Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva Douglas Adams

Resenhas - Praticamente Inofensiva

Mário H. 25/07/2011

Me explica...
A história é basicamente para rir e refletir, realmente não é objetivo de Douglas Adams fazer uma história muito consisa.

É uma história fascinante e ao mesmo tempo muito desvairada, mas mesmo assim faz muito sentido..

Uma leitura ótima, com um final... deseperador...

Olgashion 24/07/2011

O Adams poderia ter parado no quarto livro... Esse perdeu totalmente o sentido... É mto chato, quase não tem aquele humor com o qual nos acostumamos no decorrer da trilogia de 5 livros =D

Bruno Leandro 13/07/2011

O que deu na cabeça de Douglas Adams?
Praticamente Inofensiva é um reencontro, mas não entre todos os personagens da série. Aqui nós não veremos Zaphod, Marvin já morreu e eu fiquei com muitas dúvidas sobre que Trillian aparecia na história. Olhando para a história, parece que alguém chegou para o Adams e falou: “Você não vai dar um fim à história, não? Já passou da hora!”, ou algo assim. A história é confusa, tem um vai-e-vem desnecessário e a sátira não funciona. É divertida em alguns momentos, sim, mas, ao ler a história, parecer que Adams escreveu obrigado, sem se divertir no processo, como havia feito nos livros anteriores. O livro é melancólico, as piadas fora de ordem... enfim, não consigo considerar este livro como parte da cronologia oficial da série, parece que o autor já não tinha mais vontade de escrever, fez qualquer coisa, fechou e pronto. Espero que a “continuação” produzida por Eoin Colfer, autor de Artemis Fowl, possa esclarecer os [muitos] buracos deixados por Adams.

Bruno 08/07/2011

Douglas Adams - Praticamente Inofensiva
"Praticamente Inofensiva" é o mais polêmico da chamada equivocadamente de trilogia do Guia do Mochileiro das Galáxias. Muitos consideram a obra final de Adams como uma história à parte que usa os mesmos personagens, e muitos não a consideram coisa nenhuma. A verdade é que dificilmente você verá o último toque de Adams como algo comum.

Muitas mudanças e críticas feitas por Adams se deve ao espaço de tempo entre os outros quatro livros e Praticamente Inofensiva. Escrito oito anos após a publicação de "Até Mais, e Obrigado pelos Peixes", Adams se envolve com uma sociedade completamente diferente, com tecnologias novas, com culturas novas, com toda uma reformulação feita em conceitos científicos. Muitos deles são abordados por Adams, que neste livro prefere tratar bastante de universos paralelos, direitos dos animais, como ser pai, etc.

É fácil perceber porque muitos dos fãs consideram Praticamente Inofensiva como uma obra paralela. O Universo que ela se passa não parece ser o mesmo (em algumas partes, realmente não é o mesmo). Dent viaja pela galáxia em busca de Fenchurch (que desapareceu misteriosamente durante um salto hiperespacial) e em busca de um significado para sua vida. Prefect descobre que muitas mudanças foram feitas na sede do Guia, uma troca total de administração que o leva a situações complicadas.

Se a primeira metade do livro é confusa, a segunda certamente é de destruir tudo o que você acreditava sobre A Vida, O Universo e Tudo Mais. Dent, após um acidente, é o Fazedor de Sanduíches de um planeta calmo e atrasado, Ford encontra uma versão 2.0 do Guia do Mochileiro das Galáxias e para piorar tudo, Trillian aparece no planeta de Arthur para informar que teve uma filha dele a partir de inseminação artificial, a garota Random, que se sente mais deslocada do que qualquer outro adolescente, mas por nunca parar por muito tempo no mesmo tempo e no mesmo espaço.

Veja a resenha completa aqui:

Flavinha 04/07/2011

Praticamente Inofensiva - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!!!

Ahhhhh o final. Como é bom finalmente ter terminado essa saga!
O que dizer deste livro enfim? Acabei de lê-lo agora e estou realmente sem palavras!

Não sei muito bem por onde começar, mas vou tentar, vamos lá!
O volume final da trilogia de cinco de Douglas Adams teve todos os elementos dos livros anteriores e mais um pouco. Nos deparamos com várias descobertas de Ford Prefect a cerca do Guia do Mochileiro da Galáxias e de uma maneira realmente absurda, presenciamos que o Guia foi realmente um dos fatores mais importantes pro desfecho da história.

Trillian agora tem uma versão de si mesma vivendo numa dimensão paralela, onde ela nunca embarcou na nave de Zaphod e atua agora como âncora numa emissora de TV. Essas duas personalidades são na verdade a mesma pessoa só que em momentos diferentes do espaço tempo e com o grande diferencial de que Trillian agora tem uma filha! Uma filha maluca adolescente chamada Random que também tem um papel muito importante no desfecho da trilogia de cinco.

Arthur vive em busca de um lugar novo no qual ele se adapte para sobreviver, já que na dimensão que ele está, a Terra foi demolida pelos Vogons. Ele passa por muitos planetas onde vive as situações mais adversas e imprevisíveis, até que se estabelece como fazedor de sanduiches em Lamuella graças a um acidente que sofreu em uma das suas muitas viagens de procura por um planeta habitável.

Tivemos muitos momentos cômicos como quando Ford se joga duas vezes da janela da sede do Guia confiando no improvável e também quando Ford e Arthur se reencontram e têm aqueles diálogos cômicos e sem noção, típico da amizade dos dois.

Tivemos cavalgadas em Bestas Perfeitamente Normais, porcos selvagens que mordem, uma nova espécie de extraterrestres desmemoriados, muita confusão a cerca das explicações sobre o tempo, espaço e dimensões paralelas, e, acreditem se quiserem, a descoberta do paradeiro de Elvis Presley!!!

Posso dizer que este foi o livro da saga que mais me prendeu, não sei se por ser o final ou se por eu já ter me habituado ao estilo do autor, mas ainda sim, gostei bastante.

Eu não esperava que o final fosse esse, realmente fui pega de surpresa, e fiquei me perguntando pra que tanta confusão, pra que tanta enrolação se ninguém conseguiu fugir ao seu próprio destino? Será que foi essa a mensagem que o autor quis nos passar? Que não importa quantas vezes tentemos desfazer uma determinada situação ou evento, se o destino estiver traçado, não há nada que possa mudá-lo?

É uma coisa a se pensar vocês não acham? Aliás, como muitas outras observações inesperadas que o autor faz em seus livros, essa é mais uma situação na qual ele nos envolve sem que percebamos, nos fazendo questionar as questões básicas que qualquer ser humano gostaria de responder, como de onde viemos e pra onde iremos.

Finalizo esta resenha seguindo os relatos e pensamentos de Douglas Adams, dizendo que a não ser que descubramos qual a pergunta que tem como resposta 42, nada vai realmente fazer sentido neste universo cheio de mistérios nunca desvendados.

www.chatadoslivros.blogspot.com
Lucas 19/07/2017minha estante
Putz, quero conversar com você, porque estou louco tentando entender esse final. kkk

Alê 25/06/2011

Mochileiro das Galáxias - Volume V - Praticamente Inofensiva
Com certa razão, boa parte dos leitores da saga, afirmam que o último volume não faz parte da saga, e se trata de um título independente que se utiliza dos mesmos personagens. Sendo parte da saga ou não, o fato é o livro impressiona da mesma forma. Separados por 13 anos de seu antecessor, "Praticamente Inofensiva" retrata a conclusão de diversos raciocínios iniciados em outros livros, bem como a explicação para fatos aparentemente impossíveis. Neste capítulo da trama, os personagens se encontram em uma realidade muito diferente daquela apresentada nos primeiros volumes, tais fatos servem de suporte para profundas reflexões filosóficas e sociais. Com este 5º volume, Douglas Adams concluí de forma genial (na minha opinião) a "Trilogia de Cinco" mais marcante da década. As mudanças reais, que ocorrem na sociedade desde a publicação de "Até mais e obrigado pelos peixes" e o volume final da saga, se refletem nos personagens e nas ações dos mesmo no título, interessante para refletir, também, o quanto tais mudanças mudaram o mundo, tanto da ficção, quanto o real.

Leonardo.Capeleto 22/06/2011

Guia do Guia do Mochileiro
Em Praticamente Inofensiva - definição dO Guia para a Terra - os 3 personagens clássicos (Arthur, Trillian, Ford) voltam a tona, em locais/períodos/sejaláoque diferentes, após (será?) os eventos anteriores; em locais estranhos... em uma vida diferente... em uma dimensão diferente... é possível filosofar muito sobre o livro e as ações sobre nossas vidas, mas... não vou fazer isso!
Com um humor característico, Douglas Adams conquista o leitor à cada página durante os 5 livros do Guia. Um humor inteligente, nem sempre 100% compreensível para o público comum.
Mas sendo bem sincero, dos 5 livros... disparado o 1° (O GUIA DO MOCHILEIRO DAS GALÁXIAS) segue como - em minha opinião - o melhor; os outros, talvez salvo o 2°, se tornam em partes bastante cansativos - mas certamente compensadores por fim. Vale ressaltar: os livros podem ser lidos independentemente.
Minha opinião final? Nunca esqueça sua toalha. E não entre em pânico.

Pablo 23/05/2011

Depois de ler o 4o livro da série e não ter achado tão divertido e interessante quanto os outros, minhas expectativas quanto ao 5o livro eram bem baixas.

Mas logo no 1º capítulo fico preso à história!
click, click, hum! (hehe)
O 2º capítulo começa e eu naum consigo parar de ler!

Lá pro meio do livro, algumas partes ficam meio sem sal... (pelo menos pra mim)

Mas eis que o pique legal do início do livro retorna!
e quando Arthur e Ford se reencontram, as coisas ficam divertidas e insanas novamente!

Li em vários lugares que o final da série era pra baixo e que poderia ser algo melhor. Mas eu achei que foi um final perfeito.
Tava na cara que aquilo tinha que acontecer...
Não vou falar muito porque quem já leu sabe do que estou falando, e quem não leu vai achar muito mais legal entender com o livro do que comigo falando!

Perto dos 3 primeiros livros, "Praticamente Inofensiva" não é tão bom assim... mas supera facilmente "Até mais, e obrigado pelos peixes!".

Vale a pena ler todos os 5 livros da "trilogia"!

Li 13/04/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - ABRIL - FICÇÃO CIENTÍFICA *LIVRO 5*
Sinopse: Muitos o consideram o último volume da série e outros afirmam tratar-se apenas de um título independente, que apenas se utiliza os mesmos personagens. Praticamente Inofensiva é tão polêmico quanto seu criador...
Parte dessa controvérsia se deve aos 13 anos que separam este livro da primeira aventura de Arthur Dent, já que Adams iniciou a coleção no final dos anos 1970 e somente em 1992 retomou a história.
As inúmeras mudanças políticas, culturais e, principalmente, tecnológicas que aconteceram nesse período influenciaram os rumos da narrativa e tornaram Praticamente Inofensiva uma obra singular. Mas, em vez de perder o tom, Adams é ainda mais irônico e profundo ao divagar sobre a vida, o Universo e tudo mais.
Depois de muitos anos, Arthur Dent, Tricia McMillan e Ford Prefect se reencontram. Mas o que deveria ser uma festejada reunião de velhos amigos se transforma numa terrível confusão que põe em risco a vida de todos.

Povo, tenho que dizer, eu GOSTEI MUITO deste livro! Contrariando um monte de gente que adora a série, mas não gosta deste último livro, para mim é o melhor! Vai ver que é por isso que minha mãe me chama de do contra... rs
O livro é o mais normal dos cinco, e sim, para mim este É o fim da série! Praticamente o corpo todo da obra fala de aproveitar as oportunidades, ou tragédias, dependendo do ponto de vista, a seu favor e tentar encontrar a felicidade e como essas mesmas oportunidades, perdidas ou não, refletem em outros universos paralelos, uma coisa que sempre penso e gosto de imaginar como seria a eu de uma Terra em outra realidade...
Uma outra coisa interessante de Adams é como ele enxerga a questão das viagens no tempo.

Achei o livro mais consistente, realista e filosófico do que os outros (apesar de continuar muito maluco) então, muito mais confortável para mim. Agora sim eu fiquei mais feliz com o final, foi bem amarrado, e terminou mais ou menos da mesma forma como começou o primeiro, o que achei bem interessante. Claro que tem umas questões que ficaram sem uma explicação, mas para mim não são relevantes. Só fiquei curiosa para saber os fins de Zaphod e Fenchurch...

Nesta última citação, para terminar, uma alusão ao cristianismo! Como sempre, as sacadas irônicas com fatos reais de Adams me deixou numa mega dúvida de qual colocar aqui, mas achei essa o máximo!

“Os moradores da cidade observavam, consternados, enquanto a mulher marchava corajosa para a cabana do Fazedor de Sanduíches. O Fazedor de Sanduíches fora enviado por Bob Todo-Poderoso em uma carruagem de fogo flamejante. Aquilo, pelo menos, era o que Thrashbarg havia dito e ele era a autoridade nesses assuntos. (...)
Alguns aldeões se questionaram por que Bob Todo-Poderoso lhes mandaria o seu único filho em uma carruagem de fogo flamejante e não em uma que pudesse ter aterrissado calmamente, sem destruir metade da floresta, enchê-la de fantasmas e acabar fazendo com que o Fazedor de Sanduíches se machucasse feio. O velho Thrashbarg dissera que era a vontade inefável de Bob, e, quando perguntaram o que era “inefável”, ele mandou olhar no dicionário.”

Noves fora, eu daria umas 3 estrelas para a série, não é lá uma grande marca, mas, como disse anteriormente, não é que eu tenha achado os livros ruins, só não se encaixam no meu estilo de leitura, são loucos demais para meu gosto.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
Evy 13/04/2011minha estante
Bela resenha, embora eu faça parte dos fãs que não gostaram tanto assim dos últimos dois livros! :)
Bjos

Liz 13/04/2011minha estante
acabei de ler esse livro e concordo com voce - como assim tem gente que não gostou do final? eu achei simplesmente perfeito! é muito melhor que o do quarto livro, eu ri demais. queria saber como é o sexto livro, q mesmo nao sendo de Adams, usa os personagens. nao vejo como continuar desse final.

Viquinha 19/04/2011minha estante
Essa citação final me faz passa longe desse livro...me soa preconceituosa e nada embasada. Bela resenha!

Jonathan 12/04/2011

Somente a curiosidade e a teimosia de não terminar a saga me fez ler este livro.

Foi mais penoso do que eu esperava - se comprar a visível queda de qualidade na história a cada volume -, a pergunta fundamental é esquecida, as viagens no tempo ficam enfadonhas... a única coisa boa neste livro foi o final que com certeza seria o único possível.

A sensação que se tem após ler a série é que o autor fez um belíssimo trabalho no primeiro volume, o sarcasmos e as tiradas inteligentes foram ótimas. Mas com o passar da série os trocadilhos foram ficando forçados, o jogo de palavras ficou mais chato e sem sentido, forçando uma comédia que não mais existia.

Foi um belo teste de paciência, nada além disso...

Joso 11/04/2011

Explica tudo e nada ao mesmo tempo. Esperava mais da "triologia de cinco". Embora toda a serie faça voce dar boas risadas ainda falta alguma coisa a serie.
Eu penso que a serie começou muito bem com o Guia e o Restaurante e foi decaindo de nivel aos poucos.
Esse ultimo volume é bom mas eu esperava mais, esperava uma reaparição de Marvin, no minimo.

CLEUSA 27/03/2011

EU NÃO GOSTEI...
Eu terminei de ler o Guia do Mochileiro das Galaxias... Por favor... desculpe quem gostou, mas não vi graça nem nas piadas e nem nos absurdos que li. Achei que as ditas menções cientificas serviram apenas para disfarçar ou justificar uma completa desorganização por parte do autor.

Mel 15/03/2011

Último da série - o autor não poderia deixar de fazê-lo, pois havia uma pendência desde o terceiro livro que ainda não havia sido esclarecida :)
Achei esse último livro um tanto quanto confuso - muita mistura de tempo e espaço, vai pro futuro, volta pro passado, enfim... mas não deixa de ser muito bem escrito e bem humorado!
Começa com Arthur e Fenchurch viajando pela Galáxia, até que inexplicavelmente ela desaparece, e ele vai parar em um planeta com seres parecidos com os humanos, onde se torna o "Fazedor de Sanduíches". Tricia McMillan e Ford também aparecem na trama, ela como repórter e ele ainda trabalhando para o Guia, que agora tem uma nova versão.

tadeufm 04/03/2011

Sensações e reações
Achei tão fraco quanto o terceiro livro da série. Pois no meu entedimento a muitas falhas de continuidade. Lógico que isso é totalmente interpretativo, pois estamos tratando de viagens temporal e multidimensionais. Tratando-se de literatura com viagens temporal e principalmente multidimensional as continuidades na história ficam uma bagunça. Mas o livro ainda vale a pena ao apelo crítico a quase tudo, ou seja a vida, o universo e tudo mais.