Contos de Terror, de Mistério e de Morte

Contos de Terror, de Mistério e de Morte Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Terror, de Mistério e de Morte

anisios 03/06/2021

Há contos geniais e também prolixos e enfadonhos
Não são todos os contos incríveis mas é inegável a inteligência de Edgar na descrição e um vasto conhecimento da ciência e cultura de sua época, as vezes com um preciosismo linguístico em latim é estranho ao leitor mas é contemporâneo a sua época. Os melhores contos do livro: Berenice, Morela, O rei Peste, Eleonora, O gato preto, O caso do sr. Waldemar, Hop-Frog, O corvo.

Belos 11/05/2021

Bom livro
O livro é bom. Para quem não curte o gênero terror, como eu, a leitura pode se tornar cansativa, mas basta fazer um planejamento de leitura que o problema é sanado.
Eu gostei muito dos contos ?Willian Wilson?, ?Gato preto?, ?máscara da morte rubra (já li uma tradução cujo título era Máscara da morte escarlate?, ?o enterro prematuro?, etc. com uma leitura atenta e descansada, o leitor poderá desfrutar da genialidade de Poe.
Recomendo bastante o livro.

Ynara 07/05/2021

Quase desisti
Se eu não gostei eu acho que a culpa é única e exclusivamente minha. Eu estava tentando ler algo fora da minha "zona de conforto literária" e busquei Poe por ser um nome aclamado, principalmente no gênero terror. Acho que criei expectativa demais na minha cabeça no fim das contas. Não que eu achasse que iria ler terror trash ou tals, poi na verdade nem gosto, mas acho que esperei um pouco mais de suspense e tensão nas narrativas. Para não dizer que foi de todo ruim gostei bastante do conto "O poço e o pêndulo", esse conto realmente me deixou tensa pois achei a narrativa muito boa, dava pra sentir a aflição do personagem que não consegue entender o que se passa ao seu redor (sem spoilers), e o plot twist do fim também foi bom.
Pedro Vinicius 07/05/2021minha estante
Eu adoro os contos do Poe, eu vejo eles mais como um terror psicológico, eu não diria q a intensão deles é dar medo ou deixar tenso ou intrigado o tempo todo, mas sim nos passar o clima que o autor imagina, acho que uma boa comparação seria os filmes do Tim Burton em questão de atmosfera, mas entendo que a pessoa pode se decepcionar se for buscar um terror mais convencional. Que pena que não gostou, talvez mais para frente em uma releitura você acabe gostando por estar indo com baixas expectativas.

Ynara 07/05/2021minha estante
Verdade, acho que fui com expectativa alta mesmo, e também ñ estou acostumada a ler gênero terror, mistério e tals. Obrigada pela observação.

Rubia 14/04/2021

Coleção com alguns contos de Poe, com o seu mais famoso "o corvo" fechando com chave de ouro.

Jenifer Tertuliano 22/01/2021

Pensei que gostaria mais
Achei os contos massantes e cansativos (a maioria), muito parecidos p que me deixou confusa em alguns momentos.
A escrita é mais rebuscada mas isso não atrapalhou a leitura nem o entendimento.
Meus contos favoritos foram:
- Berenice;
- Morella;
- A Máscara da Morte Rubra;
- Gato Preto;
-O Barril de Amontillado.

Os demais contos achei chatos e nem um pouco de horror, mistério e morte.

Morgana 01/01/2021

Alguns contos mexeram demais comigo e outros não funcionaram muito bem, mas no geral eu aproveitei bastante a leitura, principalmente por serem contos curtos. Eu não vou falar muito sobre cada um deles porque ficaria um post gigante e por eles serem curtos, qualquer coisa que eu comente sobre eles pode estragar a experiência de leitura, se você decidir ler. E eu recomendo bastante pra quem gosta de ler contos.

Mas eu vou deixar registrado aqui o nome dos meus contos preferidos desse livro. A ordem vai estar de acordo com a ordem que eles foram organizados no livro.

* Berenice
* O Caixão Quadrangular
* O Caso do Sr. Valdemar
* O Barril de Amontillado
* O Corvo

Registro completo no blog snapereads

site: https://snapereads.blogspot.com/

Shirley.Peixe 29/12/2020

Minha primeira experiência com o Poe.
Gostei bastante!
Confesso que tive dificuldade no início, mas é natural por ser outra época e outra linguagem.
É um livro com contos excelentes e alguns nem tanto, mas gostei do estilo do Poe.

Hugo 27/12/2020

Uma boa coletânea do mestre Poe
É de cair o queixo a complexidade dos contos do Poe. Caso você, assim como eu, seja ainda um leitor inexperiente, seja na literatura de forma geral ou especificamente na literatura de Poe, a minha dica é sempre buscar uma análise dos contos lidos. Você ficará embasbacado com as mensagens nas entrelinhas. Fiz essa leitura como parte de uma leitura coletiva, promovida pelo canal literário Ler Antes de Morrer (os vídeos ficaram salvos, inclusive) e isso me ajudou demais.

Os temas abordados são todos um tanto quanto mórbidos, mas quando você pesquisa sobre a vida do autor você acaba entendendo os motivos. É incrível como a vida do artista é espelhada na sua arte.

Como em qualquer coletânea, temos desde alguns contos excelentes como também alguns não tão bons. O interessante é ver que o saldo final é positivo. Dentre os melhores eu destaco: O Rei Peste, William Wilson e o Enterramento Prematuro. No final do livro ainda somos presenteados com um bônus: O aclamadíssimo poema O Corvo, que é simplesmente incrível!

Enfim, recomendo para todos que queiram embarcar na literatura do grande mestre do terror.
Gui Paschoalini 28/12/2020minha estante
Muito boa resenha, mojaum!

Hugo 28/12/2020minha estante
Obrigado xuxu :3

Lu Borgese 16/12/2020

"Os mistérios da mente, o mistério da morte constituem o tema principal dos contos do Poe."

Já fazia um bom tempo que eu queria conhecer a escrita do Edgar Allan Poe, sempre ouvi falar da sua fama e genialidade, quando vi que este livro estava disponível no Kindle Unlimited, corri para pegar emprestado e realizar essa leitura.

Bom, esse livro é recheado de compilados macabros e sinistros, como o próprio nome sugere: de terror, de mistério e de morte. Nele, podemos perceber o quanto o autor se identifica e é fascinado por temas pesados e horripilantes, como o clima de enterrar pessoas vivas, a decomposição, a loucura, a morte, o alcoolismo, fantasmas que ressurgem e muitos outros...

Neste volume, encontramos 23 contos assustadores e sinistros, incluindo famoso "O corvo", o qual é bastante comentado e ovacionado por seu público.

Apesar de saber que o autor segue sendo grande influência no gênero para renomados autores na literatura, como H.P. Lovecraft e até Stephen King, eu não consegui me apaixonar pela escrita dele e confesso que tive até um pouco de dificuldade em terminar a leitura, enrolei até conseguir finalizá-la. Mas, talvez não tenha sido o meu momento, não que o livro seja de todo ruim, teve alguns contos que eu gostei bastante, que são eles:
1 - Berenice
2 - Metzengerstein
3 - Eleonora
4 - O retrato oval
5 - O gato preto

"Na estranha anomalia da minha existência, os sentimentos nunca me provinham do coração, e minhas paixões eram sempre do espírito."

"Os que sonham durante o dia conhecem muitas coisas que escapam aos que sonham somente a noite."

Por fim, digo que o livro é bem sinistro e macabro, para aqueles que curtem livros nessa pegada, é uma boa indicação, só recomendaria não ler todos os contos de uma só vez, acho que facilitaria bastante e não tornaria a leitura tão maçante e enrolada. Enfim, leiam e tirem suas próprias conclusões.

@paginasdelivrosesonhos

Mikael_13 30/11/2020

A leitura foi bem mais ou menos, três ou quatro contos foram muito bons, mas, os outros foram tediosos.

Matheus 29/11/2020

Pra mim o melhor autor de terror.

O Rei Peste (meu preferido), O Poço e o Pêndulo, A Queda do Solar de Usher, e, claro, O Corvo, foram os que eu gostei mais, mas todos os contos são ótimos.

Leia à noite!

alexsandernsantos 16/11/2020

Contos do gênio Allan Poe
"Há dois corpos: o rudimentar e o completo, correspondendo às duas condições da lagarta e da borboleta. O que chamamos 'morte' é apenas a dolorosa metamorfose".

Ouvi falar da genialidade de Allan Poe, mas precisava ler para saber de fato. Esta antologia de contos vem recheada de histórias de terror, de mistério e de morte. Ele influenciou e segue influenciando outros nomes da literatura como Arthur Conan Doyle, H. P. Lovecraft e Stephen King. Não é a toa que é dignamente considerado um gênio (e louco). Ao ler os contos pode-se perceber uma certa fascinação do autor por temas como: morte, pessoas enterradas vivas, decomposição, mesmerismo, alcoolismo, loucura, entre outros. A edição da Nova Fronteira é muito boa, incluindo 23 contos e o aclamado poema O corvo. Tive um certo trabalho, mas elegi meu top 5 de contos preferidos:

1 - O gato preto
2 - O coração denunciador
3 - Berenice
4 - O poço e o pêndulo
5 - O barril de amontillado

Isso não significa que os outros contos são ruins. Pelo contrário! Foi difícil selecionar os cinco melhores. Talvez as releituras possam fazer com que eu mude de opinião, afinal, quase sempre deixamos passar alguns detalhes que são fundamentais, especialmente em se tratando de Edgar Allan Poe.

Halley 27/10/2020

Excelente compilado de textos. É uma otima base da obra de Poe, e apesar de se chamar contos, encerra com uma das minhas poesias favoritas.
A surpresa para mim foi o conto O Demônio da Perversidade, que foi difícil inicialmente, ao longo surpreendeu incrívelmente e agora é um dos textos mais caros a mim em muito tempo.