Outros jeitos de usar a boca Rupi Kaur

Resenhas - /////

raykarol 14/04/2024

Eu não achava que esse livro seria pra mim, mas me senti acolhida e abraçada em alguns (vários) trechos.

"de agora em diante vou dizer coisas como
você é forte ou você é incrível
não porque eu não te ache bonita
mas porque você é muito mais do que isso"
Richard 14/04/2024minha estante
Todos da autora são maravilhosos!!!

Lary 08/04/2021

Não é lá essas coisas..
É uma leitura boa se você quiser refletir sobre algumas coisas, leitura fácil e bem tranquila, porém sinto que falta algo..

Lua 01/08/2020

Outros jeitos de usar a boca
Outros jeitos de usar a boca é um livro marcante, e com toda certeza um dos meus favoritos desse ano, e da vida. Mas por que um favorito? Bem, irei explicar.
Esse livro traz temas como amor, traumas, abusos... divido em três partes: a dor, o amor, a ruptura e a cura. São poemas sem rimas que trazem muita profundidade, que irá tocar muitas pessoas, pois muitas passam por coisas que são citados, sejam por um fim de relacionamento abusivo, ou só pela dor do término, seja por causa de algum abuso psicológico sofrido, ou até o empoderamento de passar pelas coisas difíceis que a vida traz. Sim, qualquer pessoas irá se identificar, nem que seja só com um texto. E no decorrer da leitura, o livro se torna mais como um diário, ou um melhor amigo que te conhece muito bem, e que você sempre vai puder conversar.
Entenderam porque amei tanto ele? (Rsrs)
A autora tem uma escrita ótima, rápida e bem impactante, ela tenta (e consegue) transmitir em poemas curtos uma realidade que muitos sofrem, mas poucos conseguem falar sobre. Leiam os textos dela, podem ser que eles te ajudem a sair de um momento difícil.

Liv 08/04/2021

"Outros jeitos de usar a boca"
E é aqui que a Rupi iniciou sua amostra de uma mente brilhante e um coração forte e puro, esse livro como todos os outros traz muita emoção. É bom mergulhar nas poesias e sentir tudo que elas tem a oferecer.

*Vou deixar aqui as minhas preferidas :)

"As pessoas vão

"quem te fez
cair na história
de que outra pessoa
deveria te completar
se o máximo que alguém pode fazer é
complementar"

"Ele deveria ser o primeiro
o primeiro homen que amou na vida
você ainda procura por ele
em todo lugar
-pai"

"Toda vez que você
diz pra sua filha
que grita com ela
por amor
você ensina a confundir
raiva com carinho
o que parece uma boa ideia
até que ela cresce
confiando em homens violentos
por que eles são parecidos
com você
-aos pais que tem filhas"

"Uma filha não
deveria ter que
implorar ao pai
por um relacionamento"

"Você me diz pra ficar quieta porque
minhas opiniões me deixam menos bonita
mas eu não fui feita com um incêndio na barriga
pra que podesse me apagar
não fui feita com leveza na língua
para que fosse fácil de me engolir
fui feita pesada
metade lâmina metade seda
difícil de esquecer e não tão fácil
de entender"

"Sua mãe
tem essa mania
de dar mais amor
de que você pode carregar

seu pai está ausente

você é uma guerra
a fronteira entre dois países
o dano colateral
o paradoxo que os une
mas também os separa"

"Você é igualzinha a sua mãe
acho mesmo que a ternura dela me cai bem
vocês duas tem os mesmos olhos
porque nós duas estamos exaustas
e as mãos
tem os mesmos dedos secos
mas essa raiva sua mãe não veste esse ódio
tem razão
essa raiva é a única coisa
que vem do meu pai"

"Não sei dizer se minha mãe está
aterrorizada ou apaixonada pelo
meu pai parece tudo
a mesma coisa"
Mikaelysousa 08/04/2021minha estante
Esse livro é perfeito demais

Ingrid_mayara 05/08/2017

"Ou toca ou não toca."
(In)felizmente o sentimentalismo que muitas pessoas disseram haver nesse livro não me tocou, provavelmente por causa da escrita. Logo eu, que me emociono em quase todas as leituras e tenho bastante facilidade de sentir empatia pelos personagens?

Percebi que teria de lê-lo em voz alta para encontrar algum ritmo, tentando sentir a poesia em seus versos, lentamente lendo e observando as imagens retratadas. Gostei de um ou dois poemas, mas achei a escrita da autora muito supérflua (apesar da temática).

Persisti e terminei a leitura em pouco tempo, e acabei concluindo que não era hora de eu ler esse livro. Acho que se eu tivesse outras vivências e tivesse lido menos livros, talvez eu gostasse um pouco mais.

Ouvi dizer que para muitas pessoas esse livro foi o primeiro contato com a representatividade da mulher na linguagem poética. Para quem já leu “outros jeitos de usar a boca” e gostou desse encontro com a intimidade, sugiro que leia as obras da Clarice Lispector, por exemplo, que em muitas de suas narrativas (em prosa) retrata o aprisionamento das personagens à condição feminina e o desejo de liberdade, levando-as ao autoconhecimento, porém, com questionamentos psicológicos e existenciais e com uma escrita bem mais introspectiva, passível de diferentes interpretações.

site: Se quiser me seguir no instagram: @ingrid.allebrandt

angel 03/11/2023

Outros jeitos de usar a boca
Amo ler livros desse gênero, por ser levinho e rápido de ler. e simplesmente, o melhor desse tipo que já li, é maravilhoso, me fez chorar horrores!!!!

Clara Oliveira 04/07/2020

Rápido e incrível
Foi meu segundo contato com a autora e mais uma vez me apaixonei pela obra dela. Com certeza já é uma das minhas autoras favoritas.

eduarda 23/05/2021

outros jeitos de usar a boca
segunda vez lendo e cada vez amo mais e reflito sobre várias temáticas nesse livro. indico facilmente a todos que procuram uma leitura pra levar pro coração e pra vida. só amores!

oicintia_ 21/07/2023

Foi uma releitura que acabou de sair dos meus favoritos. o livro é muuuito bom, trás reflexões sobre pautas feministas super importantes, mas parei de me identificar tanto com a dramaticidade trazida por ele, achei tudo muito sofrido e intenso em aspectos q não pegam mais no meu íntimo

deartessagray 21/10/2020

não me passou algo
igual água, mas não necessário, então diria que seria whisky? não fez diferença na minha vida.

Gleis 02/11/2021

De todos os sentimentos...
Confesso que ainda estou "digerindo" esse banquete literário.
Intenso, doce, tocante, humano,real feminino.
Muitas reflexões. Sentimentos expressados através da poesia. Uma obra surpreendente.
"Outros jeitos de usar a boca" é dividido em quatro partes:
a dor
o amor
a ruptura
a cura
Em cada parte Rupi Kaur desenha poemas carregados de história, explosão de sentimentos e expõe vivências que todos já passaram ou passarão um dia.
Uma obra extremamente necessária.
Meu livro de conselhos.
Helô 02/11/2021minha estante
esse livro é demais, as poesias são incríveis, eu amo como Rupi Kaur usa bem as palavras.

Gleis 02/11/2021minha estante
Com certeza lerei outros! ?

Fran.5s 31/03/2020

Outros Jeitos de usar a Boca apresenta uma coletânea incrível de poesias e ilustrações. As poesias da autora são sensíveis e ao mesmo tempo devastadoras. O livro é dividido em quatro temáticas principais: a dor, o amor, a ruptura e a cura. Que se conectam de uma forma espetacular. A narrativa revela a mulher em todas as formas, e diz o que pode destruir também pode nos tornar mais fortes. Traz mensagens de auto aceitação, de esperança, de incentivo. O que posso dizer é que a obra me encantou.

Por fim é um livro de leitura rápida, mas que desperta várias reflexões. Te faz pensar, questionar e se maravilhar com cada palavra escrita. Apesar de abordar o universo feminino, esse é um livro que deve ser lido por todos.
Vick 31/03/2020minha estante
Um dos melhores livros que já li

Fran.5s 31/03/2020minha estante
Concordo plenamente. Ainda quero ler O que o sol faz com as flores.

Luizakr 24/10/2021

Amo poemas
Poemas são tão bons e leves, podem ser lidos quando você quiser sem dificuldade, tenho pena de quem não experimenta tão perdendo frases tão lindas