O mistério dos cavalos alados

O mistério dos cavalos alados Megan Shepherd

Resenhas - O Mistério dos Cavalos Alados

Júlia Gabriela 28/01/2021

a dúvida no ar sobre se os cavalos realmente existem ou não é TORTURANTE

Carol 16/02/2019

Resenha: O Mistério dos Cavalos Alados
"O nosso mundo é muito mais do que apenas marrom e cinza. Tem cores. Tem verdes e vermelhos e azuis intensos como os do mar. Você só precisa saber onde procurar."

O livro da vez chama-se “O Mistério dos Cavalos Alados” da autora Megan Shepherd. O que me atraiu de primeira foi a palavra “cavalos” no título, porque eu amo cavalos e também achei a capa do livro super bonitinha.

A história é ambientada na segunda guerra mundial e começa com um segredo que irei contar para vocês: Segundo Emmaline, há cavalos alados vivendo no hospital Briar Hill, mais especificamente dentro dos espelhos. São cavalos refletidos que a menina adora desenhar com os lápis de cores emprestados gentilmente por Anna, uma garota mais velha, que assim como todas as crianças que moram no hospital, sofre de uma doença chamada de “águas paradas”.

Depois de serem examinadas, as crianças recebiam do médico um papel com uma cor que simbolizava o estado da sua doença: azul seria em estado mais leve, onde os pacientes poderiam sair e tomar ar fresco; o amarelo de médio a grave, nesse os pacientes tinham que permanecer dentro do hospital; e por último o vermelho – muito grave que apenas Anna tinha recebido. As crianças eram cuidadas pelas freiras em um hospital que antes da guerra tinha sido um lugar muito bonito, era o lar de uma princesa que no momento em que a guerra começou, foi morar com os parentes e doou a casa para as Irmãs da Misericórdia que fizeram dela um hospital para crianças.

Emmaline adorava passear pelos arredores do local e não se importava em ir além do pátio, mesmo que isso não fosse permitido pelas freiras. E um dia, ao pular o muro do jardim abandonado, para sua surpresa, um cavalo alado tinha saído do mundo dos espelhos e estava bem na sua frente. Tratava-se de uma égua chamada Lume de Luar que estava sendo perseguida por uma força sinistra e sombria: O Corcel Negro.

Contaria a história inteira, mas hora de parar e deixar que vocês leiam o livro e descubram o desenrolar do enredo. O que eu posso falar é que adorei, faz você se perguntar se os cavalos alados realmente existiam ou se eram delírio de Emmaline. E é um livro bem fácil de ler, curto, li em dois ou três dias.

Ao ler esse livro, eu também fiquei bem curiosa no nome da doença, porque não sabia se tratava de uma doença real ou apenas inventada para a trama, mas ao relacionar os sintomas descritos com o cenário da segunda guerra mundial, entendi que se tratava da tuberculose, e isso é confirmado no final do livro, não chega a ser spoiler porque dá pra deduzir e não tem relevância saber o nome da doença real ou não.

Gosto bastante dos livros baseados nas guerras mundiais que fogem do padrão, acho que a autora inovou ao explorar o tema das doenças que afetavam principalmente crianças nessa época, ela mostrou outro ponto de vista que dizia que não eram apenas os adultos que tinham suas batalhas, as crianças também tinham batalhas a enfrentar.

Na nota da autora, nas últimas páginas dos livros, ela revela quais partes dos livros foram criados baseados em fatos históricos e o que a inspirou a escrever a história do livro, é bem legal de ler também. E pra fechar o post, a história de “O Mistério dos cavalos alados” é muito bonitinha, embora seja triste, já que não tem como uma história ambientada na guerra não ser triste, mas o fato de brincar com o mundo das crianças deixa tudo leve. Fala sobre encontrar fugas em uma realidade sombria.

Shy 20/08/2022

Amei ?
O realismo mágico desse livro é lindo.

Eu amei ver tudo pelos olhos da Emmaline, e apesar de sentir que não entendi o significado de todos os elementos da narrativa, eu me senti encantada com tudo que aconteceu.

Esse livro me lembrou muito a vibe do filme a princesinha. Me senti muito feliz de ter dado uma chance pra esse livro. E como ele não traz tudo mastigado, ele também te dá margem para imaginar e interpretar. Muito bom!

bookstan1999 17/10/2022

Agora eu quero um cavalo alado, n presciso da dificuldade de juntar cada item de uma cor ? só quero o cavalo?

Tamiris Durigan 12/01/2023

Meh
A história é fofa, ver uma menina tentando salvar um cavalo geralmente é. Mas o livro também conta com um tom melancólico pela situação em que as crianças se encontram e logo no começo já deu para sentir o alerta em relação a Anna e Emmaline.

Achei metade do final bem previsível e a outra metade fica aberta a interpretação de quem leu.

Você escolhe, realismo mágico ou delírio? Só lendo para saber.

Brenda 11/09/2020

Aprendemos com Emmaline a necessidade de procura e acreditar no que é bom, mesmo que em tempos de guerra

Julia.Jennrich 12/01/2024

Sejamos como Emmaline May ?
O mistério dos cavalos alados é um livro fantástico! A estória conta sobre crianças que possuem tuberculose e moram em um antigo castelo (o qual foi transformado em um hospital) no interior da Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial.
Acompanhamos a visão da Emmaline por todo o livro, muitos dos seus colegas a chamam de maluca por conseguir ver Cavalos Alados, mas ela não é a única que consegue vê-los.

O que eu posso falar a respeito? Bem, todos necessitamos ser como Emmaline May! Precisamos ver o lado bom das coisas, o lado colorido da vida. Não é porque uma coisa deu errado que precisamos ignora-lá, mas ver o que há de bom ao nosso redor. Ver como uma menininha foi forte (mesmo na beira da morte), ver como ela não desistiu da sua missão, mostra como desistimos facilmente!

A autora foi genial ao escrever esse livro. Ela pesquisou afundo sobre os acontecimentos que ocorreram durante Segunda Guerra Mundial, e ainda conseguiu nos dar uma lição de vida: o mundo não é feito apenas de cores escuras e sombrias, há muitas cores coloridas, "você só tem que saber onde procurar". ?

Simone Passos 21/06/2021

AMIZADE
Enxergar o mundo através de um olhar inocente de uma criança, essa é a lição que o livro traz, contando a história de Emmaline uma garotinha que começa a enxergar cavalos alados refletidos nos espelhos do Hospital Briar Hill que a algum tempo passou a ser o lar de crianças doentes. O livro é ambientado durante a Segunda Guerra Mundial e nos mostra que é possível ver coisas boas mesmo em períodos difíceis. Empatia e amizade é um dos pontos fortes do livro.

~dreamer~ 08/06/2023

"O mundo tem cores, você só não as procurou no lugar certo"
Faz alguns meses que eu li o livro e só voltei hoje pra escrever a resenha dele, então talvez não seja a melhor versão que eu poderia escrever, ou talvez não demonstre o quão boa foi a leitura de "O Mistério dos Cavalos Alados", mas vou tentar!
A história é narrada em 1ª pessoa, no caso a jovem protagonista Emmaline May, uma menina que vive junto com várias crianças e com algumas freiras no Hospital Briar Hill, na tentativa de escapar da 2ª Guerra Mundial.
Acontece que Emmaline não é uma criança qualquer, é claro, ela é corajosa, curiosa e muito imaginativa, e é a única que vê os pequenos Cavalos Alados nos espelhos desse hospital. E por ninguém acreditar nela, quando chega uma ameaça ao mundo dos cavalos, ela tem de enfrentar tudo sozinha para salvar eles.
O incrível é que muita coisa aconteceu em menos de 200 páginas e eu me apaixonei por essa garotinha, ela tem uma história muito triste mas ao mesmo tempo muito emocionante. Além da trama, o curso da narrativa é tão bem construído que nem acreditei quando cheguei no final.
E por falar nesse final, mesmo que eu soubesse como descrevê-lo, eu não o faria, pois nem sei se lendo daria para compreender o que eu senti. O desfecho da história foi escrito de tal forma que existem muitas interpretações e na nota da autora, ela deixa mais claro algumas dúvidas minhas,bem como cria mais várias outras.
Enfim, foi uma experiência excelente ler sobre a Emmaline e seus cavalos alados. Recomendo muito a leitura para quem gosta de uma história dramática e ligeiramente fantasiosa, sendo que esta possui uma criança como protagonista e a 2ª Guerra Mundial como pano de fundo.

Queen 12/06/2020

Emocionante!
Esse não é aquele livro com uma escrita super bem elaborada nem com uma história que impressiona com todos os detalhes criados pela escritora de forma original. Na verdade, por ser narrado no ponto de vista de uma criança, tudo se torna muito mais fantasioso e inocente.

Apesar de não ser esse tipo de livro, ele me cativou de uma forma que nenhum outro foi capaz. Li em dois dias (a leitura é bem rápida e fácil). Tive um pouco de dificuldade ao imaginar os lugares descritos (talvez isso seja um problema meu mesmo), mas isso não atrapalhou nem um pouco a leitura. Porque nela predomina os sentimentos e não os lugares em si.

A história se passa em meio a uma guerra e entre crianças doentes, algo que nos deixa muito apreensivos. Mas Emmaline é encantadora com seu jeitinho e consegue passar uma sensação boa para o leitor. A fantasia é tão real aos seus olhos que se torna real para nós também. O livro é cheio de metáforas e melancolia, bem como alegria e inocência, tudo de uma forma bem emocionante. Posso lhe garantir que não é o melhor livro do mundo, porém se tornou o meu favorito.

Amei o sentimento passado durante a história e ela é bem curtinha (não fica maçante momento algum) e por isso é possível ler rápido (mas se preferir aos poucos para degustá-la, não faz mal também). Algumas coisas foram previsíveis, algo que também não tirou o encanto da obra. Enfim, gostaria que todos que pudessem e se interessassem pelo gênero de fantasia de uma forma mais "sentimental" dessem uma oportunidade ao livro. Valeu a pena cada segundo lendo!

Bia 15/08/2018

Já tinha me apaixonado antes mesmo de ler
Antes de tudo, precisamos falar sobre a capa desse livro, que capa, que arte, assim que eu vi essa capa eu fiquei apaixonada, na verdade eu ainda estou apaixonada.

Quando eu vi que o livro se passava na segunda guerra e era narrado por uma criança eu percebi que eu precisava colocar ele na frente de todos os outros e foi exatamente o que fiz.

Não me arrependo nenhum pouco disso.

Essa é uma daquelas leituras únicas, e que cada pessoa entende de um jeito diferente.

A Emmaline é uma garota em um hospital cinza, em um mundo cinza que está passando pela guerra, onde as pessoas vivem com medo.

Mas ela é diferente, e não só por ter água paradas ou por estar em um hospital distante da família, ela é diferente porque pode ver cavalos alados nos espelhos.

Não posso negar que a construção da Emmaline é muito bem feita, eu me apeguei a personagem logo nas primeiras páginas e uma ou duas vezes ela foi um pouco teimosa mas isso não me incomodou como costuma acontecer.

Já a personalidade das outras crianças não foi muito explorada mas também não foi algo que senti necessidade, essa é a história da Emmaline e ela não é uma criança muito sociável.

Os cavalos alados foi a parte mais bem pensada pois eles podem ser interpretados de tantas formas diferentes, eles existem mesmo? Ou são apenas criações da mente da Emmaline para ela não se sentir tão sozinha? Se existem porque ninguém mais os vê? O Thomas realmente os viu?

Todas essas perguntas podem ou não obter resposta dependendo do modo como você interpreta as situações.

A autora escreve algumas cenas de modo tão delicado e tão brutal que eu me via encantada e também multilada porque as coisas fazem tanto sentido quando elas são colocadas no papel e mesmo assim você prefere acreditar no que a Emmaline te narrou durante o livro.

Essa leitura vai depender de apenas duas coisas, você e a sua disposição de acreditar.

Gio 29/07/2017

Livro amorzinho
Que livro fofo, sensível, amorzinho e um pouco doloroso também. Aqui a gente tem uma estória narrada pelos olhos de uma criança, nossa protagonista é a Emmaline que está no Hospital Briar Hill junto com outras crianças, algumas são mais velhas que ela como a sua melhor amiga Anna de 16 anos que já está com o papel vermelho e portanto é a que está mais doente ali. A Emmaline tem uma abilidade muito especial, ela enxerga cavalos alados nos espelhos, só que quase ninguém acredita nela, quase todo mundo acha que ela tá louca e esse é o tema do livro, ele tem bem aquela cara de fábula mesmo. A Emmaline chama a doença deles de "águas-paradas", e um dia andando sozinha no jardim ela vê um cavalo alado fora do espelho, só que esse cavalo tá arisco, não quer gente perto só que logo ela vê que é porque ele está com a asa machucada e ela acha que deve proteger esse cavalo de um mal que pode estar chegando por perto, só que lá fora e frio e ela começa a sair escondida e é lógico que a gente vê a doença dela começando a piorar no decorrer dos dias. Ela é uma criança que é bondosa e enxerga muita bondade nas pessoas só que ela não é ingênua e boba, ela sabe que existe coisas ruins acontecendo, que tem pessoas ruins e que tem gente que não gosta dela naquele hospital e ela também tem um pouco de malícia e faz algumas coisinhas que não são tão certas por um bem maior. Apesar de a história ser fofa esse livro trás várias reflexões nele, a Emmaline se lembra de algumas coisas da família e vai contando no decorrer do livro, e não da pra ignorar a guerra, mesmo que ela esteja ali como pano de fundo, aconteceu coisas que me fizeram chorar bastante, cenas de partir o coração. Os capitulos são super curtinhos e você le super rápido, recomendo demais.

Amanda 18/04/2018

A história mais amorzinho que você vai ler
Que universo poderia ter mais fantasia que o infantil? As crianças têm um jeito todo especial de observar a realidade e, por isso, sonham acordadas, imaginam, colorem a vida de um jeito que nós, adultos, esquecemos muito rápido como fazer. Hoje, 18 de abril, é o dia nacional do livro infantil em homenagem ao grande escritor Monteiro Lobato e é claro que eu precisava falar dessa data.

Não é sempre que nos propomos a ler livros infantojuvenis. Muitos consideram uma leitura boba e não enxergam a profundidade necessária para o autor adentrar no mundo dos seus pequenos leitores. Crianças são extremamente perceptivas, criativas, exigentes. Dessa forma elas precisam de uma conexão imediata com a história, algo obtido através dos personagens. Precisa existir uma química entre a criança e o personagem, ela precisa se ver dentro daquele livro, se reconhecer na protagonista, percebê-la como igual. Mas, a grande magia dos livros infantis reside na sua atemporalidade. Pegue exemplos clássicos como O Pequeno Príncipe ou as histórias da Disney: não importa a sua idade, você vai ficar imerso na história, voltar aos seus referenciais de infância, se emocionar. E, curiosamente, a cada vez que você entrar em contato com a história surgirá uma nova percepção. Isso porque existem camadas a serem exploradas, lições e interpretações. Para crianças, um novo mundo. Para adultos, a nostalgia, o resgate.

Em O Mistério dos Cavalos Alados somos apresentados a Emmaline, residente do Hospital Briar Hill, um lar para crianças doentes em plena Segunda Guerra Mundial. Existiram, nessa época, vários desses hospitais em zonas rurais para tratar e abrigar crianças, mulheres, idosos e jovens que não puderam servir na guerra. Eram considerados lugares seguros e mais saudáveis para a recuperação dos enfermos. Emmaline e as outras crianças vivem sob a vigilância constante das Irmãs e cada uma tem um jeitinho único, uma brincadeira especial. No caso de Emmaline são os cavalos alados, visíveis apenas por ela nos espelhos, criaturas mágicas encantadoras que a visitam e tornam seus dias menos solitários. Mas, ninguém acredita nela.

Um dia, Lume de Luar, uma égua alada branquinha como a neve do inverno de Briar Hill, aparece no jardim com a asa ferida. Emmaline, então, se põe em uma missão para proteger a égua: reunir todas as cores do arco-íris e criar um escudo espectral em volta dela para defendê-la da ameaça do Corcel Negro. A caça por todas as cores e a solenidade com a qual Emmaline trata sua aventura são pontos mágicos na história e eu me peguei emocionada por causa de um simples lápis de cor, tal é o envolvimento que criamos com essa protagonista tão viva. A forma como a trama de O Mistério dos Cavalos Alados é conduzida é muito especial e delicada.

“Eu e você, nós cuidamos uma da outra. Mas vou cuidar um pouquinho mais de você, porque sou sua humana, e você sempre será minha égua especial”.

A construção de sentidos é um dos pontos brilhantes da escrita de Megan Shepherd. Emmaline nos conta segredos, descreve suas aventuras em primeira pessoa e sempre no tempo presente, de modo a nos levar junto com ela por cada cena. Mas, ela é uma narradora muito pouco confiável e é aí que a autora revela sua habilidade como contadora de histórias. Nunca sabemos ao certo se Emmaline está fantasiando, se está mentindo para si mesma ou se tudo aquilo está realmente acontecendo.

De tantas verdades possíveis surgem interpretações variadas, diferentes sob cada olhar lançado sobre a narrativa. A história se fecha, tudo é respondido de uma forma ou de outra, mas dificilmente duas pessoas chegariam à mesma conclusão sobre os eventos da trama e essa é uma qualidade inestimável em qualquer leitura. Além disso, a linguagem da autora é extremamente fácil, leve e tem um ar poético e encantador, cheia de sons, cores e ingenuidade.

Mas não pense que, por tratar de temas densos e tristes, este livro pode não ser adequado para crianças. Muito pelo contrário. A autora traz várias lições fundamentais como empatia, esperança, bondade, amizade, compaixão, certos e errados e o cuidado de transmitir tudo isso pelo olhar doce e curioso da Emmaline. Pessoalmente, eu recomendaria a leitura para crianças a partir de dez anos, até mesmo pela quantidade de páginas e para a melhor compreensão da história, e para qualquer pessoa, de qualquer idade, que queira se emocionar com cavalos alados e a beleza de ser criança.

O Mistério dos Cavalos Alados é uma leitura rápida, mas profundamente marcante e sensível, que nos mostra, acima de tudo, que o mundo não precisa ser cinza nem nas piores situações, só precisamos procurar pelas cores certas e manter a fantasia sempre viva.

“É reconfortante pensar que existe um lugar onde ninguém envelhece, não acha?”

site: http://www.ficcoeshumanas.com/fantasia--ficcao-cientifica/resenha-o-misterio-dos-cavalos-alados-de-megan-shepherd
Carol 16/02/2019minha estante
Adorei sua resenha ;D

Amanda 17/02/2019minha estante
Obrigada, Carol!

Gramatura Alta 05/08/2017

O MISTÉRIO DOS CAVALOS ALADOS, da autora Megan Shepherd, é ambientado no interior da Inglaterra no período da Segunda Guerra Mundial. Nossa narradora é Emmaline, uma garota sonhadora que vive no Hospital Briar Hill, uma espécie de abrigo para crianças.

No hospital, as crianças ficam sob os cuidados de duas freiras, Irmã Constance e Irmã Mary Grace, além de um caseiro chamado Thomas e um médico que vem com frequência para checar a saúde de todos. As crianças que abitam esse Hospital têm o que Emmaline chama de águas paradas, mas que nós conhecemos como tuberculose.

Desde que chegou ao Hospital, Emmaline vê cavalos alados nos espelhos. Porém, ela evita contar isso para as pessoas, especialmente para as outras crianças, que zombam dela. A única outra criança em quem Emmaline confia, é Anna, a mais velha e também a mais debilitada entre os habitantes de Briar Hill.

Emmaline gosta muito de passear pelas imediações do Hospital, mesmo sabendo que isso não é permitido. Um dia, em um desses seus passeios proibidos, ela acaba encontrando um cavalo branco, um cavalo alado, que, mais tarde, ela descobre se tratar de uma égua, cujo nome é Lume de Luar.

Após receber uma carta do Lorde dos Cavalos, Emmaline fica encarregada de proteger Lume de Luar de um Corcel Negro que a está caçando. Emmaline precisa esconder a égua, já que ela está com a asa machucada e não consegue voar. Para manter Lume de Luar a salvo, Emmaline precisa cercá-la com todas as cores do arco-íris. Acontece que o mundo de Emmaline não tem cor, é um mundo cinzento, mas, mesmo assim, ela está disposta a encontrar as cores e salvar Lume de Luar.
“Não é para menos que atraímos o Corcel Negro. Nosso mundo não tem cor, como o auge do inverno.”
O livro é cheio de metáforas e, ao longo de toda a leitura, ficamos nos pergunto se essas coisas estão realmente acontecendo ou se são apenas fruto da imaginação fértil de Emmaline. A narrativa é muito poética, e o mundo, especialmente o mundo em guerra, visto pelos olhos de uma criança é fascinante.

Eu amei essa leitura, amei a narrativa simples e doce, amei criar diversas teorias ao longo do livro e amei a protagonista, que foi capaz de me dar uma lição de vida. O livro nos faz refletir e, ao fim, eu acredito que cada leitor terá atribuído um significado diferente para a história.

O trabalho da Plataforma 21 está maravilhoso. A edição está linda, a capa é encantadora e a diagramação está perfeita, com letras grandes e capítulos curtos. Um trabalho impecável para uma bela história.

RESENHA ESCRITA PELA PRISCILA PARA O GETTUB!

site: http://www.gettub.com.br/2017/07/o-misterio-dos-cavalos-alados.html

Em algum livro 29/03/2018

Lindo, um livro que emociona
O meu primeiro interesse por esse livro foi pela capa (sim, sou esse tipo de pessoa que julga o livro pela capa), foi uma surpresa maravilhosa terminar esse livro e perceber que vai além de uma capinha linda.
Megan Shepherd nos apresenta uma obra ambientada na segunda guerra Mundial com uma pitada de fantasia, é lindo a relação que ela faz dos cavalos alados na história.
A única coisa que me incomoda é por não ter sido explorado tanto o Lorde dos cavalos, ficou algumas coisas vagas, fora isso o livro é incrível.

" O Dr. Turner é como o Thomas: lhe falta um pedaço. Só homens inteiros podem ir para a guerra lutar contra os alemães. Mas o que falta no dr. Turner não é um braço ou uma perna, nem mesmo um dedo. É um pedaço do coração."

site: https://www.instagram.com/emalgumlivro/?hl=pt-br