dmsss

Eduardo 12/07/2017

Forte nos temas, fraco em essência
Outros Jeitos de Usar a Boca, para início de conversa, é um título que minimiza demais o conteúdo da obra em relação ao título original (Milk and Honey). Talvez tenha sido por isso que muitos leitores tenham notado um distanciamento do "tema original" no decorrer do livro, quando, na verdade, me parece que a autora não traçou um "tema original", e sim englobou vários temas, a maioria deles relacionada ao feminismo, ao sentimentalismo como um todo, à dor, à submissão, ao corpo, à procura do amor próprio, à cura de suas feridas emocionais e físicas e à superação. Dizer que houve distanciamento do tema original é errado, e nesse ponto eu defendo o livro; o que houve foi um título adaptado no Brasil desprovido do conceito maravilhoso que tange o livro. Entretanto, houve distanciamento na essência, e isso merece um parágrafo à parte.
O início do livro o faz parecer extremamente carregado de emoção, como se a autora expurgasse sua alma através dos poemas. Sexo, abusos, machismo, amores, família: tudo isso caminhava bem até que, em dado momento, os poemas passaram a ser meras narrativas montadas a partir de frases prontas. Ora, nada de mal nisso, afinal de contas, como um clichê diz, "todo clichê só é clichê porque é verdade", então qual o problema em criar poemas a partir de clichês? O problema é que clichês não formam poemas, porque poemas são únicos, são reflexos do autor, e não meras cópias do que outros já disseram. Se assim fossem, que continuassem com seu nome original: clichês. Talvez estejam aí a melhor e a pior parte do livro: os temas retratados de forma profunda em algumas páginas e extremamente superficiais em outras, como se uma parte negasse a outra, como se a profundidade da autora fosse esquecida por ela mesma pela falta de essência das próximas linhas. E acredito que é nessa superficialidade onde mora a fama do livro: assim a poesia da autora conseguiu atrair mais público, principalmente o público não acostumado com ela. Juntaram-se os temas fortes, bastante debatidos na atualidade, com o estilo moderno de poesia, uma receita infalível. Mas o que coalhou a mistura foi a dose exagerada de frases prontas, cujo conhecimento popular sobre elas é tão amplo que já perderam até seus significados, servindo de legendas para um punhado de fotos banais em redes sociais. Se uma das intenções da autora foi resgatar a essência perdida dessas frases, infelizmente não deu muito certo. Uma pena.
Outro ponto interessante a se destacar é o uso constante do amor próprio como objeto de poesia. Isso soaria perfeito como objeto de cura para o tema da obra, não fosse a disparidade entre o humano real e sentimental e o senso comum de sua poesia, além dessa mistura com a banalidade das frases de efeito de fim de romance adolescente. E isso é errado? Não, não é. A literatura é livre, cada um escreve sobre o que quer, da maneira como lhe convier. E isso é bom de se ler? Depende. A autora escolheu temas fortes, eu apenas imaginei que o peso de suas palavras seria forte do início ao fim. E a interpretação do que é forte depende de quem lê.
Todavia, o livro é único. É sim uma pedra preciosa. Não precisa ser lapidada, já que a autora, nos seus 24 anos, a quis assim. É sua experiência, é seu ponto de vista, é pessoal e único, mas faltou a essência, e isso não pode ser negado. Os temas são impecáveis, mereciam mais cuidado, mereciam mais amor, mais crítica (a pessoal mais do que a popular). No entanto, volto a repetir: é uma obra singular, que merece ser lida e apreciada a cada página, com momentos de pausa para observar seus momentos de singeleza. Por mais que apenas meia dúzia de poemas realmente tenham me emocionado de verdade, vale a pena. Só não espere tapas na cara em todas as páginas; algumas só têm beliscões e cutucadas.
Henrique_ 12/07/2017minha estante
Parabéns pela resenha, Eduardo. Gostei.

Eduardo 12/07/2017minha estante
Muito obrigado, Henrique :D

Lucas 13/07/2017minha estante
Muito boa a resenha

Eduardo 14/07/2017minha estante
Muito obrigado, Lucas :D

Jeff.Barbato 28/12/2018minha estante
Gostei da sua resenha querido, o livro me tocou em muitos aspectos.

Vanessa 05/10/2020minha estante
Excelente!

Beatriz 15/04/2021

Tocante, profundo, emocionante! Um dos melhores livros de poesia que já li, sem dúvidas vai se tornar uma das minhas autoras preferidas! Leiam!!!
nalanda13 15/04/2021minha estante
esse livro é incrível!

Beatriz 15/04/2021minha estante
simm!!

a.larissaaaaa 06/12/2022

Muito melhor do que eu imaginei, esse livro me surpreendeu de uma forma muito positiva, foi recomendado por uma amiga há míseros 5 anos atrás, mas tinha preconceito com livro de poemas e hoje em dia sou simplesmente viciada e estou pagando com a língua. Não considero uma leitura para meninas e sim para mulheres, não me senti decepcionada em nenhum aspecto. Me prendeu do início ao fim e deixou um gostinho de quero mais? Inclusive aceito recomendações.
jfernando_lopes 07/12/2022minha estante
Um título bem curioso...

bloodinthewine 15/10/2022

li sem ler a sinopse então não estava esperando pela perfeição que esse livro é! bem rapidinho de ler, mas me trouxe sentimentos complexos e profundos. amei cada textinho, cada palavrinha, extremamente necessário! me identifiquei com alguns, me emocionei com outros. realmente vale a pena ser lido!

Eve ! 10/02/2024

???Eu era música, mas suas orelhas tinham sido cortadas??
'Sim, é um livro que possue poemas porém nem sempre vamos nos conectar com todos. Apesar de eu ter me identificado em diversos, sempre viam uns que realmente faltava algo sabe?
'Pra explicar melhor vou simplificar, alguns poemas foram aqueles famosos "poemas de Instagram". Ah Eve, mas o que seria isso? Aquelas famosas frases que nós nos identificamos, mas que descrevem coisas óbvias e colocam mais versos para que fique estético e não tão vazio.

? Recentemente vi um vídeo no YouTube chamado ?O Que Esta Acontecendo Com a Poesia? e retratou muito bem esse livro (inclusive vale a pena dar uma olhada! ;)

???Tudo bem, pode ser que eu não tenha lido o livro no melhor momento, pode ser que se eu estivesse passando por algum momento parecido citado pela a autora eu aumentasse a nota, pode ter sido que o problema não seja ele, e sim seja eu, pode ter sido várias coisas, mas no final a minha opinião é essa.
'O livro não é ruim, porém não é o melhor do mundo. Acho que merece sim o hype, até porque vai de sentimento, irá significar diferente para cada pessoa!

? ??nossas costas contam histórias que a lombada de nenhum livro pode carregar mulheres de cor??

? ??não sei por que me rasgo pelos outros mesmo sabendo que me costurar dói do mesmo jeito depois??

Lara.Kamyla 20/03/2022minha estante
Fiz uma Comunicação na faculdade sobre a poesia de Rupi. O segundo livro é ainda mais encantador e forte.

Baby 13/01/2022

Bom, maaas...
"se você vê beleza aqui / não significa / que há beleza em mim / significa que já beleza enraizada / tão fundo em você / que é impossível não ver / beleza em tudo"

E é assim que se inicia minha avaliação para este livro de poesias. Confesso que poesia nunca foi meu gênero favorito (enfim, os traumas que os vestibulares me trouxeram)

Entretanto, esse breve livro de poesias, me trouxeram sentimentos que o anterior não conseguira. São poesias simples, singelas, mas que possuem um significado tão lindo e profundo e nos faz refletir sobre 'o que REALMENTE é ser mulher?'

Ser mulher é sinônimo de ser livre? Mesmo vivendo em uma sociedade completamente machista, cujo objetivo consiste em preparar todos os setores da sociedade para que eles possam comandar? Ou é viver para si própria, ser independente e dona de si?

São esses e muitos outros questionamentos que eu sai ao término desse livro.

Claro que, em razão de minhas dificuldades com livros poéticos, custou-me lê-lo, já que tinha vivenciado algo não muito legal com outro.

Os poemas são lindos e merecem ser lidos, mas chega a um ponto que aparenta estar "enchendo linguiça", já que começa a ficar repetitivo os temas, não que eles não sejam importantes, só foi algo que me incomodou bastante.

lettt0 19/05/2022

acho que um livro de poesia nunca me tocou tanto como esse.

esse livro me fez sentir todas as emoções possíveis, alegria, raiva, tristeza? enfim

sempre quis ler ele ent estava com a expectativa altíssima e esse livro com certeza superou tudo

recomendo super mas já aviso que ele tem vários temas sensíveis

Lua 26/07/2020

Bom. Mas nem tanto assim...
Por ver tanta gente recomendando, confesso que criei uma expectativa maior com o livro. Não é que ele seja ruim, não é! Mas também não é tuuuuudo isso que fazem questão de falar.

A leitura é bem simples e rápida. Aquela que a gente faz sem tanta preocupação num fim de tarde ou antes de dormir.
manu 26/07/2020minha estante
esse tipo de livro é pra quem se indetifica mesmo. gente que passou por todas essas coisas se vê nele, por isso acha sensacional.

Debora571 26/07/2020minha estante
Eu li antes de dormir kkkk eu ue? Ja acabou

Keh Bastos 26/07/2020minha estante
Também achei muuuuito superestimado
Mas tem algumas coisas legais

Lana 26/06/2022

É um livro de poesia bem curtinho e fácil de ler. No geral é um bom livro, recomendo bastante para quem quer sair de uma ressaca literária.

Mendonca_mai 13/03/2023

Um livro para corações partidos
"Talvez as pessoas mais tristes sejam as que vivem esperando por alguém que nem sabem se existe."

"Todos nascemos tão bonitos, a grande tragédia é que nos convencem de que não somos."

eloá 02/08/2022

eu não sofro eu estilhaço
eu achei muito tocante e me identifiquei com várias partes, marquei muitas frases. o livro fala sobre vários assuntos delicados e "intocáveis", fala com propriedade e é certeiro.

muito rápido de ler e lindo :)

partes que amei:

sua mãe
tem essa mania
de dar mais amor
do que você pode carregar
seu pai está ausente
você é uma guerra
a fronteira entre dois países
o dano colateral
o paradoxo que os une
mas também os separa

nenhum de nós está feliz
mas nenhum de nós quer desistir
então continuamos nos machucando
e chamando isso de amor

eu não fui embora porque
eu deixei de te amar
eu fui embora porque quanto mais
eu ficava menos
eu me amava
anna 02/08/2022minha estante
esse último dói uma vida inteira