Nossas noites Kent Haruf

Resenhas - Nossas noites

mari | @marisbookshelf 02/09/2018

Li esse livro em 3 dias, só porque quis que durasse o final de semana inteiro, mas esse livro pode facilmente ser lido em 1 dia. Não me conectei tanto quanto esperava com os personagens e com a história em si, porém a mensagem sobre a busca da felicidade e o envelhecimento que o livro traz é muito valiosa.
Note to self: ler esse livro nas próximas etapas da minha vida, porque sei que é daqueles que mudam conforme a fase em que estamos.

Cheiro de Livro 12/07/2017

Nossas Noites
O livro de Kent Haruf (tradução de Sonia Moreira) é desses que te deixam com um leve sorriso no rosto logo nas primeira páginas e, em um mundo literário repleto de jovens adultos e crianças como protagonistas, é sempre bom ter septuagenários contando suas historias. É uma lufada de ar fresco e é um prazer de ler.

A premissa é um tanto quanto inusitada: Addie bate na porta de seu vizinho Louis e o convida para passar a noite com ela, não é um convite sexual, ela apenas quer alguém na cama com ela para aliviar a solidão que sente. É a partir desse convite que esses dois viúvos começam um relacionamento que vamos vendo desenrolar.

O amor e os relacionamentos na terceira idade são um tema quase inexistente nos livros, filmes e seriados. Em um mundo que cada vez temos uma maior expectativa de vida com muita qualidade é quase um absurdo que isso aconteça. As conversas na cama de Addie com Louis cheias de confidencias, com experiência de vida e não duvidas sobre relacionamentos são maravilhosas. Ali eles avaliam suas vidas, relembram suas decisões com a calma de quem sabe que não há o que fazer com o passado e que querem apenas um presente mais calmo.

O relacionamento inusitado dos dois funciona maravilhosamente bem dentro da casa, os problemas deles começam no mundo externo, na percepção dos vizinhos, dos familiares, dos conhecidos de que o que eles estão fazendo é algo imoral, como se houvesse idade para se tentar ser feliz, buscar novos caminhos. É nesse momento que os meus problemas com o livro se instalam. Os preconceitos que são jogados em cima do casal são bem reais, a minha questão é com a reação dos dois a eles. Mesmo em um livro de pequeno e sem grandes reviravoltas me recuso a dar spoilers e atrapalhar a percepção do leitor, vou dizer apenas que acho incoerente o que acontece no final e que isso me deixou com um gosto agridoce ao terminar a leitura.

“Nossas Noites” me proporcionou uma maravilhosa leitura em uma tarde, o livro tem menos de 200 páginas, e mesmo com um final que não me agradou recomendo bastante o livro.

site: http://cheirodelivro.com/nossas-noites/

Michelle Trevisani 12/07/2017

que amor de livro!
Oii gente! Tudo bem por aí? Hoje a resenha que trago é deste livro lançamento da editora Companhia das Letras que tocou meu coração: Nossas Noites, de Kent Haruf, seu último livro escrito, é tocante, singelo, muito bem escrito, curto, mas com uma mensagem imensa sobre a velhice e sobre como ainda há espaço para riscos, sonhos, romance mesmo depois dos setenta anos.

Nossos protagonistas: Addie e Louis são dois moradores de Holt, uma cidadezinha pacata e pequena do Colorado. Ambos são viúvos. Ambos vivem sozinhos. Quando Addie aparece na casa de Louis, a última coisa que ele esperava era que receberia um convite para dormir com a própria Addie, em sua casa. Mais precisamente em sua cama. Louis achou chocante esse convite de imediato, já que ambos nem eram muito próximos. Era a esposa de Louis que conversava mais com Addie. Que ideia mais absurda, Louis pensou. Mas então Addie se explicou: não queria nada romântico, não era sexo o que Addie estava procurando. Mas estava se sentindo muito sozinha depois da morte do marido. E as noites, bem... as noites se tornavam ainda mais complicadas de serem vividas. Ela simplesmente já não conseguia dormir direito. Parecia que um buraco imenso tomava conta do seu outro lado da cama. E Louis seria a pessoa que iria preenche-lo. Se assim ele quisesse.

Louis pensou a respeito e por fim se decidiu: por que não? Se tudo ficasse estranho demais, era só parar, voltar até a sua casa e fingir que nada havia acontecido. Munido de sua escova de dentes e um pijama, Louis passou a primeira noite na casa de Addie com sucesso. Percebeu que sentia falta de dividir a cama com alguém também. E conversar antes de dormir parece que o fez dormir melhor. Addie também aprovou o arranjo, e noite após noite passou esperar ansiosa pela companhia de Louis.

Mas em uma cidade pequena nenhum segredo é capaz de ser mantido escondido por muito tempo. Não era nem a intenção de Addie, manter aquele relacionamento (?) em segredo. Tanto que pediu para que Louis sempre entrasse pela porta da frente. Mas as más línguas sempre arrumam um jeito de espalhar seu veneno cuidadosamente. E um namoro entre dois velhinhos de mais de setenta anos não é bem visto pelos olhos de ninguém. Porém, as coisas ficam um pouco esquisitas a partir do momento que o filho de Addie fica sabendo dessa nova amizade da mãe e não é muito a favor do que vem acontecendo. Acha que Louis é um velho sem vergonha que só está atrás do dinheiro de Addie.

Leia o restante da resenha no meu blog : LIVRO DOCE LIVRO

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2017/06/resenha-nossas-noites-de-kent-haruf.html

La Oliphant 01/06/2018

Nossas Noites não é nem de longe um livro que eu leria sem uma indicação, escolhendo por conta própria em uma livraria. Acredito que, assim como você, a zona de conforto literária é suficiente com todos esses livros de romance adolescente e fantasia a nossa disposição. Por isso, quando fiz a leitura de Nossas Noites, um livro completamente fora da minha zona de conforto, eu fiquei completamente surpresa com o enredo criado por Kent Haruf. Nossas Noites não apenas um romance, mas uma carta de amor para todos aqueles que já envelheceram e todos aqueles que ainda vão envelhecer. Um enredo simples, poético, capaz de envolver o leitor da primeira até a última linha.

Nossas Noites conta a história de dois idosos, Addie e Louis que, há muito, não tem a companhia de outra pessoa que não sejam seus próprios filhos. A vida dos dois é solitária, pacata, limitada a cidade onde vivem e as pessoas que conhecem. Tudo muda quando Addie resolve ir à casa de Louis fazer a proposta de que eles passem as noites juntos. Não de uma forma sexual, apenas pela companhia, pelo trazer de ter alguém com quem dividir as noites solitárias. No começo, Louis acha a proposta estranha, mas acaba aceitando e conforme os dias passam, a amizade e o companheirismo entre ele e Addie cresce, mas não demora muito até eles precisarem lidar com as más línguas da cidade.

Eu não esperava que Nossas Noites fosse me encantar e me surpreender da forma que aconteceu. Quando eu recebi o livro tinha todo o tipo de expectativa em cima da história, mas a escrita de Kent Haruf é completamente diferente de tudo o que eu li até hoje e me pegou de surpresa, uma surpresa boa da qual eu nunca vou me arrepender. Nossas Noites foi uma leitura completamente fora de tudo o que eu estou acostumada, o enredo tem uma estrutura de escrita completamente diferente, os personagens são construídos de uma forma diferente e a escrita de Haruf é a benção literária que eu tanto estive esperando.

“Estou adorando, disse ela. Está sendo melhor do que eu esperava. É uma espécie de mistério. Eu gosto da amizade que estamos criando. Gosto do tempo que passamos juntos. De ficar aqui no escuro da noite. Das conversas. De ouvir você respirar ao meu lado quando eu acordo.”

Sabe quando dizem que você precisa encontrar o livro certo para fazer você gostar de um gênero ou de um tipo de leitura? Nossas Noites foi exatamente isso na minha vida literária. A narrativa de Kent Haruf é livre de longas descrições e travessões ou pontuações extremas. A leitura flui através de diálogos entre os personagens principais onde, por mais incrível que pareça, você consegue identificar quem está falando o que sem que o autor precise te dizer isso. Aliás, o autor não te diz nada, mas os personagens sim. O enredo nada mais é do que navegar no que os personagens têm a dizer, sem se aprofundar em informações desnecessárias, apenas o necessário para que você se envolva e se emocione com a história que está sendo contada.

Essa foi a primeira vez que eu me deparei com uma leitura com uma estrutura completamente diferente. Eu não tinha travessões, eu não tinha aquelas longas descrições do ambiente, da cidade e de todas aquelas coisas que normalmente só estão ali para ocupar espaço no enredo. Em Nossas Noites eu não precisei de nada disso. Eu estava na companhia de Addie e Louis e o que eles me contavam, o que eles conversavam eram suficientes para que eu me emocionasse, para que eu conseguisse entende-los e sentir junto com eles. Nossas Noites não é uma história cheia de altos e baixos irreais, aqueles que te provocam emoções pesadas. O livro é uma narrativa simples sobre o que é viver, errar e mesmo depois de anos ainda desejar o amor como se fosse a primeira vez.

“Quem imaginaria que, a essa altura da vida, nós ainda poderíamos ter algo desse tipo? Que afinal ainda existe, sim, espaço para mudanças e entusiasmos na nossa vida. E que nós ainda não estamos acabados nem física nem espiritualmente.”

Addie e Louis são personagens que representam todos nós. Eu, você e as pessoas que você conhece. A história deles nada mais é do que uma mensagem deixada pelo autor sobre como o amor não se perde com o tempo. Eu me envolvi no sentimento deles, na forma como eles ainda conseguiam descobrir coisas mesmo depois de já terem visto muita coisa. Haruf escreveu um livro que mostra a vida muito além do que nós exploramos até hoje, uma vida onde você não precisa se limitar ao que dizem a você, onde você pode continuar buscando e desejando algo novo até o seu último suspiro. E se isso não é a coisa mais linda que um autor pode fazer por nós, eu realmente não sei o que seria.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-nossas-noites-kent-haruf

Vinícius 23/05/2018

Um romance contemporâneo...
Eu fiquei pensando por muito tempo, qual seria a melhor forma de começar a escrever esta resenha e fiquei pensando nos motivos que me levaram a querer ler o livro Nossas noites. Encontrei pelo menos três motivos que posso destacar dessa leitura.

Antes mesmo de citá-los aqui, quero deixar registrado que Nossas noites foi uma das leituras mais diferentes que fiz na vida e que me cativou pela simplicidade e como Haruf teceu sua trama de uma forma coesa e tocante.

A história inicia com um convite inusitado. Addie, uma velha senhora que vive sozinha propõe ao seu vizinho de anos Loius que passem as noites juntos, dormindo na mesma cama, mas sem segundos intenções. Os dois perderam seus companheiros ao longo da vida e de certa forma se sentem solitários, como é muito comum acontecer com pessoas mais velhas.

Esta simplicidade da trama, pode parecer entediante em um primeiro momento. Você pode até se perguntar por que acompanharia a história de dois velhinhos entediados? Mas, posso garantir que a narrativa se torna instigante a cada virada de página.

A narrativa de Haruf pode encantar como confundir. Digo isso, porque no texto não há as sinalização dos diálogos – tudo é texto corrido – o que talvez pode dificultar a leitura. Mas isso não chega a nem ser um problema, é um estilo de escrita que você vai se acostumando conforme avança na leitura. O destaque é que o texto de Haruf não tem gorduras, tornando a leitura muito fluída. Provavelmente, você terminará o livro em menos de dois dias.

Embora, todas essas questões técnicas tornem Nossas noites um romance diferente é a história de Addie e Louis que traz toda a graça de ler um livro sobre idosos. Haruf aborda um tema que muitos romancistas fogem e que como escrevi anteriormente está se tornando cada vez mais comum, por nossa população estar envelhecendo.

Resumir Nossas noites é afirmar que na vida perdemos e ganhamos constantemente. E muito mais do que isto, o livro de Kent Haruf mostra uma sociedade que “glorifica” o amor jovem e despreza o mesmo na terceira idade. Para quem deseja experimentar novos romances, Nossas noites é uma ótima opção.

site: https://anatomiadeumaestante.wordpress.com/2017/09/17/resenha-nossas-noites-de-kent-haruf/

Carmen 23/05/2018

Para ler em um dia.
Uma história gostosa de ler, onde vê que não é só pq vc está sozinho que tem que continuar só.
O que demorei a me acostumar no livro foi que não tem travessão para mostrar quem está falando, ao vezes ficava meio perdida e não sabia se era a mulher ou o homem que estava falando mas no mais eu adorei.

SahRosa 18/04/2018

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Se você procura uma leitura encantadora, daquelas que levam os sentimentos a flor da pele, tenha em mente que Nossas Noites do autor Ken Haruf precisa ser sua escolha! Com pouco mais de 150 páginas, Nossas Noites é uma obra tocante, até que simples se compararmos com outros livros de renome, só que nem por isso deixa de ser incrível, bela e emocionante.

Addie e Louis são vizinhos, viúvos e solitários, mas isto muda depois da proposta de Addie para o idoso. Todas as noites Louis visita a amiga, eles conversam sobre o tempo em eram mais jovens, seus sonhos e sentimentos, tudo para que passam viver essa última etapa da vida na companhia de alguém. O fato de ambos nutrirem uma amizade tão forte, uma ligação tão intensa e bonita é o que mais comove o leitor nesta leitura.

Infelizmente as visitas de Louis não passam despercebidas e é neste ponto em que vemos o quanto as pessoas preferem se preocupar com os outros do que cuidar da própria vida, os vizinhos possam a falar e comentar sobre os dois, mesmo que o casal não se importe com isto, começamos a perceber que infelizmente o final da história pode não ser tão feliz. Confesso que eu gostaria sim de um desfecho diferente, mas compreendo que nem sempre as coisas são como queremos e Nossas Noites mostra isto de uma maneira singela e ao mesmo tempo muito triste.

A riqueza em transparecer tantos sentimentos faz deste livro um dos mais lindos que tive a oportunidade de ler. A narrativa é envolvente, os capítulos são pequenos e mesmo com uma escrita mais simples o autor consegue fazer com que o leitor fique muito cativado com este casal tão fofo e simpático! Por ser um livro curtinho pode ser lido em algumas horas a quais pode ter certeza vai lhe arrebatar o coração! A respeito da edição, acredito que combine perfeitamente com Nossas Noites, singela, porém na medida, a capa de início me remeteu uma história diferente mas ainda sim gostei de ser surpreendida pelo autor e de ter lido um enredo deste quilate que ficará em minha mente e coração!

site: https://www.daimaginacaoaescrita.com/2017/10/resenha-nossas-noites-kent-haruf.html

Cláudia.Borges 07/08/2017

Nossas noites
Lindo livro ! Muito terno, delicado e real. A história de recomeço e amor mesmo em meio a terceira idade é bonita demais e semeia esperança de que existe vida sim , e de qualidade, na velhice, só precisamos ter coragem e ousar sonhar.

Ani 24/03/2018

Nossas Noites é o último trabalho publicado do renomado Kent Haruf e foi publicado pela Companhia das Letras. O enredo traz a história de dois vizinhos septuagenários Addie Moore e Louis Waters que decidem passar as noites juntos para ter alguém para conversar.

A ideia partiu de Addie que um certo dia resolveu visitar Louis e propor que ele passe a noite na casa dela para que eles tenham alguém para conversar e se esquentar. Ela não queria nada relacionado a sexo ou romance, só queria que as noites dela não fossem tão solitárias como estavam sendo.
Os dois são viúvos há muito tempo e levam a vida de maneira monótona, essa proposta de Addie era uma forma de fazer com eles conversassem mais e saíssem da rotina. De início Louis fica um pouco receoso de aceitar o convite e tentar passar só uma noite com a certeza que não dará certo. Só que dá! E dá muito certo, os dois passam a terem noites muito mais prazerosas e os dias cheios de expectativas para que possam ficar juntos.

A nossa protagonista é uma mulher muito a frente, não liga para a opinião dos outros e não se importa de se tornar o assunto principal da rua. Isso dá coragem para que Louis também aja da mesma forma.
Em uma semana, o filho de Addie diz que está passando por problemas financeiros e conjugais e pede para que ela fique cuidando de Jamie, filho dele. O menino só tem 5 anos e fica muito assustado nos primeiros dias com a avó, por isso, ela conta com a ajuda de Louis para fazer com que o pequeno Jamie se sinta mais à vontade com a nova realidade temporária.
A obra vai seguindo os dias do não-casal e mostrando a convivência deles se fortalecendo até que a amizade não é o suficiente para descrever os dois e isso é muito bonito! Porque o autor criou um enredo tão palpável e real que é impossível não torcer ou amar Addie e Louis.

Mas como nem tudo são flores nessa vida, Gene – filho de Addie – volta e resolve que se ele é infeliz todos devem ser. Eu juro para vocês, todas as cenas que ele aparecia eu tinha vontade de gritar com ele e falar pra ele seguir a vida dele sozinho e deixar os outros em paz. Sério, o que ele fez não tem perdão, foi cruel e desumano, mas vocês só vão saber quando ler a obra.
Nossas Noites é um livro tranquilo e rápido, possui apenas 157 páginas e é uma leitura rápida, a única coisa que me incomodou é que a obra não tem indicação de diálogo, como foi meu primeiro contato com a escrita do autor, não sei se é comum, mas com o tempo você se acostuma. Os capítulos são curtinhos e a capa tem tudo a ver com a história.
O livro ganhou uma adaptação pela Netflix e está disponível a partir de hoje, 29, no streaming. Jane Fonda fará o papel de Addie e Robert Redford fará o papel de Louis, já estou ansiosa para conferir o longa. Em suma, por favor, leia Nossas Noites e se encante como eu.

“Bem, você está aqui agora.
É aqui que eu quero estar agora.”

site: http://www.entrechocolatesemusicas.com/2017/09/nossas-noites-kent-haruf.html

Tamy.Queiroz 21/03/2018

O último livro de Kent Haruf tem uma premissa singela: uma senhorinha viúva propõe a um vizinho, também viúvo, que ele vá até a casa dela à noite para conversar antes de dormir. Ele, a princípio surpreso, aceita a proposta e eles começam a se encontrar. Addie e Louis passam a se encontrar assim que o sol se põe. Ele vai até a casa dela, ele toma uma garrafa de cerveja, ela toma uma taça de vinho e eles sobem para o quarto. Depois de se vestirem para dormir, os dois conversam até caírem no sono.
O comportamento dos velhinhos não passa despercebido por muito tempo. Alguns dos vizinhos começam a comentar, admirando sua coragem de “terem um caso” (apesar de os dois afirmarem que são só amigos), e outros fazem fofocas maldosas sobre a intimidade dos dois. Até o filho de Addie e a filha de Louis se posicionam contra o relacionamento, alegando que “não é certo” ou que é imoral pessoas da idade deles fazerem esse tipo de coisa.

Com o passar das noites, os dois se afeiçoam cada vez mais um ao outro. Eles nunca tinham sido muito próximos antes de se encontrarem à noite. Addie é uma senhora solitária e assombrada pela morte da filha, e não teve uma vida conjugal prazerosa. Louis foi marcado por sua infidelidade e pelo distanciamento da esposa. Ambos são pessoas que só querem ter um pouco de companhia no fim da vida.
O livro é bem honesto em retratar a solidão da velhice e como os julgamentos alheios interferem nas escolhas que fazemos. A recusa de Addie em ficar sozinha e aproveitar o máximo de tempo possível com a família é algo com que a maioria das pessoas pode se identificar. Mesmo para pessoas jovens, não é difícil imaginar os efeitos do cansaço e de uma vida sem afeto.

Os personagens são carismáticos e fofos e suas motivações são compreensíveis. A escrita é fluida e agradável, apesar de levar um tempo para se acostumar com a diagramação, já que não existe sinalização de falas. O livro é tão curtinho que se eu contar muita coisa é capaz de dar spoiler e a história é tão envolvente que eu não ligaria se tivesse mais trezentas páginas de Addie e Louis conversando sobre a vida.
Apesar de não me agradar, o final é sincero e até fofinho. A história está sendo adaptada para o cinema e o filme é está em pós-produção, com Jane Fonda e Robert Redford nos papéis que eu imaginei para Vanessa Redgrave e Morgan Freeman.

site: disponível em detudoumpouquinho.com

Biblioteca Álvaro Guerra 20/03/2018

Um romance delicado sobre amar, envelhecer, e aproveitar as segundas chances que a vida nos oferece - mesmo quando parece ser tarde demais.

Empreste esse livro na biblioteca pública

Livro disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal de São Paulo. Basta reservar! De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535928662

Malu 16/03/2018

Nossas noites
Leitura tranquila, pede o filme!

RAmulo43 27/02/2018

Simples
A história não é muito detalhista, porém é envolvente e prende até o final.

Lucianoh 01/02/2018

Uma boa oportunidade desperdiçada
A premissa é interessante, original, e tinha tudo para ser um belo romance ou no mínimo uma história tocante. Mas não. Achei chato, com um estilo de escrita bem estranho, diálogos e narração tudo misturado sem qualquer especificação, os acontecimentos corridos, apesar de a história em si ser arrastada (paradoxo, eu sei). Ainda bem que é um livro curto, pois se tivesse mais 50 páginas, eu desistiria.

Raquel.Euphrasio 23/01/2018

Uma história sobre o cotidiano de duas pessoas que envelheceram. Sim é isso, mas é uma narrativa tão gostosa de ler, um livro singelo de uma reflexão grandiosa.