1977: Enfield

1977: Enfield Guy Lyon Playfair

Resenhas - 1977: Enfield

Sam 18/04/2020

A decepção do ano!
Eu, simplesmente, amo os casos do Ed&Lorraine Warren.
Só que esse livro... Jesus, sofri!
O texto parece não sair NUNCA do mesmo lugar e sempre bate na mesma tecla, simplesmente não tem fluidez.
Quase que não terminei de ler e por causa desse livro fiquei com ressaca literária... rs.
Bae 03/05/2020minha estante
Nossa, concordo muito com vc. Tem anos que tento terminar esse livro, mas é muito cansativo, parece que tô lendo a mesma coisa sempre. Gostei do segundo filme de invocação do mal que fala sobre esse caso de 1977, achei que o livro seria sensacional então e me decepcionei... Espero conseguir terminar esse ano.

Dan Lacier 26/07/2020minha estante
Também achei mais ou menos, fiquei bem ciente quando o autor falou sobre várias repetições no decorrer da história, e que não iria passar disso.. mais tô passando o tempo kk

Mage 18/08/2020minha estante
po, mas bem no começo do livro ele diz que o livro vai ser meio chato e repetitivo porque as coisas que acontecem são repetitivas

Bae 24/08/2020minha estante
Fazia tanto tempo que eu tinha começado que eu não lembrava do autor dizendo que não passaria de fatos repetitivos kkkkk mas bem, consegui terminar, foi a maior vitória desse ano no quesito leitura, certeza.

Juh - @dosedafelicidade 29/10/2020

Bem interessante
Embora a narrativa seja lenta, muito técnica e bem distante de ser dramática e eletrizante... é um livro bom para sabermos todos os reais detalhes do caso Enfield.. é um livro para se obter conhecimentos e só.. até por que ele é um loongo e minucioso documentário!
O medo que era pra nos dar do livro é tão "cru" e repetitivo que se perde o efeito hahah, mas claro que é macabro quando nos imaginamos passando por tudo isso... Deus nos livre, rs
Em suma, é um livro que precisa de paciência para ser lido, pois seu formato de narrativa torna suas poucas páginas mais longas do que se espera... não recomendo lê-lo de uma só vez mas intercalando com outra(s) leituras.
Lucas.Quadros 29/10/2020minha estante
Mega curioso para ler esse livro, já está na minha lista de leituras futuras a eras ksksk

Juh - @dosedafelicidade 29/10/2020minha estante
Recomendo, pela curiosidade hahaha

Dani 12/08/2020

Final surpreendente
Eu não esperava o final desse livro, aliás não esperava o livro inteiro kkkk a leitura flui muitoo devagar, é repetitiva e muito cansativa também, mas entendo que isso se dá por ser um relato não-ficcional de um caso de poltergeist, o objetivo é te convencer do caso e explica-lo e não te entreter.
Ademais, me simpatizei com os investigadores, pode parecer estranho, mas percebi sinceridade neles.
Mas, se você espera ler algo como os filmes de poltergeist mostram, já irei quebrar suas expectativas, pq não há disso aqui, é um relato minucioso e detalhado e muito monótono e isso o próprio autor diz em seu prefácio.

Renata | @amorporlivros 17/05/2020

Não foi das preferidas.....
Tudo começa com uma série de situações estranhas em Enfield, subúrbio de Londres, na casa da família Harper. A família alegava ouvir batidas, presenciar móveis se mexendo de forma inexplicável e objetos sólidos atravessando paredes. Seria isso real ou somente artimanhas das duas filhas da senhora Harper? Eles acabam procurando a imprensa para tentar resolver o caso e dois pesquisadores voluntários, Playfair e Grosse acabam tomando frente do assunto. A partir de então, muitos pesquisadores, médiuns, jornalistas e curiosos passaram por aquela casa mas somente os dois acompanharam diariamente a vida dos Harper e registraram tudo o que aconteceu nesse caso, que durou três anos.

No prefácio, o autor já alerta para a repetitividade e o quanto o livro pode ser tedioso para quem está procurando emoção e descarta qualquer possibilidade de ação e suspense como nas histórias de terror que estamos acostumados a ler. Eu estava esperando algo parecido com Amytiville, e me decepcionei... A leitura se tornou um fardo porém, como boa taurina teimosa, persisti, pois havia a promessa de um final surpreendente.

Para ler o restante da resenha, acesse o link do blog abaixo.

site: http://amo-os-livros.blogspot.com/2020/05/resenha-132020-1977-enfield-guy-lyon.html

Rittes 19/05/2017

Fantasmas ou travessuras?
Ao fazer a introdução do livro, Guy Playfair deixa claro que a leitura pode ser entediante, uma vez que o caso abordado se estendeu por mais de um ano e sempre com as mesmas manifestações. Ou o talento do autor é inegável ou, realmente, a repetição não afeta em nada a fluidez da leitura. Muito bem documentado e fartamente investigado, 1977: Enfield talvez seja o caso de poltergeist mais bem registrado do mundo. Quem se interessa pelo tema tem que ler.

Mara.Mares 31/03/2020

1977 Enfield
Acostumada com livros que tratam do assunto com mais "ação ". As cenas são extremamente repetitivas. Cansativo.

Wania Cris 26/04/2020

Absurdamente maçante
O livro é um amontoado de redundâncias, uma interminável volta ao início, uma constante narrativa em marcha lenta. Uma absurda perda de tempo.

Jean.Artacho 29/09/2017

ZzZzZzzzZZZzzZz
Se já tem o nome dos Warren envolvido, pode apostar que já quero ler!

Mas 1977 é bem... ZzZzZZZzZzzz
O filme "Invocação do Mal 2" (2015, Warner Bros.) foi baseado num caso real de uma família que foi atormentada por espiritos nada amigáveis. Este livro é um estudo sobre o ano difícil que aquelas pessoas viveram, quase um livro-documentário. O que não funciona no livro é que, por vezes, o texto se torna repetitivo. O autor tem extrema dificuldade de tomar rumos diferentes enquanto conta o caso. E sempre (sempre mesmo) ele deixa claro suas suspeitas de que as crianças da família são responsáveis pelos acontecimentos.

Livro bonito para se deixar na estante.

Lore 04/07/2020

1977 - Enfield
Esta obra é um livro documentário sobre o caso Poltergeist que durou cerca de 3 anos. Fenômeno este que nos intriga até hoje! Este livro cumpre bem ao que foi proposto, visto que se trata de um relato verídico com diálogos gravados reais, imagens e estudos científicos ao longo do caso.

Este livro é recomendado para aqueles que se interessam sobre o assunto e queiram conhecer de fato, sem os espetáculos da indústria hollywoodiana, como um caso dessa natureza se comporta. Essa obra não nos causa medo, mas nos faz refletir sobre as demais possibilidades da mente humana e das possíveis explicações para tal fenômeno.

Como obra documental apresenta fotografias tiradas durante o estudo do caso, os resultados de experimentos científicos, ao final um relato contendo as reflexões do autor, bem como algumas sugestões de leitura, nos possibilitando dar continuidade aos estudos do fenômeno.

No entanto, é importante ressaltar que a narrativa deixa um pouco a desejar, no tocante à fluidez. Outro ponto é a ?pobreza? de fotografias tiradas de um caso que durou 3 anos. Acredito que poderiam ter explorado melhor esse ponto para ilustrar e ajudar ao leitor a mergulhar mais ainda na atmosfera das inúmeras atividades poltergeist registradas.

Nay 21/11/2020

Eu estava querendo muito esse livro. Já há algum tempo, desde que li "Ed & Lorraine Warren: Demonologistas", quero tudo que tenha a ver com eles. Essa é a história do caso do filme "Invocação do Mal 2".
Como sempre, gosto de discorrer sobre a edição. Darkside, eu não tem mais seda pra rasgar pra essa editora, de tão lindas as edições que traz, essa de Enfield, apesar de bem simples, sem o costumeiro corte colorido. É capa dura, e de uma elegância sem igual, nunca chamei um livro de elegante. Esse é o adjetivo perfeito pra ele. É lindo, caprichado, e de qualidade ímpar.

Logo do inicio somos alertados, que a leitura é arrastada e enfadonha, não vi dessa forma, estava gostando, até por conhecer o caso, ter assistido o filme e já estar acostumada com esse tipo de narrativa.
Me surpreendi com a proximidade do autor com o Brasil e familiaridade com o espiritismo, gostei muito que em vários momentos o Brasil e médiuns brasileiros são citados, inclusive Chico Xavier.
Do meio em diante, a narrativa ficou, como prometia, arrastada e enfadonha. Estava aguardando meu casal entrar em ação, mas não rolou, fiquei até o último capitulo achando que ia ter uma pontinha deles. Isso me decepcionou, ainda vou me aprofundar mais e saber se usaram um nome fictício, como muitos no livro, ou qual de fato foi a participação dos Warren no caso, se é que teve.
Li o livro sem ver muita coisa a respeito, talvez se tivesse procurado mais informações, não seria pega de surpresa com a ausência deles, que me levaram a buscar o livro, ironicamente.
Mesmo assim, foi muito bom reviver, e saber o detalhes por trás do caso que tanto amei ver nas telas.
Por fim, não sei se recomendaria esse livro. É muito especifico. Não é de terror, não fiquei com medo em momento algum, é mais técnico, mais voltado pra ciência do que pro sobrenatural. Acredito que só fãs mesmo iriam gostar, como gostei, ou quem estuda algo na área.
Pra mim valeu muito a pena.

Koala Leitora 14/08/2018

Não me impressionou, amém.
Bom, eu me decepcionei com o livro, desculpa, mas eu me decepcionei por conta da expectativa criada encima do livro em questão. Claro que o livro já começa avisando sobre isso, mas eu bem que não me atentei a isso, apenas fui lendo e esperando tomar alguns sustos ou ficar com medo, não fiquei, muito pelo contrário, me esclareceu algumas dúvidas a nível do assunto tratado.
Acredito que todos saibam que o livro trata de Poltergeist, se não sabiam e estão lendo isso, me perdoem pelo spoiler, mas é só isso que vão saber. A história é bem interessante e para quem lê sobre o assunto, muito esclarecedora a alguns níveis. Para quem de fato acredita nisso, vai se sentir energizado pela história, mas para quem vai ler apenas por nível de conhecimento, vai ficar esperando algo mais.
Eu gostei e não gostei do livro, mas o não gostar foi pelo que falei no início, foi apenas o fato de ter esperado algo que não ia acontecer. O livro é bom, esclarecedor e a escrita é muito bem feita, rica de detalhes como já se espera, repetitiva, mas isso já é o esperado, pois é avisado.
A edição é muito maravilhosa, como já se espera da DarkSide e assim como todos os outros que tenho, já me apaixonei pela edição, vai ganhar lugar especial na minha futura estante. Quanto a leitura, é só indo a fundo no livro pra entender.
Aos amantes do sobrenatural, recomendo muito essa leitura.
Giovanna.Lisboa 05/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante?

Koala Leitora 05/12/2018minha estante
Embora a leitura não tenha me agradado tanto quanto eu esperei, não consigo trocar, tem valor sentimental.

Giovanna.Lisboa 06/12/2018minha estante
Entendi, obrigada ?

Koala Leitora 06/12/2018minha estante
Por nada

Erika 04/10/2017

Não dar para esperar muito de livros sobre poltergeist já que os acotencementos são repetitivos, mas na construção da narrativa foi transmitido os detalhes do caso. Só gostaria de saber o que aconteceu com a família. 1977 é um bom livro.

Déia 17/10/2017

Elas não tinham como ter feito isso
A história do livro é ótima e tinha de tudo pra ser um bom livro, mas o autor estragou tudo escrevendo um final tão pobre e resumido. Além disso temos o tédio envolvido em grande parte do livro. O autor nos avisa do tédio existente no livro e realmente um livro de relatos e não ficção pode ser bem entediante. Mas se o autor fosse bom ele poderia ter resolvido esse problema sendo criativo ao relatar a história.

O que mais me irritou foi o fato dele ter passado 80 % do livro relatando os primeiros meses de um caso de 2 anos e no final resumir o restante dos meses em poucas páginas. E além disso, na verdade, ele não contou o que aconteceu no final do caso. Qual foi o último acontecimento? Como foi? Como eles perceberam que tudo tinha acabado? Como a família ficou? Não sei o autor não nos conta.

Dei jota 2,5 pq gostei da história, mas minha nota p o autor é 0. Não recomendo a leitura!
Ana Paula 24/11/2017minha estante
Concordo. É cansativo ficar lendo "ela não tinha como fazer isso" ou "não era do seu feitio.." blá blá blá. Sendo que nada, ao meu ver era conclusivo.

Jezreela Kemilly 15/06/2018

História não desenvolve
O livro é quase um dossiê do caso Enfield, o problema é q a história não anda. O escritor fica apegado a detalhes tediosos e até eu q estava empolgada no começo me vi desesperada ou notar q nd de interessante acontecia e o q acontecia era muito repetitivo ao ponto de deixar o leitura tediosa e desesperadora.
Giovanna.Lisboa 05/12/2018minha estante
Aceita trocar por algum da minha estante?

Jezreela Kemilly 05/12/2018minha estante
Por enquanto ainda não quero trocar ele. Mas se eu midar de idéia te aviso ?

Giovanna.Lisboa 06/12/2018minha estante
Certo, obrigada ?