Os despossuídos

Os despossuídos Ursula K. Le Guin

Resenhas - Os Despossuídos

felipelima857 30/10/2021

Bem mais ou menos (pra menos).
Fui cheio de expectativa pra ler esse livro e acho que isso prejudicou um pouco a minha experiência. De fato as reflexões que a Ursula traz sobre liberdade, posse, lealdade, relacionamentos, entre outras, são maneiras pra caramba mas eu estava esperando um pouco mais, muitas dessas reflexões me pareceram "jogadas" e não dentro da história em si. Outras coisas me incomodaram também como o protagonista ter um caráter bem duvidoso, os capítulos alternados (tudo bem que isso tem a ver com a Teoria da Simultaneidade mas cortava o meu fluxo de leitura legal), as longas reflexões sobre a tal física alienígena, pra chegar e correr com a história nos últimos capítulos.
Enfim, tive mais pontos negativos pra destacar do que pontos positivos nesse momento, talvez em uma releitura daqui um bom tempo eu tenha uma experiência melhor.

bela.mar 31/07/2022

inspirador
esse livro é totalmente diferente do que eu costumo ler, Shevek é um sonhador inspirador. aprendi muito com esse livro!!! final emocionante

QueriaSerPlanta 01/08/2020

Incrível
Construção de personagens, cenário, enrredo e questionamentos primorosos.
Narrativa fluída e envolvente.
Quero ler tudo dela.

Pare todas as FC que vc está lendo e vá catar Os despossuídos.

Isa Góes 03/05/2022

Genial ?????
Percebi que ainda não tinha feito resenha desse livro que simplesmente foi o melhor de ficção científica que li na minha vida.
No começo demorei para adaptar com a escrita, mas quando me adaptei tudo desembolou muito fácil e rápido.
Esse livro te faz refletir conceitos que nascemos aceitando em nossa sociedade, sobre economia, gênero, relacionamentos, sexualidade, educação, questões sociais... Te faz refletir muito sobre como tratamos tantas coisas erradas em nosso mundo de forma banal.
Me mostrou também que a natureza humana, independente do tipo de sistema político vigente, sempre irá obstruir e tentar tirar vantagem dos mais vulneráveis e o que nos resta é escolher o menos pior para todo mundo.
A Úrsula é genial, esse livro é viciante, te faz viajar para outros mundos completamente diferentes do nosso. COM CERTEZA irei ler outros dessa autora.

Marcelo.Castro 28/10/2022

Sci-fi de qualidade, com toques de utopia/distopia
Excelente obra de ficção científica, muito bem construída em termos de ambiente, conceitos, civilização, tecnologia, etc. Também traz uma boa dose de utopia/distopia, com o claro contraponto construído entre as diferentes sociedades e suas formas de organização, sem poupar críticas à nenhum dos modelos, algo que é evidenciado pela viagem feita pelo protagonista e suas experiências pessoais. Trama envolvente, muito recomendado.
eu, eu mesma e os livros 29/10/2022minha estante
Já tinha visto alguma coisa sobre esse livro, mas agora fiquei com mais vontade de ler.

Marcelo.Castro 29/10/2022minha estante
É ótimo o livro. Você vai gostar!

Leticia 31/07/2021

Acho que iniciei essa leitura com muitas expectativas, o que com certeza atrapalhou minha experiência de leitura. O livro tem um começo sensacional, mas do meio para o fim começa a ter um ritmo muito arrastado, o livro possui muitas "barrigas". A leitura me prendeu mais por conta das discussões políticas do que pela história em si.

Eduardo.Staque 01/12/2020

Para uma revolução acontecer, ela só precisa começar!
Liberdade, governo, estado, propriedade, necessidade, coletivo, indivíduo, identidade, grupo, família, capitalismo, anarquia, revolução e mudança. Esses são os temas principais abordados.

A autora mantem seu padrão de escrita: a forma de descrever as coisas são com elas acontecendo, com você participando disso.
O que dessa forma, mantem também as barrigas, o que pode deixar a leitura um pouco cansativa e lenta, porém os temas, os personagens e o desenvolvimento total da trama faz com que valha a pena seguir.

Andrei Arthur Fahl 14/12/2020

A convergência entre ficção e política
Apesar da autora tratar com primazia o embate entre aspectos políticos, expondo suas claras contradições através de diálogos e da interação entre personagens, as demasiantes passagens de descrição, que são extremamente extensas e monótonas, estragam o fluxo da leitura. (Quase) nenhum personagem é marcante, todos parecem ser meros borrões na narrativa apresentada. Inclusive, chegou no ponto de haver um grande evento no final do livro com um personagem que eu sequer me lembrava de seu nome, sendo que o mesmo fora introduzido na metade do livro. É um livro que possui claros posicionamentos, e reflete de forma profunda sobre os estilos de regimes que podem influenciar a forma como a sociedade civil é organizada; Contudo, devido aos personagens serem esquecíveis, o quê impede o leitor de se afeiçoar com os mesmos, todos os eventos não possuem grande impacto emocional, isto também devido o fato do livro se perder em uma maré de descrições demasiadas que dificulta haver um fluxo narrativo fluído.

Will Ernande 22/12/2020

Os Despossuídos, de Ursula K. Le Guin, é uma ficção científica, com elementos tanto utópicos quanto distópicos, e que levanta um leque considerável de temas, muitos deles super atuais como, por exemplo, a eficácia das prisões, a politização da ciência, o patriarcado, a monogamia, entre outros.

O enredo nos traz a história do físico Shevek, cidadão da Lua-planeta Anarres, uma sociedade anarco-comunista que surge de um grupo de exploradores que para defender os seus ideais fogem de seu planeta mãe, Urras, e fundam sua organização social baseada nos ensinamentos de sua mentora Odo. A narrativa intercala passado e presente, ora mostrando a construção do passado de Shevek, ora nos contando sua aventura resultante de uma improvável viagem a Urras, e é nessas idas e vindas que os inúmeros temas são levantados.

Acho importante destacar a forma inteligente como a autoras conduz temas tão delicados e que costumam gerar debates acalorados, expondo pontos de vista antagônicos, mas permitindo que o leitor realize seus próprios raciocínios e conclusões.

Jedi Literário 25/12/2020

De mãos vazias e almas cheias.
Le Guin trata de temas importantes como a tensão entre indivíduo e coletividade, o poder e suas armadilhas, amor e liberdade, isolamento e cooperação. Também de luta e esperança.

A narrativa é multifacetada, sempre conciliando a construção de personagens fortes, intensos e envolventes com a construção de um mundo vivo e que se faz presente, tensionando cada escolha dos personagens.

Texto vívido e, por vezes, visceral. Se tornou um dos meus favoritos de todos os tempos.

"Quando você evita o sofrimento, evita também a chance de alegria. Você pode ter prazer, ou prazeres, mas não pode atingir a plenitude. Você não saberá o que é voltar pra casa".
(Os Despossuídos, Úrsula K. Le Guin, pg 326).

Alexandre 07/01/2021

Busca do personagem Shevek pela sua liberdade e de todos os povos, que independente de suas organizações sociais vão construindo muros que separam e aprisionam todos os indivíduos. Serve para refletirmos sobre a nossa responsabilidade perante a nossa busca por essa sensação de ser realmente livre.

Nicole 18/03/2021

No início achei o livro um pouco confuso e algumas descrições tediosas; na sequência o livro cumpriu com o papel de entretenimento mas deixou a impressão de que faltou força no final.
Achei o livro interessante, mas confesso que espera mais.

Izabelle 18/02/2021

Uma obra prima!
Livro extremamente necessário. Uma experiência ímpar e muito engrandecedora! Publicado há quase 50 anos, e ainda sim uma obra à frente de seu tempo. É necessário ler a obra com calma e paciência para extrair tudo que ela oferece. E vale cada segundo da leitura. Ainda em êxtase com a escrita e profundidade da obra de Ursula.

Thaís 21/12/2021

Romance político
"Os Despossuídos" é uma obra de ficção científica que aborda temas filosóficos. Através da criação de uma nova civilização, num planeta diferente, isolada, com diretrizes bem definidas, Le Guin aborda temas como organização e liberdade do indivíduo perante a sociedade. A questão de quem é mais livre, se uma sociedade anarquista, sem estruturas de poder bem estabelecidas, que nega a propriedade seja em relação aos bens físicos ou aos parentes, ou uma sociedade baseada no consumismo, que oferece luxos e mordomias a quem está disposto a pagar por elas, com governantes poderosos, quase que ditatoriais. É uma discussão sobre o bônus e o ônus de cada situação. Uma das passagens mais marcantes trata da censura de massa, ou seja, tudo aquilo que a maioria rejeita é ignorado, censurado, não de forma direta, mas pelo desejo comum. Sendo assim, a manipulação da opinião pública passa a ser uma forte arma nas mãos dos influenciadores. Cabe aos revolucionários lutarem em seus ambientes para defender seus interesses.