A diferença invisível

Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

amandafrancez 15/06/2024

Encantador
É um livro que explica de forma sensível e clara as dificuldades que uma pessoa com autismo enfrenta no dia a dia que são indiferentes para as pessoas neurotípicas. A importância do diagnóstico e da conscientização da sociedade para a eficaz inclusão dessas pessoas.
Lindo, esclarecedor e muito importante.

ilhaparadis 14/06/2024

Boa demais!
A HQ aborda de forma sensível e realista o autismo. A autora, Julie Dachez, que também é autista, consegue captar com maestria as nuances da neurodiversidade, retratando as dificuldades e alegrias de ser uma pessoa autista no mundo.
Aqui vamos acompanhando a luta de Marguerite para se aceitar como ela é. Ela se sente pressionada a se encaixar nos padrões sociais, o que causa bastante sofrimento e angústia. Mas, aos poucos, ela começa a perceber que ser diferente não a torna menos valiosa ou capaz.
Essa HQ nos faz refletir sobre a importância da aceitação e da neurodiversidade.
A arte é simples e bonita, e vai se expandindo, ajudando a ressaltar os momentos mais importantes.
Mais que recomendada!

Taíse Cost 14/06/2024

Tocando o Invisível
A Diferença Invisível", escrito por Julie Dachez, é uma história em quadrinhos autobiográfica que explora o Transtorno do Espectro Autista (TEA) através da perspectiva da própria autora, que foi diagnosticada com o transtorno na idade adulta. O livro descreve suas experiências pessoais, desde sua infância até a idade adulta, abordando os desafios e as lutas que enfrentou devido ao seu autismo não diagnosticado.

Através da personagem Marguerite, a autora compartilha os momentos de dificuldade no trabalho, as interações sociais complicadas e a sensação de ser diferente dos outros, mesmo sem compreender por quê. Ela também discute os estereótipos e preconceitos em torno do autismo, bem como a importância do diagnóstico e do apoio adequado para pessoas autistas.

Ao longo do livro, a autora destaca a necessidade de aceitação e compreensão por parte da sociedade, bem como a importância de reconhecer e valorizar as habilidades e perspectivas únicas das pessoas autistas. "A Diferença Invisível" oferece uma visão intimista e comovente do autismo, convidando os leitores a repensarem suas concepções sobre essa condição e a considerarem a importância da empatia e da inclusão.

Babih 13/06/2024

Um livro que ajuda a entender mais sobre asperger
Não tenho muito o que falar, foi uma leitura curta e rápida, li em poucas horas. Esse livro é bom, mas não é lá aquelas coisas, é mais uma leitura necessária para saber sobre asperger, nada que eu já não saiba. Mas é bom para ver o comportamento e socialização das pessoas com asperger, eu tenho uma amiga que possui asperger e esse livro me ajudou a entender mais sobre.

tinycasa 11/06/2024

Incrível
Livro de fácil leitura e por ser um quadrinho as ilustrações ajudam muito a transmitir as ideias e emoções. Foi muito reconfortante me ver representada e me identificar com a protagonista. Indico demais pra todo mundo, típicos e atípicos.

Adriana Scarpin 11/06/2024

Estava tudo muito bem até o posfácio, a biografia em quadrinhos é ótima e esclarecedora, nota quatro, para as mulheres que a conceberam.
Porém a Editora Nemo incluiu um adendo brasileiro que não está na edição francesa falando mal da psicanálise (sim eu pesquiso antes de sair falando merda por aí como fez a Editora), não se sabe quem escreveu esse adendo porque canalhas não gostam de se assumir mesmo, então NOTA ZERO PARA EDITORA NEMO.

ingridddd 02/06/2024

Um livro curto ,mas muito bom!!
Representa diversos dilemas da sociedade e acho muito interessante todos lerem am algum momento

psicaroli 02/06/2024

Tão necessário!
Eu gostaria de recomendar esse livro para todas as pessoas que receberam diagnóstico tardio de autismo nível 1 de suporte, mas principalmente para os amigos, familiares e conhecidos desses sujeitos. Me identifiquei demais com toda a história. Sou psicóloga, mas recentemente, com 34 anos de idade, recebi o meu diagnóstico. Foram anos indo para psiquiatras e saindo de lá com prescrição para tratamento voltados apenas ansiedade e depressão, e hoje perceber que ambos os transtornos são comorbidades do autismo, faz muito sentido e faz toda diferença na minha vida! Receber o diagnóstico foi um alívio, aplacou a minha angústia. É complicado lidar com as pessoas e falar sobre esse tema, existe MUITO preconceito envolvido. Sigo ouvindo bobagens como ?mas você não tem cara de autismo, com certeza seu diagnóstico está errado? ou o pior de todas as frases ? autismo é modinha?, então meio que me dá preguiça e indignação demais tocar nessa pauta ainda. Mas se faz necessário.

Bárbara Gomes 30/05/2024

Maravilhoso!
Informativo, interessante e encantador! Recomendo a todas as mulheres autistas ou que desconfiam do diagnóstico :)

TCRL 29/05/2024

Comecei a pesquisar muito sobre o assunto gostei muito do livro me ajudou com muitas informações que vão ser úteis

Gissele 29/05/2024

Todos deveriam ler esse livro. Muito bom!!!! ????
Um HQ que te prende do início ao fim, simples e objetivo, abordando sobre Margueritte uma menina que sempre teve dificuldade ao lhe dar com as demandas do cotidiano e com as pessoas, até que ela se descobre autista, mas presisamente com a Síndrome de Asperger, uma forma de autismo.O que era invisível se tornou visível e compreendido.
E aí tudo muda na sua vida, ele vê os benefícios e as dificuldades em meio ao preconceito com os autistas.
Um HQ que aborda de maneira leve um assunto tão importante e trata das dificuldades que um asperger tem, da descoberta do diagnóstico e como lhe dar com isso.

LEITURA OBRIGATÓRIA NÃO SÓ PARA QUEM TEM AUTISMO, MAS PARA QUE NÃO TEM, AFIM DE ACABAR COM O PRECONCEITO DECORRENTE DA IGNORÂNCIA.

Amei demais, valeu super a pena.

Heloyse 23/05/2024

Fofo
Um livro leve e informativo, para ajudar a entender que existem pessoas que funcionam em uma frequência diferente, e que o respeito é para todos.

g.enumo 14/05/2024

Inspirador.
Quando você le esse livro tem vontade em bater em todos os personagens menos na protagonista, eu quero ser amiga dela. O livro é bem educativo e explica de um jeito leve sobre autismo, a unica coisa ruim é que como esse livro é meio antigo ele usa o termo ?Síndrome de Asperger? que não se usa mais.

lavinão 13/05/2024

a diferença invisível
HQ muito informativa e de extrema importância pra quem é leigo entender um pouco sobre o autismo/síndrome de asperger.

vi alguns comentários dizendo que o livro está desatualizado com as informações dos dias atuais, porém, ainda acho que ele se faz muito valioso para um primeiro conhecimento sobre o tema.

gostei muito da forma como a autora trouxe esse assunto de forma leve e de como as ilustrações vão ficando coloridas após o diagnóstico e conforme ela vai se aceitando.

ser diferente não te faz invisível. só é preciso, com ajuda de profissionais qualificados, entender sua situação e se entender pra conseguir impor seus próprios limites, te possibilitando viver uma vida com quem realmente vai te apoiar e te dar suporte.

NinaLu 01/05/2024

Muito bom!!!
Como uma pessoa autista nível 1 de suporte posso falar que é um ótimo livro com grandes ensinamentos!! Gostei muito que o livro fica mais colorido depois que ela se entende e é muito real o sentimento de alívio depois de receber um diagnóstico, os próprio profissionais não entenderem, falarem que é uma doença, "ah, mas vc não parece autista"
e outras coisas, achei que o livro abordou questões muito relevantes do autismo de uma forma realista. A única coisa que me incomodou foi um diagnóstico que não existe mais, que é a síndrome de asperger. Eu sei que talvez o termo ainda fosse esse na época da publicação do livro, mas acho importante levar em consideração na hora de ler que "síndrome de asperger" não é mais um diagnóstico!!