O mistério dos cavalos alados

O mistério dos cavalos alados Megan Shepherd

Resenhas - O Mistério dos Cavalos Alados

Em algum livro 29/03/2018

Lindo, um livro que emociona
O meu primeiro interesse por esse livro foi pela capa (sim, sou esse tipo de pessoa que julga o livro pela capa), foi uma surpresa maravilhosa terminar esse livro e perceber que vai além de uma capinha linda.
Megan Shepherd nos apresenta uma obra ambientada na segunda guerra Mundial com uma pitada de fantasia, é lindo a relação que ela faz dos cavalos alados na história.
A única coisa que me incomoda é por não ter sido explorado tanto o Lorde dos cavalos, ficou algumas coisas vagas, fora isso o livro é incrível.

" O Dr. Turner é como o Thomas: lhe falta um pedaço. Só homens inteiros podem ir para a guerra lutar contra os alemães. Mas o que falta no dr. Turner não é um braço ou uma perna, nem mesmo um dedo. É um pedaço do coração."

site: https://www.instagram.com/emalgumlivro/?hl=pt-br

Barbara.Caetano 28/12/2020

O mistério dos cavalos alados
Um livro realmente encantador, super rapidinho e fácil de ler o que não tira a profundidade dele. Este livro trate-se principalmente sobre ter esperança em momentos difíceis e de achar cores em lugares cinzas e sem vida. E tudo isso pelo olhar de uma menininha que encontra-se em meio a Segunda Guerra Mundial e em um guerra interna contra a tuberculose.

Um livro realmente lindo e com um final no qual cada leitor poderá interpretar de um jeito, dando o seu próprio final ao livro.

Paula Aono 18/09/2019

"As pessoas caladas são misteriosas. Águas paradas são águas profundas?."
Emmaline tem um segredo... Ela enxerga cavalos alados nos espelhos do hospital onde está internada, e mesmo o hospital estando cheio de crianças ninguém mais consegue enxergar esses seres mágicos!

Certo dia, durante suas explorações, Emmaline, encontra a égua alada chamada Lume de Luar, e descobre através de um bilhete enviado pelo misterioso Lorde dos Cavalos, que a pobre égua está sendo perseguida pelo temido Corsel Negro. Fugindo dele, Lume de Luar atravessou o mundo dos espelhos, e está presa em nosso mundo, e com uma asa machucada!

É missão de Emmaline, então proteger a égua, mas para isso ela precisa juntar objetos com as cores do arco íris, pois o Corsel Negro fica cego diante de cores, e apenas um espectro de luz pode protege-las.

O grande desafio porém, é como encontrar cor, em um mundo cinza, devastado pelos horrores da guerra, e em um hospital para criança com "águas paradas nos pulmões "?

Uma história lúdica, e com um ensinamento profundo e rico, que com certeza me encantaria quando criança tanto quanto me encantou agora! Sem duvida um livro atemporal, sensível, e que me fez passar a olhar mais atentamente para os espelhos (vai que eu também não enxerto um cavalo alado), e com certeza vou ficar mais atenta as cores ao meu redor, nunca se sabe quando um deles cai precisar de uma ajudinha, no nosso mundo!

villalobo 09/12/2020

Livro mágico
Cavalos Alados é um livro contado pela Emmaline uma menina que está no hospital em plena Segunda Guerra Mundial. Em meio as dores e sofrimento da Tuberculose ela vê esperança nos espelhos onde vê cavalos alados.
É uma história que no final fica ao leitor decidir o fim.
É uma leitura fácil e tranquila.

Lais544 26/11/2020

Encantador
Um livro prazeroso de se ler, com uma trama envolvente e com personagens cativantes. Uma escrita lúdica sem perder a essência e importância dos temas tratados. É um livro para agradar todos os tipos de públicos. Ele não e grande e pode ser terminado em um dia só, deixando um calor no coração e uma sensação boa. Vale muito a pena essa leitura.

Bia 15/08/2018

Já tinha me apaixonado antes mesmo de ler
Antes de tudo, precisamos falar sobre a capa desse livro, que capa, que arte, assim que eu vi essa capa eu fiquei apaixonada, na verdade eu ainda estou apaixonada.

Quando eu vi que o livro se passava na segunda guerra e era narrado por uma criança eu percebi que eu precisava colocar ele na frente de todos os outros e foi exatamente o que fiz.

Não me arrependo nenhum pouco disso.

Essa é uma daquelas leituras únicas, e que cada pessoa entende de um jeito diferente.

A Emmaline é uma garota em um hospital cinza, em um mundo cinza que está passando pela guerra, onde as pessoas vivem com medo.

Mas ela é diferente, e não só por ter água paradas ou por estar em um hospital distante da família, ela é diferente porque pode ver cavalos alados nos espelhos.

Não posso negar que a construção da Emmaline é muito bem feita, eu me apeguei a personagem logo nas primeiras páginas e uma ou duas vezes ela foi um pouco teimosa mas isso não me incomodou como costuma acontecer.

Já a personalidade das outras crianças não foi muito explorada mas também não foi algo que senti necessidade, essa é a história da Emmaline e ela não é uma criança muito sociável.

Os cavalos alados foi a parte mais bem pensada pois eles podem ser interpretados de tantas formas diferentes, eles existem mesmo? Ou são apenas criações da mente da Emmaline para ela não se sentir tão sozinha? Se existem porque ninguém mais os vê? O Thomas realmente os viu?

Todas essas perguntas podem ou não obter resposta dependendo do modo como você interpreta as situações.

A autora escreve algumas cenas de modo tão delicado e tão brutal que eu me via encantada e também multilada porque as coisas fazem tanto sentido quando elas são colocadas no papel e mesmo assim você prefere acreditar no que a Emmaline te narrou durante o livro.

Essa leitura vai depender de apenas duas coisas, você e a sua disposição de acreditar.

Milena | @aspaceforbooks 21/10/2018

#asfbresenha - O MISTÉRIO DOS CAVALOS ALADOS, Megan Shepherd | @plataforma21_ | sem spoiler
"Não existem crianças em tempos de guerra. Apenas adultos."
Durante a Segunda Guerra Mundial, o Hospital Briar Hill, antigo lar de uma princesa, agora abriga crianças doentes ? com águas paradas. Nos espelhos do hospital, existem cavalos alados e apenas Emmaline pode vê-los. Este é o seu segredo.

Um dia, ao visitar escondida um dos jardins abandonados do hospital, ela encontra um cavalo alado que saiu dos espelhos, e está com a asa quebrada. Seu nome é Lume de Luar, e ela se abrigou no nosso mundo para fugir do temível Corcel Negro, uma força sombria que a está caçando.

Para ajudar Lume de Luar, Emmaline precisará reunir as cores do arco-íris, mas como ela irá encontra-las em um mundo tão sem cor?
_
Ao ler esse livro, a primeira coisa que me veio a cabeça foi sua semelhança com ?O Oceano no fim do Caminho?, do Neil Gaiman. Pois nessa história, também não sabemos o que é de fato real, ou imaginação da nossa protagonista (tiraremos, cada um, nossas próprias conclusões).
A protagonista é criativa, decidida e cativante. A escrita é fluida e simples, narrada por Emmaline, e os capítulos são curtos, o que torna a leitura mais rápida.

Durante a leitura, ficamos curiosos para conhecer o passado de Emmaline, saber o que era real, e o que ela imaginou, para conseguir lidar com toda a situação. E também descobrir que doença ela e seus amigos realmente sofrem, ?águas paradas? ? mas essa eu já suspeitava.

A história aborda temas tensos e é cheia de perdas, afinal, guerras nunca são felizes. Mas por meio dos olhos de uma criança, apesar de toda a tristeza e doença, nos trás esperança e passamos o livro todo torcendo para que as coisas deem certo.

Comparado a ?O Jardim Secreto? e ?A Princesinha?, o Mistério dos Cavalos Alados já é considerado um clássico, sendo marcante e sensível, de forma que irá te aquecer, te fazer chorar, e acima de tudo, ter fé.

É uma história mágica do início ao fim, nos mostra que mesmo nas piores situações, o mundo precisa ser cinza, basta apenas que acreditemos.
?Nosso mundo tem cores. Você só precisa saber onde procurar.?
Dilalilac 03/11/2020minha estante
Amo livros no estilo desse e de O Oceano no Fim do Caminho, pena que quase não os acho... São maravilhosos ?

Danii 02/01/2019

"As pessoas caladas são misteriosas. Águas paradas são águas profundas." (p. 11)

Logo de início, somos apresentados a uma criança, a Emmaline, que vive no Hospital Briar Hill e possui um segredo: ela vê cavalos alados morando dentro dos espelhos desse Hospital.
O livro se passa na época da Segunda Guerra Mundial, Inglaterra, onde crianças com "águas paradas" (leia doentes) ficavam, situado em uma região rural pois os bombardeios nazistas eram mais comuns em grandes centros.
Emmaline gosta de desenhar os cavalos que vê em um mundo paralelo, já que eles, aparentemente, não conseguem ver ou ouvir através dos espelhos, sendo que todas as crianças não acreditam nela, apenas Anna, que é mais velha que a maioria e empresta seus lápis de cor para que ela possa dar vida aos seus desenhos.
Em um dia, a garota resolve "dar uma volta" em um jardim proibido e encontra um dos cavalos escondido ali, uma égua branca chamada Lume de Luar e, a partir daí, precisa protegê-la.

Um livro de literatura juvenil excelente para aquecer o coração e nos ensinar a ver as coisas com outros olhos, tentar enxergar algo diferente em simplicidades que todos, supostamente, vêem.
Com uma leitura extremamente fluida e capítulos curtos, a fantasia acaba se fundindo com a realidade de uma maneira sucinta e, quando percebemos, o livro pode nos trazer o verdadeiro significado de lealdade.
Encantador, mágico e puro, "O mistério dos cavalos alados" pode derreter até o mais duro dos corações.
Foi a leitura certa no momento certo.

Michele.Mesquita 13/02/2023

O que me chamou a atenção para esse livro foi o título e, apesar de eu ter ido fazer a leitura de forma despretensiosa, encontrei aqui uma bela surpresa. Eu sequer sabia que o livro tinha alguma relação com a guerra, e certamente isso rendeu ainda mais pontos nessa leitura.

Apesar da temática presente, o foco está em como a coisa acontece nesse local. O Hospital Briar Hill foi montado as pressas para atender à crianças e antes era a casa de alguém que fugiu do conflito. Lá, somente com pacientes jovens, é a Irmã Constance quem tenta manter tudo em ordem. Sabemos que a guerra está a espreita, que há bombardeios, mas a realidade em que Emma vive está entre os espelhos.

Emmaline é uma personagem singular. Ela é uma criança com sonhos e imaginação, mas não fica perdida somente nisso. Acreditamos fielmente que aquilo é real porque ela acredita, mesmo sendo desacreditada nos olhos alheios. Ela não é boba ou ingênua de forma crua, há também uma certa malícia que lhe da mais camadas. Além é claro de sabermos o tempo todo que ela está doente e que o que ela chama de ?águas-paradas?, é provavelmente uma das muitas doenças que assolou as pessoas nessa época.

Ela sente muito, o tempo inteiro. É uma garota cheia de sentimentos e sensações. Sua cabeça está sempre cheia de pensamentos e mistérios. É muito bacana acompanhar seu desenvolvimento e, mais ao fim do livro, descobrir seus segredos. Anna é seu porto seguro, e a adolescente até dá a entender que acredita no que a menina vê, mas será que nós acreditamos? Há um suspense no ar o tempo todo que instiga o leitor a descobrir mais. Estamos lidando com a imaginação de uma criança ou com um mundo mágico?

A proposta e escrita de Megan Sheperd é lúdica e muito fácil de se ler. O Mistério dos Cavalos Alados proporciona ao leitor uma série de questionamentos, e ao mesmo tempo o encantamento por essa garota e pelo sentimento de espanto e pertencimento que ela tem junto com esses seres irreais.

Esther 15/05/2020

Amei o livro, linguagem simples, SUPER indico! Bom ver que mesmo em um momento complicado, as crianças conseguem achar algo positivo!
Lindo livro! Vale a leitura!

Vivi 29/02/2020

Magia e guerra
Bem bonitinho, mas triste por se passar durante a guerra...

Beatriz 20/02/2019

Uma das minhas leituras mais sensíveis e especiais
Essa leitura foi uma grande surpresa para mim porque eu não costumo ler tanta fantasia e esse livro fisgou meu coração logo nas primeiras páginas.

Emmaline é uma garotinha que vive num hospital que foi construído na época da segunda guerra mundial e lá estão as crianças que sofrem com o impacto dos ataques e acabaram contraindo uma doença que eles chamam de "águas paradas".

Ela vive lá já tem um bom tempo e existem algumas regras e limitações no hospital. Uma delas é que todo mundo eles rezam, a comida é escassa, a visita do médico é uma vez na semana e os remédios são difíceis de serem conseguidos. Atravessar o jardim, principalmente na época do inverno rigoroso, é perigoso e as irmãs que cuidam do hospital não permitem que as crianças vão muito longe.

Mas quando a garotinha começa a ver os cavalos alados refletidos nos espelhos é que ela começa a querer ir cada vez mais longe. Emmaline fica amiga de Lume de Luar e a cada dia ela tem uma tarefa diferente a fim de cuidar e de ver os cavalos que ela tanto ama.

A narrativa do livro te prende de um jeito que você só quer fechar o livro depois de saber como tudo termina. É uma história lúdica, poética e sensível que te faz viajar e entrar no mundo de Emmaline e se quistionar se tudo aquilo existe mesmo ou se é apenas uma fantasia para passar o tempo sem se deixar abater pela guerra.

Eu gostei muito de como ela narra alguns acontecimentos da destruição pelo ponto de vista de uma criança. Apesar dela ser ainda muito jovenzinha, ela sabe que algo está acontecendo e percebe que aos poucos ela e outros vão ficando cada vez mais doente. Existe um inocência e um pouquinho de rebeldia e travessura que faz com que a personagem se torne única.

Os questionamentos dela sobre igreja e Deus também são muito bons porque o tempo todo ela fica se questionando sobre o que Deus vai achar das atitudes dela e eu achei muito fofinho. A amizade entre ela e Ana é outra coisa linda de se ver. Não quero falar muito sobre o livro mas ele foi incrível e se tornou uma das minhas histórias favoritas e especiais.

site: https://www.prateleiracolorida.com.br/2019/02/o-misterio-dos-cavalos-alados-megan.html

Kath 29/06/2019

Uma história cheia de símbolos
Esse foi o livro selecionado no clube do livro desse mês e eu mesma fui a responsável pela escolha. Por ser um livro muito curto, vou tentar resumir a história sem grandes detalhes que possam spoilar ou diminuir a qualidade da leitura de vocês.

Seguimos Emmaline May, uma garotinha cuja idade não é expressa, que vive em um hospital usado para abrigar crianças doentes durante o período do segunda guerra mundial. Briar Hill abriga, sobretudo, crianças com "águas paradas" como é descrito pela própria Emmaline e que sabemos, depois, se tratar de tuberculose. Nesse hospital, Briar Hill, ela é a melhor amiga de Ana, uma garota já muito debilitada pela doença que está presa a cama. O médico que as atende usa um sistema de cor para classificar o grau da doença das crianças, azul para as controladas e leves, vermelho para as graves. Ana tem a cor vermelha. Nesse hospital também vive Benny, um garoto mais velho cujo pai está na guerra e age, na maior parte do tempo, como o inimigo de Emmaline, provocando-a e dificultando sua vida.

Há também, vivendo em um casebre próximo, Thomas, um jovem que foi dispensado da guerra por ter apenas um braço. Ele trabalha no cultivo, na criação dos animais e ajuda as freiras que cuidam das crianças. Um dia, após ser intimidada por Benny, Emmaline foge além dos muros da escola e encontra, em um jardim, uma égua alada linda cuja asa está gravemente ferida. Ela vê então um bilhete de alguém que se intitula Lorde dos Cavalos e este pede que ela cuide da égua, que se chama Lume de Luar, fazendo uma espécie de escudo com todas as cores do arco-iris de modo que o corcel negro que a está perseguindo não consiga alcançá-la.

Desse modo, enquanto tenta reunir as cores e lidar com os pequenos percalços que aparecem no seu caminho, além de precisar enfrentar a progressão da própria doença, Emmaline vai desvendando o mundo que a cerca e as memórias que até então estão embaçadas na sua mente.

O livro é cheio de simbologias e metáforas que são, no fim, "configuradas" pela mente de Emmaline para lidar com a situação que vive e o trauma pelo qual passou. Achei essa parte mais psicológica da história muito interessante, todo o simbolismo dos cavalos e das cores (e onde elas eram encontradas) foi muito bacana e levanta uma série de reflexões válidas. Além disso, o "mundo refletido" onde os cavalos residiam e as poucas pessoas capazes de vê-los também foi uma simbologia interessante ainda que, a princípio, tenha me soado complexa, quando finalmente compreendi seu significado (e aqui não digo qual para não ser um spoiler) me dei conta de como o livro fora bem montado.

Ainda assim, a história careceu de elementos para me cativar ou emocionar. A narrativa é feita pela Emmaline e lembra, em alguns aspectos, Passarinha, mas carece do mesmo encanto e desenvoltura e a Emmaline não tem o mesmo carisma e doçura da Caitilin, de modo que não nos apegamos muito a ela, pelo menos não aconteceu comigo. Mesmo que, reconheço, a sensibilidade do livro está nos seus simbolismos e nas sutilezas do enredo. É, inclusive, uma leitura muito rápida (daria para terminar em um dia sem problemas, mas separamos a leitura para o mês no clube de modo que levamos o mês para lê-lo e, assim, discuti-lo mais profundamente).

Drika |@floreios.e_borroes 30/08/2019

Um encanto de livro!
Em meio aos destroços horripilantes da Segunda Guerra Mundial existe um hospital infantil, um lugar onde crianças com águas paradas vivem. É nele que vive a pequena e corajosa Emmaline, uma garotinha que possui um dom especial: ela enxerga um mundo oculto, o mundo dos cavalos alados que habitam os espelhos do hospital.
Viver seus dias em um local coberto por neve e por crianças à beira da morte não é uma tarefa fácil; seus dias são todos um amontoado de cinzas e falta de esperança... Até que um dia, um dia despretensioso, a menina encontra uma linda égua, uma bela e alada égua; ela havia saído do mundo dos espelhos em busca de abrigo no mundo dos humanos, pois estava machucada e não poderia fugir assim do mal que assolava seu mundo, seu lar nos espelhos. Contudo, seu perseguidor a seguiu, atravessou os espelhos e agora a caçava.
Emmaline é a única pessoa capaz de proteger o animal, a instrução para isso é deixada para ela com uma assinatura do Lorde dos Cavalos, o príncipe daquele reino mágico. A menina precisa criar um escudo espectral, um escudo que leva todas as cores do arco-íris.
Logo a menina se vê numa empreitada muito árdua: encontrar cores em mundo acinzentado. Assim, a narrativa vai ganhando vida, dia após dia a doce garota sai em busca do que possa significar cor, do que possa ser utilizado para proteger a égua alada Lume de Luar.
Numa escrita leve e cheia de simbolismos Megan Shepherd nos apresenta à uma estória que à primeira vista parece bobinha e simplória. Porém, quanto mais você lê, mais se vê enredado em acontecimentos que significam muito. Tudo que acontece ao redor de Emmaline é carregado de entrelinhas e você precisa estar disposto a enxergar.
O livro é muito fofo e bem curtinho. Eu gostei bastante da leitura. No entanto, como tem acontecido ultimamente, tenho pegado muitos livros com finais em aberto, o que, confesso, não gosto muito. Eu prefiro quando o autor traz um desfecho exato para o personagem. Mas esse, contudo, tem um diferencial que não deve ser ignorado: as considerações da autora. Lá encontramos muitas explicações para vários fatos encontrados no livro.
Nota: 4.0