Ponciá Vicêncio

Ponciá Vicêncio Conceição Evaristo

Resenhas -

romulorocha 28/09/2022

Ponciá vicêncio, de Conceição Evaristo - 10/10
Conceição Evaristo é uma linguista e escritora brasileira. Agora aposentada, teve uma prolífica carreira como pesquisadora-docente universitária. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio. Ponciá vicêncio foi seu livro de estréia no gênero romance.

Em Ponciá Vicêncio acompanhamos a trajetória de três integrantes da família Vicêncio: Ponciá, Luandi (seu irmão) e Maria (sua mãe). Em um cenário de pobreza, injustiça racial e desigualdade, aprenderemos com estes personagens como a educação, o respeito e a busca pelos sonhos fazem a diferença. A forma como Evaristo descreve as questões raciais, sociais e culturais no livro são dignas de admiração. O fio condutor dos núcleos narrativos não se perde em nenhum momento, de forma que somos envolvidos na história do início ao fim.

Trechos do livro:
?Ela gastava todo o tempo com o pensar, com o recordar. Relembrava a vida passada, pensava no
presente, mas não sonhava e nem inventava nada para o futuro. O amanhã de Ponciá era feito de
esquecimento?

#ResenhasDoRomulo
#LiteraturaBrasileira
#PonciaVicencio
#ConceicaoEvaristo

Giovana.Cofferri 25/09/2022

a escrita da Conceição é de uma tamanha sensibilidade, não consegui largar dessa leitura até não terminar. me satisfez bastante toda a história e a descrição de problemas sociais, mas também mostrando um lado profundo e sentimental

Raddatz! 17/09/2022

O livro fala, com maestria, sobre a vida dos personagens, cheias de dualidades, ele fala de não se encontrar, de não se conhecer, ficar preso ao passado, tentar ter um melhor futuro, mudar, continuar o mesmo de procurar a si mesmo, se perder em sua própria vida, viver de lembrar da vida, fala de passado e presente.

Mas não se prende a essas dualidades, não há um bem ou mal, os personagens e a trama tem profundidade que, mesmo falando de dualidades, não pode ser definidas apenas por elas. Além de abordar diversas questões sociais, assuntos como racismo e escravidão, mas também outros diversos problemas sociais existentes na sociedade até os dias de hoje.

Uma leitura rápida e leve mas profunda e pesada.

aile 16/09/2022

ponciá vicêncio
é um livro que eu não iria ler do nada; li por causa da ufrgs, mas não foi ruim. não amei o livro, mas também não odiei, achei muito bem escrito é bem interessante toda a descrição dos devaneios da protagonista, a mistura entre presente e passado, toda a história do irmão, do avô e da mãe foram interessantes.
no final houveram mais aspectos positivos do que negativos, então acho que 3,5 é uma nota justa para essa minha experiência de leitura

Aline.Souza 14/09/2022

Ponciá Vicêncio
Amei tanto conhecer Ponciá, seu irmão e sua mãe, seu avô e suas memórias. Identifiquei-me muito com ela, com seu jeito de pensar e como fica perdida em seus próprios pensamentos. É um livro muito bem escrito, te toca na alma de várias formas. E, apesar de ser curtíssimo, requer uma atenção especial, não é um livro para ser lido de uma vez, é um livro que os parágrafos precisam ser digeridos e apreciados. Virou favorito, com certeza.

Anna:) 11/09/2022

Conheci a escrita de Conceição Evaristo por meio da minha tia, q me deu vários livros dela. Eu amei a escrita da autora desde o primeiro livro q li, e dessa vez isso não foi diferente.

Um livro curto, porém muito tocante e com muitos significados, a autora consegue fazer a gente sofrer junto com a protagonista. Nos acompanhamos sua vida desde q infância até a idade adulta, seus sofrimentos e angústias e principalmente suas ausências.

Flavia.Tereza 11/09/2022

Li, insistentemente, Ponciá ?Vivêncio? no lugar de ?Vicêncio? fazendo insistir também a vida e a vivência tão tocantes e presentes na história da personagem. Não à toa, a escrevivência adotada por Conceição Evaristo corresponde a escrita com vida, da vida e para a vida e é essa poética que singulariza a experiência de sua personagem. ?Ponciá gastava a vida em recordar a vida. Era também uma forma de viver.? (Pág 79)

Considerado por todos como louco, a figura do avô, representa na vida de Ponciá a sua ligação com o passado e com a herança que foi deixada para ela. Portanto, a memória equivale ao fio condutor que costura os retalhos de histórias dos personagens. Dessa maneira, leio a escrita de Evaristo como um ato de ligação à ideia de ancestralidade ao mesmo tempo que ela indica um jeito de apreender o mundo de maneira crítica e política.

A história de Ponciá é emocionante e a narrativa causa engasgo com as lindas e angustiantes imagens paradoxais: ?vazio que enche?, ?passado bebido?, ?vontade de comer estrelas?, ?passado-presente-e-o-que-há-de-vir?, o ?guardar-se nas águas do rio?.

Foi uma leitura importante que me deixou com cheia de perguntas:

O que nos ensina Ponciá Vicêncio com seu retorno ao rio, aos seus e à ancestralidade? O que ela nos deixa como pegadas para pensarmos nas possibilidades de contornar os sofrimentos advindos do racismo e construir um novo mundo repleto de humanidade?

jordana 08/09/2022

Ponciá
Eu amei tudo sobre esse livro, acho que captou tudo sobre a negligência e o descaso governamental com essas pessoas, além de todo preconceito que sofriam. É um livro muito necessário.

Fer Paimel 05/09/2022

Vivências...
É sempre um prazer ler Conceição. Ela tem uma capacidade diferente de escrever com singeleza e poesia sobre situações da rotina de muitas pessoas, principalmente mulheres.
Esse livro conta a história de Ponciá Vicêncio, desde sua infância à sua vida adulta, sempre mostrando a complexidade das relações que permeiam sua vida. O foco nem sempre é em Ponciá, pois também se narra a vida de sua família, focando em sua ancestralidade.
O livro é envolvente e demonstra a vivência de uma grande mulher, sua autora. Recomendo!
Parte do meu processo de conhecer toda a obra de Conceição :)

alinetiemi 02/09/2022

Perfeição! Nem preciso falar sobre o quanto esse autora E essa personagem são incríveis.
Conceição Evaristo escreve tão bem, de uma forma fluída e muito comovente, abordando temas super sérios e importantes.
Já a protagonista, Ponciá Vicêncio, vive por tanta coisa, passar por momento tristes, perdas e alguns momentos felizes.
Um livro que aborda a realidade da população que foi (e ainda pode ser) negligenciada, humilhada e desrespeitada.

Pedro H. A. S. 31/08/2022

ELO, HERANÇA E MEMÓRIA
# A Lei Áurea e a Lei do Ventre Livre já existem, porém a escravidão e o coronelismo predominam sobre a vida da família de Ponciá e sobre as demais da região que vivem sob o poderio de Coronel Vicêncio de quem, inclusive receberam o sobrenome - um legado de escravidão e subjugação

# Ponciá Vicêncio é uma personagem em busca de sua identidade, em busca da reconstrução de algo que ela não sabe ao certo o que é

# Seu pai morreu, tal como seu avô

# Todos dizem que o avô de Ponciá deixou uma herança para ela, mas o quê exatamente?

# Nenhuma das questões para as quais Ponciá almeja obter uma resposta, pode ser respondida ali, da mesma forma que o seu futuro não pode ser construído se ela se prender apenas ao seu povoado. Logo, ela precisa partir

# Ponciá vai para a cidade, deixa sua mãe e seu irmão e sai em uma jornada na busca de si mesma

# Ponciá separa-se de sua família, encontra um emprego e se apaixona

# Seu irmão vai para a cidade à procura dela, mas não a encontra. Conhece um soldado, no qual passa e se espelhar, e encontra habitação e trabalho na delegacia. Seu sonho é se tornar um soldado

# A mãe dos dois quer reencontrá-los, mas não sabe se conseguirá encontrar forças para abandonar sua terra natal e enfrentar a cidade grande

# O que o futuro tem reservado para a família Vicêncio?

# Por quantas gerações uma herança de escravidão pode se perpetuar?

# Até onde você iria para se (re)encontrar?

# O que é preciso para nos perdermos de nós mesmos?

Carol 28/08/2022

o som do tabu quebrando
Simplesmente perfeito. Esse livro é um dos melhores que eu já li. É muito bom para aprender sobre a visão de mundo de uma mulher negra e pobre. Algo que me deixou intrigada foi que esse livro não tem falas, somente narração. Mas, por incrível que pareça, não fez falta. A autora lidou muitíssimo bem e ainda assim construiu cada personagem com maestria. Li para tarefas da escola, mas teria lido mesmo sem essa necessidade. Outro ponto muito bem trabalhado pela autora foi que o livro em momento algum fala sobre onde de passa o livro e muito menos a época. Isso não é necessariamente algo ruim, já que podemos interpretar que a história de Ponciá não é única, ela se repete por séculos e em várias regiões diferentes.

Amanda 23/08/2022

Lindo. E triste, muito triste.
Senti uma angústia imensa ao observar a dor de Ponciá, de sua mãe e do seu irmão, que queria ser soldado para ter voz de mando.

E uma tristeza enorme ainda pela impotência de não poder fazer nada por eles. De saber que é real, e muito próxima, a verdade de tudo que eles e tantas outros dos nossos viveram (e vivem).

A escrita da Conceição Evaristo é sublime de tão linda, tão simples, tão forte. Escrita que fica, mesmo depois do esquecer.

nathalia 08/08/2022

achei que iria gostar mais do livro, mas não rolou? o livro no geral é muito bom, mas não consegui me conectar com a história nem com os personagens. Uma pena!

Marcos774 08/08/2022

5 estrelas
Um livro maravilhoso que vai contar a vida de Ponciá, uma mulher negra que sai da sua terra natal para tentar uma vida mhor na cidade. A história vai mostrar os encontos, desencontros e os diversos sofrimentos passado por ela nessa busca incessante de melhorar de vida.