Em Nome dos Pais

Resenhas - Em nome dos pais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Kaprãn 31/03/2022

Houve ditadura siiim!
É muita coincidência eu terminar de ler esse livro hj, dia 31 de março, justamente quando marca 58 anos do maior regime ditatorial que o Brasil já enfrentou e há quem diga que não existiu. Precisamos de mais livros como esse para que isso nunca mais aconteça!

Bru 23/03/2022

Ótima leitura para quem deseja entender um pouco mais sobre o contexto da ditadura militar no Brasil. O autor, ao narrar sua busca particular, acaba por trazer diversas informações relevantes sobre a repressão militar e os envolvidos na mesma.

Cristian Monteiro 22/03/2022

Importante e Necessário
"... "A história é um pesadelo do qual eu estou tentando acordar.". Era tempo de acordar do nosso".

Corajoso o relato de Matheus Leitão, que imbuído da vontade de honrar e entender seus pais, foi atrás de descobrir o que aconteceu com eles no período da ditadura militar, em que eles - Marcelo Netto e Miriam Leitão - foram presos e torturados por serem militantes aliados ao Partido Comunista.

Para tal, Matheus vai em busca do processo e todos os envolvidos encontrando histórias dos militantes, dos  militares e, inclusive, do delator que culminou na prisão dos seus pais.

Percorrendo tais histórias, que são sempre  necessárias e importantes, Matheus constrói um livro-reportagem empolgante, triste, esclarecedor, mas também constata o rigoroso voto de silêncio das forças armadas, que mesmo no Governo Dilma, ainda se empenha em esconder toda a sujeira cometida nos anos de chumbo.

O livro é intenso, mas também cansativo, e pincela momentos religiosos que não me agradam tanto, mas isso é um detalhe minúsculo perto da necessidade de se revelar tudo que aconteceu nos bastidores daquelas prisões.

Arthur.Maciel 17/03/2022

Duvidosos
Achei a leitura boa porém não gostei de algumas partes do livro mais o livro por um todo é bem aceitado

Daí 13/03/2022

Fiquei sensibilizada com a sensibilidade que o autor, Matheus Leitão, conduziu a narrativa de alguns momentos tão difíceis para seus pais e acontecimentos históricos para o Brasil, de uma forma madura e direta, vale muito apena ler o livro.

lara rayssa 12/03/2022

foi em nome dos pais
esse livro-reportagem mostra valores narrativos lidimamente excepcionais, tornando-se um grande conteúdo humano e de um significado histórico substancial. a trajetória de um filho em busca de informações - principalmente respostas - a respeito das prisões e torturas vivenciados por seus pais, na ditadura militar no Brasil, que aponta, em última análise, um país que ainda reluta em acertar as contas com um passado obscuro.

ToniBooks 16/02/2022

O aparelho
Entre os anos de 1964 a 1985 do Século XX, instaurou-se no Brasil uma crise institucional motivada pelo contexto político e a tensão entre nações democráticas e os países comunistas. Estamos falando do governo militar, período controverso, no qual diversos direitos civis foram regulamentados pela Lei de Segurança Nacional, sendo, alguns desses direitos, até mesmo mitigados em favor do regime democrático. Por outro lado, os que militaram no PC do B, naquele momento, posto na ilegalidade, afirmam que lutavam por liberdade de expressão e por uma economia igualitária, tendo sido, por isso, presos, torturados e mortos pelos militares. Em meio a esses fatos históricos, Matheus Leitão narra a trajetória de seus pais, Mírian e Marcos; dois jovens comunistas e apaixonados, engajados na resistência contra o que se convencionou chamar de ditadura militar. Uma história cheia de aventura, lágrimas e a busca pelo perdão.

Eulaliafernanda 14/02/2022

Em nome dos pais
Nessa obra, Leitão tenta resgatar aquilo que o Estado brasileiro mais tenta colocar para debaixo do tapete: a tortura vivenciada por Marcelo e Miriam e outros milhares de brasileiros na época da Ditadura Militar de 1964.
Leitão, cara a cara com o delator de seus pais, mantém o profissionalismo e entrevista os participantes dessa história de maneira imparcial, buscando versões e confissões.
O autor denuncia o silêncio do Estado, o pacto entre os militares e a negligência de um governo que nega os absurdos e faz homenagem a torturadores.

Eduarda.Colognesi 11/01/2022

No livro Matheus - jornalista e filho de Miriam e Marcelo que foram torturados durante a ditadura- faz uma busca insistente atrás do passado dos pais.
Desde pequeno demonstra muito interesse na luta que era comentada pelos pais, ao crescer busca através de documentos, relatos de militantes, amigos, familiares e até mesmo de militares, reconstruir a memória de seus pais e eternizar uma história que até hoje instem em esconder.

Da mesma forma que seus pais foram importantes durante a luta contra a a ditadura, Marcelo é importante no mesmo cenário anos depois ao mostrar/relembrar os resultados desse período conturbado que muitos insistem negar até hoje.

VdeVeruska 10/01/2022

Necessário.
Geralmente livros sobre com temas de guerras, nazismo, ou ditadura militar não são livros que ao final vc vai dizer que ótimo, adorei essa leitura, estou feliz...etc e tal. Mas são livros que te fazem pensar, questionar e isso é muito necessário ainda mais nos dias de hoje!

Bruna 19/10/2021

Assim como biografias são meu estilo literário favorito, livros com uma abordagem jornalística não me agradam e transformam minha leitura eu uma ação sem nenhum dinamismo. Essa é uma obra escrita por um jornalista e quem tem exatamente as características de sua ocupação. O tema é muito interessante, assim como as informações contidas, mas a forma como é apresentada não flui para mim.

Sabrina.Leonhardt 19/09/2021

Livro extraordinário!
Leitura mais do que necessária para compreender um passado sombrio e nebuloso que assolou o nosso país no período da Ditadura Militar.
Leitão traz uma narrativa que prende e que retrata de forma vívida os horrores passados pelos seus pais dentro das paredes do Batalhão onde foram presos.
Para que jamais nos esqueçamos desses anos de chumbo no Brasil, por favor, leiam Em Nome dos Pais!

Isis.Piasson 01/09/2021

Um relato em detalhes muito importante para sabermos mais sobre a ditadura do Brasil. Escutar os relatos do que aconteceu naquela época, me deixou revoltada e muito triste. A que ponto o ser humano pode chegar.

Eduarda Costa 14/08/2021

Em nome dos pais
Eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto eu gostei desse livro. É o primeiro que eu leio que não é de ficção e foi inevitável ficar extremamente emocionada em algumas partes, várias vezes tinha que dar algumas pausas porque o que eu lia me embrulhava o estômago, mas é sem dúvida uma leitura extremamente necessária para ter uma visão melhor do que foi a ditadura militar no Brasil, e o quão cruel foi.

andrealog 14/08/2021

Corajoso
Um relato corajoso de um jovem repórter tentando entender quem são os pais em sua juventude e a busca pela verdade distratos de um período sombrio e das feridas ainda abertas da ditadura militar brasileira

1 | 2 | 3 | 4 | 5