Nossas noites

Nossas noites Kent Haruf

Resenhas - Nossas noites

Joana Ern 22/01/2021

Um romance sensível e único entre pessoas que só querem aproveitar o que ainda lhes resta da vida

Adilson 15/02/2021

Nossas Noites
O livro retrata a história de dois viúvos que decidem espantar a solidão e começam a dormir juntos na mesma cama todos os dias. Inicialmente apenas por companhia e amizade, os dois vão se conhecendo melhor e os sentimentos vão surgindo.
Um livro muito interessante para dismistificar preconceitos e esteriótipos contra pessoa idosa.

Yas 19/02/2021

Comovente
Esse livro mexeu MUITO comigo principalmente por mostrar de forma tão intensa, como as pessoas idosas e sozinhas lidam com a solidão, com o medo e o abandono. É um livro rápido e que faz você querer pegar os protagonistas no colo em certos momentos e falar "ei, vai ficar tudo bem. eu estou aqui com você."

giuliana55 19/02/2021

3,5 ?
Morri de amores com a fofura de Louis e Addie, admirei a coragem e a vontade de ambos, senti raiva de Gene, pena e compaixão de Jamie e um aperto no coração com o final. Eu simplesmente amei a mensagem que esse livro traz. Entretanto, dei essa nota porque senti um pouco de dificuldade pra me ajustar ao modelo de escrita do autor, me senti um pouco entediada no meio e o final não foi pra mim.
Não obstante, recomendo pra qualquer um que queira uma leitura que, apesar de leve e rapida, pode muito ensinar.

Brenoarf 19/03/2021

Esquente meus lençóis...
Tudo começa em Holt, no Colorado, quando Addie Moore faz uma visita inesperada a seu vizinho, Louis Waters. Viúvos e septuagenários, os dois lidam diariamente com noites solitárias em seus respectivos cômodos vazios. Addie, almejando tornar as noites menos solitárias, propõe a Louis que ele passe a fazer companhia a ela ao cair da tarde, tendo, assim, alguém com quem conversar antes de dormir. Embora surpreso com a iniciativa, Louis aceita o convite.
''Nossas noites'' não é apenas um livro sobre dois idosos, nele, o autor descreve da forma mais autêntica e pueril possível a aurora da intimidade, do companheirismo, do amor! Não aquele amor carnal, esse amor de juventude ou aquele que é avivado no corpo antes da mente. Aqui o amor é adoçado pelo acaso, pelo respeito e pela maturidade nos quais o tempo e o companheirismo são confeiteiros perenes. Aqui eu entendi o casamento frescobol do qual escreveu Rubem Alves em sua crônica. Enfim, o drama vivido por Addie e Louis é digna de apreciação, afinal, retrata aquilo que, talvez, conecte todos nós: a busca por algo que nos preencha de uma felicidade terna, leve e carinhosa, mesmo que na velhice, pois à noite repousamos nossos corpos, mas as almas continuam a desejar…elas não tem idade...

Vivian.Naiara 06/04/2021

Fofo
Um lindo romance! Leve, divertido e fofo! O relacionamento do casal que se forma é inspirador. Um livro bem escrito, leitura flui rapidamente. Não dá vontade de parar de ler. Indico este livro para um dia de chuva com uma xícara de café.

10/04/2021

Que história encantadora, tocou meu coração.
Após lido posso constatar que sim, é uma história encantadora, sensível e moderna.
Para alguns o fato do envelhecimento parece que tira o poder de escolha das pessoas e suas vontades, porém não para Addie e Louis que já estão na melhor idade. Quanta vivência, maturidade, novas descobertas reserva à eles. Podemos refletir sobre como poderemos ou desejamos envelhecer, quem fará parte de nossas vidas, e o que o outros pensarão sobre isso? Ah não importa, são só os outros...
Super, Hiper recomendo essa leitura, aquecerá seus lençóis.

Alice 11/04/2021

Ser feliz pode ser uma escolha e nunca é tarde pra começar
Um livrinho que esquentou o coração e encheu de esperança. Nos dias de hoje, esse não é um sentimento descartável.
Amei muito ??

Debs 21/04/2021

"Quem imaginaria que, a essa altura da vida, nós ainda poderíamos ter algo desse tipo?"
Talvez vez este tenha sido o livro que mais me fez refletir sobre a vida, as decisões tomadas, as perdas, a solidão e o futuro.
Esta obra de Kent Haruf me tocou profundamente. Ele escreve poeticamente sobre envelhecimento e valorização de pequenas coisas, assim como faz uma tocante reflexão sobre possibilidades frustradas, segundas chances e resignificação da vida.
Outro ponto que chamou minha atenção foi o preconceito dos vizinhos, familiares e amigos diante da situação dos dois. Houve alguns momentos que me vi xingando os personagens, revoltada como não conseguiam enxergar a beleza do relacionamento de Addie e Louis, ainda mais porque tenho ciência do quão realista Haruf estava sendo ao escrever diálogos carregados de aspereza, aversão e invídia velada.
Todavia, sobressai-se a coragem do casal e a ternura com que seus momentos são descritos. Emocionei-me com as conversas noturnas, refleti sobre os questionamentos por eles feitos e, acima de tudo, desejei que eles fossem reais, tamanho o meu apego. Só senti falta de um maior desenvolvimento em algumas situações, mas nada que afete muito a leitura.
Nossas noites é um livro emocionante, belo e essencial!

site: https://www.instagram.com/p/CN8IDz3rc-P/?igshid=13nweqln3mhe2

rafa. 30/04/2021

nossas noites
bom, esse livro é calmo e com uma narrativa simples, mas comovente.
gostei dele por mostrar esse lado frágil dos idosos e de como ter alguém por perto, em qualquer idade, faz grande diferença.
os personagens construíram um romance que ao decorrer dos capítulos foi se transformando de forma leve e amorosa. sobre o final, achei um pouco triste, mas pelo menos eles continuaram juntos de alguma forma.

Suh 01/05/2021

Leitura leve
Escolhi essa história porque tinha acabado de ler um livro bem pesado e precisava mudar um pouco os ares.
A leitura é bem agradável e calma. O relacionamento dos dois idosos faz o leitor, mesmo que jovem, sentir um pouco na pele a solidão da terceira idade e meditar no valor de se ter uma companhia. A princípio o enredo me pareceu ser carente de "movimento", segue sempre um mesmo fluxo, sem muitos altos ou baixos. Porém depois que o livro terminou, pensei que talvez o autor propositadamente tenha escrito nesse mesmo ritmo todo o livro para retratar bem o que é, no geral, a vida na terceira idade: sem grandes acontecimentos, uma constante com suas certezas construídas durante uma longa vida.
O final não é dos mais felizes, mas retratou uma realidade comum na vida dos idosos, então eu gostei bastante (não sou uma grande fã de finais utópicos rsrs).
Não é um livro sensacional ou de "leitura obrigatória", mas achei bastante agradável e recomendo pra quem tiver interesse.

Vinicius383 02/05/2021

É ruim? Não. É bom? então...
Esse livro divide opiniões em questão de desenvolvimento, mas a proposta é apresentada e cumprida. A relação entre Addie e Louis pode nos mostrar que a solidão nem sempre é a melhor opção, e de certo que não é a única. O problema em si na minha visão foi a conclusão de tudo isso. Chegou em um momento em que não acontecia mais nada, que o autor simplesmente finalizou a história por não ter o que desenvolver e fez isso de uma forma bem simples. Em um dia você começa e termina, é bom pra quem quer ler algo diferente.

Gi Gotardo 02/05/2021

Confesso que me decepcionei um pouquinho (acho que preciso aprender a lidar melhor com as minhas expectativas kkkk), além disso demorei um pouco pra começar a me apegar aos personagens por causa do narrador observador. No geral, achei bem gostosinho e rápido, diferente do que eu costumo ler.

Yago 03/05/2021

Nunca é tarde (?)
Com narrativa simples e leve, a história nos faz conhecer Addie e Louis, um casal de senhores... aventureiros, digamos.
Não darei spoiler, claro, mas a história deixa uma lição bifurcada. Tome o caminho que preferir:
- Nunca é tarde para começar algo e esquecer o que os outros pensam de você e apenas viver;
- ou faça o mais cedo possível para não precisar abrir mão do que quer e quem és por outros.

Ariel B 29/05/2021

Pra deixar o coração quentinho
Terminei a leitura com um misto enorme de sentimentos! Demorei a me apegar nos personagens, na história, na premissa... Mas fui cativada e me encantei demais.
Addie e Louis, nunca é tarde pra re/começar.

(Ps: Gene é um tremendo babaca)