A Profecia das Sombras

A Profecia das Sombras Rick Riordan

Resenhas - Profecia das Sombras

Queria Estar Lendo 21/09/2017

Resenha: A Profecia das Sombras
A Profecia das Sombras é o segundo volume da série iniciada com O Oráculo Oculto. As Provações de Apolo é mais uma das sagas épicas escritas pelo querido Rick Riordan e fala sobre as aventuras do deus Apolo, agora transformado em mortal, tentando ganhar de volta a sua imortalidade.

Depois de entender os caminhos que precisa tomar para voltar a ser um deus - ainda que eles sejam bem confusos porque, convenhamos, o que na vida desses personagens não é? - Apolo está em busca do segundo oráculo perdido. E esse tem muito a ver com o seu passado, porque envolve um de seus filhos e uma terrível tragédia que aconteceu com ele. Ao lado dele, Leo Valdez e Calipso partem na jornada para ajudar o ex-deus, e figuras conhecidas e novos rostos se juntarão às empreitadas descabidas e destrambelhadas para recuperar o segundo oráculo perdido e, quem sabe, descobrir como parar os terríveis imperadores romanos que desejam retomar seu poder.

"Compus em silêncio o meu novo haicai da morte: Aves grandes são más/Correm com pernas farpadas/Eu morro, e dói."

O que eu mais amo nos livros do Riordan e uma coisa da qual eu nunca vou me desapegar é o humor. Deuses, como eu amo a narrativa paspalha que ele escreve, e como é um humor bobo, mas muito inteligente. Minha Lady Jane teve o mesmo feeling que todos os livros do tio Rick sempre me passam: são piadas idiotas envolvidas em um contexto inesperado, mas que encaixam muito bem ali. A Profecia das Sombras mantém o mesmo tipo de conversa com o leitor que tinha usado no primeiro volume: Apolo e seu ego. Um pouco mais humilde depois dos acontecimentos do livro anterior, sim, mas ele continua o deus do sol pelo qual eu me apaixonei. Egocêntrico e bocó, achando que o mundo gira ao seu redor. E, claro, todo mundo ao seu redor faz questão de demonstrar como isso não é verdade, o que torna as situações ainda mais engraçadas.

Sendo seguidora de tio Rick há quase dez anos (!!!) dá pra reconhecer os artifícios que ele usa em "segundos livros" aqui também. O que não é uma coisa ruim; diferente de autores como a Cassandra Clare, que, honestamente, eu já tô ficando enjoada de olhar pra cara das novas séries (desisti de As Peças Infernais até que um anjo me convença a voltar) Riordan se inova dentro da sua zona de conforto. Prova disso é a representatividade e o poderio das minorias que ele tem trazido para essa série e para a trilogia do Magnus Chase.

Aqui, temos um protagonista pansexual (porque né, o Apolo atira para todos os lados literalmente) que está lidando com seus medos e fraquezas e traumas como todo bom adolescente. Mesmo caído de mudança nessa história de mortalidade, é legal notar a fragilidade do Apolo, como ele se esconde atrás do humor com medo de se perder, de não ser corajoso o bastante para ajudar aqueles que ele ama. E Apolo ama muita gente; ele percebe isso, e ter noção disso é aterrorizante. A partir do momento que você ama alguém, essa pessoa está sempre em risco. Multiplique isso por mil dentro do universo dos deus gregos, onde a corrida contra o tempo tem como adversário o Triunvirato Romano.

"- Ó Flecha Sábia, estamos perdidos.
EU SOUBE DISSO QUANDO TE CONHECI."

O relacionamento do Apolo com outros personagens foi bem desenvolvido. Léo e Calipso são uns queridos e acabam se tornando a voz da consciência do protagonista - e muitas vezes o tapa na cara, quase literalmente. Ainda que Léo continue com sua aura maluquinha e carisma exacerbado, ele está mais maduro, mais consciente das consequências de uma guerra, e está disposto a se arriscar para ajudar os outros. O mesmo pode-se dizer da Calipso; presa durante séculos e mais séculos em uma ilha amaldiçoada, livre enfim, ela vê o mundo e quer entender tudo que existe nele. Para fazer isso, precisa ajudar o Apolo primeiro, e precisa se reencontrar como feiticeira e como guerreira dentro dessa história toda.

"- Você vai saber quando eu recuperar minha magia, porque vai perceber que foi jogado do outro lado de Indianópolis."

Além do Apolo, Riordan introduz um casal de senhoras que foi contra todo o esperado pelo amor que dividiam, e ele mostra como esse amor as ajudou a criar sua filha. Eu poderia passar horas falando sobre elas, mas as duas são parte crucial da história e do desenvolvimento do livro, então vou me abster. Só digo que tem um diálogo genial entre elas e o Apolo e isso mostra o quanto o autor é consciente do seu papel, dando espaço para quem precisa dessa representatividade.

Meg volta, claro, como a senhora mandona designada a cuidar do Apolo. Ela está um pouco mais melancólica nesse livro, marcada pelo fim do volume anterior, mas a narrativa construiu uma ligação de confiança bem importante entre ela e o ex-deus, e aqui nós vemos como ela se desenvolve e como marca ambos os personagens. Eles se tornam importantes um para o outro.

"Talvez, em vez de um castigo grandioso, eu tenha uma morte lenta decorrente de mil insultos. Com que frequência um deus da música ouvia que sua voz dava para o gasto antes de desmoronar em uma pilha de poeira de desprezo por si mesmo?"

A parte de ação e dos mistérios é um pouco mais arrastada do que em O Oráculo Perdido - e aqui dá pra comparar com O Filho de Netuno, que achei o mais fraco dos Heróis do Olimpo e coincidentemente também era o segundo livro da série. Não é nada que atrapalhe, mas torna alguns momentos mais enfadonhos do que deveria, uma vez que são as partes da ação. No mais, se desenvolveu bem, com algumas surpresas pelo caminho e um final com um gancho que me deixou berrando EU PRECISO DO TERCEIRO VOLUME! Minha curiosidade para entender mais a respeito dos três Imperadores e sua missão para conquistar o mundo vai me deixar roendo as unhas até o próximo.

"- Depois de mais de sessenta anos vivendo com as Caçadoras, nós descobrimos uma coisa. Não é por quanto tempo você vive que importa. É aquilo pelo que você vive."

A Profecia das Sombras é importante porque fala dos diferentes tipos de amizades, de amor e de medo, como todo bom infanto-juvenil tem que ser. A jornada de Apolo apresenta um mundo de possibilidades e diz que tudo bem você ser diferente e escolher o diferente. Isso faz de você tão normal quanto qualquer outra pessoa.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2017/09/resenha-profecia-das-sombras.html
Vanessa 31/03/2018minha estante
Estou apostando em Caligula como o terceiro, o que acha?

zoni 12/05/2017

Para o Sul o Sol segue caminho.
Esperamos um ano, mas toda essa espera valeu a pena porque Riordan nos trouxe mais uma história envolvente e super apaixonante, daquelas que nos faz desejar o próximo volume em nossa estante antes mesmo de ter acabado o livro que está nas mãos.

Esse livro nos traz novamente os problemas de Apolo que está em um corpo mortal, tentando não ser morto por todos os seus inimigos e retornar ao Olimpo como um dos doze olimpianos, porém, dessa vez a história vem com um nível de aprofundamento maior que a história do primeiro livro.

A trama se inicia com Apolo, Calipso e Leo Valdez chegando a Indianópolis, uma pequena cidade no meio oeste dos estados unidos, assim que desembarcam na cidade nosso trio de heróis já se mete em uma confusão, sim, mais monstros tentando matar Apolo, apenas um dia comum na vida do ex deus. Eles são salvos por o que parecem ser uma caçadora de Ártemis, mas ela está velha, sim, eu disse velha. Confuso? Essa mulher, senhora, velha, é uma ex caçadora que resolveu largar a caça para viver um romance com uma de suas companheiras. Está surpreso? Eu fiquei, achei o máximo o espaço ainda maior para a representatividade LGBT.
Apolo é obrigado a ir em uma missão para salvar os grifos de uma deusa e só assim terá informações para conseguir entrar na fortaleza de um de seus maiores inimigos, um dos imperadores que ouvimos falar desde o primeiro livro. É nessa missão que Apolo é salvo por Meg, e nós vemos nossa garotinha semáforo voltar para a ação.

No decorrer do livro nós ainda temos aquele Apolo que choraminga por tudo, querendo voltar para sua vida antiga onde era paparicado por todos e via seus amados semideuses se fo#%#!# para resolver suas merdas, mas aos poucos e com a ajuda de outros personagens ele vai descobrindo a resposta para a pergunta “O que é ser um humano?” e vai dando um pouco mais de valor para a raça que ele nunca levou a sério.

O livro é espetacular, nunca nos cansa, está sempre acontecendo alguma ação que nos faz ler e ler, sem conseguir parar. Uma coisa muito importante no livro foi a inserção de excelentes coadjuvantes. Todos eles trouxeram seu próprio brilho a trama, dando uma pitada de novidade que a série precisava. Vimos personagens antigos, vimos novos personagens, semideuses ou não. (Sim, Riordan nos dá uma aula de representatividade e põe um personagem nigeriano de outros deuses, os iorubás).

O livro assim como qualquer outro tem um ápice, e nesse é uma batalha. Porém, o que mais chama atenção no final do livro, não é a batalha, mas sim a profecia que Apolo recebe logo depois dela. É algo diferente e que nunca vimos nos livros de Riordan, a profecia é quase um poema. É enorme e maravilhosa, eu levei um tempo para digerir e entender. E cara, depois que a gente entende dá mais ansiedade ainda pelo próximo.

Riordan é um mestre em unir as mitologias com o século XXI, ele sempre nos dá uma bela junção do velho com o novo. Ainda mais na visão de um deus, que tudo viu, quando viu...
Acho que consegui falar um pouco do livro sem dá spoilers, ou dando o mínimo de spoilers possíveis. Mas antes de encerrar preciso dizer que a coisa que mais me chamou a atenção e que era minha maior preocupação, foi a forma como Riordan aproveitou e explorou a bissexualidade de Apolo, não foi forçado, não pareceu falso e principalmente o personagem não pareceu um cafajeste confuso. Riordan merece todos os prêmios do mundo.

Eu recomendo o livro, é perfeito, gostoso, divertido e com um ritmo espetacular. E estou ansioso pelo próximo, pois tenho certeza que vamos nos divertir muito.

Maitê 01/07/2017minha estante
Eu venho acompanhando essa saga de PJO des dos meus 13 anos, é hoje eu estou com 19. Eu me vejo evoluindo junto com as personagens e passei pela mesma coisa que você, mesmo depois de tantos anos essa saga ainda me atrai, solto muitas gargalhadas e choro pelos personagens que ja fazem parte da minha vida.
E a forma que o autor trata de assuntos tão importantes como a homossexualidade, relasionamente abusivo (com a Meg e seu "Padrasto"). Isso revigora ainda mais a leitura. E também a forma que ele trás a tona antigos personagens fazendo com que sentirmos uma certa nostalgia. Eu sou paixonada por esse universo.

De Olivato - @olivatobooks 04/11/2017

“Lá vem o limite de tempo. Sempre tem limite de tempo."
Esse livro é o segundo da trilogia das Provações de Apolo que contam algumas tarefas que foram impostas para que o Apolo voltasse a ser um deus – ele atualmente é um adolescente desajeitado com o nome de Lester Papadopoulos.

“Houve um deus, Apolo era chamado
Entrou em uma caverna azul acompanhado
Ele e mais dois montados
No cuspidor de fogo alado
A morte e loucura forçado”

Partindo junto com Leo e Calipso a bordo do Festus, Apolo vai em busca de um oráculo que fica em uma caverna assustadora e que está fortemente guardado pelos membros do triunvirato do mal – esses vilões desejam destruir todos os oráculos para que eles possam enfim controlar o futuro e Apolo como deus da profecia não pode deixar que isso aconteça.

Com personagens novos e mostrando ainda mais o quanto ele apoia a diversidade, Rick Riordan escreve mais um livro cheio de referências ao mundo pop, confesso que esse livro não me surpreendeu tanto quanto o primeiro, eu achei que ele demorou mais para acontecer e que teve algumas coisas bastante repetitivas no livro, mas já deixo o aviso pra se prepararem para serem jogados no Tártaro com os plots desse livro.

“Não é por quanto tempo você vive que importa. É aquilo pelo que você vive.”

No Skoob, dei 3,5 e preciso da continuação logo na minha estante, recomendo que se faça a leitura de todos os outros livros antes de começar essa trilogia porque ela está cheia de referências maravilhosas, marquei tanta coisa que não vai dar pra compartilhar tudo aqui, só leiam.

site: https://www.instagram.com/p/BahcO56l8Vh/
Raphael 08/11/2017minha estante
O meu preferido até o momento! Confesso que não tinha nenhuma expectativa por essa série, no entanto ela vem me surpreendendo de uma forma muito boa. Esse em particular foi o que mais gostei pela forma como aborda o tema família.

Caverna 10/06/2017

Os livros do Rick Riordan são daquele tipo que você percebe que esteve morrendo de saudades logo que pega suas obras de lançamento em mãos. Depois de Percy Jackson, Heróis do Olimpo e Magnus Chase, eu estava ansiosa pelo segundo volume de Apolo, mas não saltitando pelos cantos. E aí, eu abri a primeira página... E o sorriso foi imediato. Só você mesmo pra ter uma escrita tão singular e incrível, tio Rick! Consegue animar qualquer um, mesmo enquanto fala sobre batalhas e morte.

Mas para você que ainda não se aventurou pelo mundo que Riordan criou, vamos explicar: Apolo foi castigado por Zeus e banido do Olimpo. Para retornar, ele precisará se provar digno disso. E agora, depois de conhecer sua senhora semideusa Meg e combater o mal com ela (e também perdê-la um pouquinho pro mal), Apolo está seguindo viagem com Leo Valdez e sua namorada, Calipso.

Logo que chegam à Nova York, seu destino, eles são barrados por seres extremamente educados que possuem olhos no lugar dos peitos e as orelhas nas axilas, chamados blemmyae. Eles também querem os matar. E no meio desse cenário, Apolo se vê tendo que tomar uma atitude, com Leo apenas de cueca de um lado, Calipso com a mão e o tornozelo possivelmente quebrados do outro, e Festus desligado, de volta à sua forma de mala. Bem ele, o grandioso Apolo, que sempre assistiu as guerras de longe, que simpatizava com semideuses dispostos a morrer por ele, teria que pensar rápido para tirá-los da enrascada.

E pra piorar, nem mais Apolo ele era direito! Ele é Lester Papadopoulos, o garoto gordinho e cheio de espinhas mortal e desprovido de poderes. Mas ele terá que servir.

Tentando escapar dos blemmyae, o trio acaba parando numa Estação Intermediária onde são acolhidos por Emmie e Josephine, duas guerreiras de cabelos já grisalhos. Mas como tudo que acontece com Apolo, não é a toa que eles foram resgatados. As mulheres tem planos para eles. Georgina, a filha delas, foi levada por Cômodo, um ex amante de Apolo que possui uma profecia terrível a cumprir. Além dela, os grifos e outros amigos da estação também sumiram. Fora Meg, que deixara Apolo para trás por conta do padrasto.

E, mais uma vez, eles vão em direção ao perigo. A sorte é que as duas senhoras são muito simpáticas e de fato acolhedoras, como mães, embora Apolo deteste os serviços domésticos que elas passam para eles, principalmente descascar cenouras.

O modo como Rick Riordan constrói seus personagens é peculiar, o que pode agradar ou não os leitores. Como são livros com uma pegada adolescente, ele não pesa na narração. Na verdade, o que nos faz nos apegarmos e apaixonarmos pelos personagens é justamente o jeito meio bobo deles. Embora esteja retratando deuses gregos, Rick pega suas características, suas histórias, e tira sarro deles. Não tem como odiar nem mesmo os vilões.

Nosso querido Apolo aprende e cresce muito nesse segundo volume. É de imaginar que após milênios vividos, ele já tenha crescido o suficiente, mas não. É junto aos humanos, à bondade e altruísmo deles que Apolo passa a enxergar a vida com outros olhos. Ele nunca teve que pensar no futuro ou se iria sobreviver. Ele era imortal, e pouco se importava com algo além de sua música e beleza. Em várias passagens, ele faz comentários hilários sobre como deveriam estar saudando-o, deixando claro que sua personalidade convencida nunca vai deixar de estar presente. É o jeito dele, afinal de contas. Mas o melhor é que seus amigos não se deixam intimidar pela sua imagem. Talvez porque ele aparente ser apenas um garotinho, mas ainda assim, eles não pegam leve com ele, não. Pobre Apolo.

De tudo o que Apolo passa no decorrer da história, acho que o mais importante são as recordações. A memória humana tem uma capacidade muito menor de armazenamento que a de um deus, então Apolo vai se lembrando aos poucos do que viveu, de quem deixou de ajudar, incluindo seu próprio filho, e começa a ver o quanto errou. Não tem como descrever isso de forma diferente. Apolo vai se humanizando, algo muito bonito de acompanhar, por mais que não seja nenhuma mudança radical. São nuances que faz com que a gente se solidarize por ele.

Os personagens secundários são ótimos, sem exceções. Foi maravilhoso conhecer Emmie, Josephine e seus grifos amáveis, rever as caçadoras de Ártemis (incluindo Thalia Grace), acompanhar mais uma vez o Leo e Festus, e descobrir como Calipso está se adaptando à nova vida (fora as faíscas que saem entre ela e Apolo o tempo inteiro).

Só tenho elogios à Profecia da Sombra. Uma história repleta de ação do início ao fim, com personagens carismáticos e fortes que vão tirar risos e lágrimas do leitor.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2017/06/a-profecia-das-sombras.html

Nanda 09/12/2017

Surpreendente
Admito não ter esperado tanto deste livro. Apolo é um personagem que, embora muitas vezes soe superficial, é muito mais complexo e profundo do que se esperam dele e, é aí que a história me surpreende, Rick conseguiu fazer muito bom uso desse fato.

Não era como se eu não soubesse que Rick é um grande escritor que consegue misturar uma escrita divertida com um background bem desenvolvido, mas os eventos dramáticos, envolventes e emocionantes me pegaram desprevenida. O desenvolvimento de Lester e Meg está cada vez mais empolgante e a cada página eu me sentia ainda mais presa a história. Além de Rick conquistar o leitor e mante-lo preso no livro, também o persuade a ir atrás de ms histórias apenas para descobrir mais sobre o nosso protagonista.

Mal posso esperar pelo próximo livro.

Jão de Batata 17/10/2017

Tem como dar 6 estrelas?

Iara.Antunes 29/12/2017

" Não é por quanto tempo você vive que importa. É aquilo pelo que você vive".
" Só existem a possibilidade de fracassar quando paramos de tentar".
" Sempre achei impressionante a capacidade que os mortais tinham de se adaptar em face de uma catástrofe. Até os humanos mais traumatizados, maltratados e surpreendidos conseguiam seguir com suas vidas".
"Pense em si mesmo como morto. Você viveu sua vida. Agora, pegue o que restou e viva direito. O que não transmite luz cria sua própria escuridão. - Meditações -Marco Aurélio-".
( A profecia das Sombras)

No segundo volume da série As Provação de Apolo, ele continua indo atrás dos oráculo perdido, ele conta com dois personagens que Rick deixou em aberto o que aconteceu com eles no último livro dos Heróis do Olimpo ( O sangue do Olimpo).

Durante a jornada e atrapalhadas do ex-deus vemos um amadurecimento do Lester em entender mais os sentimentos dos mortais e até ele mesmo se rende ao amor, respeito, companheirismo e a amizade. Além do mais nesse livro ele reencontra velhos conhecidos do tempo antigos da Grécia. Mortais que ele salvou, seu filho e uma paixão. Neste último o que aconteceu o assombra desde então e terá que encarar o seu passado e suas escolha pra salvar os mortais que ele aprendeu a amar.

Simplesmente amei e estou ansiosa pra continuação por a história deu uma reviravolta muito grande.

Ale 28/07/2017

Será que o fim está próximo para o infortunado Apolo?

No segundo volume da série As provações de Apolo, o ex-deus olimpiano terá que libertar um oráculo assustador das mãos de um velho conhecido. Não basta ter perdido os poderes divinos e ter sido enviado para a terra na forma de um adolescente espinhento, rechonchudo e desajeitado. Não basta ter sido humilhado e ter virado servo de uma semideusa maltrapilha e desbocada. Nããão. Para voltar ao Olimpo, Apolo terá que passar por algumas provações.

A primeira já foi: livrar o oráculo do Bosque de Dodona das garras de Nero, um dos membros do triunvirato do mal que planeja destruir todos os oráculos existentes para controlar o futuro.

Em sua mais nova missão, o ex-deus do Sol, da música, da poesia e da paquera precisa localizar e libertar o próximo oráculo da lista: uma caverna assustadora que pode ajudar Apolo a recuperar sua divindade — isso se não matá-lo ou deixá-lo completamente louco. Para piorar ainda mais a história, entra em cena um imperador romano fascinado por espetáculos cruéis e sanguinários, um vilão que até Nero teme e que Apolo conhece muito bem. Bem demais.

Nessa nova aventura eletrizante, hilária e recheada de péssimos haicais, o ex-imortal contará com a ajuda de Leo Valdez e de alguns aliados inesperados — alguns velhos conhecidos, outros nem tanto, mas todos com a mesma certeza: é impossível não amar Apolo.

"Como um ex-deus da profecia, sempre considerei o futuro uma fonte maravilhosa de preocupação. Mas decidi não insistir no assunto. Agora, o único objetivo futuro que importava era me levar de volta ao Monte Olimpo para que o mundo pudesse mais uma vez apreciar minha glória divina. Eu tinha que pensar no bem maior." Apolo.

Foi um ano de espera longo, mas valeu cada segundo! Pra inicio de conversa por ter o Leo na historia eu já daria ao livro cinco estrelas, porém não foi isso que mais gostei no decorrer do livro, não o mais legal foi ver Apolo mais "humano" já no livro anterior eu tinha me surpreendido bastante com como o personagem se torna mais humilde - mais ou menos - e aprende um pouco sobre compaixão. Agora, nesse o tio Rick está de parabéns.

Outra coisa que acho que deu um toque mais "profundo" ao livro, foi ver como o Apolo lidou com o fato de que este segundo imperador ser um velho e íntimo - não no bom sentido - conhecido; E quando digo como ele lidou, quero dizer que nos primeiros momentos ele quase infartou.

"Eu desejava estar de volta ao Monte Olimpo, onde poderia me preocupar com coisas mais interessantes, como os últimos sucessos do tecno-pop, saraus de poesia e destruir comunidades sanguinárias com minhas flechas de vingança. Uma coisa que aprendi com a minha experiência como mortal: contemplar a morte é muito mais divertido quando é a de outra pessoa" Apolo.

E é claro não faltou humor, Apolo continua bem sarcástico e engraçado foi cada uma melhor que a outra, ri muito, ou seja recomendo que leia este livro sozinho para que diferente de mim, não passe por uma situação onde, bem, as pessoas ao seu redor olhem para você de um jeito constrangedor.

Mas indo ao que interessa o livro começa com Apolo, Calipso e Leo chegando em Indianópolis e se metendo em confusão com criaturas de nome que não ouso nem escrever, e então serem salvos por uma ex caçadora de Ártemis, uma que Apolo conhece bem. Detalhe essa caçadora está na 'melhor idade' e tem como companheira outra ex caçadora, as duas escolheram envelhecer juntas, e sim, é tão fofo quanto parece. Apolo também revê uma deusa que tem para ele uma missão, é isso mesmo Apolo precisa completar uma missão como qualquer outro semideus, isso sim foi demais!

Mas para ninguém poder dizer que Apolo deixou de ser Apolo, ele continua se achando o centro do mundo, e fazendo drama por tudo como se fosse a maior das vítimas. Ele tem que lidar nesse livro um pouco mais com tudo que fez de errado, revê seu grande lado feio pode se dizer. Também reencontra sua "senhora" e é salvo várias, e várias vezes por ela, por que vamos combinar a Meg é INCRÍVEL.

Ah, e para fechar com chave de ouro Apolo descobre uma surpresinha, e conhece intrigantes companheiros de batalha. Em resumo eu amei o livro, achei divertido, tem um desenvolvimento nem rápido nem lento demais na minha opinião, e é claro, me deixou me apaixonar mais uma vez pelo mundo maravilhoso que o tio Rick criou, eu já estou contando os dias para o próximo.

site: https://maisqueamoler.blogspot.com.br/2017/07/resenha-profecia-das-sombras.html

Nicoly Mafra - @nickmafra 23/06/2017

Experiência de Leitura - A Profecia das Sombras
Em sua primeira provação, Apolo, o ex-deus do sol - agora um jovem de 16 anos com problemas de acne -, precisou livrar o oráculo do Bosque de Dodona das garras de Nero, um dos membros do triunvirato do mal. Agora, em sua mais nova missão, Apolo precisa localizar e libertar o próximo oráculo da lista - uma caverna que pode ajudar Apolo a recuperar sua divindade, ou deixá-lo louco. Porém, essa tarefa não será nada fácil, pois um imperador romano fascinado por espetáculos sangrentos, entra em cena, um imperador que Apolo conhece muito bem.

Sério, na minha opinião, não existe personagem, criado pelo Rick, mais engraçado do que o Apolo. Todos os livros do autor possuem um personagem que nos tira muitas risadas, mas o Apolo é definitivamente o mais divertido, todo atrevido, sarcástico e narcisista.

Embora eu não tenha gostado tanto quanto o primeiro – o enredo deste livro e alguns acontecimentos não foram tão interessantes e empolgantes como o primeiro -, ainda gostei muito da leitura e de acompanhar mais uma aventura destes personagens.

Um ponto que estou gostando muito nesta série é que estão aparecendo alguns personagens das séries anteriores – Percy Jackson e os Olimpianos e Os Heróis do Olimpo. É sempre muito gostoso rever esses personagens e acompanhá-los em outras aventuras.

Estou muito curiosa para ver o que vai acontecer nos próximos livros dessa série e quais serão os próximos personagens que irão aparecer – a próxima missão promete!

site: www.instagram.com/nickmafra

Nath @biscoito.esperto 02/08/2017

Melhor que o primeiro
Eu já fiz tantas resenhas de livros do Rick Riordan que estou quase decidindo sair dessa vida.

Ha, quem eu quero enganar?

FULL DISCLAIMER: Não vou comparar este livro com nenhum outro livro e/ou saga do tio Rick, mas esta resenha pode ter spoilers dos livros anteriores que compreendem a saga do Acampamento Meio-Sangue (Percy Jackson e Os Olimpianos, Os Heróis do Olimpo e As Provações de Apolo).

A Profecia das Sombras começa algumas semanas depois do final de O Oráculo Oculto. Apolo, Leo e Calipso tem viajado pelos Estados Unidos e finalmente chegaram em Indiana, local onde eles acreditam que a profecia recebida no livro anterior irá se cumprir. É lá que está o segundo imperador da Triunvirato S. A., o temível e megalomaníaco Cômodo. Cômodo acreditava ser um novo Hércules, por ser forte e jovem, e queria que todos o adorassem como se ele fosse um deus. Parece que suas preces foram ouvidas: ele também ganhou uma imortalidade distorcida. Apolo se lembra bem de Cômodo: estava lá na época em quie ele foi imperador e foi amante do mesmo por um tempo, abençoando-o. Agora que é humano Apolo tem uma terrível ressaca moral pelas coisas que fez enquanto estava junto de Cômodo.

Já encontraram o Bosque de Dodona, e desta vez Apolo e seus amigos tem que impedir Nero e os demais imperadores de destruir a Caverna de Trofônio, o próximo oráculo da lista. A ressaca moral de Apolo piora quando ele se lembra de como Trofônio e Agamedes, ambos seus filhos semideuses, morreram pedindo a ajuda do pai, que os ignorou.

Apesar de todas as lembranças terríveis que lhe ocorrem, Apolo sabe que tem que deixar seus arrependimentos de lado para salvar Meg das garras de Nero, bem como impedir que os oráculos sejam destruídos, para poder se tornar deus uma vez mais. Além da ajuda da ex-feiticeira imortal Calipso e do semideus filhos de Hefesto Leo, Apolo acaba encontrando a Estação Intermediária, um lugar mágico comandado por duas ex-Caçadoras de Ártemis, que serve como refúgio para semideuses e outras criaturas. Lá conheceremos novas personagens muito valiosas para a trama.

Eu gostei mais desse segundo livro que do primeiro. Enquanto em O Oráculo Oculto nosso protagonista Apolo ainda estava se acostumando a ser humano e tinha um humor mordaz, neste livro ele parece mais sério. Agora ele compreende o que significa ser mortal, teme pela amiga e mestra Meg e tem que encarar de uma vez por todas as atrocidades que fez quando era deus. Nesse livro temos vários flashbacks do Apolo divino, e percebemos que os deuses não são tão diferentes dos nossos novos vilões imperadores. Apolo era cruel, indiferente e temia o esquecimento. Acreditava ser muito mais importante que os humanos e até os desprezava.

Além de várias cenas de ação e comédia, que são a marca registrada do tio Rick, temos a evolução de Apolo como personagem, que agora reconhece o valor de ser humano. É um livro divertido e rápido de ler como todos os outros, mas ganhou uma profundidade que eu nunca tinha visto em outras histórias dos nossos adorados semideuses.

Confesso que não tinha me apaixonado por O Oráculo Oculto, mas A Profecia das Sombras me convenceu. Apolo, estou torcendo por você!

site: www.nathlambert.blogspot.com
Alisu 02/08/2017minha estante
AHHHHHHH quero mt saber a continuação da historia do Leo,mas os livros do Rick não me descem mais :c

Nath @biscoito.esperto 02/08/2017minha estante
Por que não?

Alisu 02/08/2017minha estante
enjoei da formula dele,Boo foi o cumulo pra mim ;-;

Ana 12/04/2018

A bissexualidade bem explícita do Apolo é a única coisa que importa nesse livro, Rick Riordan acertou demais nisso, até me surpreendeu.
A história é ótima, te prende, pena que os novos personagens são tão chatinhos, não dá nem para simpatizar.

PorEssasPáginas 07/08/2017

(...)
Eu estou com muitas dificuldades em escrever essa resenha e talvez o motivo seja exatamente como eu estou encarando a série agora. O primeiro livro foi muito bacana porque, apesar de seguir a mesma “receita de bolo” de todos os outros livros, Apolo me conquistou logo de cara. O humor sarcástico dele e os personagens antigos que aparecem me deixaram completamente presa no enredo. Porém, o segundo livro… Não é que ele seja ruim, longe disso. É muito interessante ver o mundo pelos olhos de um deus que se tornou humano, porque ele tem certas opiniões que nos levam a refletir. Além disso o final foi muito lindo e me levou lágrimas aos olhos, porque ele passa uma mensagem muito bonita. Mas… E o resto? Durante várias partes do livro eu fiquei “Okay, pode passar isso mais rápido?” principalmente porque o Rick Riordan seguiu aquela esquema de “grupinhos” como ele já fez em livros anteriores. Em cada desafio, um certo grupo de personagens estava presente. Para outros livros até que funcionou, mas nesse… Não sei, eu fiquei com a sensação que isso não deixou a história fluir.

É interessante que o Riordan queria continuar nesse universo, principalmente porque ele traz personagens antigos de volta mas… Eu acho que ele poderia dar uma mudada na “receita de bolo”, fazer uma reviravolta, mudar um pouquinho o estilo que ele usa para escrever. Não acho também que ele tenha que mudar da água para o vinho, mas ele fica muito naquilo que ele sabe que é bom. Uma coisa que eu sempre disse aqui várias vezes foi como ele não desenvolve muito o romance, o que condiz com o que ele propõe. Mas um casal lindo para mim foi completamente desperdiçado nesse livro, só porque ele não se propôs a desenvolver um pouco mais os dois. Não quero um livro com romances melosos, mas… Isso estragou um pouco a visão que eu tinha da série anterior e era algo que eu amei. Esse é o problema quando você escreve continuações: os leitores podem amar… Ou se decepcionar.

Vocês devem estar pensando “Nossa, ela odiou o livro”. Não, eu não odiei, mas eu estou cansada de em toda resenha que eu fiz da série, dizer os mesmos pontos positivos. Eles são sempre os mesmos, não mudam! Então sim, vocês podem pegar as minhas resenhas anteriores que valem para essa também porém eu acho que cheguei no momento em que quero um pouco de mudança. Vamos lá Rick Riordan, aproveite que você está com um humano que é um deus e dê uma sacudida na história!

***Resenha completa no blog****

site: http://poressaspaginas.com/resenha-a-profecia-das-sombras

Angel Sakura 11/11/2017

Resenha do Blog Eu Insisto.com.br
Quem acompanha o blog já está careca de saber da minha relação com Rick Riordan, eu o amo e pronto. Suas histórias são simples, previsíveis e divertidíssimas? Sim, elas são e é por isso que eu amo elas. Não espero grandes desenvolvimentos ou um enredo elaborado, porque eu sei que tudo vai ficar bem no final. Essa certeza é o melhor que posso pedir neste tipo de livro. Com este livro não foi diferente, a situação era impossível, mas conseguimos resolver até o final do livro

site: http://euinsisto.com.br/profecia-das-sombras-as-provacoes-de-apolo-2-rick-riordan/