Os despossuídos

Os despossuídos Ursula K. Le Guin

Resenhas - Os Despossuídos

ClaudiaMF 31/12/2022

Uma utopia atemporal
Descobrir Ursula Le Guin foi um presente em 2022. Uma utopia alternativa na Lua, colonizada pela humanidade a partir de uma proposta de comunidade onde cada qual contribui de alguma forma para o bem comum. A ideia de comuns está em voga novamente, e certamente não é nova. Nosso herói é um cientista que deseja desenvolver sua pesquisa teórica e pensa ser melhor na terra, capitalista. Ao chegar até acredita na boa vontade dos que o receberam, mas não é bem assim.

Gosto muito de como os relacionamentos se dão na utopia de Anarraes e de como as mulheres são respeitadas. Para um livro que é originalmente de 1974, parece que a distância até a utopia só aumentou.

giovana 07/06/2021

novo preferido
é sério. esse livro é perfeito!!!!! sinceramente, a discussão política e social que esse livro traz é infinitamente mais profunda do que 1984 do orwell. e antes de me xingarem: sim, eu ja li 1984. primeiro que ?os despossuídos? é muito um produto da guerra fria; mas, ao invés de trabalhar com a óbvia dualidade da época, a ursula trabalha com as ideias. esse livro é lindo. a sociedade que ela cria em anarres é linda. e ela sabe do que ela ta falando (leiam a crônica ?the ones who walk away from omelas? dela, disponível em pdfs por ai). gosto como ela lindamente desbanca o argumento da natureza humana nessa história de ficção-científica. gosto como ela traz teorias científicas e intercala na história com os argumentos sociais de uma forma muito inteligente e empolgante. o livro todo é lindo, não tem outra palavra. eu nunca marquei tantas páginas porque achei as coisas escritas sensacionais quanto nesse livro (talvez em ?ensaio sobre a cegueira? eu tenha feito isso também, que eu considerava meu favorito até ler esse). a ursula escreve rápido, mas às vezes ela para e se da o tempo de descrever as planícies de anarres, as florestas de urras, mas tudo pra tu entender as ideias por trás de tudo. a narrativa do livro no fim é sobre como as ideias são invencíveis (mas explorada de um jeito muito mais profundo do que no filme de ?v de vingança?. sobre o quadrinho não posso opinar pois não li). e ela escreve pra tu entender as ideias por trás do que ela ta entendendo e analisar. entender que não há natureza humana e sim o que a gente faz da nossa sociedade. é sério. esse livro é incrível. sem um defeito. tão atual na época que foi lançado quanto agora. eu diria mais necessário até agora. socorro eu falei demais mas é que é tão tão tão bom!!!!!!
Mariana 09/06/2021minha estante
Também achei isso em relação a 1984 !!!! A discussão de 1984 é praticamente toda em 40 páginas, e isso so acontece dps da página 200... Eu achei a escrita dela beeem lenta mas mesmo assim foi muito mais relevante q 1984 pra mim

Leticia 31/07/2021

Acho que iniciei essa leitura com muitas expectativas, o que com certeza atrapalhou minha experiência de leitura. O livro tem um começo sensacional, mas do meio para o fim começa a ter um ritmo muito arrastado, o livro possui muitas "barrigas". A leitura me prendeu mais por conta das discussões políticas do que pela história em si.

Fernanda Fonseca 22/08/2021

Um livro que te coloca para refletir
É até difícil colocar em palavras o que esse livro causou em mim. São tantas reflexões que nos passa e que me faz ficar maravilhada por ver que é um livro publicado em 1974.

Ursula está se tornando uma das minhas autoras favoritas pelo simples fato de colocar tantas pautas interessantes em seu livro e de modo tão casual, que realmente faz muitos questionar o quão seus pensamentos eram pra frente da época.

É o segundo livro que leio, e são livros que lerei de tempos em tempos para voltar a refletir sobre tantas questões.

Deixarei um trecho aqui que muito me foi importante:

"Vocês são ricos, vocês possuem. Nós somos pobres, somos carentes. Vocês tem, nós não temos. Tudo é lindo aqui. Só os rostos que não. Em Anarres nada é lindo, nada, exceto os rostos. Os outros rostos, dos homens e das mulheres. Aqui se veem jóias, lá se veem olhos. E nos olhos se vê o esplendor, o esplendor do espírito humano. Porque nossos homens e mulheres são livres.... por não possuírem nada, são livres. E vocês, os possuidores, são possuídos. Vocês estão presos. Cada um sozinho, solitário, com o monte de coisas que possui. Vocês vivem na prisão, morrem na prisão. É tudo o que consigo ver nos seus olhos... o muro, o muro!"

GreiceG 03/10/2021

Despossuidos
Um livro que ultrapassa a classificação de ficção científica e nos faz pensar na sociedade na política, na desigualdade de gêneros. Uma história muito mais profunda do que aparenta ser. Com certeza lerei novamente, pois desperta muitas reflexões. Ainda fico pasma como livros escritos há tanto tempo ainda são atuais.

felipelima857 30/10/2021

Bem mais ou menos (pra menos).
Fui cheio de expectativa pra ler esse livro e acho que isso prejudicou um pouco a minha experiência. De fato as reflexões que a Ursula traz sobre liberdade, posse, lealdade, relacionamentos, entre outras, são maneiras pra caramba mas eu estava esperando um pouco mais, muitas dessas reflexões me pareceram "jogadas" e não dentro da história em si. Outras coisas me incomodaram também como o protagonista ter um caráter bem duvidoso, os capítulos alternados (tudo bem que isso tem a ver com a Teoria da Simultaneidade mas cortava o meu fluxo de leitura legal), as longas reflexões sobre a tal física alienígena, pra chegar e correr com a história nos últimos capítulos.
Enfim, tive mais pontos negativos pra destacar do que pontos positivos nesse momento, talvez em uma releitura daqui um bom tempo eu tenha uma experiência melhor.

andrealog 05/06/2023

Será que chegaremos lá?
A autora já tinha sido recomendada mas não sou lá muito fã de sci-fi então ficava sempre para depois, o que foi um erro. A distopia futurista me pegou de um jeito impensável, a história da humanidade dividida em duas civilizações em locais distantes nunca pareceu tão real, principalmente quando a gente vê o ?dono do Twitter? divulgar seus planos de colonizar a lua. Adorei!

Dani Gundes 06/08/2023

Para degustar, digerir e refletir...
Achei muito interessante como este livro me despertou sensações e como a autora conseguiu ilustrar os pontos positivos e negativos do anarquismo e do capitalismo apresentados na trama. Uma sociedade anarquista pode "dar certo" em um lugar onde ninguém tem nada, todos são nivelados por baixo, todos são pobres e o planeta, árido. Tudo é compartilhado, ninguém 'egoísa', todo mundo faz o trabalho sujo, todo mundo se ajuda. Mas, pelo visto, a solidariedade têm limites: a fome. Nesta situação, os anarrestis ativam o modo "farinha pouca, meu pirão primeiro". E o que falar da falta de privacidade e de reconhecimento profissional? Do isolamento voluntário ser mal visto? Parece que a utopia anarquista fica com cara de distopia e o mundo Urras se torna uma opção sedutora. Afinal, porque não merecemos, todos, o luxo? Reconhecimento profissional depois de anos de dedicação seria um caminho natural, como a abundante paisagem de plantas e animais do planeta alienígena. Mas para uns serem ricos, outros terão que os servir. Quem servirá aos ricos? E as mulheres? Não podemos desconsiderar cerca da metade da espécie! Ou será que podemos? Que tal serem nossas bonecas de luxo?! E por aí vai... Remexeu seu estômago por aí? Porque o meu sim, e os meus neurônios também!!

Fox 26/07/2020

Capitalismo vs Socialismo
Shevek é um fisico que sai de seu planeta Anarres (socialista) para conhecer Urras (capitalista) e receber um premio de fisica. Foi um livro que me fez pensar sobre questões filosóficas (com uma pitada de leve crise existencial no meio) de uma forma natural porque conforme acompanhamos Shevek esses questionamentos são feitos conforme ele é apresentado a Urras. A história pode parecer parada de início por todas os questionamentos filosóficos, porém conforme eu lia ficava mais presa a trama de intrigas políticas e pessoais, e não esperava por metade das reviravoltas do rumo da história.

Murilo.Saibro 03/09/2020

Anarquismo e Utopia
Esse livro foi muito essencial para o desenvolvimento do meu pensamento político e da quebra de vários "achismos", principalmente em relação ao Anarquismo. Sempre acreditei que seria algo completamente impossível, mas a construção de sociedade que a Ursula faz nesse livro é tão autêntica, que me fez rever diversos pensamentos antigos sobre utopia e anarquismo. Leitura super recomendada.

Rodrigo.Rodrigo 23/07/2023

Apesar do livro trazer alusões ao embate do sistema capitalista e sistema comunista, o verdadeiro ensinamento é que o ser humano precisa evoluir muito para atingir um sistema econômico e social aceitável.

Gizele.Ingrid 10/07/2021

Anarquia?
Quer pensar e repensar o que somos como civilização; o que somos como organização social? Agora na modernidade: o que é propósito? Leia Ursula! Que mente impressionante! Agradeço

luly.txt 14/06/2023

MUITO MUITO BOM
Adorei o livro, achei ele bem interessante. A maneira como a autora trata de capitalismo/socialismo é muito interessante, dando críticas aos dois lados e, no final, tendo uma conclusão de sua tese que é, de fato, bem legal. Não só isso, mas o livro em si é muito bom: os personagens são bem cativantes, apesar da narrativa em terceira pessoa (você se apega um pouco aos personagens), a história é muito bem construída e muito boa (apesar de ter que admitir que, no começo, fiquei meio confusa com o fato de alternar entre passado e presente, mas quando vc pega isso, aí a leitura flui beem de boa), a escrita da autora é muito dinâmica (apesar dos capítulos longos), te fazendo ter vontade de ler, ler, ler e não parar mais... O livro é bem bom, recomendo bastante!