O Último Adeus

O Último Adeus Abbi Glines

Resenhas - Editora Arqueiro

Lane @juntodoslivros 18/12/2017

Resenha O Último Adeus
River Kipling, mais conhecido por Capitão, tem um passado sombrio que não gosta de lembrar. Os sonhos com uma garota do passado sempre o atormentam quando ele vê algo que o faz lembrar dela. E os sonhos recomeçam quando ele escuta pela primeira vez Rose Henderson gargalhar. Uma gargalhada tão parecida com a daquela que amou incondicionalmente por quatorze anos.

Montando um restaurante para um amigo, River contrata vários funcionários e um deles é Rose. Baixinha e com curvas de parar o trânsito, ela o faz lembrar de Addy, sua melhor amiga e amor de sua vida que morreu há dez anos. Desde então, River mudou de nome e se transformou em Capitão, um homem misterioso e com o passado mais misterioso ainda. Tudo o que ele quer é abrir logo o restaurante e sair de Rosemary Beach de vez. Principalmente por conta de Rose.

Rose Henderson chegou a Rosemary Beach determinada a revelar alguns segredos de seu passado, mas não esperava encontrar a resistência de Capitão. Receosa dele não ser mais a pessoa doce de seu passado, ela decide não o confrontar. Com sua filha Fanny para criar, a menina está acima de tudo e Rose não pode dar falsas esperanças a sua filha sobre quem é o verdadeiro pai se ele for um babaca completo e acabar a rejeitando.
Com muitas sombras do passado impendido Rose e Capitão de se entenderem, eles vão ter que aprender que o passado pode voltar para assombrá-los se não o confrontarem logo.

O rapaz da capa combina um pouco com o personagem e toda ela ficou linda! O livro segue o mesmo padrão dos livros anteriores: as folhas são amareladas e o espaçamento está ótimo. A narração é feita em primeira pessoa com o foco em Rose/Addy e Capitão/River, mas em um dado momento temos um outro personagem narrando.

A personagem destaque foi a Fanny. Que criança doce! Porém, eu a achei um pouco infantil demais para a idade de nove anos. Ainda assim, essa pequena é um doce de menina. Fiquei encantada com ela. Rose a criou muito bem!!! Rose é uma mulher determinada, nada parecida com a adolescente de seu passado. Ter que criar a filha sozinha acabou dando a ela a força necessária para seguir a vida.

Já li os três primeiros livros da série e confesso que gostei muito mais desses do que de O Último Adeus. Não sei se é porque eu acabei lendo esse livro sem ter lido os anteriores que faltavam ou por ter achado o drama aqui muito fraco em comparação aos que li. Também acabei pegando spoiler de outros personagens ou não entendo certas coisas que já haviam acontecido. Acredito que a maior culpada seja eu mesma. Não farei mais isso, pois compromete toda a experiência de leitura. E apesar de cada livro ser de um casal diferente, temos o entrelace dos personagens.

O Último Adeus é o décimo segundo e penúltimo livro da série Rosemary Beach. O próximo livro é o da odiada Nan. Toda vez que ela aparece é para deixar alguém com raiva dela. O que será que o livro dela vai nos reservar?

site: http://www.lagarota.com.br/2017/11/livro-o-ultimo-adeus-abbi-glines.html

Mila.Barbara 10/01/2022

O último adeus
Quanto mais leio os livros de Abbi Glines mais quero ler tudo o que essa mulher escreve. Em o último adeus a história de River e Rose e maravilhoso ainda mais que envolve segredos dos dois lados mais que torna a história surpreendendo cada vez que leio algum livro que se passa em Rosemary Beach fico mais apaixonado pela cidade e pelas pessoas que aparece nos livros mesmo só sendo citadas.

Lexie 06/06/2022

Nem bom, nem ruim
No começo do livro estava tudo indo bem, chegou no meio começou a ficar um pouco duvidoso, no final estava querendo tacar o livro na parede.
Estou querendo ser gentil na crítica desse livro, mas a real foi que eu li o final na força do ódio pois não aguentava mais nenhum personagem.

E olha que eu amo livros com plot de pais solteiros.

Mas esse realmente não me agradou.
O casal tem uma química bem fuleira, os personagens são mau desenvolvidos e a única personagem que salva no meio disso tudo é a filhinha da Addy/Rose.
Não sei se todos os livros da autora são assim. Não irei ler para descobrir.
Estou dando uma nota razoável em respeito aos cinco primeiros capítulos que eu li e gostei.

Mary Silva 08/01/2022

O último adeus...
E a razão do meu colapso, que livro é esse, Brasil? A história é triste e linda ao mesmo tempo e o desenvolvimento do casal é espetacular. Rápido, fofo e apaixonante na medida certa.

Super indico a leitura ?

Janete.Hernandes 23/07/2022

Perfeito como todos os outros livros dessa série. Como sempre Abbi Glines arrasou. A história de capitão foi a mais triste de todos e deu vontade de pegar ele no colo ou colocar em um potinho. Amei

Paula Juliana 31/05/2019

Resenha: O Último Adeus - Rosemary Beach # 12 - Abbi Glines - Link de compra Amazon: https://amzn.to/2NONl5O
Da redenção ao amor! Amor é um tema recorrente nos livros da autora Abbi Glines que confesso sou apaixonada por sua escrita e os personagens que tão genialmente consegue dar vida. Na obra O Último Adeus que é o décimo segunda da série Rosemary Beach, conhecemos a história de Capitão e Rose, ou melhor dizendo River e Andy, ambos os personagens já começam a narrativa com uma enorme bagagem emocional e somos levados a conhecer todas as nuances de suas histórias.

Essa obra tem uma pegada diferente, apesar de Capitão já ter aparecido em outras obras da saga, sabemos muito pouco sobre ele, as informações são limitadas e só conhecemos a casca do personagem. É somente em O Último Adeus que conhecemos seu passado e tudo que o levou a ser o homem que se tornou no presente. River teve uma infância conturbada, adotado por uma família com um pai ausente e uma mãe com problemas psicológicos graves, começou muito cedo a ter que se virar sozinho, durante quatros anos dividiu seu tormento com outra menina adotada, a doce Andy, que ao criar o sentimento de proteção se tornou também o amor de sua vida. Após grave acontecimento que foi ápice do abuso psicológico e físico sofrido pelas crianças, para River a menina estava morta, só lhe restou deixar tudo para atrás e mergulhar em uma profunda vida obscura e cheia de fantasmas.

Capitão então nasce no lugar do menino River, pelo outro lado da história, Andy dá lugar a Rose, está sobrevivente e mãe da doce menininha Franny. Rose passou dez anos a procura de quem sabia ser o pai de sua filha, ao encontrar Capitão, disfarçadamente entra em sua vida para entender o homem que ele se tornou e saber se há lugar na vida de Franny para ele. Ao ver Rose memórias começam a mexer com a cabeça de Capitão, de primeiro momento não entende como alguém pode lhe trazer lembranças de uma garota morta. A obra segue essa linha até a vida dos protagonistas se cruzarem e a paixão renascer.

Como leitora e apreciadora de romances gostei muito do livro, ele vêm mesclado com o passado dos protagonistas, o abuso emocional e até físico que sofreram, junto com a história do presente, a forma que tiveram que se redescobrir, pois anos se passaram e as pessoas mudam, o que vivemos nos faz mudar, para melhor ou mesmo pior. E ainda como bônus temos todo o mistério da vida obscura de Capitão, que evitei dar detalhes aqui pois cada leitor tem que ter o gostinho de descobrir. O próximo livro que é o de Nan, caminha para se aprofundar mais nessa parte da história e confesso que estou bem curiosa, principalmente, porque é a primeira vez que começo a ler uma obra odiando a protagonista, trago detalhes na próxima resenha.

O Último Adeus é um livro gostoso, envolvente e misterioso, é menos clichê que os demais da série, mais objetivo, contém menos cenas picantes, que foi bom, pois serviu para valorizar as que tivemos. A menina Franny é uma fofura, o romance é bem gostoso, e conhecemos uma história com outra pegada embalada pela escrita maravilhosa da autora. Recomendadíssimo!

Paula Juliana

site: https://overdoselite.blogspot.com/2019/05/resenha-o-ultimo-adeus-rosemary-beach_39.html

Gabi | @ps_gabih 10/03/2019

Eu tenho que aceitar que Abbi e eu estamos vivendo momentos diferentes, a química que existia não tá rolando mais. Temos ideais diferentes e esses +6 anos tornou nosso relacionamento desgastado e monótono. Não é vc, sou eu. Nos vemos de novo quando a @editoraarqueiro lançar Until Friday Night.
Então, O último adeus é o livro de Capitão, irmão de Blair do primeiro livro da série.
Cap aparece no livro anterior, Ao seu encontro, e é nele que a gnt sabe que ele tem um passado complicado, e o presente mais ainda.
Nesse livro ele está de volta a Rosemary Beach para montar um restaurante, e logo depois resolver a sua própria vida.

É lá que ele conhece Rose, uma mulher forte, mãe solteira e que faz com que Cap relembre de um passado que faz de tudo pra tentar esquecer. .

Eu sinceramente esperava mais do livro, de vdd. Qndo eu estava gostando da história, Abbi resolve finalizar ela DO NADA. .

Convenhamos que quando vc escreve uma série com mais de 10 livros, tudo o que vc não deve ter na conclusão é pressa.

Eu achei que esse livro ficou com muiiiiitas pontas soltas e partes que eu fiquei esperando e nada. .

Por exemplo, o que houve quando o restaurante descobriu sobre a menina? E o encontro de Blair e a menina, num ia ter? Sem contar que teve uma cena de ação que é simplesmente ignorado e só depois ela relata superficialmente. .

Eu estava gostando do enredo do livro, apesar de parecer fazer parte de um padrão que a autora construiu e só faz modificar alguns elementos, mas a base é praticamente a mesma. .

Nem vou falar nada sobre o fato de Cap achar que é dono de Rose em uma cena que só faltei arrancar os meus cabelos.
Enfim, assim concluo essa série e fico no aguardo de UFN. Olha, faz algum tempo que li esse livro que nem sei se devo confiar no meu julgamento anterior hahaha
É isso, tô dando um tempo da Abbi

site: https://www.instagram.com/p/BtpNwFmA8eg/

Andrea.Allegrini 09/01/2019

Fraquinho
Achei que faltou detalhes para enriquecer a ideia a autora. Achei fraquinho!

Carina.Teixeira 15/02/2024

Em O Último Adeus fica claro algumas peculiaridades de River e digo que é impossível não se apaixonar por ele e por sua história com Addy. River sofreu muito na infância, desde muito cedo precisou agir como homem da casa e a chegada de Addy além de lhe trazer conforto também lhe trouxe mais uma preocupação. Ela foi sua luz no fim do túnel e perdê-la foi como voltar a viver na escuridão. Uma escuridão que fez parte de sua vida e habitou seu coração por longos anos, tornando o doce menino em um homem frio e sem amor para dar.

Leituras e Delírios 07/10/2017

O Último Adeus é o 12º livro da série Rosemary Beach, publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. Abbi Glines nos mostra nesse livro o mais puro amor, aquele que nasceu de uma necessidade de proteção, se tornou fraternal e ao poucos se tornou algo a mais. Que nem mesmo a morte, ou pelo menos o conhecimento dela, pode acabar.

River, ou mesmo Capitão, foi introduzido a nós no último livro, que vocês podem conferir a resenha aqui. Continuando sua trajetória, ele chega a Rosemary Beach com a missão de montar um restaurante chique na cidade. Dentre o quadro de funcionários contratados está Rose, cujo verdadeiro nome é Addy, um mulher recém-chegada à cidade com o propósito de encontrar o pai da sua filha e apresentá-lo a ela.

"No dia em que Franny fez 5 anos, ela pediu uma coisa: conhecer o pai."

Addy conhece River há muito tempo, os dois dividem segredos e mágoas do passado. Mágoas decorrentes de uma criação abusiva por sua mãe adotiva que, por meios de mentiras e ameaças, separou os dois em um momento que eles necessitavam um do outro.
Leia mais no link

site: http://www.leiturasedelirios.com.br/2017/08/o-ultimo-adeus-abbi-glines.html#.WdjbSWhSzIU

Sah 04/10/2017

Leia, leia, leias!!!
Parece que este livro é dispensável. Acredite, não é! Abbi se superou a cada livro, cada história e cada cena. Cap, Addi e Franny me deixaram encatada!

Be Happy! Have Fun!!!

Izabela 05/10/2018

Finalmente a resenha do último livro que li na maratona de vinte quatro horas que fiz no feriado de setembro. Demorou, mas saiu e é isso que importa, rs. Vocês não imaginam a minha alegria (real/oficial) de escrever essa resenha. Estamos falando do penúltimo livro da série Rosemary Beach e isso é uma grande vitória. Acho que quando terminar vou sentar num cantinho e chorar (por um misto de sentimentos, hehe). Como a mior parte da série, o livro ficou com quatro estrelas, mas vale comentar que a escrita da Abbi melhorou de forma visível. Tanto quando o assunto é a forma de escrever a história, tanto quando o assunto é machismo. Percebi uma mudança radical nesse último detalhe, e isso me deixou bem feliz como leitora fiel da série. Enfim, como já falei ali em cima, é uma série e está quase no final, então pode ser que você considere alguma coisa aqui como spoiler, por isso, evite ler (mas quem sou eu parar dar regras, né?). Ah! Também é um livro para maiores, hehe. Como sempre, vou contar um pouco do livro e, depois conto mais da minha opinião sobre ele e os personagens principais da vez.

Quando River voltou para Rosemary ele não podia imaginar que todo o seu passado estaria lá esperando por ele de uma forma completamente doida. Ele só estava ali para ajudar na montagem de um restaurante luxuoso, mas uma das funcionarias estava mexendo demais com ele. Rose tinha uma risada conhecida, um som que ele queria esquecer, ou melhor, que ele podia jurar que tinha esquecido. Tudo nela o lembrava de alguém muito especial que tinha feito parte de sua vida, mas não fazia sentido ser ela. Enquanto ele tenta desvendar todo o mistério que envolve Rose, ele ainda precisa lidar com muitas das besteiras que fez na vida e precisa fazer isso rápido, para conseguir seguir com sua vida sem ser assombrado pelos fantasmas de seu passado.

Rose tinha muitos segredos. Uma mãe solo, que parecia ser mais alguém na multidão, que estava trabalhando dura com o que podia e além para criar bem sua filha, mas que tinha algo no seu passado que a tinha marcado para sempre. River, que era mais conhecido como Capitão, também estava mexendo demais com ela, mas ela sabia o motivo, por mais que estivesse com os dois pés atrás na história. Ela sabia o motivo de estar ali e de tudo parecer tão familiar para ele. Mas tudo era complicado demais, triste demais. Ela não sabia nem por onde começar, mas só de estar ali já era um grande primeiro passo.

Palmas para Abbi que está deixando o machismo de lado, aleluia! Esse livro é o primeiro que leio da autora que não me fez fazer (muitas) caretas para as frases dos personagens principais (homens). Inclusive, algumas das coisas que ela normalmente escreve foram até mesmo zoadas na história e, com isso, ela ganhou muitos pontinhos comigo. Sobre os personagens, Capitão já tinha aparecido em outros livros e, com isso, eu já o conhecia e sabia o que esperar e, na real, estava bem animada para a história dele. Rose foi uma surpresa agradável e é o tipo de personagem que te faz torcer sabe? Você quer que tudo fique bem logo e se apega ao que está acontecendo. De forma geral, é um bom livro e, se você está lendo a série, vale a pena continuar e chegar nele. Se está com dúvida se lê ou não, se joga! Agora estou doida para ler o último e, como falei, vai ser uma avalanche de emoções quando eu acabar tudo (afinal, tem anos que estou nessa, sem exageros).

site: http://www.brincandodeescritora.com/

dayukie 21/07/2018

"(...)
Confesso que quando conheci River em Ao seu encontro, não gostei muito do personagem, pois não entendia o motivo dela agir da forma como agia, mas no fim do livro, já havia mudado meus pensamentos e eu já tinha começado a simpatizar com ele, mas, quando li O último adeus, ele me convenceu completamente que merecia uma segunda chance e precisava ser compreendido. (...)
Não preciso falar muito de Abbi, pois como já citei em todas as resenhas que fiz dela até hoje, sou uma grande fã, ela tem um dom incrível para escrita e sabe como prender o leitor do início ao fim, sempre cheia de surpresas, em O último Adeus, ela nos revela um segredo que dá um up a mais na trama que já vinha tão boa! (...)
Como sempre alerto, mesmo sendo de personagens diferentes, o ideal é que se siga a ordem correta de leitura da série Rosemary Beach, para não correr o risco de pegar aquele spoiler indesejado!"
(Resenha completa no blog)

site: https://goo.gl/K9BAhn

Na Nossa Estante 13/08/2017

O Último Adeus
Quem leu Amor Sem Limites sabe que a protagonista dos três primeiros livros da série Rosemary Beach, Blaire, tem um irmão que foi adotado por outra família. Conhecemos um pouco melhor do Capitão no livro Ao seu encontro, mas é em O último adeus que temos sua história contada.

River teve péssimos pais adotivos, um pai ausente e uma mãe desequilibrada e quando Addy chega em sua casa na adolescência, o protagonista começa a protegê-la e a amá-la, um romance que nada agrada a mãe violenta do protagonista. River passa a vida toda acreditando que não conseguiu proteger sua amada e isso o afeta bastante.

Por conta da suposta morte de Addy, River se transforma em um assassino de aluguel, um assassino com princípios chamado Capitão. Perder Addy o transforma, mas o que o personagem não sabe é que Addy é Rose, a funcionária do restaurante que ele está administrando e que depois de muitos anos o procurando, a moça o encontra para revelar que os dois tiveram uma filha. Addy se disfarça de Rose para investigar River e descobrir se ele pode ser um bom pai, o que demonstra que ela se tornou uma mãe bastante cuidadosa.

No entanto, Addy é uma mulher bastante insegura e não consegue reconhecer no Capitão o antigo River da sua adolescência. Por outro lado, River não quer perder a filha e o amor da sua vida, mas não é mais o mesmo de antes.

O último adeus é uma das melhores histórias da série. River e Addy sofreram violência doméstica, inadimplência dos pais e cada um teve que se virar da melhor maneira possível, o que o certamente marca a vida adulta de ambos. River é um dos personagens mais complexos de Abbi Glines, com muitos segredos e Addy apesar da insegurança como mulher, se transformou numa mãe madura e bastante responsável, completamente diferente do que teve na infância.

A narrativa é contada pelo ponto de vista dos protagonistas, intercalando passado e o presente. À medida que a trama se desenrola vamos acompanhando como River e Addy se conheceram e como se separaram. A narrativa do presente é envolvente e a do passado gera certo suspense, já que é inevitável a curiosidade em saber o que aconteceu com os personagens.

Para quem está acostumado com a escrita de Abbi Glines poderá se surpreender, o livro tem cenas eróticas, mas muito menos que os anteriores, tendo como foco a superação dos traumas dos protagonistas. E dessa vez quase não temos aparições dos personagens dos livros anteriores e embora eu não recomende é possível ler O último adeus sem ler os demais.

A série Rosemary Beach está chegando ao fim, mas não me canso de admirar a capacidade de Abbi Glines de nos envolver em suas tramas. A autora soube explorar muito bem o enredo sem exagerar no erotismo ao mesmo tempo em que não perde suas características marcantes com personagens que amam intensamente. A cada livro uma história diferente para me apaixonar e crush diferente também, algo que não é qualquer autor que consegue.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/07/o-ultimo-adeus-resenha-literaria.html